RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 78 registros para a palavra: Projovem

Petrolina: Projovem Adolescente abre inscrições nesta quarta-feira

As inscrições são para as atividades que abordem o contexto sociocultural, com oficinas e debates,  visando  retirar os jovens da ociosidade.  As atividades fazem parte de programa  composto por ciclos e percursos com discussões fundamentadas em temas socioculturais, como meio ambiente, saúde, cultura, trabalho e cidadania. O Projovem, também, oferece oficinas de artes inseridas nas linguagens de teatro, música, dança, artes visuais e artesanato.

Quem estiver  interessado nos ciclos de discussões e nas oficinas de artes oferecidas pelo Projovem deve comparecer ao local de inscrições,  a partir da próxima quarta feira no horário,  das 7h às 13h,  nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Petrolina ou na Superintendência  de Juventude, no Parque Josefa Coelho. Para se inscrever, os jovens devem levar RG, CPF, cópia do RG e do CPF da mãe, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família ou Número de Identificação Social (NIS). Lembrando que existem seis unidades do CRAS no município, situadas nos bairros João de Deus, São Gonçalo, Izacolândia, Fernando Idalino, Dom Avelar e São Jorge.

O Projovem Adolescente é um programa socioeducativo do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina. O programa pretende atender jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família.
..

Inscrições abertas para o ProJovem Adolescente de Juazeiro

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) de Juazeiro informa que já estão abertas as inscrições para o Programa ProJovem Adolescente para o ano de 2013. As inscrições se encerram em 28 de fevereiro e podem ser feitas nas sedes dos CRAS da Malhada da Areia, Quidé, João Paulo II, Itaberaba e Tabuleiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O programa atende jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Bolsa Família e vinculados ou egressos de programas  e serviços de proteção social especial, como os programas de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ou ainda jovens sob medidas de proteção ou socioeducativas  previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No ato da matricula é preciso apresentar: cópia do Cartão do Bolsa Família, comprovante de residência, cópia do RG do responsável, cópia do registro de nascimento ou identidade (adolescente) e declaração escolar...

Equipe técnica do Projovem Adolescente de Juazeiro recebe capacitação

Instrutores, orientadores e coordenadores dos núcleos do Projovem Adolescente/PJA de Juazeiro participaram de uma capacitação nesta segunda-feira (14), numa parceria entre a Secretaria de igualdade, Assistência Social e Cultura/Seiasc e a Secretaria de Educação/Seduc. Segundo a supervisora de formação continuada, Carleane de Oliveira, a iniciativa vai além da busca de melhorar ainda mais o atendimento aos jovens do PJA.

“Essa capacitação servirá para que a equipe se sinta ainda mais estimulada, como também para traçar um completo diagnóstico do programa e assim avaliarmos os avanços já obtidos e quais os pontos onde podemos avançar mais. Tudo isso refletirá na qualidade do serviço prestado aos adolescentes beneficiários do Projovem, que terá uma interação maior com as escolas já a partir deste ano”, explicou. O secretário Cisley Bandeira explicou o objetivo da capacitação. “Nosso intuito é ampliar as ações dando ênfase aos temas transversais do programa e assim podermos atingir com excelência os índices do programa. Essa é a determinação do Prefeito isaac Carvalho para melhorarmos ainda mais os programas sociais nos próximos quatro anos”...

Seiasc realiza encerramento das atividades do Projovem Adolescente 2012 com desfile de moda

O encerramento das atividades do Projovem Adolescente (PJA) aconteceu com a reunião dos alunos de todos os núcleos do programa e foi realizado na última sexta-feira (7) no Clube dos Sargentos, no bairro Dom José Rodrigues.  A programação contou com apresentações de música, dança e teatro, além de um desfile de moda ministrado pelo professor Reginaldo Duarte.

O desfile protagonizado pelos alunos do PJA foi a culminância do projeto “Beleza”, desenvolvido em todos os núcleos como parte do programa “Juventude e Trabalho”, do Governo Federal, que estimula os jovens a aprender técnicas de postura, a se vestir adequadamente para entrevistas de trabalho e incentiva aqueles que têm perfil de modelo para seguir a profissão...

Prefeitura de Petrolina promove Festival de Talentos do ProJovem Adolescente

A Diretoria de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), promove o Festival de Talentos com os beneficiados do programa ProJovem Adolescente nesta sexta-feira (30). Das 8h às 12h, no Sest Senat, os jovens farão apresentações de dança, teatro, músicas e exposição de artes visuais.O objetivo do Festival de Talentos do ProJovem Adolescente é integrar os jovens à sociedade, além de mostrar os talentos que são descobertos no programa. A entrada é franca.

