RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 496 registros para a palavra: SESAU

SESAU responde a reclamação de morador do Dom José Rodrigues

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa a moradora Mayara do bairro Dom José Rodrigues que a equipe da Unidade de Saúde está realizando temporariamente os atendimentos no Centro Comunitário do bairro. Em relação ao fato de o Centro Comunitário estar fechado, a secretaria vai averiguar junto à equipe, pois o atendimento ocorre normalmente de segunda a sexta, das 7:30 às 17h.

A reforma geral da Unidade do Dom José Rodrigues prevê substituição do telhado, forro e parte elétrica, revisão da parte hidráulica, troca dos revestimentos, portas e janelas, além de pintura. Ao todo são 44 unidades de Saúde, entre construídas, ampliadas e reformadas a serem entregues à população em parceria com o Governo Federal. A UBS do Dom José será a décima sexta entregue pela gestão municipal. ..

Espaço do Leitor: SESAU responde reclamação de leitor sobre dificuldade na marcação de exames

Na manhã de hoje o Blog postou o depoimento da leitora Maria Clara sobre a dificuldade para marcar exames na secretaria de Saúde de Juazeiro (Veja Aqui). A nossa redação recebeu uma nota enviada pela Secretaria dando mais esclarecimentos sobre o assunto. Confira!

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que diante da grande demanda existente hoje no município para a realização do exame de ressonância magnética, foi necessário priorizar alguns casos, principalmente em pacientes com diagnóstico de câncer ou que estejam internados na rede pública...

Espaço do Leitor: SESAU responde denúncia de leitora sobre mal atendimento da Policlínica de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde informa que devido a mudança de local da Policlínica de Juazeiro, a equipe ainda está em processo de organização do sistema de prontuários. Pede desculpas à paciente Amaralina de Souza Evangelista e informa que entrará em contato em breve para que a paciente seja agendada diretamente na Policlínica sem precisar passar pelo posto de saúde.  ..

SESAU intensifica combate à muriçoca e a dengue em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro continua fortalecendo os trabalhos de combate à muriçoca e ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue) com aplicação de inseticida através da circulação do carro fumacê, sempre das 18h às 20h30.

A melhor forma de prevenção à dengue é o combate aos focos do mosquito transmissor, proteção essa que não se dá apenas com o trabalho dos agentes de endemias, mas com o apoio da população que deve estar atenta a lugares propícios aos criadouros do mosquito como vasilhames plásticos e o lixo...

SESAU orienta enfermeiros para assistência adequada ao Pré-natal

Enfermeiros da rede da Atenção Básica de Juazeiro participaram na tarde desta terça e quarta-feira (15 e 16), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de um encontro com profissionais da Maternidade Municipal para discutir a assistência adequada ao Pré-natal para gestantes do município. 

O encontro foi ministrado pela Ginecologista e Obstetra da Maternidade de Juazeiro, Renata Teixeira, objetivando a qualificação dos serviços oferecidos aos usuários, de forma adequada e satisfatória pelos profissionais...

Em nota, a Sesau informa que a referência das cirurgias urológicas do município e região é do Hospital Regional de Juazeiro

Na manhã desta quinta-feira (26), contamos neste espaço a história de Jaime Xavier, de 71 anos, morador do bairro Jardim São Paulo em Juazeiro, que está com problemas na próstata e precisando fazer uma cirurgia e não é atendido pela Secretaria Municipal de Saúde e nem pelo Hospital Regional (AQUI).

A família durante um ano e meio lutou na justiça para conseguir a cirurgia para retirada de dois tumores nas costas, localizados nas imediações da coluna. “Sanado este problema foi constatado pelos médicos que o meu pai está com aumento da próstata (câncer) e necessitando urgentemente de uma cirurgia. Contudo, todas as vezes que recorremos à Secretaria de Saúde ou ao Hospital Regional, a informação que recebemos é que não tem como atender agora porque não tem médico e o hospital não tem recursos. Ele já teve hemorragia e usa permanentemente uma sonda para as necessidades fisiológicas, além de permanecer o tempo todo deitado porque não tem como se locomover. Quando a sonda entope a barriga e os pés ficam inchados, e ele sofre com dores terríveis”, declarou Elza Xavier, filha de Jaime...

