RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 139 registros para a palavra: Targino Gondim

Targino Gondim sacode São Paulo e é destaque em um dos maiores jornais de circulação da América Latina

O sanfoneiro Targino Gondim foi destaque no Jornal Folha de São Paulo, um dos mais lidos da América Latina. Aos 45 anos, pernambucano de Salgueiro e criado em Juazeiro, na Bahia, o cantor e sanfoneiro Targino Gondim se apresenta em São Paulo neste domingo (11), no Bar Brahma, na esquina mais famosa do Brasil e traz Zeca Baleiro como convidado. 

O jornalista Thales de Menezes destaca a ousadia e empreendedorismo de Targino Gondim. Com 28 discos gravados, seu melhor cartão de visitas talvez seja a autoria do maior sucesso gravado na voz de Gilberto Gil nos últimos tempos, "Esperando na Janela" (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon). Mas é além de sua música que Targino impressiona. Como empreendedor, é um "poderoso chefão" da sanfona...

TARGINO GONDIM - CLIPE INTERNACIONAL

O mais novo clipe do cantor e sanfoneiro Targino Gondim é recebido com pompas e aplausos por todo o país.  O clipe “REFUGIADOS”, lançado nacionalmente há poucos dias, já está sendo aclamado pela crítica especializada, os meios de comunicação vários e os amantes da boa música como um dos maiores e melhores do ano.

“REFUGIADOS”, clipe realizado com uma beleza plástica e interpretativa incomum, traz uma inovadora musicalidade acompanhada de uma poesia de cunho social, solidário e de esperança. Ao abordar o tema dos oprimidos que saem de seu torrão natal para aventurarem em terras alheias uma sobrevivência digna, Targino une o seu genial talento a uma luta contra a opressão, a discriminação, o preconceito, que tanto assola o povo simples e perseguido, seja do nosso Sertão ou do Oriente...

Festival Ser Tão em Serra Talhada terá Targino Gondim, Santana, Maciel Melo e Luizinho de Serra

Acontece de 27 a 31 de dezembro, na Estação do Forró e no Pátio da Feira, o Festival Ser Tão, em Serra Talhada. O evento vai homenagear os artistas Santanna e Luizinho de Serra. O festival faz parte da programação oficial do Natal serra-talhadense “Um Natal de Amor no Coração do Sertão” e vai reunir 32 atrações da música popular brasileira. Além dos homenageados, se apresentarão nomes como Maciel Melo, Targino Gondim, Cezzinha, Irah Caldeira, Trio Nordestino, André Rio, Almir Rouche, Assisão, Rafael Moura e João Donato. ..

Targino Gondim, Flávio Baião e Quinteto Sanfônico do Brasil no Viva Gonzagão 2017 em Exu

De quarta-feira (13), data do aniversário de Luiz Gonzaga,  o município de Exu-PE está em festa, celebrando mais uma vez o seu filho mais ilustre, o Rei do Baião, com o evento batizado de “Viva Gonzagão 2017". O músico falecido em 1989 influencia diversos forrozeiros da região, com vários sucessos como Asa Branca, Olha pro Céu, Qui nem Jiló, Sabiá, A Morte do Vaqueiro, entre outros.

Durante o “Viva Gonzagão 2017” estão previstas apresentações de mais de 30 atrações no Parque Aza Branca e na praça de eventos Francisco de Miranda Parente. A programação ainda conta com uma Missa em Ação de graças à sombra do pé de juazeiro...

Joquinha Gonzaga e Targino Gondim participam na Paraíba do Fórum Nacional dos Forrozeiros

A possibilidade da cultura do forró ser reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro foi debatida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta segunda-feira (20), em João Pessoa, na Paraíba. A audiência aconteceu hoje pela manhã na Sala de Concerto Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego.

A abertura solene da programação do Encontro Nacional de Forrozeiros será às 20hs e vai até o dia 22. O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Lau Siqueira, ressaltA que “preservar as matrizes do forró é importante para que a gente não se distancie da identidade cultural nordestina”. O cantor e sanfoneiro Targino Gondim e o sobrinho de Luiz Gonzaga, o Joquinha Gonzaga participam do evento...

