RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 112 registros para a palavra: Tite

Cai o número de casos, mas aumentam as mortes por hepatite C

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, mostram que diminuiu o número de casos de hepatite C entre 2009 e 2010, mas aumentou o total de mortes provocadas pela doença no período.

Segundo o Inquérito Nacional de Hepatites Virais, houve registro de 4.915 casos da doença em 2009 e de 3.868 em 2010. As mortes em 2009 foram 1.879 e, em 2010, 1.932...

Profissionais de saúde são treinados para qualificação dos atendimentos aos portadores das hepatites

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo DST/AIDS/Hepatites Virais e Atenção Básica, ainda em prol do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho), continua realizando ações com os profissionais e a comunidade. Nesta segunda-feira (25), médicos, enfermeiros e dentistas participaram do segundo dia de capacitação para o manejo clínico da hepatite C. O curso aconteceu no Centro de Saúde III e foi conduzido pelo infectologista Rodrigues Videris. Segundo a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene Castro, o treinamento visa facilitar entre os profissionais o diagnóstico da doença. “A Hepatite C é um problema de saúde pública em todo o país. Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde tem se preocupado com o problema e estamos intensificando as ações educativas. É importante identificar precocemente os portadores, iniciar o tratamento e acompanhamento imediato”, frisou.
 
De acordo com a supervisora, o Ministério da Saúde estima que 2% da população esteja infectada. Em Juazeiro, estima-se que 4 mil pessoas possam estar infectadas. De 2006 a 30 de junho de 2011, foram registrados no município 161 casos de hepatite B e 213 de hepatite C. A doença tem tido acréscimo anual de 30%. “Está crescendo o número de portadores e por essa razão, devemos chamar atenção da comunidade para os devidos cuidados, tratamento e identificação da doença. As hepatites são silenciosas e os sintomas só surgem em estágio avançado”, afirmou Zilene Castro.
 
A Secretaria de Saúde, através do Núcleo DST/AIDS, oferece gratuitamente os atendimentos para os interessados em identificar o problema. Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) encaminham solicitação da testagem para o laboratório e o tratamento é realizado no Núcleo DST/AIDS, que funciona de 7h às 13h, e é localizado no Centro de Saúde III, Angari. A vacina contra a hepatite B é oferecida em todas as unidades de saúde para as pessoas com a faixa-etária de até 25 anos e para a população mais vulnerável: gestantes, profissionais do sexo, trabalhadores de saúde, bombeiros, policiais, doadores de sangue, manicure, pedicure e jogadores de futebol. As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. As doenças são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e a única que possui vacina. A hepatite C é tratada através de medicamentos e quando alcança estágio grave pode causar cirrose hepática e câncer de fígado. ..

Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais é lembrado com ações para comunidade e profissionais

Em prol do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo DTS/AIDS e a Atenção Básica, promove vários eventos para a comunidade e profissionais. Nos dias 20 e 25 de julho, médicos, enfermeiros e dentistas das Equipes de Saúde da Família (ESF) de Juazeiro participam de treinamento para o manejo clínico da Hepatite C.

O curso acontece no Centro de Saúde III, localizado no bairro Angari, das 08h às 10h e as aulas serão ministradas pelo infectologista Rodrigues Videres. O objetivo da capacitação é qualificar o atendimento em saúde dos profissionais, para que ocorra precocemente o diagnóstico da doença em pessoas portadoras do vírus. No dia 28 de julho, vários serviços serão ofertados gratuitamente para as comunidades do João Paulo II, Antônio Guilhermino e Parque Residencial, na Unidade de Saúde da Família (USF) do João Paulo II. Os atendimentos estarão sendo realizados das 8h às 16h.

Serão oferecidos: aconselhamento coletivo e individual sobre as hepatites virais, triagem dos grupos vulneráveis para a realização da testagem rápida, testagem rápida para diagnóstico das hepatites C, HIV e sífilis, além de vacinação contra Hepatite B para os usuários vulneráveis. De janeiro de 2006 a dezembro de 2010, foram notificados 157 casos de hepatite B, destes, 145 são residentes em Juazeiro e 197 casos notificados de Hepatite C, sendo 182 residentes no município. Todos estes casos são acompanhados e tratados pelo Programa Municipal. ..

