Foram encontrados 755 registros para a palavra: Professores

Quase 40% dos professores da rede pública não possuem formação adequada no Brasil

Cerca de 39% dos professores da rede pública, nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, não possuem formação adequada para dar aulas. A estatística referente ao ano de 2015 foi divulgada nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento aponta que a disciplina com a maior proporção de professores sem licenciatura na área é física, com 68,7%. Ela é seguida por Geografia (62,3%), História (60,1%), Ciências (59,9%), Matemática (51,3%), Química (46,3%), Língua Portuguesa (42%) e Biologia (21,6%). "Se quisermos melhorar a qualidade da educação, temos de melhorar a formação do professor", avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além dos professores sem licenciatura na área, também existem casos em que os docentes não possuem qualquer graduação. A situação é proibida, mas corresponde a 12,7% dos professores da rede pública. ..

Estudantes e professores homenageiam Castro Alves e Glauber Rocha

O poeta Castro Alves, que completaria 169 anos, nesta segunda-feira (14) e o cineasta Glauber Rocha, que faria 77 anos, na mesma data, estão sendo celebrados nas escolas estaduais. Os dois baianos foram imortalizados pela genialidade de suas obras. Castro Alves foi consagrado o “Poeta dos Escravos” pelo clamor à liberdade. Já Glauber Rocha é o mais cultuado cineasta de todos os tempos. 

Na Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador, os estudantes se preparam para uma apresentação na segunda-feira (14), às 15h, na Câmara Municipal de Salvador. Os estudantes vão apresentar poesias de Castro Alves, a exemplo de ´Vozes d´África' e 'O Livro e a América', e recitar poesias de autoria própria em homenagem a ele. O estudante Marlon Batista dos Santos, 14 anos, 8º série, vai cantar o Hino da África. Ele fala da admiração por Castro Alves. “Acho que ele foi um poeta muito deslumbrante, as poesias dele são bonitas. Gosto muito quando ele fala dos negros, da liberdade”, afirma.

A professora Cristina Aparecida Marques dos Santos, de Língua Portuguesa, diz que a temática é abordada, em sala de aula, desde o início do ano letivo. Segundo ela, mais do que aprender sobre o poeta, os estudantes acabam desenvolvendo o gosto pela leitura. “Observamos que os estudantes despertam o interesse pela poesia, porque eles vão conhecendo quem foi Castro Alves e tendo vontade de saber mais e vão lendo mais. Tem muitos que fizeram trabalhos lindíssimos aqui, que já saíram, mas continuam pesquisando e estudando sobre Castro Alves”, afirma.

Concurso Literário

Para marcar a data, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, também nesta segunda-feira (14), uma videoconferência, a partir das 8h30, no Instituto Anísio Teixeira com transmissão para todos os Núcleos Regionais de Educação. Com conferências e debates sobre Castro Alves e Glauber Rocha, que aniversaria na mesma data, a videoconferência também vai ter espaço para discussão sobre cinema e dança nas escolas. Na programação, também haverá o relançamento do ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’, que vai premiar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), produzidos pelos estudantes da rede estadual. As criações devem contemplar a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baiana.

“As breves vidas de Castro Alves e Glauber Rocha foram grandiosas pela genialidade. Eles revolucionaram as artes e os modos de viver. São dois libertários que marcaram a história do seu tempo e que continuam influenciando o pensamento e as práticas literárias e fílmicas, constituindo-se como marco na história cultural do país”, afirmou a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre. O Concurso tem como objetivo promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural. O concurso é voltado para estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede estadual do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional), em todo o estado.

Como participar 

Os estudantes interessados em participar devem se inscrever na sua própria escola, em caso de adesão ao concurso. Para isso, a gestão da escola deve acessar o edital no Portal da Educação. Após a adesão, os professores passam a ter papel fundamental, pois deverão estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias. As produções precisam atender os seguintes pré-requisitos: serem realizadas no ambiente de sala de aula; serem produzidas com exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual e atitude estética; tratarem especificamente do tema proposto e serem realizadas individualmente ou em dupla. Serão premiadas as 20 melhores obras de arte literária, sendo cinco de cada gênero literário. ..

Professores de Sento-Sé se formam pelo Parfor/UNEB

Através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), o Departamento de Ciências Humanas, DCH III/Uneb, formou 98 novos profissionais docentes no município de Sento Sé, norte da Bahia. A cerimônia de formatura contou com as presenças da diretora do DCHIII/Uneb, Márcia Guena, da Vice-diretora Aurilene Rodrigues, do Coordenador do Colegiado do curso de Pedagogia, José Flávio Soares, professores e servidores do DCH III/Uneb que colaboraram com o curso, além de familiares e amigos dos formandos.

..

PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES RETIRA INDEVIDAMENTE, SALÁRIOS, BENEFÍCIOS E CARGA HORÁRIA DE PROFESSORES, AFIRMA APLB

O Blog Geraldo José recebeu na tarde desta terça-feira (01) um comunicado da Coordenação do o Núcleo APLB-Sindicato da cidade de Campo Alegre de Lourdes informando que os professores não receberam gradualmente os salários do mês de fevereiro. O Sindicato declarou repúdio a decisão da gestão municipal e informou ainda que atitude tomada pela administração pública de Campo Alegre de Lourdes é absolutamente ilegal e fere os direitos dos professores na Lei 11.738/2008 (Lei do Piso), na Lei 11. 494/2007 (Lei do Fundeb) e na lei municipal nº 275 (Lei do Plano de Carreira dos Professores). Confira a seguir!

O Núcleo APLB- Sindicato de Campo Alegre de Lourdes repudia e delata a mais recente arbitrariedade cometida pela Prefeitura da cidade. A maioria dos Professores, que tanto faz pela educação do Município, se deparou com uma situação mais que absurda: Ao receberem seus proventos referentes ao mês de fevereiro de 2016, perceberam que a “Gestão de mãos dadas com o povo”, suprimiu por mais da metade os seus vencimentos, causando assim um impacto financeiro negativo e avassalador em suas vidas, pois com essa atitude, os prejudicados estão sem recursos para custear suas despesas mais elementares. Outro fato que pesa é que a Prefeitura, em momento algum, comunicou seus servidores sobre o ato ocorrido, nem antes e nem depois de cometê-lo...

Professores são capacitados para atuar nos Programas Se Liga e Acelera Brasil em Juazeiro

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro começaram esta semana a capacitação inicial para trabalhar com os programas de correção de fluxo escolar ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, que foram implantados no município desde 2010. O curso segue até a próxima sexta-feira (26), na Escola de Formação de Professores - EFEJ, e está sendo ministrado por formadores do Instituto Ayrton Senna.

A coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Simone Farias informou que participam do curso mais de 40 profissionais, que irão trabalhar para corrigir a distorção do fluxo educacional de alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, na faixa etária de 9 a 14 anos. “O curso terá a duração de 40 horas. Após a capacitação, eles irão trabalhar com os alunos utilizando a metodologia e o material desenvolvidos pelo próprio instituto”, explicou...

PROFESSORES LANÇAM EM JUAZEIRO – BA LIVRO SOBRE O PIBID

Será lançado na próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro de 2015 no Espaço multimídia do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, a partir das 18h00 em Juazeiro – BA o livro PIBID: abrindo a caixa de pandora na formação docente, organizado pelos professores  Dr. Edmerson dos Santos Reis e Msc Edilane Carvalho Teles .

O livro publicado pela editora CRV conta com a contribuição de vários outros autores e centra as suas discussões sobre a formação docente, o estágio e a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e MEC e desenvolvido pela UNEB em diversos municípios da Bahia na formação dos futuros docentes.

http://www.editoracrv.com.br/img_produtos/th/5f4b40ec47453c7bb87bb24adab3dcbf.jpg..

Estado realiza formação de professores alfabetizadores

A alfabetização das crianças até os 8 anos de idade, meta prioritária do programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, foi a pauta do I Encontro de Formação da Equipe de Formadores do Pacto Estadual de Educação na Idade Certa (Pnaic), nesta sexta-feira (12). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o evento reuniu professores que atuam, em todos os 27 Núcleos Regionais de Educação (NREs), em articulação com os municípios. 

No encontro, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, disse que a formação dos professores das redes estadual e municipais é parte das ações desenvolvidas, em regime de colaboração entre Estado e municípios, para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. “Estamos preparando o grupo de formadores da Secretaria da Educação do Estado que vai formar os orientadores e coordenadores de estudo dos municípios, criando uma rede [...] no sentido de garantir o processo de alfabetização das crianças até os 8 anos”, afirmou o secretário.

Prática pedagógica

Para a formadora Gilda Sandes, que atua nos Núcleos Regionais de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, toda a formação continuada é muito importante para os professores. “É uma formação primordial porque vamos multiplicar todo o processo, que ocorre aqui, junto aos coordenadores e orientadores de estudos, que trabalham com a alfabetização”. 

Já a formadora Gilbene Esquivel, que atende aos NRE de Seabra e Itaberaba, afirma que “o objetivo é solidificar uma rede extremamente importante para a alfabetização por meio da união do Estado com os municípios para garantir às crianças o direito à alfabetização. Para isso, contribuímos estudando muito para juntamente com o professor repensar a prática pedagógica em sala de aula e colocar intenções reais no uso dos materiais disponíveis para a alfabetização”. ..

Professores e alunos do povoado de Mundo Novo, em Curaçá, são contra a instalação das salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica

O morador do povoado de Mundo Novo, município de Curaçá, Carlos Henrique, foi um dos convidados do Programa Geraldo José (TransRio FM 99,9) na tarde desta quinta-feira (04). O comunitário durante a entrevista pediu mais transparência ao Governo Estadual quanto a instalação do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica (EMITEC) em Mundo Novo.

