RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 312 registros para a palavra: acidentes

Superando expectativa, HDM/IMIP encerra Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 
Um dos principais fatores motivadores para o funcionário é a segurança no local de trabalho. Por isso, para comemorar a Semana Interna de Acidentes de Trabalho (SIPAT) o Hospital Dom Malan/IMIP promoveu do dia 20 a 22 de agosto, uma programação voltada para a temática. O evento contou com a presença de funcionários, colaboradores e usuários. As palestras que abriram o evento abordaram temas sobre sustentabilidade enfatizando a preservação e geração de renda e o sentido do trabalho através da motivação. A programação seguiu com enfoques referentes a diversos assuntos como, prevenção do uso de álcool e drogas, higiene bucal, combate a incêndio, ergonomia, previdência social e acidente de trabalho.
 
Segundo o artesão e um dos palestrantes do evento, Sr. Valdeir Angelito dos Santos, trazer o tema sustentabilidade para SIPAT é muito importante, porque a reciclagem incentiva à preservação do ambiente, além de propiciar emprego e renda. “É gratificante mostrar o desenvolvimento do nosso trabalho e principalmente conscientizar que reciclar não é só transportar o objeto de um lugar para outro, mas transformá-lo em algo útil e que possa ser retornado para os lares”, pontua.
 
Para a funcionária, Mary Stela Ferreira Brito, o evento atingiu o objetivo esperado, que foi informar a todos sobre a prevenção de acidentes de trabalho e as principais doenças ocupacionais. “A organização está de parabéns, as pessoas estavam completamente envolvidas, houve realmente uma representatividade”, relata. O técnico de segurança do trabalho do HDM, Gilmar Batista da Silva, ressalta que a realização da SIPAT foi bastante importante e teve um balanço positivo. “O Dom Malan tem sempre esse compromisso com seus funcionários e a SIPAT é mais uma ação que desenvolvemos aqui. Todos puderam se atualizar e se reciclar sobre as questões da segurança de trabalho”, finaliza.
..

CEREST de Petrolina participa de Semana Internacional de Prevenção Acidentes de Trabalho

Dando continuidade a Semana Internacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Petrolina (CEREST), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou de mais uma palestra que orientou os trabalhadores do comércio de frios e supermercado de Petrolina sobre a importância da prevenção e promoção à saúde. O evento, que aconteceu na manhã desta terça-feira (16) no Supermercado Econômico, em Petrolina, contou com a presença de funcionários e técnicos que trabalham no estabelecimento comercial. Para a coordenadora do CEREST, Maria do Carmo Araújo, os trabalhadores de supermercados são constantemente expostos às doenças oriundas de causas trabalhistas. “Pessoas que trabalham nas câmaras frias, com levantamento de caixas, subindo e descendo escadas, e que são expostas a movimentos repetitivos são públicos vulneráveis a adquirir doenças no trabalho”, afirmou.

A sanitarista e fisioterapeuta, convidada do CEREST para o evento, Gilma Soares, falou sobre a necessidade de se criar rotinas e práticas saudáveis no ambiente de trabalho. “A pratica da ginástica laboral e atividades ergométricas possibilitam que o trabalhador do comércio possa estar consciente da importância de hábitos saudáveis, como alongamentos musculares, alimentação balanceada, e exercícios físicos antes das jornadas de trabalho”, concluiu...

Três acidentes são registrados durante plantão da PRF

Ontem, 01 de julho, a PRF - Polícia Rodoviária Fedeal realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Del  PRF, que abrange os postos de Petrolina, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados 182 veículos, dos quais 71 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 151 pessoas, e foram extraídas 88 notificações/multas. Foram realizados 21 testes com etilômetro, sem autuação ou prisão por alcoolemia.

Foram registrados três acidentes:..

Prefeitura de Cabrobó (PE) investe na conscientização para reduzir acidentes de trânsito

A prefeitura de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, promoveu nesta quarta-feira (26) uma ação educativa com o objetivo de conscientizar os condutores para um trânsito mais seguro. Com o tema ‘Segurança no trânsito e Prevenção de acidentes’, representantes das secretarias de saúde, Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família  lembraram a campanha nacional: “Pare, Pense e Mude”.  