CAETITÉ: SENADOR WALTER PINHEIRO SOLICITA DESLOCAMENTO DE TÉCNICOS DO IBAMA PARA VERIFICAR CARGA DE CONCENTRADO DE URÂNIO

Em pronunciamento no Congresso, o senador Walter Pinheiro (PT/BA) informou que solicitou ao IBAMA, como cautela, o deslocamento de técnicos para a região de Guanambi e Caetité para verificar a carga, interceptada pela população local, que iria para a unidade de beneficiamento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil – INB. “É preciso que eliminemos toda e qualquer possibilidade de risco à população tanto da cidade de Guanambi quanto da cidade de Caetité”, disse o parlamentar.

Pinheiro disse que pediu celeridade no processo de identificação e na destinação correta da carga que se encontra no pátio do batalhão de Polícia Militar de Guanambi. “Se ela é perigosa para estar no pátio da empresa que manipula urânio, imagine no pátio de um batalhão da PM de Guanambi?”, questionou o senador, lembrando de tranqüilizar a população, que conviveu recentemente com a suspeita de contaminação da água da região. Com o intuito de afastar hipóteses sobre risco ou ameaça à saúde humana, o senador revelou ainda ter conversado com o governador da Bahia em exercício, Otto Alencar, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e com o presidente da INB, Alfredo Tranjan...

Hospital Regional orienta sobre DST, HIV Aids e Hepatites Virais

O Hospital Regional de Juazeiro, sob a gestão do IMIP, realizou nesta semana que antecede o carnaval uma sensibilização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV Aids e Hepatites Virais. A atividade realizada na praça localizada na área interna da unidade hospitalar, contou com a participação dos profissionais do HRJ e dos estudantes que cumprem o internato na instituição.

Durante o evento as pessoas assistiram a mini-palestras onde foram informadas sobre as formas de contaminação e prevenção de DST’s, foram orientadas sobre o uso correto do preservativo e puderam ser vacinadas contra tétano e hepatite B. De acordo com a assistente social do HRJ, Carla Teóphilo, foram realizados cerca de 180 atendimentos durante o evento. “Trabalhar a prevenção, sensibilizando a comunidade é muito importante. A prevenção deve ser priorizada”, destacou.

Para o estudante de medicina Gustavo Felipe de Sá, iniciativas deste tipo permitem que as pessoas possam tirar dúvidas e evitar prejuízos a saúde ou uma gravidez indesejada. “São ações como essa que evitam que danos maiores ocorram”, frisou. A dona de casa Valdelice Barbosa da Silva ouviu atentamente as orientações para poder transmiti-las em casa. “Tenho dois filhos, um de 17 e outro de 20 anos. Foi bom ter acesso a essas informações para poder orientá-los”, afirmou. ..

Juazeiro vacina jovens de 20 a 24 anos e grupos de risco contra Hepatite B

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que está imunizando todas as pessoas com idade de 0 a 24 anos contra Hepatite B (recombinante), incluindo a partir de agora no calendário básico de vacinação o grupo com idade de 20 a 24 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família, na zona urbana, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30 e no interior, das 7h30 às 13h. Também está incluída na rotina dos serviços de vacinação contra Hepatite B, a população em situação de maior vulnerabilidade, independente da faixa-etária. 

São considerados grupos de risco: as gestantes após o 1º trimestre de gestação, trabalhadores de saúde, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, carcereiros de Delegacias Penitenciárias, coletadores de lixo hospitalar e domiciliar, comunicantes sexuais de pessoas portadores do vírus causador da Hepatite B, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, pessoas reclusas (em presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outros), manicures, pedicures, podólogo, população de assentamentos e acampamentos, comunidade indígena, potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos, profissionais do sexo), usuários de drogas injetáveis, inaladas e pipadas, portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis e caminhoneiros. ..

