RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 112 registros para a palavra: Tite

FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE REFERÊNCIAS EM DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS DE JUAZEIRO CONTINUAM COM ATIVIDADES PARALISADAS

Funcionários do Centro de Referências em DST/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro que estão com as atividades paralisadas desde a semana passada nesta quarta-feira (16), realizaram manifesto ao lado do Paço Municipal cobrando o cumprimento de compromissos assumidos pelo Diretor de Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal Mário Machado...

Vacinas Antitetânica e contra Hepatite B estão disponíveis nas AMEs de Petrolina

Com o objetivo de otimizar o uso das vacinas contra Hepatite B e Antitetânica, a Secretaria de Saúde de Petrolina centralizou o acesso nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, localizadas em pontos estratégicos da cidade. 

"Devido a dificuldade de produção dessas vacinas em todo país, houve redução no envio pelo Ministério da Saúde. Assim, a gestão Julio Lossio decidiu centralizá-las nas AMEs. Mas, para não prejudicar quem mora na área rural as vacinas antitetânica e hepatite B estão em todas as unidades e não só nas AMEs", explicou a coordenadora de Imunização, Jeane Moraes. 

Toda e qualquer vacina é encaminhada pelo Ministério da Saúde para os Estados que distribuem para os municípios. ..

FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE REFERÊNCIAS EM DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS DE JUAZEIRO PARALISAM ATIVIDADES

Funcionários do Centro de Referências em DST/Aids e Hepatites Virais de Juazeiro paralisaram as atividades dia passado (07), e enviaram correspondência ao Diretor de Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal informando que só retornam às atividades depois que a gestão providenciar um novo local adequado que ofereça condições de trabalho.

Cópia do ofício também foi encaminhada ao Sintrab-Saúde (sindicato da categoria) e ao Ministério Público. Eles alegam que o assunto já foi amplamente comunicado ao gestor municipal e nenhuma providência aconteceu nesse período...

A NOSSA REPÚBLICA ESTÁ COM LABIRINTITE!

Ela perdeu o equilíbrio e a audição, pois os poderes sagrados tidos como harmônicos entre si transformam-se em intriga e desarmonia entre si! É preciso que “acertem o passo” evitando que o Estado de Direito venha a desandar-se em decadência.

A República está de passo errado tal qual, em linguagem de caserna: “recruta azedo” tendo a alcunha de imagem do cão, recrutagens e burrices, a exemplo de levar as duas mãos de uma só vez à pala para prestar continência ao superior hierárquico...

Saúde realiza testes rápidos para Hepatites Virais, Sífilis e DST/AIDS

A Secretaria de Saúde de Juazeiro promoveu nesta sexta-feira (25), testes rápidos de Hepatites Virais, Sífilis e DST/AIDS durante reunião de balanço da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar de Juazeiro, realizada no auditório do Colégio Modelo. Cerca de 100 policiais foram atendidos.  

O cabo Manoel França, de 47 anos fez o teste e ressaltou a importância da prevenção. "É um momento de cuidar um pouco da nossa saúde. Temos uma agenda corrida e muitas vezes não conseguimos ir ao médico. É importante fazer esses exames, pelo menos duas vezes ao ano", destacou...

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca. A iniciativa é particular: partiu de José Figueiredo em parceria com o viticultor José Nunes (Zé Mago), numa área de 600 m² localizada na zona rural do município.

Segundo Figueiredo, as mudas – cultivadas pela Embrapa Semiárido – deverão receber a primeira poda entre setembro e outubro de 2015. A primeira colheita, por sua vez, deve ser feita em janeiro ou fevereiro de 2016. Ano que vem já será possível visitar, num único “terroir”, parreirais próximos de uvas Chardonnay, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Lorena, Petit Verdot, Syrah, Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon, Grenache e Merlot. “Em cada videira teremos uma foto do cacho e uma placa, elucidando a história de cada variedade e indicando os melhores vinhos que ela produz ao redor do mundo”, explicou o sommelier. Uma estrutura “rústica, porém confortável” deverá ser instalada no local para receber os turistas, onde será possível aprender mais sobre a vitivinicultura do Vale do São Francisco e refrescar-se com água, sucos e espumantes...

