RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 78 registros para a palavra: Projovem

Projovem Urbano apresentará Plano de Ação Comunitária no próximo dia 30

O Projovem Urbano (PJU), Programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), apresentará no próximo sábado (30) o Plano de Ação Comunitária (PLA). Na oportunidade serão oferecidos pelos beneficiários diversos serviços à população, tais como orientações sobre saúde, oficinas profissionalizantes, momento de beleza, além de apresentações de teatro, música e literatura de cordel. O PLA é o resultado do levantamento de informações e dados sobre a realidade social das comunidades onde vivem os jovens protagonistas. “A partir destes dados eles elegeram uma prioridade e traçaram um cronograma para executar o plano de ação proposto”, explicou Maria Melo, coordenadora do Projovem Urbano em Juazeiro.
 
O PJU é um programa de inclusão de jovens entre 18 e 29 anos que visa proporcionar aos mesmos a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental, oferecer qualificação profissional básica, inclusão digital, além de estimular a participação cidadã e o desenvolvimento humano. Em Juazeiro o Projovem Urbano funciona em quatro escolas municipais: CAIC (Malhada da Areia); Escola Dr. José de Araújo (Piranga); Escola Guiomar Lustosa (Quidé) e Escola Luiz Cursino (Tancredo Neves), com um total de 433 jovens beneficiados.
 
O Secretário Crisóstomo Lima (Zó) falou sobre o esforço do Governo Isaac Carvalho em melhorar cada vez mais os programas sociais. “O desenvolvimento de um município também passa pela garantia dos direitos básicos da população, como acesso à educação, à saúde, ao lazer e à cidadania. Esse é o entendimento do Prefeito e é isso o que buscamos mediante ações da nossa secretaria, aplicando tanto os recursos dos convênios quanto recursos próprios visando oferecer uma estrutura adequada para o bom andamento desses programas”, ressaltou Zó. O Plano de Ação Comunitária será apresentado neste sábado (30), das 08h às 12h, na Praça em frente à Escola Municipal Luiz Cursino, no bairro Tancredo Neves. ..

Arraiá do Projovem Adolescente é marcado por apresentações culturais

Ao som de forró e arrasta-pé com a banda 5.0, decoração estilizada, comidas típicas, apresentações culturais e muita animação, na tarde de segunda-feira (20) no Espaço de Convivência da Univasf, a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) realizou o Arraiá do Projovem Adolescente (PJA), que contou com a participação dos usuários dos 12 núcleos e mais as equipes de profissionais das unidades do CRAS. Antes do início das atividades festivas, o secretário Crisóstomo Lima (Zó) falou para os jovens presentes sobre a importância do São João para a cultura nordestina e também anunciou para breve a instalação de uma escola de música no interior.

Em seguida um grupo formado por animados casais de rapazes e moças do PJA teve a chance de mostrar o quanto são bons no forró participando do concurso de dança ao som de três ritmos bem nordestinos: xote; baião e arrasta-pé. Logo o salão foi tomado pelos concorrentes que fizeram bonito e dificultaram a avaliação dos jurados. Inspirado pelo momento de grande alegria, o secretário Zó comandou a brincadeira cantando as músicas dançadas pelos casais.

Influenciados por empolgadas torcidas, logo os jurados escolheram para a final as três duplas que mais se destacaram. Mostrando mais desenvoltura e simpatia, o casal vencedor foi Ramon dos Santos (16 anos) e Carla Raíra da Silva (15 anos), do núcleo do Projovem Adolescente do bairro Tabuleiro. Além das faixas de melhor dançarinos de forró, cada um ganhou um aparelho de DVD como prêmio, numa oferta particular do secretário Zó e do Prefeito Isaac Carvalho. Após o concurso, o arraiá do PJA ainda teve apresentações de teatro junino com o núcleo do Mandacaru, de xote com o núcleo do Tabuleiro, desfile Mister e da Miss 2011 do núcleo do João Paulo II. A festa foi encerrada com uma grande e improvisada quadrilha...

Projovem Campo apresenta experiências positivas no Sertão

“Não vou sair do campo pra poder ir pra escola, educação do campo é direito e não esmola”. Foi entoando o trecho da composição de Gilvan Santos, que educandos e educadores do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra II deram início as atividades da I Mostra de Vivências Dialógicas de Práticas Pedagógicas em Educação do Campo, realizado na última terça-feira (13), no auditório da Facape, em Petrolina. O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Educação, através da Gerência Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Quilombos de Pernambuco e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) reuniu docentes e alunos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, para trocar experiências e debater sobre a temática “Educação do Campo – Garantia de direito do cidadão plural”. Pela manhã, foram proferidas palestras sobre políticas públicas de educação no campo e desenvolvimento rural sustentável, pelos professores pelo professores Nilton Gomes da Silva e Edmerson dos Santos Reis, respectivamente.