O ProJovem - O programa tem com foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, através do retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Os jovens pertencem a famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aqueles que estão em situação de risco pessoal e social que são encaminhados pelos serviços de proteção social ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente...

Gincana Folclórica animou estudantes do Paulo VI e do Projovem

A gerência de cultura da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) realizou durante toda a manhã da última sexta-feira (31), na Praça da Catedral, uma gincana estudantil com o tema “Na terra da magia, o folclore contagia”. O evento animou os estudantes do Colégio Municipal Paulo VI e do programa Projovem Adolescente, que executaram tarefas alusivas às manifestações folclóricas nacionais e locais.

O gerente de cultura da Seiasc, Welington Monteclaro, ficou satisfeito com o sucesso desse evento que envolveu a arte e a educação. “Nosso objetivo foi promover a integração e o respeito entre os membros da comunidade escolar, ampliando relações e amizades através de atividades lúdicas, comunitárias e cívicas, além de valorizar o folclore regional e nacional. E o resultado foi bastante positivo”, ressaltou...

ProJovem Urbano encerra matrículas nesta sexta-feira (24)

A coordenação municipal do ProJovem Urbano informa que as matrículas para o programa encerram nesta sexta-feira, dia 24, e que ainda há vagas nos três núcleos: José Pereira (27), Haydeê Fonseca (38) e CAIC (22). 

As aulas do ProJovem em Juazeiro, que é gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, iniciaram no mês de junho, mas por decisão da coordenação nacional as matrículas foram prorrogadas, devido a baixa procura em todos os estados.

Para se matricular, os futuros alunos deverão procurar as escolas citadas (durante o horário de funcionamento) e apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração ou transferência escolar...

Seiasc realiza “Arraiá de São Pedro” do PETI e Projovem Adolescente

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) realizou nesta quinta-feira (28), no Clube de Campo de Cabos e Soldados, o São Pedro dos programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Projovem Adolescente (PJA). Pela manhã o evento teve início com a programação voltada para as crianças do PETI e foi animado com muito forró, apresentações de quadrilhas, xaxado e danças juninas, além de homenagens ao centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga.

No período da tarde foi a vez dos alunos do PJA participarem da festa, que contou com a participação de mais de 500 adolescentes dos núcleos da sede e do interior e show de Xibiu e banda. Diversas apresentações culturais marcaram o “arraiá”, com destaques para o grupo de dança do núcleo Tabuleiro, o “Teens Dance”, e show do grupo musical do núcleo Clube dos Sargentos.  O coral do núcleo João Paulo II, os grupos de dança dos núcleos Itaberaba e Carnaíba do Sertão, também mostraram que os alunos do programa aprovam a iniciativa da comemoração dos festejos juninos. A quadrilha da comunidade do Quidé, formada por alunos e ex-alunos do Projovem, encerrou as apresentações...

Projovem Adolescente da Malhada da Areia visita o Museu Regional do São Francisco

Foi realizada na última semana uma grande visita técnica ao Museu Regional do São Francisco localizado em Juazeiro. O evento contou com a participação de cerca de trinta alunos entre quinze e dezessete anos que fazem parte do programa social Projovem Adolescente. A visita foi coordenada pelo Facilitador Social Fábbio Xavier e Facilitador Musical Péricles dos Santos. 

A visita teve como objetivo conhecer os acervos do museu e de aproximar ainda mais estes adolescentes com a história e cultura da nossa cidade. Na ocasião aproveitaram e conheceram a exposição temporária “No banzo dos Negros, as bênçãos dos Órixas” que mostra um pouco da história da cultura e religião africana...

Mais de 700 jovens participaram do lançamento do Projovem Urbano em Petrolina

Complementar a formação educacional e profissional é o sonho dos mais de 700 jovens de 18 a 29 anos que estavam presentes ontem (21) no lançamento do Programa Nacional de inserção do Jovem – Projovem Urbano, realizado pela Prefeitura de Petrolina, no auditório do IF Sertão, no bairro João de Deus. O programa pretende elevar a escolaridade de jovens que saibam ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias.

Compondo a mesa o vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães, a Secretária de Educação Célia Regina de Carvalho, a coordenadora local do Programa, Paloma Mangabeira, a Assessora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação, Profa. Emilia Ribeiro, o representante do IF Sertão, Milton Sergio e a representante dos alunos do Projovem Urbano, Sandra Santos de Sena. O programa terá a duração de 18 meses e será dividido em etapas. A Coordenadora do Programa, Paloma Mangabeira, explicou a sua finalidade, local das formações e o cronograma de cada unidade formativa. “O ProJovem Urbano oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês”, explicou...