Aprovado pela Anvisa, remédio inova no tratamento da hepatite C

Um conjunto de três remédios vai inovar o tratamento de hepatite C crônica no país. Junto com o daclatasvir, aprovado em janeiro, e o simeprevir, aprovado em meados deste mês, o sofosbuvir, que teve o registro concedido nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), compõe um tratamento que vem sendo utilizado em países da Europa, no Japão e Canadá.

O trio representa um avanço considerável no tratamento da doença. Em comparação com os medicamentos utilizados atualmente, eles elevam o índice de cura de 75% para mais de 90%, são administrados por via oral - enquanto os atuais são injetáveis -, e reduzem os efeitos colaterais. Além disso, as novas pílulas têm a vantagem de reduzir o tempo de tratamento, que hoje é de cerca de um ano, para três meses. A expectativa é que os três estejam disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) entre agosto e setembro deste ano...

Centro de Referência para DST/AIDS e Hepatites Virais de Petrolina muda de endereço temporariamente

A partir da próxima segunda-feira, 16, o Centro de Referência para DST/AIDS e Hepatites Virais de Petrolina, o Espaço Vida, terá novo endereço durante a reforma do prédio sede do serviço. O centro passa a funcionar na Rua Padre Fraga, 395, Centro – próximo ao Hotel Águas Palace – de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.  

Nos dia 12 e 13 os equipamentos, materiais e prontuários serão deslocados e organizados no novo local, dessa forma o serviço estará paralisado nestes dois dias. ..

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C

A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou mais uma capacitação em testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C, nesta quarta e quinta-feira (29 e 30). O evento, que contou com aula prática no Centro de Saúde III, Angari, teve como público alvo os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo: capacitar os profissionais para realização da Testagem Rápida nas UBS, para que todas as gestantes atendidas no município possam ter acesso rápido a estes serviços. 

Com esta capacitação o município realiza uma das pactuações com a Rede Cegonha que é disponibilizar nos postos de saúde os testes para todas as gestantes, incluindo também outras populações vulneráveis, como: usuários com tuberculose, profissionais do sexo, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas em situação de rua, etc. Os profissionais também participaram de dinâmicas com práticas de aconselhamento, para que sejam capazes de atender com qualidade os pacientes tanto nos momentos dos resultados reagentes (positivos) ou não reagentes (negativos). O encontro foi estendido ainda aos enfermeiros dos municípios da microrregião. ..

Vacina contra Hepatite A já faz parte do Calendário de Imunização de Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) já está disponibilizando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sede, das 8h às 12h e das 14h às 16h e interior, das 7h30 às 12h, a vacina contra Hepatite A, que a partir desta data já faz parte do Calendário de Vacinação. O público-alvo: crianças a partir de 1 ano até menores de dois anos (1 ano, 11 meses, 29 dias).

“A contraindicação é para pessoas alérgicas a alguma dose da composição da vacina, que será administrada em dose única. A Hepatite A tem vinculação hídrica, como também está associada à falta de saneamento básico. Umas das formas de prevenir a doença são: lavar bem as frutas, verduras e as mãos antes e depois das refeições. A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados”, disse o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Klynger Farias...

Juazeiro acrescenta vacina da Hepatite A no Calendário de Imunização

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) promoveu neste mês de julho reunião com técnicos e enfermeiros da zona urbana e rural para discutir a implantação da vacina da Hepatite A no Calendário de Vacinação. O encontro aconteceu no auditório da Sesau e no Centro de Saúde III. A partir do dia 04 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a imunização para o publico infantil a partir de 1 ano até menores de dois anos (1 ano, 11 meses, 29 dias).

“Durante o treinamento os profissionais foram orientados a manusear o novo imunobiológico (Hepatite A), que até então não estava inserido no calendário básico de vacinação. Aproveitamos para repassar a agenda das campanhas e das vacinas de rotina do segundo semestre”, explicou a coordenadora do setor de Imunização do município (Rede de Frio), Renata Moreira...

GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE REUNIÃO DE COMISSÃO BIPARTITE

Regulamentação do reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Bahia e a partilha com os municípios do Capacita Suas estão entre os assuntos da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), inciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (Sedes), por meio da Coordenação de Apoio à Gestão do Suas (CGES) da Superintendência de Assistência Social (SAS).