 À tarde, os estudantes apresentaram as experiências agrícolas que estão desenvolvendo em suas comunidades. As práticas incluem manejo de hortas comunitárias, quintais produtivos, beneficiamento de frutas e estudo da linguagem regional (pernambuquês). O educando Gean Teixeira Barbosa, da comunidade quilombola da Ilha do Massangano, em Petrolina, acredita que os resultados obtidos pelo programa, sobretudo, nas aulas de campo têm despertado o interesse dos agricultores da região, principalmente dos mais jovens...

Alunos do Projovem Urbano de Juazeiro recebem materiais de Serviços Pessoais

A coordenação do Projovem Urbano realiza nesta quinta-feira (14), às 19h, nos núcleos Guiomar Lustosa, no bairro Quidé e no Educandário João XXIII, Piranga, a entrega de materiais do Arco Profissionalizante de Serviços Pessoais na ocupação de manicure e pedicure. Nos 100 kits que serão entregues na noite deste dia 14 constam: 01 tesourinha e 01 alicate de cutícula mundial, 01 espátula para cutícula, 01 lixa de pé, 02 lixas de unhas, 03 palitos de laranjeiras, 01 pacote de algodão e luvas descartáveis, além de bacia para pés, bacia para mãos, toalhinhas, oléo de banana e creme removedor de cutículas. 
 
O Programa
 
O ProJovem Urbano é um programa da Secretaria Nacional de Juventude, que tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Com o objetivo central, que o jovem se torne protagonista de sua inclusão social, na tentativa de ruptura com a reprodução das desigualdades. ..

Turma do Projovem Trabalhador realiza evento beneficente em creche do Alto do Cocar

Um evento beneficente em prol da creche Irmã Viana, no bairro Alto do Cocar, foi realizado na última sexta-feira (17) pela turma de Turismo e Hospitalidade do Projovem Trabalhador, núcleo do CAIC. Na ocasião foram realizadas diversas apresentações infantis, brincadeiras com distribuição de prêmios para as crianças, lanche, além de distribuição de brinquedos. A creche atende 150 crianças na idade de 6 meses a 6 anos, de segunda a sexta-feira, das 6h40 às 17h. A diretora da instituição, Francisca Josineide agradeceu a iniciativa do Projovem Trabalhador através da professora Mariane Pires, do curso de Turismo – CAIC e suas 16 alunas. “O evento foi muito bem organizado. Estamos sempre de portas abertas para qualquer benefício que a sociedade venha trazer para os nossos pequenos”, comentou. Houve ainda a colaboração com fraldas descartáveis e roupas. 

As turmas do curso de Transporte do Projovem Trabalhador, das escolas Luíza de Castro, no bairro João de Deus; e 21 de Setembro no bairro José e Maria, participaram de uma palestra também na sexta-feira (17), no Sest/Senat com a temática “Como manter a sua Empregabilidade”, proferida pelo palestrante/instrutor Edinaldo Silva do Sest/Senat. Além da palestra, os alunos também puderam conhecer parte da instituição. O Projovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego em convênio com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST)...

ProJovem Adolescente inova e atrai a atenção da comunidade

 

Com o objetivo de fortalecer, manter a assiduidade dos alunos e de desenvolver os laços sociais, o ProJovem Adolescente de Juazeiro (PJA), está inovando e realizando uma série de atividades lúdicas, interativas e artísticas, que tem despertado o interesse não só dos estudantes, como da comunidade. Prova disso é a oficina de percussão que iniciou em setembro e já conquistou até professor voluntário, que está atuando no núcleo do João Paulo II.  ..

Alunos do ProJovem Urbano recebem o Samba de Véio do Rodeadouro

Alunos do ProJovem Urbano do núcleo do CAIC receberam na noite dessa terça-feira (23), no auditório da escola, o Samba de Véio do Rodeadouro para uma apresentação cultural. A iniciativa é uma contrapartida ao município em razão do pleito do grupo em um projeto para aquisição de instrumentos e figurinos no programa “Mais Cultura” do Banco do Nordeste (BNB). Os outros núcleos contemplados nesta quarta e quinta-feira serão os dos bairros Quidé e Tancredo Neves, sempre a partir das 20h30.

