RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 42 registros para a palavra: Sintraf

Campanha do Sintraf orienta agricultores sobre cadastramento no PAA e PNAE

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) está realizando uma campanha de orientação para os produtores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executados pela prefeitura. Durante reuniões promovidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, na zana rural, ou na sede da própria entidade, os agricultores têm recebido esclarecimentos sobre as documentações necessárias, modelo da proposta de venda e os ritos do cadastramento.

De acordo com a secretária de Políticas Agrícolas do sindicato, Eliete Ferreira, os produtores que desejam se cadastrar no PAA e PNAE precisam da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), das documentações pessoais e da terra. Para Eliete, vários agricultores do município encontram dificuldades para participar dos programas por não estarem com as documentações em dias ou por falta de informações...

NOTA DE PESAR DO SINTRAF

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina sempre teve apreço e grande orgulho de possuir em seu quadro o agricultor e secretário geral do Sintraf, Antônio Roberto Rocha. Altivo e leal amigo nas lutas por melhorias para nossos homens e mulheres do campo, Roberto foi exemplo paras as novas gerações de sindicalistas. Neste momento de dor e irremediável perda, oramos a Nosso Senhor Jesus Cristo por sua alma e pedimos conforto para sua família. 

Isália Damacena..

Incra diz que problema do Projeto de Irrigação do Pontal é da Codevasf e não cabe ao orgão intervir

Cerca de 500 trabalhadores rurais que estavam acampados na sede da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), continuam acampados na sede do Incra em Petrolina. Os agricutores saíram ontem da Codevasf e de acordo com o Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), a mudança aconteceu porque existia uma ordem assinada de reintegração de posse até às 16h. Para obedecê-la e evitar confornto com a polícia, os agricultores deixaram a Codevasf.

A redação do Blog entreou em contato com a assessoria de imprensa do Incra e teve como resposta que "atribuição do Incra é aquisição de terras devolutas ou que não cumpram sua função social para o Programa de Reforma Agrária, no caso do Pontal Sul a área pertence a Codevasf, não cabendo, pontarto, a Autarquia intervir". ..

O ministro da Integração deu pra trás, diz presidente do Sintraf sobre permanência de agricultores no Pontal

Após segunda reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para evitar reintegração de posse sobre os agricultores familiares acampados no Projeto Pontal, zona rural de Petrolina (PE), a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damacena, declarou que o titular da pasta, Hélder Barbalho, recuou da decisão de deixá-los na área até uma solução definitiva.

De acordo com a sindicalista, o ministro afirmou na audiência que teve com o deputado Adalberto Cavalcanti e outros líderes sociais, que havia encaminhado a demanda dos agricultores para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o qual deve a fazer a avaliação sobre a permanência ou não da categoria no Pontal. ..

Presidente do Sintraf revela que situação sobre permanência de agricultores no Projeto Pontal é tensa

Após segunda reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, para evitar reintegração de posse sobre os agricultores familiares acampados no Projeto Pontal, zona rural de Petrolina (PE), a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damacena, declarou que o titular da pasta, Hélder Barbalho, recuou da decisão de deixá-los na área até uma solução definitiva.

De acordo com a sindicalista, o ministro afirmou na audiência que teve a participação de líderes dos movimentos sociais, que havia encaminhado a demanda dos agricultores para o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o qual deve a fazer a avaliação sobre a permanência ou não da categoria no Pontal. ..

Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina discutem em Brasília a retirada dos trabalhadores que ocupam áreas do Projeto Pontal

Uma comitiva de lideranças sociais, liderada pela presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) de Petrolina, Isália Damacena, participou em Brasília, de uma série de audiências com ministros de estado e senadores para discutir a retirada dos agricultores que ocupam áreas do Projeto Pontal, na Zona Rural do município. Participaram da reunião a coordenadora de Área do Sintraf, Maria José, e o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Florisvaldo de Araújo. O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve presente no encontro.

Ainda sem definir sobre a retirada dos agricultores, o ministro Helder Barbalho informou à comitiva que promoverá uma reunião, na próxima semana, entre o Ministério da Integração Nacional, Incra e Codevasf para resolver a situação da categoria.  "Pelo que podemos perceber, existirá realmente um iniciativa no sentido de solucionar definitivamente essa pauta, que traz tanta insegurança e preocupação para nossos agricultores familiares", disse Isália Damacena...