O evento será realizado nesta segunda-feira (27), a partir das 14h, no auditório Jutahy Magalhães Júnior, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e vai contar com a participação de gestores de municípios habilitados em gestão básica e em gestão plena do estado. Também será discutida a alteração do regimento da CIB conforme as novas orientações da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOBSUAS/2012) e a aprovação do calendário das reuniões para o exercício 2014.

CIB 

Constituída em 1999, a Comissão Intergestores Bipartite é um espaço de articulação e interlocução dos gestores municipais e estaduais da Política de Assistência Social. Entre as atribuições, estão a definição de estratégias para implantar e operacionalizar os serviços de proteção básica e especial; estabelecimento de acordos na implantação, implementação, aprimoramento de serviços, programas, projetos e benefícios, além da pactuação de critérios e procedimentos de repasse de recursos estaduais para cofinanciamento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais aos municípios...

Equipamento digital e com tecnologia de ponta para os diagnósticos da Hepatite B e C em Petrolina

Buscando atender melhor a população de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebe mais um equipamento para facilitar e dinamizar os procedimentos e diagnóstico da Hepatite B e C em Petrolina. O Cobas é um novo instrumento digital e multifuncional nos marcadores das Hepatites e possibilita ao profissional, que o manuseia, uma maior praticidade e agilidade nos procedimentos. A farmacêutica e bioquímica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Fabiana Eci, explica a importância do equipamento de última geração, como o Cobas, para região. “O CTA pode contar agora com uma completa estrutura para diagnósticos de doenças hepáticas em Petrolina, com a facilidade de obter diagnósticos precisos da hepatite B (VHB) e do vírus da hepatite C (VHC)”, afirma.

Para a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, essa é mais uma conquista de uma gestão publica de responsabilidade no cuidado e na atenção a saúde preventiva das pessoas. “A secretaria de Saúde de Petrolina tem investido, significativamente, na modernização de seus equipamentos e na aquisição de novos instrumentos que deem maior conforto e qualidade de vida a todos os petrolinenses. Com a instalação do Cobas as pessoas podem dispor de mais tranquilidade e praticidade nos marcadores e diagnósticos da Hepatite B e C”, pontua...

Semana de Combate às Hepatites Virais em Juazeiro vai até esta quinta (26)

 

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/07), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Núcleo DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, continua a semana de luta contra as doenças até esta quinta-feira (26), com várias atividades educativas como palestras e aconselhamento coletivo. A mobilização está sendo realizada no Centro de Saúde III, no bairro Angari, das 8h às 12h.

Para Elizabeth Vieira dos Santos, 24 anos, é importante se prevenir para ter uma saúde melhor. “Frequento os postos de saúde e procuro sempre informações para ficar por dentro dos cuidados. Estas doenças devem ser evitadas e também é essencial não passar para ninguém. Aprendi muito aqui hoje, tanto com as palestras como tirando dúvidas com a equipe”, disse...

Secretaria da Saúde de Juazeiro realiza Semana de Combate às Hepatites Virais

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau), através do Núcleo DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realiza de 23 a 26 de julho, em alusão ao dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/07), a semana de luta contra as doenças.

O evento vai acontecer no Centro de Saúde III, Angari, das 8h às 12h e tem como públicoalvo: pessoas que receberam transfusão de sangue ou que realizaram alguma cirurgia de grande porte, incluindo cesariana, antes de 1993, usuários de piercing, tatuagem, drogas injetáveis, inaladas ou pipadas, usuários de vitaminas ou energéticos injetáveis antes da atividade física e familiares de portadores do vírus das hepatites B e C...

Wagner e ministro da Integração Nacional assinaram, hoje (1º), em Caetité, autorização para ampliar Adutora do Algodão

O governador Jaques Wagner e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinaram em Caetité, na manhã desta sexta-feira (1º), em Caetité, a autorização para ampliação das obras da Adutora do Algodão, um investimento de R$ 42 milhões que beneficiará mais de 100 mil pessoas da região. Antes da chegada ao município, Wagner e Bezerra sobrevoaram a região de Guanambi para verificar o andamento da primeira etapa da adutora, que já está com 72% da obra concluída e deve ser finalizada ainda este ano, reforçando o abastecimento de água na sede de sete municípios e diversas localidades da zona rural. Na primeira etapa, estão sendo beneficiados 226 mil pessoas da região.

