RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 496 registros para a palavra: SESAU

Sesau realiza 2º mutirão de atendimentos para pessoas com glaucoma

O segundo mutirão de atendimentos para pessoas com glaucoma deste ano, será realizado de 20 a 22 de junho. Na ocasião, serão atendidos os pacientes cadastrados e que já estão sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. O mutirão será realizado na Unidade Básica de Saúde do Alagadiço, das 08h às 17h.

Para ser atendido, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do cartão SUS, de um comprovante de residência e do documento de Identidade. Além de fazer o acompanhamento médico, cada paciente recebe três colírios, referentes a mais três meses de tratamento...

Secretaria de Gestão de Pessoas realiza o 1º evento de integração dos novos servidores da SEDUC e SESAU

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) de Juazeiro, em parceria com as secretarias de Educação e Juventude e a de Saúde, realiza o 1º evento de integração dos novos servidores da SEDUC e SESAU, aprovados no Processo Seletivo, realizado no ano passado. O evento acontece às 17h, no Espaço Multieventos da Univasf.

O objetivo do evento é proporcionar ao novo servidor público municipal a oportunidade de se integrar, ambientar e conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido pelas duas secretarias. “Dentro das política de valorização do servidor, vamos realizar este primeiro encontro para dar boas-vindas e apresentar o trabalho desenvolvido pela SEDUC e SESAU. Hoje com a implantação da SEGESP, já dispomos de um núcleo de atendimento ao servidor composto por psicólogo, engenheiro do trabalho, entre outros profissionais, além da Escola de Gestão Pública, que vem realizado capacitação para o servidor municipal em diversas áreas, e também o Cartão do Servidor, que possibilita descontos em diversas lojas, academias e estabelecimentos comerciais”, destacou a secretária da SEGESP, Angelita Carvalho...

SESAU realiza I Fórum de Saúde da População LGBT

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), o  I Fórum da Saúde da População  LGBT. O evento é gratuito e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das  08h. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, o Fórum faz parte da programação do Maio da Diversidade, em parceria com a Secretaria e Desenvolvimento Social, Mulher é Diversidade. "Nós vamos articular  políticas  de saúde  para essa população, no sentido de cuidar, prevenir e promover a saúde", explica.

Para compor  a mesa foram convidados: Antônio da Purificação representando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab); Arianne Moreira, conselheira das políticas LGBTs do Estado; Rogério Leal, médico  da rede municipal; além de representantes da Sesau a da Sedis. Essa é a primeira vez que acontece, em Juazeiro, um fórum  para discutir essa temática. Esperamos contar com a participação da comunidade e dos nossos profissionais  de saúde", conclui a superintendente...

Sesau responde denúncia de agentes de endemias

Nesta tarde (24), o Blog Geraldo José postou uma denúncia enviada pela  Comissão dos Agentes de Combate as Endemias sobre a falta de condições de trabalho para os Agentes de Combate as Edemias. Confira aqui!

Em nota enviada ao Blog, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou que a aquisição do novo fardamento dos agentes de endemias está em andamento e deve chegar em até 40 dias. A Sesau ainda esclareceu que os agentes receberam a premiação do ano de 2016 em fevereiro deste ano...

Sesau realiza campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses em escolas municipais

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realiza uma campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses. A ação tem a proposta de investigar se crianças entre 5 e 14 anos podem ter hanseníase, além de medicar os estudantes contra verminoses. A campanha é de âmbito nacional e conta com recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, esta é a terceira vez que o município executa a campanha. "As equipes de saúde da família vão até as escolas e entregam formulários, que devem ser preenchidos em casa pelos pais. Na ficha de autoimagem, os pais devem marcar se as crianças têm algum tipo de mancha na pele que não seja de nascença. Já no termo de recusa, os responsáveis devem autorizar que os alunos sejam medicados contra verminoses", explica...