Durante uma blitz educativa,  os voluntários realizaram adesivagens e distribuíram panfletos com o objetivo de conscientizar  os condutores sobre a necessidade de mudança do comportamento das pessoas no trânsito. A ação que iniciou às 17h e seguiu até a noite, na avenida João Pires, contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e do grupo da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam)...

HRJ realiza a 4ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Desenvolvida com o objetivo de conscientizar seus colaboradores para uma melhor qualidade de vida, a 4ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) teve seu início na última segunda-feira (17). Organizada pelo setor de Segurança do Trabalho, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o evento este ano tem como tema “Ambiente seguro, trabalhador saudável”.
 
De acordo com o enfermeiro do trabalho do HRJ, Adriano Amorim, a quarta edição do evento abordará assuntos que contemplem os funcionários de todos os setores da unidade de saúde. “O que a gente busca com a SIPAT é realizar uma série de eventos para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Acreditamos que a obtenção de uma vida saudável e um ambiente seguro começa por atitudes simples, como a conscientização”, comenta.
 
Dando início à programação, na manhã de ontem  foi realizada a palestra  sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), ministrada pelo técnico em Segurança do Trabalho, Marcélio Santana. Em seguida, os funcionários participaram de uma palestra  sobre Lesões por Esforços Repetitivo (LER/DORT), ministrada pela fisioterapeuta Paula Teles, que também deu  dicas de como evitar lesões por esforço repetitivo e realizou uma sessão de ginástica laboral com os funcionários.
 
Já nesta terça-feira  (18), a partir das 14h, será realizada a palestra com o Cirurgião Vascular, Ednaldo Torres que ministrará palestra sobre Acidente de Trabalho e a Previdência Social.  A programação segue com palestras sobre Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Dicas Nutricionais.
..

Petrolina: CEREST participa de Semana de Prevenção de Acidentes na Fazenda Frutivita

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), participou, na última sexta-feira (14), da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes da FinoBrasa (SIPAT), na Fazenda Frutivita, no Projeto Irrigado C3. A palestra foi ministrada pela equipe do CEREST composta por engenheira de segurança do trabalho, sanitarista, psicóloga e a coordenadora do Centro, Maria do Carmo Araújo. 

O encontro, que teve como tema “Acidente de Trabalho e Rede Pública de Atendimento”, orientou os funcionários sobre o que é acidente de trabalho, qual o processo de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e como eles podem se prevenir. “Nós buscamos orientar sobre os cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho, pois com segurança e consciência os acidentes podem ser evitados”, alertou a coordenadora do CEREST, Maria do Carmo Araújo.

A equipe ainda apresentou o CEREST, discutiu o papel do empregador e do empregado no ambiente de trabalho. Mais de 150 funcionários participaram e se sentiram satisfeitos com o encontro, como a trabalhadora rural, Jucivânia Lacerda, 29 anos. “Foi muito importante, pois ensina a nos proteger contra os riscos durante nosso trabalho”, declarou...

Profissionais e usuários do HRJ participam de ação com o Corpo de Bombeiros sobre prevenção de acidentes com queimaduras

Iniciada na noite da última segunda-feira (10), a 2ª Semana de Prevenção e Cuidados às Queimaduras do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) já é um sucesso.  Nesta quarta-feira (12) o evento contou com uma simulação de como proceder em caso de acidentes com queimaduras e primeiros socorros às vítimas, realizada pelo Corpo de Bombeiros. O tenente do Corpo de bombeiros da Bahia, Leonilton Moreira, explicou a importância de prevenir acidentes. “A prevenção é um processo, e a gente deve estar sempre alertando as pessoas. O que a gente quer mostrar aqui é que medidas simples podem evitar um incêndio e respectivamente as queimaduras”, disse.

Já o primeiro evento da programação, uma palestra ministrada pelo Cirurgião Plástico e Coordenador da Clínica de Queimados, Hermes Willer, lotou o auditório do HRJ de profissionais de Assistência à Saúde. O profissional abordou a importância dos procedimentos essenciais no primeiro atendimento, além de esclarecer a importância da avaliação clínica correta para evitar complicações graves aos pacientes vítimas de queimaduras...