A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Juazeiro está fornecendo todo o suporte técnico e de assessoria a este grupo que é pioneiro da manifestação na região, e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social está sendo presenteada com as exposições. Segundo a titular da SEDIS, Maria José Alves, é uma honra tê-los se apresentando para os núcleos do ProJovem Urbano. “É uma troca cultural muito rica. Com certeza nossos estudantes estão aprendendo muito mais sobre a própria história”, destacou.

Há mais de dez anos no grupo, Dona Cleide Pereira, declarou estar contente com o apoio que tem recebido e em poder divulgar seu trabalho. “Os técnicos da Secretaria de Cultura estão nos ajudando com o projeto que apresentamos ao BNB, e ainda temos a oportunidade de levar para os jovens a nossa alegria. “Sem dúvida, essa é uma satisfação muito grande”. ..

Sobradinho: Feira mostra artesanato produzido em programas do Peti e Projovem

A Prefeitura de Sobradinho, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Projovem promoveram sexta-feira (19) a 1ª feira de resultado e amostra com produtos confeccionados por monitores e alunos do programa. A feira ficou exposta na praça Geraldo Silva, em frente à Prefeitura Municipal, das 9 às 13 horas. Segundo a coordenadora do Peti, Wilma Amorim, o objetivo da feira é mostrar para a sociedade todos os trabalhos que foram produzidos pelos alunos durante todo o ano. “As crianças vão ensinar o que aprenderam e estarão interagindo com a comunidade, essa feira é o resultado do que ensinamos para as crianças e jovens e não termina aqui, amanhã (20), iremos participar de uma feira cultural em Casa Nova”, explica à coordenadora.

Em Sobradinho, o Peti atende 180 crianças e o Projovem 150 adolescentes e funcionam no prédio do antigo CEBEC. Esses programas oferecem as crianças e aos adolescentes, proteção social especial, por meio da jornada ampliada: num turno participam da escola regular, no outro turno são assistidas pelos programas, recebendo reforço escolar, além de atividades lúdicas, esportivas, de convivência, aulas de informática e de artesanato. As aulas de arte envolvem as crianças, os jovens e as famílias, com o intuito de ensiná-las a confeccionar alguns objetos para a geração de renda. No decorrer do evento teve danças, teatro, muita música, encenações sobre diversos temas e a participação do grupo de samba de velho Ecos Ribeirinhos representado pelas crianças...

Alunos do ‘Projovem Trabalhador’ tem aulas práticas em Petrolina

No final de semana a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, através da Diretoria de Juventude, realizou atividades com os jovens do Programa Projovem Trabalhador. No sábado (23) os alunos das turmas de Turismo e Hospitalidade visitaram vários pontos turísticos de Petrolina como: A Catedral, Matriz, Petrolina Antiga e Casa Grande, antiga casa do Coronel Quelé. Já no domingo (24), os alunos das turmas de Arte Cultura tiveram a oportunidade de conhecer de perto técnicas de produção cultural e visitaram os bastidores do espetáculo ‘O Mágico de OZ’. Na ocasião eles conheceram os camarins, conferiram os cenários e conversaram com os atores e diretor do espetáculo sobre toda a técnica utilizada na realização desse tipo de arte.

Com o objetivo de capacitar e inserir o jovem no mercado de trabalho, desde o mês de julho, o ‘Projovem Trabalhador’ atende 1.260 jovens em todo o município, através de 12 arcos ocupacionais: administração, agro extrativista, alimentação, arte e cultura, beleza e estética, construções e reparos, gráfica, metal mecânica, serviços domiciliares, turismo e hospitalidade, serviços pessoais e transporte. Para o diretor de Juventude, Robson Rocha, a gestão está sendo muito feliz em qualificar a juventude. “Ao dar oportunidade e a qualificação, temos oferecido o melhor para os nossos jovens que estavam à margem. E hoje a prefeitura oferece diversas ações que promovem o engrandecimento social, pessoal e profissional nas diversas secretarias”, salientou.

Já a secretária da pasta, Tereza Virgínia, destacou que a captação deste recurso, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, pelo prefeito Julio Lóssio foi de grande importância para os jovens e suas famílias. “O programa vai oportunizar a capacitação desses jovens e, no futuro, gerar renda para as famílias”, destacou. Sobre as aulas prática Tereza destacou que no programa, os jovens são estimulados a ter uma profissão e vivenciar a prática durante as aulas. “Essas atividades contribuem para ocupação dos mesmos e evita muitas vezes a violência e ou vulnerabilidade dos mesmos”, finalizou a secretária. ..