Renova Energia lança Pedra Fundamental em Caetité

No próximo dia 24 de fevereiro ocorrerá a oficialização da implantação dos parques eólicos da Renova Energia no interior da Bahia – O Lançamento da Pedra Fundamental. O evento ocorrerá em Caetité (a 757 km de Salvador) e contará com a presença de autoridades políticas como o Governador Jaques Vagner, o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Silva Santos Correia, o Secretário do Meio Ambiente, Eugênio Splender, além de imprensa, empresários e formadores de opinião.

No último dia 31, a Renova obteve licença de instalação para oito parques eólicos na Bahia, dos 14 contratados no leilão de energia reserva de 2009. O documento autoriza o início das construções de Rio Verde, Alvorada, Serra do Salto, Guanambi, Candiba, Pindaí, Licínio de Almeida e Guirapá. Todas as obras devem começar ainda neste mês. A notoriedade da Renova foi percebida após no primeiro leilão de energia eólica, em dezembro de 2009. A empresa foi a maior vencedora da licitação, negociando 127 MW médios de 14 parques eólicos (270 MW), a preços entre R$ 144,94 e R$ 146,94 o megawatt-hora.

No segundo leilão de energia eólica, em agosto do ano passado, a Renova Energia comercializou, por R$ 121,25/MWh, 78 MW médios de seis parques eólicos (153 MW), situados no mesmo complexo. As usinas entrarão em operação em meados de 2013. Os 20 parques utilizarão máquinas da GE, de 1,6 MW cada. A construção civil ficará a cargo do consórcio Mercurius-Queiroz Galvão. E a parte elétrica será fornecida pela ABB. A energia será escoada por uma estação coletora a ser erguida pela Chesf. Em média, os projetos têm fator de capacidade da ordem de 48%, mas alguns chegam a ultrapassar 50%, número elevado para o setor...

Aplicação de vacina contra hepatite B será ampliada em Petrolina

Seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) a vacina contra a Hepatite B será ampliada para a população de 10 a 24 anos em Petrolina. A imunização deverá acontecer de forma seletiva. Assim, os pacientes que tiverem tomado as três doses completas e que estejam comprovadas no cartão de vacina, não necessitam mais tomar a vacina. Quem tiver tomado apenas uma dose deve completar o esquema vacinal. Os que ainda não tomaram nenhuma dose devem iniciar o esquema tomando as três aplicações recomendadas pelo MS. A vacina contra a hepatite B está disponível em todas as Unidades Primárias de Saúde.  

Anteriormente o Ministério determinava que a vacinação contra a Hepatite B era prioridade para faixa etária de 0 a 19 anos, além de grupos de maior vulnerabilidade como profissionais de saúde, manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homossexuais, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do HIV e demais DST, além de gestantes, caminhoneiros, bombeiros e policiais, independente da idade. ..

Campanha contra a hepatite C é realizada em Petrolina

Centenas de pessoas participaram ontem (6) em Petrolina, da Campanha de Prevenção contra a Hepatite C. Durante todo o dia a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça do Bambuzinho, realizando testes rápido e gratuito para detectar a doença. Atividades educativas, com distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre formas de contágio e prevenção também foram realizadas. A ação contou ainda com a parceria do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e do Laboratório Roche.

Com o tema “Cuide-C, a hepatite C pode pegar você”, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem realizaram atendimentos com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce e de mostrar formas de prevenção. Segundo a coordenadora do programa DST/AIDS, Elisângela Araújo, os sintomas da doença são leves e às vezes chegam até a ser ausentes. “É comum uma pessoa ter hepatite C, mas não sabe, porque não apresenta nenhuma queixa, por isso essa campanha é importante. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado maior será a chance de controle e tratamento, evitando complicações futuras, que podem ser desenvolvidas devido à doença.”

Os resultados dos exames que estavam sendo realizados ficavam prontos em 20 minutos, assim as pessoas já saiam do local sabendo se tinham ou não a doença. Nos casos reagentes, o exame será repetido para que o diagnóstico seja confirmado. “Serão feitos outros exames para confirmar o resultado. Esses testes podem ser realizados no Coas ou no Hospital de Urgência e Traumas. Novamente diagnosticado encaminhamos para um tratamento médico”, esclareceu Elisângela. ..