Médico do HRJ alerta para prevenção de acidentes com queimaduras durante todo ano e não somente no São João

 

As queimaduras representam um sério problema de saúde, mas normalmente só são lembradas no período de festejos juninos. Durante todo ano, internações e mortes provocadas por descuidos no manuseio de produtos químicos, contato com líquidos superaquecidos e chamas, além de choques elétricos acontecem com frequência.  O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) é referência no tratamento de queimados na Região do Vale do São Francisco e somente em 2012 internou 97 pacientes neste setor.  Em 2013 já são 47 vitimas internadas no HRJ.

Segundo o coordenador da Clínica de Queimados do HRJ, Hermes Willer, apesar de ocorrer um aumento de vítimas no período das festas juninas, a taxa de ocupação dos leitos da Clínica de Queimados é constante durante todo ano. Ainda de acordo com o cirurgião, as crianças normalmente são mais expostas aos riscos. “As queimaduras em crianças representam 50% dos casos, e em sua maioria, os acidentes acontecem em ambiente doméstico. No ano passado 36% dos pacientes, entre adultos e crianças, atendidos no HRJ foram vítimas de escaldadura (líquidos quentes) e 32% por chamas. Já as vítimas de choques elétricos totalizam 15% dos pacientes atendidos aqui”, explicou. ..

CEREST Petrolina celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é celebrado oficialmente no dia 28 de abril, mas a equipe da Regional Petrolina do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) antecipou as comemorações. O Órgão realizará, entre os dias 15 e 18 de abril, a Semana de Segurança e Saúde nos Locais de Trabalho, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Petrolina.

De acordo com a coordenadora do CEREST, Maria do Carmo Lima Araújo, o evento visa alertar os trabalhadores para a integralidade e intersetorialidade das ações em saúde para essa categoria. “A ideia da atividade é sensibilizar os trabalhadores e gestores em relação a esta data e leva-los a refletir sobre a prevenção e promoção de ambientes de trabalho saudáveis e sem acidentes”, destaca a coordenadora.

A programação inclui rodas de conversa, exibição de filme, palestras e ações de atenção à saúde. Com a participação de professores da UNIVASF, da Universidade de Pernambuco e de um representante do Ministério do Trabalho e Emprego serão discutidos temas como medidas preventivas contra acidentes, traumas decorrentes dos acidentes de trabalho e o papel do fiscal do trabalho na prevenção dos acidentes de trabalho...

Palestras educativas combatem acidentes no trânsito em Petrolina

Prevenir acidentes no trânsito através de palestras educativas, este é o objetivo da coordenação de Educação para o Trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

No dia 06 de abril as equipes estarão realizando mais um encontro educativo na Fazenda Fujiyama, situada no N-4, a partir das 09h.  Panfletos, folders, filmes e brindes também fazem parte da ação e os assuntos variam desde direção defensiva ao uso correto do capacete, cadeirinhas infantis, cinto de segurança, avanço no semáforo, entre outros.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito da EPTTC, Jilmar Barros, “as palestras são muito importantes para conscientizar a população quanto às normas de trânsito. Os ouvintes transmitem as nossas mensagens no ambiente em que convivem e isso é uma grande contribuição”...

MPT vai investigar acidentes com mortos em Sauipe e no trio elétrico

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia instaurou inquérito civil nesta quinta-feira (14) para apurar dois acidentes de trabalho fatais ocorridos durante o período de Carnaval. O primeiro foi a morte do operário Erisvaldo Max de Carvalho Santana, de 23 anos, na manhã de terça-feira (12) no bairro de Ondina, em Salvador. O outro aconteceu na manhã de quarta-feira (13), próximo ao complexo de hotéis de Costa do Sauipe, deixando pelo menos um morto e dezenas de feridos. As empresas envolvidas nos dois casos serão convocadas a prestar esclarecimentos e também serão avaliados os resultados das perícias feitas nos dois locais.

Segundo o procurador-chefe do MPT na Bahia, Pacífico Rocha, “é papel do MPT apurar os acidentes de trabalho a fim de esclarecer em que condições eles ocorreram. Se ficar comprovada a responsabilidade das empresas contratantes, elas serão chamadas administrativamente para indenizar a sociedade pelos danos morais coletivos e para assumir o compromisso de adotar medidas de segurança que previnam novas ocorrências do gênero”. A negativa em assinar um termo de ajuste de conduta, no entanto, pode levar o órgão a ingressar com ação na Justiça do Trabalho. Ele informa que este ano o MPT na Bahia já instaurou inquéritos para apurar quatro mortes de trabalhadores...