PRORROGADA INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA TRILHA/PROJOVEM URBANO

A Direc-15 (Diretoria Regional de Educação) em Juazeiro, informa a todos os interessados que o prazo de inscrição para o envio de currículos para a participação do processo de Seleção Pública Simplificada para Profissionais do Programa Trilha/Projovem Urbano – Monitor Sênior e Monitor Junior foi prorrogado para o dia 15.10.2010 até às 18:00h. ..

Alunos do ProJovem Urbano recebem fardamento e material pedagógico

O ProJovem Urbano está transformando a vida de muitos jovens em Juazeiro, através da promoção de uma formação cidadã, qualificação profissional, e conclusão do ensino fundamental. O programa do Governo Federal em parceria com o município atende cerca de 800 estudantes, entre 18 e 29 anos, em quatro núcleos, e nesta segunda-feira (20), as novas turmas receberam um quite contendo fardamento, calculadora, caderno, dicionário, dentre outros materiais pedagógicos.

A solenidade de entrega foi realizada no CAIC, e contou com a apresentação de alunos, e com as presenças do prefeito Isaac Carvalho; da vice, Gorete de Casto; da secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José Alves; entre outros secretários e equipe de governo. ..

Aluna representou Juazeiro na 1ª Mostra de Produções do Projovem Urbano em Brasília

Esta semana, nos dias 11 e 12, a aluna juazeirense Cícera Andreza, participou da 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano – Mostra, Jovem! – que aconteceu em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, fazendo parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado mundialmente no dia 12 de agosto. A estudante foi selecionada com a produção de literatura de cordel na qual retrata o quanto o programa, executado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), contribui na evolução da vida do jovem como cidadão capaz de executar os seus talentos e realizar seus sonhos, além de concluir a escolaridade do ensino fundamental.  

A mostra tem como objetivo proporcionar aos jovens dos estados e municípios participantes do ProJovem Urbano um espaço de interação, troca de experiências e, principalmente, de expressão da criatividade. Constitui um momento especial do processo que se desenvolve em torno da proposta curricular do curso, estimulando diferentes formas de expressão e traz à tona as capacidades de criar, renovar, discutir, dialogar e mostrar os resultados do processo educativo desenvolvido no programa.  

Durante o encontro aconteceram sessões de diferentes gêneros teatrais, música, dança, artes circenses, esquetes, entre outras apresentações, além de oficinas de debate sobre produção artística, palestras e seminários para os professores. Os trabalhos multimídia tiveram salas especiais para exibição e os objetos produzidos pelos alunos ficarão em exposição permanente no Pavilhão.  ..

Prefeitura lança ‘Projovem Trabalhador’

Capacitar e inserir o jovem no mercado de trabalho, este é o objetivo do programa Projovem Trabalhador, lançado nesta terça-feira (20) em Petrolina. O evento contou com a participação do Prefeito Julio Lóssio, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Tereza Virginia, o coordenador da Agência do Trabalho, Paulo Brandão, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), Francisco Moreira, representante do Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), Aníbal Madureira, a vereadora Raimunda Solposto além dos jovens selecionados.

A cidade de Petrolina foi contemplada com o programa Projovem Trabalhador juntamente com mais 199 municípios. O projeto está oferecendo capacitações a 1.260 jovens, cujas vagas estão distribuídas em 12 cursos, que abrangem as áreas de sequeiro, urbano e perímetros irrigados. A iniciativa é uma ação conveniada com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura de Petrolina. São elegíveis ao programa jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não trabalham e estejam cursando da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio. O programa é coordenado pela diretoria municipal de juventude, criada na atual gestão. ..

Petrolina: Educadores do Projovem participam de capacitação

Os educadores sociais da primeira etapa do Programa Projovem Trabalhador participaram no Sest/Senat, no último sábado (17), de uma capacitação que contou com a participação de 50 profissionais formados nas áreas de pedagogia, letras, história e geografia. A capacitação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Social (IDS), foi ministrada pela especialista em educação do Instituto do Desenvolvimento Social (IDS), Maria do Socorro Quintino.

No encontro, foram trabalhadas a definição do programa, os objetivos, metas e a importância dos projetos sociais para a sustentabilidade e o planejamento pedagógico. Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Tereza Carvalho, falou sobre a necessidade de esforço contínuo no incentivo a freqüência dos jovens e estímulo ao aprendizado. ..