TARGINO GONDIM, PARCEIRO DE MANUCA, FAZ VÍDEO EM HOMENAGEM AO POETA

Após a notícia que machucou a todos os fãs da poesia e do nosso Manuquinha, como era carinhosamente chamado, diversas personalidades enviaram sua solidariedade e palavras de conforto à família e prestaram homenagens ao poeta que nos deixou na noite de ontem, vítima de um câncer.

Um dos seus parceiros mais notáveis, Targino Gondim, que juntos ganharam o Grammy Latino com a música "Esperando na Janela" não escondeu a tristeza e fez bela homenagem nas redes sociais:..

Targino Gondim recebe título de Cidadão Soteropolitano nesta terça (17)

O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim receberá o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal de Salvador. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e acontecerá nesta terça-feira, dia 17 de outubro, às 18h30. O evento é aberto ao público e será realizado no plenário Cosme de Farias.

Nascido em Salgueiro (PE), Targino mudou-se para Juazeiro (BA) com apenas dois anos, e aos doze iniciou a sua trajetória musical tocando sanfona. Em 1996 lançou o seu primeiro CD, ‘Baião Novo’, e passou a ter reconhecimento nacional em 1999 com o lançamento de ‘Esperando na Janela’, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gilberto Gil e que lhe rendeu o Troféu Grammy em 2001...

Mucugê recebe 'Forró da Chapada' entre os dias 12 e 14 de outubro

A Chapada Diamantina se consolida como a região com grande número de festivais de música no segundo semestre do ano. E em 2017 acontece pela primeira vez o Festival de Forró, que promete esquentar as noites frias do histórico município de Mucugê entre os dias 12 e 14 de outubro. A grade de programação já circula nas redes sociais. 

Na programação, além de Targino, estão ainda nomes como Marquinhos Café, Genival Lacerda, Estakazero, Tato do Falamansa, Jô Miranda, Del Feliz, João Lacerda, Cezzinha e artistas locais. Para manter a dinâmica dos dias de evento acontece na quinta, sexta e sábado as oficinas de sanfona (das 9 às 12h), aulas de dança (da 16 às 18h) e ainda tem a participação da Rural Elétrica (sempre às 17h).Vale lembrar que toda a programação é gratuita...

Targino Gondim receberá título de Cidadão soteropolitano

Nascido em Salgueiro, Pernambuco e radicado em Juazeiro desde os anos 70, o cantor e sanfoneiro Targino Gondim, vai receber no próximo dia 17 de outubro o título de cidadão Soteropolitano. A sessão está marcada para acontecer às 18h30, no Plenário Cosme de Farias.

A propositura é da autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Na proposta Aladilce destaca a passagem de Targino pela Bahia na infância e a sua ascensão na música levando para todo o brasil o nome da Bahia e do Nordeste. ..

No dia do aniversário do Velho Chico, “Corre um boato na beira do rio...” 

Neste dia 04 de Outubro, dia em que o velho Chico completa 516 anos, ela será executada milhares de vezes nos rádios, apresentações escolares, grupos folclóricos e religiosos e em vídeos pelas redes sociais. Estamos falando da canção Boato Ribeirinho, nascida a partir da lavra poética do Juazeirense, Wilson Duarte, autor do poema que virou canção numa parceria com os músicos Wilson Freitas e Nilton Freittas, os dois de Uauá, no sertão baiano, mas radicados em Juazeiro.

Vencedora de um festival de Música, há mais de 20 anos, a canção segue como verdadeiro hino dos ribeirinhos, a voz dos que defendem o Velho Chico, da nascente à foz. Basta uma pesquisa rápida na rede mundial de computadores para encontrar vídeos, documentários profissionais ou amadores, poetas e cantadores entoando versos da canção ribeirinha. “Corre um boato na beira do rio/ que o velho Chico pode morrer/ virar riacho e correr / pro nada, viajando por temporada/  quando a chuva do meu Deus, dará...”.

Só um vídeo postado pelo cantor paulista Allexendre Aguiar, que nunca veio à região, mas se apaixonou pela canção e gravou, numa produção independente, já soma quase 130 mil visualizações. Outra pesquisa aponta para quase 300 mil visualizações, somando-se vídeos amadores, depoimentos pessoais e apresentações escolares e de teatro. “É surpreendente a capacidade de aceitação e encantamento que Boato Ribeirinho alcança, apesar de nunca ter sido gravada por um grande nome da música brasileira”, disse o poeta e autor da letra Wilson Duarte...