Matrículas do ProJovem Urbano poderão ser efetuadas até o dia 15 de junho

Por decisão da coordenação nacional, o programa ProJovem Urbano de Juazeiro prorrogou mais uma vez o prazo para as matrículas. Jovens, com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, agora poderão se inscrever até o dia 15 de junho, das 8 às 20h, nas escolas municipais CAIC, José Pereira e Haydée Fonseca.

O objetivo da coordenação nacional é de começar o programa com 200 alunos em cada núcleo. Em Juazeiro ainda estão disponíveis 11 vagas no bairro João Paulo II, 48 no Itaberaba e 14 na Malhada da Areia. As aulas iniciarão no dia 18 de junho.

Para se matricular, os futuros alunos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, declaração ou transferência escolar. Os participantes farão um curso de 18 meses para conclusão do Ensino Fundamental, com formação profissional, participação cidadã e auxílio mensal de R$ 100,00...

ProJovem prorroga matrículas até o dia 15 de maio

A coordenação do ProJovem Urbano de Juazeiro informa que as matrículas para o ingresso no programa foram prorrogadas. Os interessados agora terão até o dia 15 de maio, das 8 às 20h, para efetuar a matrícula nas escolas municipais CAIC, José Pereira e Haydée Fonseca. Podem se inscrever jovens, com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever.

No ato da matrícula, os futuros alunos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, declaração ou transferência escolar. Os núcleos do ProJovem Urbano funcionarão nos bairros Malhada da Areia, João Paulo II e Itaberaba. Os participantes farão um curso de 18 meses para conclusão do Ensino Fundamental, com formação profissional, participação cidadã e auxílio mensal de R$ 100,00...

Equipe do ProJovem Urbano realizará “Dia D” de matrículas

No próximo sábado (28), a equipe do ProJovem Urbano realizará o “Dia D” de matrículas do programa nas escolas municipais CAIC, José Pereira e Haydée Fonseca. Professores e coordenadores estarão nas três escolas, das 9 às 12, para receber os jovens interessados. A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro informa que o prazo para matrícula encerra dia 30 (segunda-feira), e que ainda restam muitas vagas.

Podem se inscrever jovens, com idade entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever. No ato da matrícula, os futuros alunos deverão apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e, declaração ou transferência escolar. Os núcleos do ProJovem Urbano funcionarão nos bairros Malhada da Areia, João Paulo II e Itaberaba. Os participantes farão um curso de 18 meses para conclusão do Ensino Fundamental, com formação profissional, participação cidadã e auxílio mensal de R$ 100,00.

O programa tem como objetivo promover a reintegração do jovem ao processo social, educacional, profissional e de desenvolvimento humano. Além disso, o ProJovem Urbano permite que, por meio da participação cidadã as pessoas possam praticar o que aprenderam na sua comunidade...

Profissionais do ProJovem Urbano recebem formação inicial

Teve início na noite desta quinta-feira (12), a formação inicial para os professores e assistentes sociais do ProJovem Urbano 2012. Até o dia 05 de maio, os 21 profissionais envolvidos participarão dos encontros, que acontecem na Escola de Formação de Professores (EFEJ). A iniciativa tem como objetivo preparar os monitores para a abertura do ano letivo, que acontecerá dia 07 de maio.

De acordo com a coordenadora de programas e projetos, Carliane de Oliveira, a política de formação que abrange os profissionais do ProJovem Urbano é a mesma de toda a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. “Nesse momento a formação é inicial, mas durante todo o ano acontecerão os encontros continuados, que acompanharão o desenvolvimento do programa. A Secretaria de Educação trabalha com essa prática em todos os segmentos e os resultados são sempre positivos”, esclareceu...

Estão abertas as inscrições para o Projovem Adolescentes na Malhada da Areia e Uneb

Estão abertas as inscrições para o Projovem Adolescente. Os pais ou responsáveis que possuam Bolsa Família e filhos ou dependentes com idade de 15 a 17 anos, deveram procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) das 07:00 às 12: 00h e das 14:00 às 17:00h. Portanto, queremos convocar todos os pais e responsáveis dos bairros: Malhada da Areia, Argemiro, Codevasf, Piranga I e II, Nova Esperança, Antônio Conselheiro e no núcleo da Uneb para fazerem sua inscrição.

Será necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão da Bolsa Família do Responsável; Certidão de nascimento do aluno; Declaração escolar do aluno. Os jovens que já estão matriculados no programa deverão levar apenas a declaração escolar. (Por: Fábbio Xavier Professor e Facilitador Social (FTG)) ..