Saúde: Sesau responde sobre alimentação dos funcionários do SAMU

Em resposta a solicitação do funcionário do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Juazeiro, que critica a falta de estrutura no referido serviço (AQUI), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informa que "a alimentação oferecida aos trabalhadores do SAMU tem acompanhamento diário da nutricionista da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). As refeições são calculadas de acordo com o número de funcionários e tem um cardápio variado, oferecendo uma alimentação adequada e equilibrada aos seus funcionários" .

Sobre os talheres informamos que serão repostos alguns itens e que a frequencia de compras de utensílios do SAMU está sendo revista para solucionar este problema...

SESAU de Juazeiro responde moradora do Centro: "a cidade está realizando Campanhas de Vacinação e a unidade deveria estar em processo de abastecimento"

Em resposta a publicação desta quarta-feira (19), na coluna Espaço do Leitor, sobre A FALTA DE VACINA EM JUAZEIRO, a Secretaria da Saúde (SESAU) informa a Sra. Daniela Gomes que "o procedimento é feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e que eventualmente, a vacina pode ter faltado devido ao aumento do fluxo de pessoas porque a cidade está realizando Campanhas de Vacinação para crianças e a unidade do Centro deveria está em processo de abastecimento. A técnica de enfermagem do posto de saúde do Angari está de atestado médico e como seu trabalho exige especificidade de função, a Secretaria não tem substitutos", disse, em nota.  ..

Sesau realiza combate à muriçoca em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), através do trabalho dos agentes de endemias, continua o serviço de controle da muriçoca na cidade. Esta semana serão beneficiadas as seguintes localidades: Piranga II; Lomanto Júnior;  Alto da Aliança; João XXIII; Malhada da Areia; Jardim Vitória; Jardim Flórida, Mandacaru e o canal do João XXIII. De segunda a sábado, o serviço funciona das 18h, às 20h30, e no domingo (16), das 6h30 às 10h. A Sesau começou no final de julho o trabalho de combate à muriçoca com inseticida.

Segue Programação:..

Em Juazeiro, SESAU orienta médicos e enfermeiros para enfrentamento da chikungunya

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Vigilância Epidemiológica, e em parceria com a 15º Dires realizaram nesta quinta-feira (06), encontro com médicos e enfermeiros da Rede Municipal para orientar sobre a febre chikungunya. A reunião prossegue amanhã (07), das 9h às 10h30, e a tarde, das 14h30 às 16h, no Centro de Saúde III.

Em Juazeiro, nenhum caso confirmado da doença. Cinco foram notificados, três descartados e dois estão aguardando resultado...

Prefeitura de Juazeiro responde sobre falta de medicamento no almoxarifado central da SESAU

Na noite desta quinta-feira (24), o vereador Zé Carlos Medeiros (PV) fez mais uma denúncia, dessa vez, a falta de medicamentos no Almoxarifado central da Secretária de Saúde (aqui). Em nota, a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa à comunidade "que existem medicamentos que são de responsabilidade do Estado e desde outubro do ano passado (2013), que o município não recebe. O Governo do Estado deu uma previsão de retorno do fornecimento para a segunda quinzena de maio, com a entrega de alguns remédios, como por exemplo, para hipertensão e diabetes. Para dar mais agilidade no abastecimento e no aguardo da regularização do Estado com o município, a entrega dos medicamentos está sendo diretamente nas unidades. Com a descontinuidade do fornecimento por parte do Governo do Estado, do qual é de sua competência, a Secretaria da Saúde alterou o planejamento de compras, onerando os custos para o município e acarretando com isso um atraso no processo de licitação, pois teve que ser montado um novo processo com a inclusão de outros itens". 

ASCOM/SESAU..

Sesau envia nota sobre reforma da UBS do João XXIII

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa a Sra. Letícia Cunha que devido a uma exigência contratual do Ministério da Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde que serão reformadas e ampliadas pela atual gestão precisam ter fixadas placas de identificação da obra. A Secretaria comunica ainda que o processo de licitação para início da reforma da UBS do João XXIII está em andamento.

A gestão também esclarece que o reabastecimento de medicamentos está sendo realizado gradualmente, já que alguns medicamentos são de responsabilidade do Estado, mas que em razão do atraso, a Secretaria da Saúde está efetuando a compra com recursos próprios...