Coordenação do SAMU Petrolina traça plano para reduzir acidentes no trânsito

O Brasil foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o 5° país do mundo em mortes no trânsito. De acordo com o último relatório do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, foram registradas 40.610 mortes no trânsito em 2010, um número quase 7,5% maior que o registrado no ano anterior. Segundo esses dados, de 2002 a 2010 o total de óbitos por acidentes por transporte terrestre cresceu 24%, passando de 32.753 para 40.610. Cerca de 10 mil, dos óbitos notificados em 2010, são relativos aos motociclistas.

Em Petrolina, os números não são diferentes. O banco de dados do Núcleo de Prevenção da Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz registrou, 1.980 acidentes relacionados ao trânsito, em 2011, com 87 óbitos. Esse número subiu para 2.063 no ano passado, totalizando 108 óbitos. As informações revelam ainda, uma prevalência de acidentes com motociclistas, representando 73,63% do total de ocorrências registradas pelo Núcleo...

Após acidentes, SAAE recomenda novo padrão de colocação de hidrômetros

 

O Blog recebeu durante esta semana, uma série de reclamações cobrando providencias por parte do SAAE na conservação e fiscalização de caixas de esgotos ou bueiros, em calçadas e ruas de Juazeiro, que, em situação de risco estão colocando o ir e vir das pessoas em perigo. Um acidente numa caixa de esgoto na Rua Oscar Ribeiro quase quebrou a perna do senhor Paulo Roberto.  

Na matéria veiculada pelo Blog o Sr. Paulo Roberto cobrava providencias para evitar um problema mais grave e ontem (06), numa caixa de registro instalada pelo SAAE no centro de Juazeiro, sem tampa, a senhora  Izaltina Macedo, residente do Bairro São Geraldo, foi vítima de uma queda e fraturou o tornozelo. Após os dois casos, segundo informações de pessoas que trabalham próximo aos locais, o SAAE efetuou reparos e corrigiu os problemas...

Operação Natal tem redução de 45% nos acidentes nas rodovias estaduais

A Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), registrou uma redução de 45% no número de acidentes e de 33% no número de vítimas feridas nas rodovias estaduais durante a Operação Natal 2012, realizada entre as 8h de sábado (22) e as 8h desta quarta-feira (26). Neste período, foram registrados 43 acidentes, que deixaram 30 vítimas leves, 16 em estado grave e cinco fatais.

Os policiais militares fizeram 2.163 abordagens a veículos, o que resultou em 36 retenções e na extração de 261 autos de infração de trânsito, sendo que as infrações mais registradas foram a não utilização do cinto de segurança (16%) e a condução de veículo sem o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da permissão para dirigir (14%).

Como resultado das abordagens, foram recolhidos 11 certificados de registro e licenciamento de veículo e seis CNHs, três destas com base no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica.

Segundo o comandante do BPRv, coronel Paulo Faustino, o principal fator para a queda do número de acidentes e de vítimas foi a utilização de radares estásticos nas rodovias, “que contribuíram para a redução da velocidade dos veículos”. ..

PRF registra acidentes em Juazeiro e Petrolina

Nesta sexta-feira, dia 14, a PRF – Polícia Rodoviária Federal realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Del PRF, que abrange os postos de Petrolina, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados cerca de 48 veículos, dos quais 28 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 53 pessoas.

Ocorreram dois acidentes um em Petrolina e outro em Juazeiro. Em Petrolina, na BR-428, km 180, um veículo saiu da pista e capotou várias vezes, sendo que o condutor teve apenas ferimentos leves. Na BR-407, km 2,3 (Juazeiro/BA) um caminhão Mercedes Benz vazio e um automóvel Honda Civic seguiam fluxo da rodovia BR 407, sentido Ponte Presidente Dutra e ao sair do giradouro da São Luiz, colidiram lateralmente. Houve apenas danos materiais...

Novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tomam posse no HRJ

Na manhã da última sexta-feira (5), o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) deu posse aos novos membros da sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Formado por 22 pessoas (11 indicadas pela diretoria da unidade de saúde e 11 escolhidas através de eleição), o grupo tem como objetivo zelar pela segurança de todos os funcionários, desenvolvendo ações que previnam acidentes e melhorem a qualidade do ambiente de trabalho.