Targino Gondim deverá ganhar titulo de Cidadão de Salvador

A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) encaminhou à Câmara Municipal uma proposta para conceder o título de cidadão soteropolitano ao músico Targino Gondim. 

Ele nasceu na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, mas aprendeu a tocar sanfona em Juazeiro. Em sua proposta, publicada no Diário Oficial do Legislativo desta sexta-feira (11), Aladilce destaca a passagem de Targino pela Bahia na infância e a sua ascensão na música. ..

I Festival de Forró da Chapada acontecerá de 12 a 14 de outubro em Mucugê

Para comemorar o aniversário de um dos maiores sanfoneiros da atualidade, Targino Gondim, acontece entre os dias 12 e 14 de outubro o I Festival de Forró da Chapada. Com a presença do aniversariante, o evento acontece em Mucugê, na Chapada Diamantina. "Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o Forró, o baião, o xaxado, o xote, criados pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga possibilitando a revelação de novos valores e talentos musicais do forró autêntico, segmento da música popular nordestina", informa o homenageado, Targino Gondim, que também assina a curadoria e direção artística do projeto.

Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem. No local, estes novos artistas vão divulgar seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, provenientes de diferentes localidades do Brasil...

Targino Gondim vai fazer show na África

Todo nordestino que se preze aguarda ansiosamente a chegada do mês de junho, afinal, é quando são realizadas as tradicionais festas de São João, que são festejos carregados de muito forró, comidas e bebidas típicas. Apesar de ser essencialmente de caráter nordestino, as festas juninas encantam pessoas não somente de outras regiões do Brasil, como também de outros países. A cidade de Luanda, na Angola, por exemplo, país da África, realizará o “1º Arraiá Bem Brasil”.

Uma das atrações é o cantor forrozeiro Targino Gondim. Ele anunciou a novidade em uma postagem na sua conta oficial no Instagram nesta quinta-feira, 6. “Dia 15 agora, vou puxar o fole em Luanda-Angola na África!!! Arraiá Bem Brasil!! Brasileiros, angolanos e africanos de todo o continente, juntos em um forrozão daqueles!!!”, escreveu na legenda de um vídeo publicado na rede social. ..

Targino Gondim participa em São Paulo da Feira Nacional da Reforma Agrária

A Feira Nacional da Reforma Agrária começou ontem (4) e segue até domingo (7), no Parque da Água Branca, na capital paulista. A feira terá uma programação cultural com tenda literária, seminários, apresentações teatrais e shows. Entre as apresentações musicais, estão confirmados além de Targino Gondim e Chico Cesar, Tulipa Ruiz, Tico Santa Cruz, Liniker e os Caramelows, Pereira da Viola, entre outros. 

Durante a feira, caminhões com mais de 200 toneladas de alimentos, produzidos em 23 estados, além do Distrito Federal, estão em São Paulo com mais de 500 agricultores que fazem parte do MST-Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- para participar da feira...

Targino Gondim apresenta amor que apaixona

Em Salvador cantor se apresenta nos próximos dias 27 e 28 de abril

Em 2017 Targino Gondim fala de amor. Dono de diversas canções de sucesso e premiado com um Grammy Latino, o artista apresenta seu 28° CD em Salvador nos próximos dias 27 e 28 de abril, no Baby-beef e São Salvador Hotéis respectivamente. Estes eventos abrem a temporada junina na capital baiana em 2017...

Petrolina recebe o Encontro de Mestres do Vale, com Santanna o Cantador, Targino Gondim e Elisson Castro

Boa notícia para quem estava com saudade do autêntico forró: o Zé Matuto, será o palco de um grande encontro de poesia em Petrolina. Os forrozeiros Santanna- o cantador, Targino Gondim e Elisson Castro, farão apresentação exclusiva, num projeto que já é aclamado pela mídia e fãs do Vale do São Francisco. 

O Encontro de Mestres do Vale em homenagem ao dia do Professor. ..