PROJOVEM É ALVO DE NOVAS DENÚNCIAS

Contratos do ProJovem Urbano, programa do Governo Federal, gerido pela Prefeitura de Salvador, também estão sendo investigado pelos ministérios públicos Federal e Estadual. Entre os pontos que estão sendo esclarecidos está a transparência no processo seletivo de 36 educadores convocados para o programa. Uma comissão de candidatos entrou com representação no MP, nesta quinta-feira (10), contra o Instituto de Projetos, Gerenciamento e Tecnologia (Iprogect), contratado pela Prefeitura de Salvador para selecionar os educadores. Os candidatos questionam os critérios da seleção e querem “anular o processo seletivo a fim de que ele seja feito através de uma prova objetiva para que haja mais lisura”, afirma a promotora Rita Tourinho. Informações do A Tarde. ..

PREFEITO DE UAUÁ ENTREGA NOVA SEDE E UNIFORMES AO PROJOVEM

Na última sexta-feira, dia 28 de maio, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Uauá, juntamente com a coordenação do PROJOVEM promoveu um grande encontro entre os jovens e adolescentes que integram os 09 coletivos do PROJOVEM, distribuídos em várias comunidades do município. O objetivo do encontro foi a inauguração da nova sede e a entrega de novos uniformes para os beneficiários do programa.

Durante o encontro foram tratados vários assuntos ligados aos avanços do programa no município. O Prefeito Jorge Lôbo anunciou que agora a partir de junho, serão abertos mais 03 coletivos, chegando ao acolhimento de 300 jovens no município. O encontro contou com as presenças do Prefeito Municipal, da delegada de polícia Drª. Milena, do presidente do CMDCA – João Bosco G. Menezes, do assessor especial de Políticas Sociais Deusdete Ferreira, representando a Secretária de Políticas Sociais - Izana Leila, da coordenação do CRAS1, de técnicos da Secretaria, Secretários Municipais, e funcionários da Prefeitura, além, da participação maciça da população...

SEDIS divulga resultado de seleção do ProJovem Urbano

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS) informa que a Comissão Especial de Seleção do ProJovem Urbano no município, torna público o resultado dos candidatos classificados na etapa de análise curricular. Ficando, portanto convocados para próxima fase de entrevista, conforme item 4.1 e 4.5 do Edital Nº 03/2010, que ocorrerá nesta quarta-feira (19).

Os candidatos convocados deverão observar as exigências do Edital, quando da participação na fase de entrevista, e apresentar os documentos que comprovam as informações apresentadas no currículo, sob pena de desclassificação. O não comparecimento do candidato a nova fase, acarretará sua desclassificação do certame.

A nova etapa acontecerá na UNEB, bairro São Geraldo, no dia 19, na seguinte ordem: 8h às 12h (Participação Cidadã); 14 às 18h (Inglês, Biologia, Matemática, Arco da Saúde, e Serviços Pessoais). Confira a relação nominal dos candidatos classificados por área e ordem alfabética:..

ProJovem Adolescente promove inserção social, debates e reflexões

O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convívio, que visa complementar a proteção social básica criando mecanismos para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem no sistema de ensino. Participam jovens de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais.  

No programa os jovens são organizados em coletivos, sob a coordenação de um Orientador Social, sendo o serviço prestado ou referenciado nos CRAS, e devem cumprir uma carga horária de 1200h, distribuídas em 2 anos (ciclo I e II). Os núcleos se desenvolvem em torno de três eixos estruturantes (convivência social, participação cidadã, e mundo do trabalho), e seis temas transversais (direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, cultura, meio ambiente, saúde e esporte).

Em Juazeiro funciona sob a supervisão da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), possui 14 núcleos divididos entre sede e interior, e atende a uma demanda de mais de 900 jovens. Os coletivos estão trabalhando os eixos e temas transversais, a exemplo do ProJovem Adolescente do Itaberaba e Promenor que no momento discutem o tema Saúde. Nesta quarta-feira (12) uma turma de trinta alunos se reuniu no Promenor com a psicóloga Andréia Ferrari, para debater “Relações Familiares”, dentro da temática da Saúde. “Já trabalhamos com eles sexualidade e gravidez na adolescência, hoje relações familiares, e o próximo enfoque será sobre drogas. Eles precisam dessas orientações, dessas conversas para aprenderem um pouco mais e para externarem seus pontos de vista. Essa é uma forma de inserção, e nós trabalhamos nesta perspectiva”, explicou a psicóloga. ..