Hospital de Traumas/Univasf e Coas oferecerão exames gratuitos para o diagnóstico da Hepatite C

Uma parceria entre o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) e o Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, proporcionará a população acesso gratuito ao diagnóstico da Hepatite C, através da campanha “Cuide-C, a Hepatite pode pegar você”, que acontecerá na próxima sexta-feira (06/08). A campanha é Coordenada pelo Médico Hepatologista Dr. Ricardo Pernambuco e pela Coordenadora do Coas Petrolina Elizângela Araújo Costa.

O Hepatologista explica que a intenção da campanha é realizar cerca de 1.800 diagnósticos, através de um exame simples e rápido, que apresentará o resultado em menos de 5 minutos. O objetivo é intensificar a divulgação de informações sobre as causas, sintomas e formas de prevenção da doença, evitando assim o surgimento de novos casos, indicando o tratamento correto aos portadores da doença. “Nossa maior preocupação é porque a doença é silenciosa e raramente apresenta sintomas. Por isso muitas pessoas podem ter hepatite C,  e não sabem.” Alertou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a Hepatite C, é uma das principais causas de transplante de fígado em todo o país. A doença é caracterizada por uma inflamação no fígado. Dependendo da intensidade e do tempo para diagnóstico, a hepatite pode levar à cirrose e até ao câncer de fígado. A transmissão ocorre através do contato com sangue contaminado, seja por transfusão, compartilhamento de seringas e materiais de uso das drogas injetáveis e inaláveis, objetos cortantes, tatuagem e colocação de piercing sem os devidos cuidados. Em poucos casos, pode haver o contágio por meio da relação sexual...

‘Voluntários do Sertão’ 2010 será em Caetité (BA)

A Associação Voluntários do Sertão 2010 do Projeto Voluntários do Sertão acontecerá no período de 5 a 11 de setembro, no município de Caetité (BA), saindo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O programa, que anualmente realiza atendimento médico e odontológico, cirurgias e promove palestras com ênfase em saúde para a população sertaneja carente, movimentará cerca de 200 pessoas e chegará à 10ª sua edição. A expectativa dos organizadores é atingir a marca de 20 mil atendimentos.  

O projeto Voluntários do Sertão foi criado no ano de 2000, pelo empresário Doreedson Pereira, o Dorinho. Segundo ele, o objetivo central da iniciativa é prover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e ajudar a promover o voluntariado como ferramenta de transformação social. No ano passado, o programa foi até o município de Mortugaba, na região sudoeste da Bahia, quando em torno de 19 mil pessoas receberam atendimento médico e odontológico. 

Nas edições anteriores do projeto, os voluntários também distribuíram armações e lentes para óculos, brinquedos e cestas básicas. “Nossa ação é anual e a equipe de voluntários formada por profissionais de diferentes perfis”, resume Dorinho. Ele assinala que, sem contar médicos, dentistas e profissionais de saúde, o projeto Voluntários do Sertão ainda mobiliza motoristas, cozinheiros, pilotos de avião, auxiliares administrativos e populares que se engajam na proposta com o intuito de ajudar na execução do trabalho...

Dia de luta contra Hepatites Virais é lembrado em Juazeiro com oferta de serviços gratuitos

Muitas pessoas compareceram nesta quarta-feira (19), na Praça Antonilio da França Cardoso para conferir os serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) em prol ao “Dia de luta contra Hepatites Virais”, celebrado nesta data. A mobilização foi promovida durante todo o dia com a oferta de testagens rápidas para as hepatites B e C, vacinação para hepatite B, distribuição de preservativos e orientações educativas para a saúde, realizadas pelos profissionais do Núcleo DST/AIDS do município.

CIDHA é o Centro de Informações de DST, HIV e AIDS de Juazeiro e presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro, Petrolina e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. O setor funciona, das 8h às 17h, no Centro Saúde III, Orla, bairro Angari e atende pelo telefone 3612 3750.  ..