Sesau de Juazeiro divulga 4ª convocação do Processo Seletivo Simplificado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do Edital de Convocação nº 004/2017, divulga mais uma lista de chamados para apresentar a documentação do Processo Seletivo Simplificado. O edital já está disponível em Diário Oficial e estará no site da Prefeitura nesta quinta-feira, 27.

Os 56 aprovados para os cargos de Enfermeiro de Posto de Saúde da Família (PSF), Médico de PSF e Motorista de viatura leve, devem comparecer ao auditório da secretaria, localizado no 1º andar da Rua 15 de Julho, nº 32, Centro, entre os dias 10 e 11 de maio, seguindo o cronograma de horários previsto no Edital...

Secretaria de Saúde de Juazeiro diz que cumpre portaria do Ministério sobre jornada de trabalho

Em resposta a matéria (veja aqui) postada pelo Blog nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) esclarece que agiu no profundo rigor da Portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde. De acordo com a lei, está previsto para as equipes da Atenção Básica que "a jornada de 40 (quarenta) horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 (trinta e duas) horas da carga horária para atividades na equipe de saúde da família podendo, con-forme decisão e prévia autorização do gestor, dedicar até 08 (oito) horas do total da carga horária para prestação de serviços na rede de urgência do município ou para atividades de especialização em saúde da família, residência multiprofissional e/ou de medicina de família e de comunidade, bem como atividades de educação permanente e apoio matricial".

Compreendendo que a gestão das equipes de saúde da família necessitam de permanente tempo para qualificação e organização da sua política, a Sesau entende que os avanços e benefícios corporativos dos servidores se traduzem em melhoria do serviços em uma produtividade. Entretanto, a convicção e obediência ao Estado Democrático de Direito será, em qualquer tempo e qualquer circunstância, obedecido pela gestão. ..

JUAZEIRENSE RECLAMA DO DESRESPEITO DA SESAU EM RELAÇÃO AO TELEFONE DO SAMU

QUEM NÃO TEM CREDITO MORRE!

Senhor Geraldo José,..

Sesau realiza I Encontro de Gestores da Saúde com foco na Humanização

Na Semana Nacional de Humanização, a Secretaria de Saúde de Juazeiro - por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, realizou o I Encontro de Gestores da Saúde com foco na Humanização. O evento aconteceu durante esta quinta-feira (6) no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). As atividades desenvolvidas buscaram unificar os gestores, no sentido de atentar para o cuidado e a humanização no contexto da saúde. "Eles são a linha de frente dos nossos serviços. Sendo assim, são peças chave para a construção de uma humanização mais efetiva no Sistema Único de Saúde (SUS)", explica Lorena Pesqueira, superintendente de Gestão de Pessoas.

A programação contou com seis momentos: o acolhimento, realizado pela equipe da Diretoria de Humanização Permanente; a abertura, com a participação de lideranças políticas; a Ciranda: O dia em que o SUS visitou o cidadão, promovida pelo Núcleo de Apoio e Promoção à Saúde (Neps); a palestra 'Quem é o gestor no sistema único de saúde?", desenvolvida por Jussara Rêgo – gerente de Humanização; a palestra "Valorização do Gestor SUS", facilitada por Ana Paula Moreira – superintendente de Gestão de Pessoas; e o encerramento com um coffee break. De acordo com o gestor da Secretaria de Saúde, Plínio Amorim, a humanização será uma pauta permanente da atual gestão. "Quando estruturamos a secretaria, fizemos questão de qualificar o setor de Gestão de Pessoas para que tivéssemos, não só a gestão dos Recursos Humanos, mas também um foco na humanização, formação e qualificação de toda nossa equipe", afirma...