Segundo Carlos Henrique, a secretaria de Educação do Estado da Bahia quer substituir a extensão, onde acontecem as aulas do Ensino Médio, em salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica, uma espécie de sala virtual de aprendizagem...

Prefeitura de Sobradinho publica resultado final para professores nível I e II do processo seletivo - REDA

A Prefeitura de Sobradinho, após etapas classificatórias do Processo Seletivo para a Educação, publicou edital 08/2016, contendo resultado final da classificação de Professor I e Professor II, REDA 01/2016.

De acordo com o edital, que pode ser acessado em link nesta matéria, os convocados estão convidados a participar da Jornada Pedagógica que ocorrerá a partir desta quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016, no memorial da CHESF, a partir das 8:00h, para início de capacitação.

Confira edital, listas de aprovados para professores Nível I e II...

Faculdade de Petrolina seleciona professores

A Faculdade Mauricio de Nassau, unidade Petrolina, está com inscrições abertas para contratação no processo seletivo de professor nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Segurança no Trabalho, Gestão Comercial e Logística.

Para se inscrever o candidato deve ter título de doutor, mestre ou especialista; Graduação específica na área do preenchimento da vaga concorrida; Disponibilidade para ministrar aulas no período noturno e/ou diurno nos horários estabelecidos pela gerência do curso e Curriculum lattes atualizado e comprovado...

Facape seleciona professores de várias áreas

Uma boa oportunidade para os professores da região: A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está realizando um processo seletivo para contratação de professores substitutos. As inscrições vão até a próxima terça-feira (26). As vagas são para as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito Público, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Letras/Língua Portuguesa e Matemática.

As inscrições devem ser feitas via internet, no site da autarquia (http://www.facape.br), opção ‘Concursos’, ou diretamente no linkhttp://sistemas.facape.br:8080/concursos O investimento é de R$ 100 e o pagamento pode ser realizado na rede bancária ou na tesouraria da Facape, no horário das 8h às 12h e das 14h às 19h...

Governo da Bahia convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

A Secretaria da Educação do Estado convocou mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) em que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores assinaram a convocação do Estado. A ação faz parte do programa Educar para Transformar que visa melhorar a educação pública na Bahia.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destaca que a contratação dos professores Reda vai trazer vários benefícios para os estudantes e para os professores. "Com os professores, que passaram por uma seleção, estamos garantindo a segunda meta do programa Educar para Transformar, que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar", afirmou Osvaldo Barreto...

SEDUC informa data do depósito das férias dos professores

Em e-mail ao Blog o titular da pasta municipal da Educação e Esportes informa a data de depósito relativo às férias dos professores municipais. Confira:

Em virtude dos constantes questionamentos recebidos, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes comunica que fará o depósito do valor relativo às férias dos professores na quarta-feira, dia 20 de janeiro...

Prefeitura de Sobradinho paga décimo quarto salário aos professores da rede municipal

De forma inédita, a Prefeitura de Sobradinho pagou o décimo quarto salário a todos os professores concursados da rede municipal de ensino. Cada profissional recebeu, em dia, além do salário de dezembro e o décimo terceiro, o valor de R$ 1.850,00 como benefício salarial, o que totalizou um montante de R$ 384.800,00. Pela primeira vez na história do município os professores receberam este benefício, o que coloca Sobradinho em posição de destaque, já que o país vive uma fase de crise financeira, que atinge todos os municípios brasileiros, sobretudo os de menor porte.

"Desde o início de 2015 eu manifestei para a equipe de finanças a minha intenção de pagar o décimo quarto salário aos nossos professores. Fizemos um planejamento, economizamos e graças a essa forma de gerir os recursos públicos, com austeridade e transparência, foi possível realizar pela primeira vez na história de Sobradinho, o pagamento deste benefício. Mais uma ação que faz parte da política de valorização do professor, que implantamos no município desde que assumimos a gestão", declarou o Prefeito Luiz Vicente Berti. ..

Estados e municípios temem não conseguir pagar piso aos professores

O reajuste do piso salarial dos professores em 2016 é motivo de preocupação tanto para estados e municípios, quanto para os docentes. De acordo com indicadores nos quais se baseiam o reajuste, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), os salários iniciais devem aumentar 11,36%, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Entes federados, no entanto, discordam do índice e calculam um aumento de 7,41%.

“Não se trata de discutir o que é justo, e sim o que é possível ser pago com as receitas municipais”, diz o presidente da confederação, Paulo Ziulkoski, em nota divulgada nessa quarta-feira (30). “Com certeza, os professores merecem reajustes maiores, mas não se pode aceitar a manipulação de informações para gerar reajustes acima da capacidade de pagamento dos governos”, conclui. O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido  no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)...