Musicalidade de Fagner e acordes de Targino Gondim encerram IV Festival Internacional da Sanfona, em Juazeiro (BA)

Foram quatro dias de muita música  na terra de João Gilberto. Com artistas brasileiros e internacionais, do forró ao tango, o IV Festival Internacional da Sanfona chegou ao último dia, neste sábado (16), com o show de Fagner, que ao lado de Targino Gondim, mostrou no palco da Orla Nova, em Juazeiro (BA), a força da cultura nordestina. Canções como ‘Riacho do navio’ e ‘A morte do vaqueiro’, do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, se misturaram aos sucessos do cantor cearense, que emocionou a plateia com ‘Borbulhas de amor’, ‘Deslizes’, ‘Jardim dos animais’ e ‘Coração alado’.

Como no dia anterior, no Centro de Cultura João Gilberto, o público cantou à capela e interagiu com os artistas. Fagner, que tem uma longa história de parcerias com os acordeonistas, ouviu suas músicas cantadas em coro pelas pessoas que lotaram a orla. “Quero dizer para vocês do fundo do coração que estou emocionado”, declarou o cantor. O show dele foi um dos mais longos, com cerca de uma hora e 40 minutos...

Começa nesta quarta-feira (13) em Juazeiro – BA o IV Festival Internacional da Sanfona

O IV Festival Internacional da Sanfona começa nesta quarta-feira (13) e o município de Juazeiro da Bahia já está pronto para receber cerca de 50 mil pessoas que deverão circular até o sábado (16). Mais de onze artistas nacionais e internacionais se apresentarão durante os quatro dias do evento que reúne o melhor da sanfona do Brasil e do mundo.

De quarta à sexta-feira, estão programadas, exposições, oficinas, workshops, concertos, Jam Sanfona Sessions e uma série de shows no Centro de Cultura João Gilberto. As atividades, todas gratuitas, começam às 9h, no hall de entrada e culminam às 20h, no palco do teatro com apresentações de artistas de renome internacional, a exemplo de Murl Sanders (EUA), Vanina Tagini & Gabriel Merlino (Argentina), Renato Borghetti, Oswaldinho do Acordeom, Chico Chagas, Nelson Faria, Mestrinho e Edglei Miguel...

Confirmado: Dupla argentina de tango Vanina Tagini e bandoneonista Gabriel Merlino estará no IV Festival Internacional da Sanfona

Mais uma atração foi confirmada para o IV Festival Internacional da Sanfona. Os argentinos Vanina Tagini e Gabriel Merlino estarão em Juazeiro (BA) para se apresentarem no evento que começa nesta quarta-feira (13), no Centro de Cultura João Gilberto. A dupla promete trazer para o público a suavidade do tango, do bolero e da brasileiríssima Bossa Nova.

A cantora e o bandoneonista são acostumados com turnês internacionais. De 2009 a 2016, já se apresentaram praticamente no mundo todo, nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Suíça, Rússia, Líbano, Portugal, Canadá e em países da Ásia e América Latina. Na Argentina, os dois são atrações bastante aplaudidas no Café Tortoni, a mais tradicional casa de shows de Buenos Aires...

Exposição mostra acordeons e faz retrospectiva fotográfica do Festival Internacional da Sanfona

O hall de entrada do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), terá uma aparência bem musical na próxima quarta-feira (13). O dia de abertura do IV Festival Internacional da Sanfona será também o começo da exposição ‘Encontros’, que a partir das 9h, faz uma retrospectiva fotográfica das edições do evento e traz a marca Lettice, considerada uma das melhores fabricantes de gaita do país, para uma maior aproximação com o público.

Segundo o sanfoneiro, curador e diretor artístico do evento, Targino Gondim, a mostra, além de promover demonstrações de montagem, manutenção e afinação do fole, também vai homenagear os artistas que passaram pelo festival através das lentes dos fotógrafos Ivan Cruz (Jacaré) e Regina Lima. “São 12 fotos que permitem uma fascinante viagem pela emoção e a troca de influências musicais, a exemplo dos encontros entre Dominguinhos, Frank Marocco, Elba Ramalho, Toninho Ferragutti, Chico Chagas, Daniel Castilhos e Lucy Alves, a Luzia da novela Velho Chico”, adianta...