ASSESSORA DA SESAU ADMITE QUE UNIDADES DO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR PODEM SER EXTINTAS

O Ministério da Saúde irá fechar as unidades próprias do programa Farmácia Popular, que distribui medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto no país. A decisão, que já estava em estudo nos últimos meses, foi tomada, após reunião com representantes do ministério e de secretários estaduais e municipais de saúde. Mesmo não tendo recebido ainda nada oficialmente por parte do Ministério da Saúde a informação foi confirmada pela Assessora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde Ianni de Almeida, na tarde desta quarta-feira (05), no programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM).

Ao todo, 393 unidades do programa, que eram custeadas pela União, deixarão de receber verbas federais a partir de maio e podem ser fechadas. Prefeituras, no entanto, podem optar por manter as unidades, desde que com recursos próprios. O Farmácia Popular foi criado em 2004, na gestão do então presidente Luís Inácio Lula da Silva. Dois anos depois, foi criado o Aqui tem Farmácia Popular, braço do programa em farmácias privadas -hoje são 34.583 farmácias credenciadas, distribuídas em 4.487 municípios...

SESAU REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO, EM ALUSÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, contará com uma programação especial desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro. Nesta sexta-feira (7), das 08h às 14h, na Praça Barão do Rio Branco, será realizada uma ação de promoção e prevenção da Saúde. Na ocasião, serão oferecidos serviços gratuitos para a comunidade.

Neste ano, o tema dessa data é a depressão. Por isso, durante a ação será realizada a “Ciranda da Vida: Cuidando da Depressão”, uma dinâmica elaborada pela superintendência de Gestão de Pessoas, que também marca o encerramento da Semana da Humanização...

Aprovados em Processo Seletivo da Sesau começam a apresentar documentos

Começou nesta segunda-feira (27), a entrega de documentos pelos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro. Pela manhã, se apresentaram no auditório da instituição os convocados para os cargos de agente de portaria e eletricista. Já no período da tarde, compareceram ao local os candidatos para as vagas de pedreiro, encanador e condutor de maca.

Nesta terça-feira (28), entre 08h e 12h, devem levar a documentação os convocados para as vagas de  digitador e rádio operador. No turno da tarde, no período das 14h às 18h, se apresentarão no local os aprovados para os cargos de Técnico Auxiliar de Regulação Médica e Atendente de Farmácia. Os demais candidatos devem estar atendo às datas e aos horários previstos nos editais de convocação. ..

Representante da SESAU de Juazeiro realiza acolhimento com usuários do TFD, em Salvador

A superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Lorena Pesqueira, realizou uma visita à casa de apoio aos usuários do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), localizada em Salvador. Na ocasião, foi realizado um acolhimento para os usuários e servidores deste serviço.

Para Lorena Pesqueira, as pessoas que saem de suas casas para passar um período na capital baiana fazendo tratamento, precisam ser recebidas da melhor forma. "Fomos lá com intuito de humanizar, dar um pouquinho mais de qualidade de vida e conversar sobre a saúde mental dos nossos usuários, acompanhantes e profissionais que estão naquele ambiente", explica...

SESAU responde a denúncia de moradores sobre UBS do Alto da Aliança

A Secretaria de Saúde orienta que os leitores que realizaram a denúncia sobre a desordem na Unidade Básica de Saúde do bairro Alto da Aliança, devem procurar a Ouvidoria da pasta para realizar a reclamação. O número de telefone do setor é 3613-8305. Após o registro da queixa, o órgão irá tomar as providências cabíveis. ..

AMA e Sesau planejam ações para a saúde dos trabalhadores e usuários do Mercado do Produtor

O Diretor-Executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA, Antônio Vargas Filho esteve nesta quinta-feira (26), reunido com o Secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim para discutir ações de melhorias na saúde dos usuários e trabalhadores do Mercado do Produtor. A proposta discutida entre os gestores é firmar parceria para promover saúde e prevenção a todos os permissionários e frequentadores do entreposto através de ações educativas, campanhas de vacinação, campanhas periódicas a exemplo do Novembro Azul, Dezembro Vermelho, entre outras.