Presidente do Sintraf tem reunião com deputado Adalberto Cavalcanti para discutir Projeto Pontal

A presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) de Petrolina, Isália Damacena, reuniu-se com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) nesta sexta-feira (21). O encontro serviu para que os dois discutissem questões ligadas ao Projeto Pontal, entre elas a licitação de lotes e a forma como a categoria será contemplada na iniciativa.

A dirigente, que já se reunião com o senador Fernando Bezerra (PSB) e o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), busca uma previsão de quando será o processo licitatório e entender melhor como os agricultores serão alocados no Pontal. "Muitas coisas ainda estão indefinidas e nós estamos acompanhando cada fase do projeto para assegurar que nossos representados também tenham todos os direitos naquela área", explicou...

Presidente do Sintraf/Petrolina discute programas de alimentos em reunião com o prefeito e vereadores

Com a presença de vereadores da base e de oposição, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho se reuniu na tarde desta quarta-feira (28) com a presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), Isália Damacena, para discutir o relatório da audiência pública sobre o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

Entre outras reivindicações, o relatório, fruto da audiência realizada em 9 de junho, cobra do Poder Executivo a retomada dos programas, um maior alinhamento entre governo municipal e estadual para a execução de políticas públicas destinadas à agricultura familiar e a reativação da central de distribuição do PAA...

Sintraf se reúne com vereadores e afirma que agricultores familiares não conseguem vender para o PAA em Petrolina, PE

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), no interior de Pernambuco, foi à Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (2) para confirmar com os parlamentares uma audiência pública em busca de discutir a atual situação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da prefeitura. Segundo a presidente da entidade, Isália Damacena, mesmo o programa tendo sido lançado em fevereiro, os agricultores não conseguem vender sua produção.

"Ano passado o PAA ocorreu normalmente, mas, por algum motivo que ainda não sabemos, em 2017 nossos agricultores não estão vendendo para o município", diz. "Essa audiência será justamente para que o Executivo explique o motivo de nós não conseguirmos vender os produtos, apesar de o programa já ter começado", completa.A reunião deste sexta contou com as presenças dos vereadores Cristina Costa, Domingos de Cristália, Gilmar Santos, Gabriel Menezes e Paulo Valgueiro...

Sintraf participa de seminário sobre segurança alimentar e nutricional no Grande Recife

O Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) participou sexta-feira (26), do Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito das compras institucionais. O evento aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e reuniu lideranças do meio rural, nutricionistas, gestores de escolas, técnicos de planejamento, representantes de órgãos públicos e secretarias do Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A iniciativa, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), através do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), tem como objetivo orientar e apresentar instruções normativas sobre venda e aquisição de alimentos da agricultura familiar para órgãos públicos nos estados.  

Além disso, o seminário também visa estimular ações de reeducação alimentar e nutricional, focando na compra regional dos alimentos. “O encontro serviu para debater temas importantes para nós agricultores. Tanto no que diz respeito ao próprio tema em questão quanto por facilitar o entendimento de como devemos promover a venda de nossos produtos”, explicou a presidente do Sintraf, Isália Damacena, que representou a Agricultura Familiar de Petrolina no evento. Segundo Damacena, o seminário é importante para sua categoria “porque leva as informações necessárias para que o agricultor saiba os procedimentos a ser adotado na hora de interagir com as instituições públicas”, disse...

Sintraf participa de evento em São Paulo para discutir ações contra reforma da Previdência e Terceirização

O Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) de Petrolina, interior de Pernambuco, participou nesta sexta-feira (24) de uma plenária da Força Sindical, em São Paulo (SP), para discutir ações contra a reforma da Previdência e o projeto de lei da Terceirização aprovado na Câmara dos Deputados.  A presidente da entidade local, Isália Damacena, faz parte da diretoria nacional da Força e compartilhou com os demais sindicalistas as preocupações dos agricultores do município.

A plenária, que contou com a presença dos presidentes e líderes da Central nos 26 estados mais Distrito Federal, resultou na indicação de 28 de abril como a data do ‘Dia Nacional de Atos e Paralisações’. Com a iniciativa, a Força pretende pressionar o governo e o Congresso Nacional para atenderem às reivindicações dos sindicatos, como: mudanças na proposta de reforma da Previdência e a aprovação do substitutivo do Projeto de Terceirização, que tramita no Senado...