Maternidade de Juazeiro orienta mulheres sobre a importância da amamentação

Muitas gestantes, acompanhantes e mulheres interessadas sobre o tema ‘ Amamentação’ participaram nesta quarta-feira, 17, do terceiro momento do projeto “A Gestante e o Bebê: e os Nossos Direitos?”, iniciado em março pela Maternidade de Juazeiro com a parceria da Univasf.  O acolhimento foi realizado pela articuladora dos selos Unicef e Abrinq na Secretaria da Saúde, Carla Lorena Pesqueira e pela equipe da Diretoria de Humanização, gestão do trabalho e Controle Social (DHUGETCS).

Durante a palestra, a enfermeira Silvane Braga detalhou informações sobre os benefícios do aleitamento materno e explicou a técnica correta de colocar o bebê, para evitar rachaduras e dores no peito. “Muitas mães têm dificuldade para amamentar e acabam dando o leite artificial e isso não é bom. O leite materno fortalece a defesa do sistema imunológico da criança. Até seis meses a amamentação deve ser exclusiva, após esse período, é permitido dar água e outros alimentos com a orientação da pediatra”, informou Silvane Braga...

Sesau participa das comemorações ao Dia do Mototaxistas

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, representada pelo departamento de Vigilância Epidemiológica estará neste domingo (29), participando das comemorações ao Dia do Mototaxistas - 30 de janeiro.

O evento, promovido pela Associação dos Motos taxistas e Moto-boys de Juazeiro (ACAPMMEB), será no Centro de Cultura João Gilberto, das 8h às 13h (horário de verão). A expectativa da organização é de que mais de 200 associados participem...

Juazeiro recebe mais uma ambulância

No mês em que o Hospital Regional completa 1 ano de reinaugurado, Juazeiro recebe de presente do Governo do Estado mais uma ambulância para reforçar a frota que atende a população usuária do SUS na cidade. O anúncio da entrega foi realizado na manhã desta terça-feira (13), durante visita do secretário estadual da saúde, Jorge Solla, a unidade hospitalar. A ocasião contou também com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, do secretário municipal da saúde, Ubiratan Pedrosa e equipes do governo municipal e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, gestor do Regional.
 
“A ambulância foi viabilizada desde junho para ser destinada a Juazeiro. Já são 400 veículos entregues na Bahia para apoiar o deslocamento dos pacientes e garantir mais eficiência e agilidade nos atendimentos”, garantiu o secretário estadual da saúde, Jorge Solla. Durante o último ano, o SAMU/192 de Juazeiro adquiriu duas ambulâncias com recurso municipal e uma foi viabilizada pelo estado. Com esta nova ambulância, a frota que está a serviço da população da sede e interior aumenta para 12 veículos.
 
“Vamos permanecer neste esforço conjunto em alcançar uma saúde de qualidade para Juazeiro e melhorar os atendimentos dados à população. A recuperação da Santa Casa já está em andamento e até o final de julho será inaugurada como Centro de Especialidades Médicas, com novos serviços e atendimentos mais humanizados. Brevemente também será implantada uma maternidade municipal e um Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher na nossa cidade”, destacou o prefeito Isaac Carvalho. ..

SESAU convoca população para último dia de vacinação contra a H1N1

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 chega à reta final e a Secretaria de Saúde de Juazeiro reforça a convocação para a população. Nesta quarta-feira (2), encerra o prazo para os dois últimos grupos se imunizarem: crianças de 2 a menores de 5 anos e adultos de 30 a 39 anos. Gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um dos postos de saúde do município.
 
A estimativa da campanha é vacinar 116 mil pessoas no município, sendo que 68 mil (60%) já foram imunizadas. A dose da defesa está sendo disponibilizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), sendo que na zona rural, das 8h às 13h e na urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h. De acordo com a técnica de Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, Maria do Livramento os dados dos municípios baianos estão equiparados aos dados do estado, ou seja, o percentual é o mesmo. 
 
O objetivo da campanha contra a Gripe A é contribuir para a redução da morbimortalidade causado pelo vírus da influenza (H1N1). A imunização é contraindicada apenas para pessoas com alergia a ovo ou aos componentes da vacina. De acordo com informações do MS, a gripe H1N1 é uma doença infecto-contagiosa grave, causada pelo vírus influenza H1N1 e pode ser transmitida por via respiratória. Os sintomas principais da doença são: febre elevada, dor de garganta, tosse, podendo evoluir para dores de cabeça e musculares, cansaço e falta de apetite. O paciente de doença crônica não precisa apresentar nenhum documento ou relatório para ser vacinado.
  ..