A direção da AMA também está se reunindo com demais secretarias adjuntas para firmar parceria mais ampla levando melhores condições de trabalho para as feiras e mercados de Juazeiro. “É um momento extremamente importante de diálogo com as secretarias para um trabalho em conjunto. Atividades como esta aproxima a população do serviço, trazendo o atendimento para o ambiente de trabalho. Como também é de grande relevância as parcerias firmadas para que a ação se concretize de forma exitosa. Agradeço desde já o engajamento das secretarias em contribuir conosco,” disse..

Plínio Amorim apresenta superintendentes da Sesau ao Conselho Municipal de Saúde

O secretário de Saúde de Juazeiro, Plínio Amorim, apresentou a nova equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde (Sesau) para representantes do Conselho Municipal de Saúde. O encontro foi realizado nesta terça-feira (24), no distrito de Carnaíba do Sertão, com a proposta de integrar os grupos e de esclarecer possíveis dúvidas sobre o funcionamento da Secretaria e das atribuições do Conselho. A vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, também participou da reunião.

O secretário dialogou sobre os princípios da administração pública, o funcionamento da Sesau e destacou a importância do trabalho em equipe. “Estou me cercando de profissionais competentes e acredito que juntos teremos grandes avanços na qualidade do serviço de saúde de Juazeiro”, afirma Plínio...

Equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza reunião com Conselho Municipal de Saúde

Nesta terça-feira (24), representantes da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) estarão reunidos com o Conselho Municipal de Saúde no distrito de Carnaíba, das 08h30 às 17h, com intuito de informar aos conselheiros acerca da estrutura organizacional da Sesau e de aproximá-los o da gestão municipal.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, na ocasião também será feita a leitura do regimento interno do Conselho Municipal de Saúde.  “A gente pretende orientar os conselheiros em relação às suas atribuições, além de fomentar a participação no controle social do SUS”, explica o secretário.

O Conselho Municipal conta com 20 membros titulares e o mesmo número de suplentes. Segundo o presidente do órgão, Roque Carneiro, a reunião ajudará também a traçar as metas de 2017. “Além de conhecer a nova equipe de superintendentes, apresentaremos os pontos mais críticos que identificamos nas unidades do município”, informa...

ESPAÇO DO LEITOR: SESAU se manifesta sobre arrombamento do Posto de Saúde do CAIC

Nesta quinta-feira (01-12) o BLog postou o relato de um leitor aprovado para a função de Guarda Municipal, que preferiu não se identificar, que tratava sobre o segundo arrombamento do Posto de Saúde do CAIC em menos de uma semana. Em nota enviada a nossa redação a Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que foi feito Boletim de Ocorrência pelo arrombamento da unidade e já foi solicitado pela Superintendência da rede de Atenção Básica do município a contratação de Agente de Portaria para o turno noturno na unidade.

A UBS conta com um Agente de Portaria durante o dia. A Secretaria ainda afirmou que os itens levados pelos vândalos já foram repostos e o atendimento na unidade ocorre normalmente.  ..

SESAU responde a reclamação sobre condições do posto de saúde do Palmares

A Secretaria de Saúde comunica que o local já passou pela avaliação do engenheiro e as providências estão sendo tomadas. A primeira delas é isolar a área em que a parte do teto apresenta rachaduras, separando da área de atendimentos. A secretaria também já está providenciando um imóvel para aluguel na própria comunidade até que os reparos necessários sejam feitos para a segurança dos usuários. Em relação ao equipamento do dentista, a secretaria irá repor os itens em falta. ..

SESAU responde a Agentes de Endemias sobre premiação; Veja na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o recurso destinado aos Agentes de Endemias até o momento não foi repassado pelo Ministério da Saúde. A administração municipal tem tomado todas as medidas necessárias para que o repasse seja efetuado e o pagamento imediato seja feito a categoria. Na Bahia, Juazeiro é o único município que paga esse prêmio, instituído pela atual administração. ..