Conselho de desenvolvimento rural de Petrolina se reúne para centralizar pautas dos agricultores

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável se reuniu nesta segunda-feira (5) para debater demandas da agricultura familiar em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O encontro teve a presença de presidentes de associações de agricultores, sindicatos, e representantes do Instituto Agronômico Pernambucano (IPA), da Codevasf e da prefeitura. A reunião é realizada mensalmente e costuma ser espaço de cooperação entre lideranças e agricultores pretrolinenses com o objetivo de sincronizar a pauta de demandas perante os governos municipal, estadual e federal.  

A presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf), Isália Damacena, aproveitou o encontro para falar dos resultados obtidos com a oficialização do sindicato como único representante da categoria no município. "A entidade que antes representava a agricultura familiar no município também defendia o interesse de outra categoria. Isso dificultava nossas reivindicações porque eram muitas bandeiras a serem defendidas. O Sintraf tem conseguido alcançar seus objetivos justamente porque focamos só na luta pelo o pequeno agricultor", disse...

Líderes da agricultura familiar em Petrolina pedem apoio de ministro da Agricultura

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) conversou com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante sua visita a Petrolina nesta terça-feira (22). O tom do diálogo foi de reivindicação de demandas da categoria. Além disso, os líderes da entidade pediram apoio do ministro para a efetivação da assistência técnica aos pequenos agricultores do município.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, avisou que Maggi vai analisar a causa e assumiu  compromisso de dar uma resposta rápida para a categoria. "Toda a agricultura familiar está sem assistência técnica na nossa região e o ministro disse que vai dar atenção a essa questão, que para nós é muito importante", afirmou...

Presidentes do Sintraf e deputado Guilherme Coelho discutem modelo atual do projeto Pontal, em Petrolina, PE

Em mais um encontro de busca de parcerias, os presidentes do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de Petrolina (Sintraf), Isália Damacena e Reginaldo Alencar, foram ao escritório do deputado federal, Guilherme Coelho, nesta sexta-feira (4), para apresentar as demandas da categoria. Os dois representantes expuseram os problemas gerados pela privatização do Projeto Pontal, na zona rural de Petrolina, Sertão de Pernambuco.

De acordo com o vice-presidente do Sintraf, Reginaldo Alencar, desde que as famílias de agricultores foram retiradas do Pontal para ser assumido pela empresa vencedora da licitação, o projeto está paralisado. "Além de causar prejuízo para a economia do próprio município, a desativação do Projeto Pontal tem atrapalhado nossos jovens, que, sem perspectiva de trabalho e renda no interior, vão se aventurar na cidade, provocando a falta de trabalhadores no campo", disse...

Parceria entre Sintraf e SEBRAE leva curso ao interior de Petrolina, PE

Terminou na noite desta sexta-feira (21), no projeto Bebedouro em Petrolina, Sertão de Pernambuco, o curso de manejo da banana realizado pelo SEBRAE em parceria com o Sindicato dos Agricultores Familiares do município (Sintraf). A iniciativa visou capacitar a categoria e a ajudar na competitividade na região.

O curso de três dias, com carga horária de 20 horas e certificado, foi destinado aos pequenos agricultores do Bebedouro e Nova Descoberta.  Os produtores familiares tomaram conhecimento de novas técnicas para o plantio e manejo da banana e tiraram dúvidas a respeito da produção no seu dia a dia.  ..

Em solenidade do Sintraf participam prefeito de Petrolina, vice e representantes da Univasf, Sebrae e Força Sindical

Os agricultores familiares de Petrolina, Sertão de Pernambuco, participaram de solenidade realizada no auditório do Sest Senat, no km 02, na noite desta sexta-feira (23).  Os produtores celebraram a oficialização do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que agora é o único representante da categoria no município. Entre os convidados estavam o prefeito da cidade, Julio Lossio, o vice Guilherme Coelho, a pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy, o diretor de projetos de agronegócio do SEBRAE, Domingos Guimarães, e os representantes do Iterpe, Valter de Amorim, e da Força Sindical, José Bezerra Neto.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, dedicou seu discurso oficial aos agricultores familiares das áreas irrigadas, ribeirinha, assentada e sequeira. Ao iniciar sua fala, disse que o apoio da categoria deu força para a diretoria do sindicato insistir na luta durante dois anos, e reiterou seus objetivos. “Nosso compromisso é com o agricultor familiar; essa [a oficialização] foi a primeira grande vitória do Sintraf, e o foco agora é continuarmos lutando para que as nossas demandas sejam atendidas pelas autoridades das três instâncias de governo”...