Com investimento total de R$ 140,6 milhões, a adutora é uma obra do Governo da Bahia em parceria com o Ministério da Integração Nacional e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Estamos ampliando a adutora que trará água do São Francisco até Caetité e região, a partir do programa estadual Água para Todos. Estamos buscando combinar ações emergenciais, como cestas básicas e carros-pipa para aqueles que estão sofrendo com a seca, com obras realizadas ao longo desses cinco anos com o Água para Todos", disse Wagner...

Saúde amplia faixa etária para vacinação de Hepatite B

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que já está disponível na Rede Municipal a vacina contra Hepatite B para todas as pessoas com até 29 anos. A idade limite para vacinação foi ampliada, ano passado, pelo Ministério da Saúde de 19 para 24 anos, sendo este ano modificado novamente o públicoalvo no calendário básico de vacinação. A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana e interior, além da identificação da doença, quando o interessado solicita encaminhamento da testagem para o laboratório, através da Equipe de Saúde da Família do seu bairro. O tratamento é realizado no CIDHA - Centro de Informações de DST, HIV e AIDS.  

Também são ofertadas na Rede Municipal, através do CIDHA, palestras educativas para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo as Hepatites B e C, além da AIDS, de segunda a quinta-feira, às 8h. O CIDHA presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais), distribuição de preservativos masculinos e acolhimento aos usuários de Juazeiro, Petrolina e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. O Centro funciona das 7h às 13h no Centro Saúde III, bairro Angari e atende através de uma equipe multiprofissional formada por dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, infectologista e assistente social.  

As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. As doenças são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e a única que possui vacina. A hepatite C é tratada através de medicamentos e quando alcança estágio grave pode causar cirrose hepática e câncer de fígado. De 2001 a 2011, foram notificados no município 225 casos de Hepatite B e 335 de Hepatite C...

Petrolina disponibiliza vacinas contra hepatite B para toda a população até 29 anos

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, que ampliou faixa etária para a vacinação de hepatite B, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) disponibiliza a vacina em todas as suas Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família para pessoas até 29 anos, com esquema vacinal de três doses.
 
O Ministério da Saúde considera a vacinação como a medida de prevenção e controle mais eficaz e, de maior impacto contra a hepatite B e, consequentemente, contra a hepatite Delta. “Desde 1989, o Ministério da Saúde vem implementando ações no sentido de fortalecer a prevenção da hepatite B no país. No entanto, verificou-se a necessidade de ampliar a faixa etária do público alvo dessa vacina, em decorrência da vulnerabilidade à doença identificada em adolescentes e jovens”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho.
 
A hepatite B é uma doença infecciosa, viral, que pode se desenvolver com ou sem a apresentação de sintomas. Ela é a responsável por grande parte dos casos de cirrose hepática e câncer de fígado, em consequência de infecções crônicas. ..

Imunização contra hepatite B muda em 2012

A partir de 2012, a vacina contra a hepatite B terá a faixa etária limite ampliada de 24 anos para 29 anos. A imunização só é eficaz quando as três doses são administradas - com intervalos de um mês após a primeira dose e de seis meses após a segunda dose. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos quatro vacinas devem ser tomadas. A tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, por meio de dose única. A vacina dupla adulto protege contra a difteria e o tétano, sendo necessária uma dose a cada dez anos. A vacina contra a febre amarela também deve ser aplicada uma vez a cada dez anos. ..

Hepatites B e C serão tema do Congresso IMIP em Juazeiro

Embora a abertura oficial do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco esteja programada para acontecer na noite do dia 20 de outubro, durante todo o dia acontecerão os Cursos Pré Congresso, como ocorre nos grandes eventos do país. Um dos cinco temas abordados durante os cursos será “O avanço de diagnóstico no tratamento das hepatites B e C” que terá como palestrante o renomado patologista pernambucano Dr. Ricardo Pernambuco. 

De acordo com o palestrante um tema como este deve sempre ser lembrado e discutido em eventos voltados aos profissionais de saúde, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, cerca de 3% da população mundial, ou seja, mais de 170 milhões de indivíduos estão infectados pelo vírus da hepatite C. Já em relação à Hepatite B o número chega a casa dos 2 bilhões de pessoas, sendo que 325 milhões tornaram-se portadores crônicos. No Brasil a estimativa é de 2 milhões de infectados e pelo menos 15% da população já esteve em contato com o vírus da hepatite B, enquanto 1% da população apresenta doença crônica relacionada a esse vírus...