Constituindo uma importante ferramenta para a promoção da saúde do trabalhador, a CIPA tem por finalidade representar a todos os setores de uma empresa, realizando inspeções periódicas, identificando os riscos existentes nos locais de trabalho e sugerindo medidas preventivas. “A CIPA está diretamente relacionada à segurança do trabalhador, e é por isso que se espera que todos os membros se conscientizem do quanto a sua atuação é importante. Não basta participar das reuniões, é preciso ser ativo e dar ideias. A contribuição mais valiosa é dada no dia-a-dia, nos trabalhos de verificação e levantamento de campo”, conclui a técnica em segurança do trabalho, Analúcia Lucena...

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do HRJ recebe treinamento

Começou, segunda-feira (24), o treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP). O treinamento é regulamentado pelo Ministério do Trabalho e deverá totalizar 20 horas de duração, tratando de temas como a organização da CIPA, noções sobre acidentes de doenças de trabalho, prevenção e combate a incêndios, legislação do trabalho e primeiros socorros, dentre outros.

Ministrado pela técnica em segurança do trabalho do HRJ, Analúcia Lucena, o curso apresenta como finalidade discutir os papéis da CIPA, tornando os novos membros aptos a zelar pela promoção da saúde de todos os funcionários da unidade. “Fazer a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho não é uma atividade fácil, e é justamente por isso que a CIPA é uma ferramenta de extrema importância, porque tem como missão cuidar da integridade física dos trabalhadores e de todos que interagem com a empresa, inclusive os prestadores de serviço”, explica a palestrante...

Solla fala de ‘epidemia de acidentes’ para esconder incompetência, diz Heraldo Rocha

 

“’Epidemia de acidentes’ é justificativa para quem não estar comprometido em solucionar o caos da saúde pública em nosso estado”, comenta o presidente do Democratas de Salvador, Heraldo Rocha, sobre a explicação dada pelo secretário estadual de saúde, Jorge Solla, para as dificuldades enfrentadas pela população baiana nos hospitais públicos estaduais.

“Não faltam apenas leitos de UTI, medicamentos, médicos e equipamentos. Falta coragem ao secretário Jorge Solla para assumir os problemas da saúde pública no estado e resolvê-los de verdade”, diz Rocha...

PRF registra acidentes com lesões leves em Juazeiro e Petrolina

Sábado, 18 de agosto, a PRF realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Del  PRF, que abrange os postos de Serra da Santa, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados cerca de 98 veículos, dos quais 26 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 95 pessoas. Foram extraídas 13 notificações (multas), sendo duas de motocicletas. Não houve prisões.

Ocorreram dois acidentes, queda de motocicleta resultando em dois feridos com lesões leves. O primeiro foi causado devido ao condutor ter ingerido bebida alcoólica (próximo à entrada do projeto n10), e o segundo devido ao condutor desobedecer à sinalização do local próximo ao SAMU em Juazeiro...

Bahia é recordista de acidentes de trabalho

A Bahia lidera o ranking dos estados com maior número de acidentes de trabalho. Ao todo, são 23.934 ocorrências registradas, segundo o último Relatório Anual de Informações Sociais, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com base nos dados de 2010. No mesmo ano, 119 mortes foram contabilizadas, o que faz o estado também ser líder em ocorrências fatais no trabalho. O número de empregados baianos invalidados, ainda segundo o relatório, também é preocupante: foram 1.268 casos. “Somente em 2010, o INSS desembolsou, na Bahia, R$ 362 milhões em processos trabalhistas”, destaca a supervisora médico-pericial do Instituto Nacional do Seguro Social no estado, Norma Sueli Souto. O grande número de acidentes registrados não se reflete no de processos julgados pelos tribunais. Segundo o último relatório do Conselho Nacional de Justiça, a Bahia ocupou o pior lugar no quesito “cumprimento de sentenças” e apresentou uma meta de apenas 58,4% de processos julgados. “Não só eu, mais os outros dois operários de que falo no livro, tivemos que passar anos lutando contra a morosidade tendenciosa da Justiça baiana. No final das contas, fomos obrigados a fazer acordos que nos deram menos de 1/5 do que tínhamos direito”, explica Gilson Helio, operário aposentado e autor do livro “Fratura Exposta do Direito”, que aborda a questão.  ..