Seiasc divulga data de realização do exame final do ProJovem Urbano

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), de Juazeiro informa aos alunos do ProJovem Urbano que a prova do Exame Nacional Final Externo será realizada neste dia 12 (quinta-feira), às 19h, nas escolas onde funcionam os núcleos: CAIC, Educandário João XXIII, Guiomar Lustosa e Luís Cursino. A coordenação do programa no município salienta que a avaliação é imprescindível para a conclusão e certificação do curso. Os alunos devem comparecer às escolas portando documento de identificação.A avaliação externa se faz com base na aplicação de exames de capacidades básicas relacionadas aos conteúdos do ensino fundamental. ..

Bodocó: Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para o ProJovem Adolescente 2012

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial de Bodocó, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (13) para o ProJovem Adolescente, programa socioeducativo do Governo Federal realizado em parceria com a prefeitura do município. Oficinas, palestras, prática de esportes, cursos, aulas de informática, além de acompanhamentos psicológicos, são algumas das ações desenvolvidas pelo programa em Bodocó. O programa é voltado para jovens de 15 a 17 anos, e busca o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, além do retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

Neste ano, são oferecidas 300 vagas para os jovens bodocoenses. As inscrições acontecem até a próxima sexta-feira (09), das 8h às 17h, na sede do CRAS, localizado na Rua Agamenon Magalhães, Centro. No ato da inscrição, o jovem deverá apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento; cópia do RG ou CPF da mãe; cópia do cartão Bolsa Família com o nº do NIS e ficha de inscrição devidamente preenchida assinada pelo responsável do jovem, a ficha está disponibilizada no local da inscrição...

Petrolina: Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho abre inscrições para Projovem Adolescente 2012

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através da Superintendência da Juventude, abriu inscrições para o Projovem Adolescente, programa socioeducativo do Governo Federal realizado em parceria com as prefeituras municipais. Voltado para jovens de 15 a 17 anos, o Projovem Adolescente possibilita discussões sobre temas do contexto sociocultural dos jovens e oferece oficinas de arte dentro das linguagens de teatro, dança, música, artes visuais e artesanato.

“Através dos programas sociais que a Sedest e a Superintendência da Juventude oferecem, buscamos garantir às pessoas de Petrolina que mais precisam o direito à cidadania e oportunidades de acesso à cultura, conhecimento e profissionalização. O foco da gestão do prefeito Julio Lossio são ações que oportunizam, garantindo independência ao cidadão”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

O programa atende jovens de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e jovens vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como o Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, ou ainda jovens sob medidas de proteção ou socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, oferecendo-lhes uma ajuda de custo no valor de R$ 38 dentro do beneficio do bolsa família . Também é permitida a participação de jovens não cadastrados em nenhum programa...

PROJOVEM ADOLESCENTE DA MALHADA DA AREIA VISITA O CEPREV

Na última quinta-feira (27) O Projovem Adolescente do bairro da Malhada da Areia visitou a Comunidade Evangélica para Recuperação de Viciados (CEPREV), situada no Bairro João Paulo II. A visita teve como principal objetivo aproximar os adolescentes da importância do trabalho de assistência social. O CEPREV hoje atua diretamente na área de recuperação de vidas que se envolvem com o alcoolismo e com as drogas. O centro de recuperação tem como presidente o Pr. Robson Vieira Pereira, sendo auxiliado pelo Coordenador Carlos Farias e alguns diretores como: Edvaldo Luiz, Francisco Rodrigues e Erivan.

A unidade contém 43 alojamentos, todos ocupados com os internos. O centro conta ainda com uma reforma que visa alcançar um total de 70 alojamentos. Lembrando que esta obra é totalmente filantrópica sem fins lucrativos, contando apenas com algumas parcerias e contribuições da sociedade. Os adolescentes do Projovem tiveram a oportunidade de conhecer todos os ambientes, ouvir testemunhos de recuperação dos internos e acompanharam uma palestra sobre o mal que provoca o mundo das drogas e do álcool. A visita foi coordenada pelo facilitador do FTG Fábbio Xavier, pela orientadora Pedagógica Ediziene e pelo facilitador de música Péricles...

MATÉRIAL DIDÁTICO DO PROJOVEM É ENTREGUE EM PILÃO ARCADO

O vereador Everton Luiz, acompanhado do presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Pilão Arcado, Juvenal Honório de Carvalho entregaram no último sábado (17) o material didático aos alunos do Projovem Trabalhador.

O kit escolar contém uma bolsa, livros de apoio, caderno, canetas, lápis, apontador e borracha. O parlamentar municipal, junto com o Deputado Federal Daniel Almeida, está oferecendo apoio aos estudantes que estão inseridos no Projovem trabalhador como forma de prepará-los para enfrentar com sucesso os desafios que a vida lhe impõe...