Agricultores familiares de Petrolina participam de solenidade da categoria nesta sexta-feira

Mais de 700 agricultores familiares, representantes de instituições públicas e políticos de Petrolina devem participar da solenidade promovida pelo Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), às 19h desta sexta-feira (23), no auditório do Sest Senat, no Km 02. O evento vai celebrar a conquista da entidade que no último dia 9 foi oficializada pelo Ministério do Trabalho Emprego como a única representante da categoria no município.

O Sintraf pleiteava o registro no MT desde 2014. Com a oficialização, o sindicato passa a representar os agricultores familiares e os empreendedores rurais  nas instâncias municipal, estadual e federal, além de fazer os encaminhamentos de benefícios previdenciários, acompanhamento aos assentamentos da reforma agraria e emissão da declaração de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)...

Ministério do Trabalho oficializa Sintraf como entidade representativa da agricultura familiar em Petrolina, PE

Após várias batalhas do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que duraram sete anos, o Ministério do Trabalho publicou na última sexta-feira (9), no Diário Oficial da União, o registro que confirma a entidade como a única representante da categoria. O Sintraf passa agora a representar os agricultores em todas as instâncias, como: encaminhamento de benefícios previdenciários, acompanhamento aos assentamentos da reforma agraria e emissão da declaração de aptidão para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Hoje, a entidade possui 700 associados da agricultura familiar. De acordo com a presidente do Sintraf, Isália Damacena, a meta é cobrir 100% da categoria nas áreas ribeirinha, sequeira, irrigada e de assentamento. “Agora nossa classe tem um sindicato específico para lutar por ela. Já lutávamos antes, e, com o registo, passamos a ter plenos direitos de reivindicar as demandas que existem e buscar muito mais”, disse...

Sintraf vai à Brasília discutir retorno da assistência técnica aos produtores familiares dos perímetros irrigados de Petrolina/PE

O Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf) e o comitê de agricultores familiares dos perímetros irrigados Senador Nilo Coelho, Bebedouro e Maria Tereza, no município, estão se movimentando após terem sido surpreendidos por uma notícia nada positiva dada em pleno dia do agricultor, lembrado em 28 de julho. Os produtores não disponibilizariam mais da assistência técnica rural (Ater) destinada á categoria pelo governo federal por meio da Codevasf em Pernambuco.

De acordo com a presidente do Sintraf, Isália Damascena, a entidade já preparou documentos para serem enviados aos deputados e senadores que representam a região, mostrando que suspender a Ater é ilegal. A lei 12187/10, garante a assistência técnica rural aos pequenos produtores dos perímetros, e a 11326/06, regulamenta a agricultura familiar no Brasil...

Sintraf cobra verba para assistência técnica aos produtores familiares dos perímetros irrigados de Petrolina

A presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina – Sintraf - cobrou nesta quarta-feira, 29, a verba para a assistência técnica dos produtores familiares dos perímetros irrigados da cidade. O investimento é uma garante legal e esse direito sendo suspenso, causará grandes prejuízos aos produtores. Uma das consequências, conforme Isália, é a não concessão do certificado de origem para que as frutas locais possam ser exportadas. O combate de pragas como a mosca da fruta também será impactada com o corte da verba e ações para ter direito ao crédito rural para custeio e outras ações na produção. Também não poderão ser liberados sem o laudo da assistência técnica.

O Sintraf também alega que programas como PNAE e PAA também serão prejudicados sem o acompanhamento técnico. Os dirigentes sindicais dizem que os contratos têm cinco anos de duração e foi interrompido com um 1 ano e meio. “A suspensão foi interrompida em maio. A verba é repassada através da Codevasf e a justificativa é a contenção de despesas ocasionada do ajuste fiscal. A promessa é retomar daqui a dois anos, mas estamos brigando e não vamos deixar que os agricultores sejam prejudicados com a suspensão da assistência técnica”, enfatizou Isália...