RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 10 registros para a palavra: Pesquisa realizada

Pesquisa revela que, com a Covid-19, 71% dos consumidores preferem fazer compra ou contratar serviço pelo website

Pesquisa realizada recentemente pela ConQuist Consultoria para identificar o que mudou no atendimento prestado ao consumidor com a pandemia revela que 71% deles preferem fazer a compra de um produto ou contratar um serviço pelo website da empresa depois da chegada da Covid-19.

Antes, esse percentual era de 53%, representando um crescimento de 18%. O WhatsApp, por sua vez, recebeu o maior aumento relativo à escolha dos consumidores para transações e solicitações comerciais, saindo de 23% (antes) para 51% (depois), com variação de 28%...

Pesquisa realizada, no Profiap UNIVASF, recebe “Menção Honrosa” em evento nacional de Ensino e de Pesquisa no Campo de Públicas

Durante a realização IV ENEPCP – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa, na Área de Públicas, de 01 a 03 de setembro de 2021, de maneira virtual, ocorreu a 1ª Edição do Prêmio Augusto Tavares de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso do Campo de Públicas.

O prêmio tem por finalidade estimular a pesquisa, produção acadêmica, difusão do conhecimento e sua aplicação na realidade brasileira, reconhecendo o mérito de trabalhos que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos temas na Administração Pública no Brasil. Poderiam ser inscritas teses, dissertações e Trabalhos de Conclusão de Cursos - TCCs inéditos cujas defesas aconteceram entre janeiro de 2018 e março de 2021, em qualquer curso, departamento ou programa de pós-graduação do Campo de Públicas...

Pesquisa realizada pela Secretaria de Educação de Juazeiro aponta caminhos para educação remota no município

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro realizou a pesquisa virtual "Escuta Sensível", para ouvir gestores, coordenadores pedagógicos, professores e as famílias dos alunos da Rede Municipal, a respeito da experiência com as aulas remotas realizadas em 2020.

Os resultados foram analisados pela equipe pedagógica da Seduc e apontaram caminhos para o alinhamento dos planos de trabalho nas escolas. Os questionários foram aplicados de forma virtual, durante o período de 01 a 04 de fevereiro, e neles constavam questões de múltipla escolha e espaço aberto para sugestões...

Sobradinho: Cleivynho e Canturil lideram, com larga vantagem, pesquisa realizada pela Séculus e Bahia Notícias

 

 

 ..

Pesquisa realizada pela CDL Petrolina aponta expectativa de 4% no crescimento das vendas para o dia das crianças

Antes da chegada do bom velhinho, data mais esperada para o comércio, vem o Dia das Crianças, trazendo uma expectativa de vendas e sinais de como pode ser o desempenho no período natalino. Pensando nessa data, a CDL Petrolina realizou uma pesquisa com as principais lojas de brinquedos e confecções infantil do município.

De acordo com os lojistas é esperado um aumento em torno de 4% nas vendas e para que estes números sejam alcançados ou até mesmo ultrapassados, muitos empresários estão buscando métodos de garantir suas vendas, investindo principalmente em atividades para crianças durante as compras, brindes, participação de personagens e uma decoração caprichada. Já no país a expectativa de aumento chega as 2%...

Pesquisa realizada no comércio pela CDL Petrolina apresenta expectativa de 5% no crescimento das vendas para o dia dos pais

O Dia dos Pais é mais uma data comemorativa que espera movimentar positivamente o comércio varejista. Empresários procuram estimular as vendas para os diversos segmentos do comércio, principalmente os voltados aos artigos masculinos, tais como: vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, relojoaria, entre outros.

Deste modo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Petrolina aponta em pesquisa realizada com os segmentos acima que os lojistas esperam um aumento de 5% nas vendas no comércio da cidade, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os lojistas, esse resultado é esperado devido a campanhas internas, promoções e variedades em produtos que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis. A comemoração que se dá no segundo domingo de agosto já é tradicionalmente comemorada no comércio...

Parceria entre Embrapa e Coopercuc promove o georreferenciamento de umbuzeiros em pesquisa realizada em Curaçá e Uauá

O mapeamento proposto pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi realizado em parceria com a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com apoio de estudantes dos cursos de Agropecuária e Zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão de São Francisco II Antônio Conselheiro (Cetep), de Uauá. Mais de mil umbuzeiros foram mapeados nas comunidades de Caladinho e Serra da Besta, em Curaçá e Uauá, respectivamente.

Segundo o supervisor do setor de tecnologia da Embrapa Semiárido, Fabrício Bianchini, o mapeamento dos umbuzeiros faz parte de uma pesquisa de reconhecimento da densidade e ocorrência, assim como das áreas onde se encontram essas espécies. "A gente vem de um período longo de estiagem e isso afetou, de certa forma, algumas plantas de umbuzeiro. Não só a seca, como pragas que incidem a partir do não desenvolvimento da espécie. Então, é importante ver como está a ocorrência das plantas que morreram nesse ambiente natural e como está hoje a densidade e a distribuição dos umbuzeiros nesses dois territórios", explicou o pesquisador...

Pesquisa realizada na Univasf produz energia elétrica e purifica água por meio da atividade bacteriana

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conseguiu gerar energia elétrica a partir da atividade de bactérias Escherichia coli cultivadas em solução de água e nutrientes em ambiente controlado. Durante 11 dias, as bactérias geraram continuamente 0,5V, atingindo, nesta fase, o ápice da produção de energia. O trabalho é realizado pelos professores Helinando Pequeno de Oliveira, do Colegiado de Engenharia Elétrica; e Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia, em conjunto com a estudante de doutorado em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Ariadne Helena Pequeno de Oliveira. 

A pesquisa teve início no final do ano passado, após a aprovação da proposta pelo Edital N° 11 de Cooperação Internacional Facepe/MIT e será desenvolvida na Univasf e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. O projeto contará com a participação do professor do Departamento de Química do MIT Timothy Swager, que trabalha com a produção de grafenos modificados quimicamente. Os primeiros resultados são animadores, segundo o coordenador da pesquisa, Helinando de Oliveira. “Nosso objetivo é cultivar bactérias para que elas sejam geradoras de energia e no futuro possamos transformar células bacterianas em fonte alternativa de energia e produzi-las em escala industrial”, informa. Uma das metas, de acordo com ele, é fazer com que as bactérias gerem energia em quantidade equivalente à produzida por células solares.

Com esse intuito, a equipe desenvolveu no Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo), do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM), Campus Juazeiro (BA), um reator, formado por dois compartimentos de teflon separados por um trocador de prótons. Num dos compartimentos, foram inseridas as células bacterianas, cultivadas pelo microbiologista Mateus Matiuzzi, e a solução de água limpa e nutrientes. Elas são mantidas numa estufa, com temperatura controlada a 37°C. 

Ao se reproduzirem, as bactérias geram energia e enviam para o outro lado, por meio de eletrodos de carbono, a água limpa purificada devido à troca de prótons pela membrana disposta entre os compartimentos. Esta purificação da água é outro efeito da atividade bacteriana. Oliveira observa que este resultado já era esperado, mas destaca o fato de a produção energética e a descontaminação da água ocorrerem num ambiente totalmente controlado e com um único tipo de bactéria, o que distingue o trabalho de outras pesquisas já realizadas com as Microbial Fuel Cells (MFC), como são chamadas as células bacterianas geradoras de energia.

Os pesquisadores da Univasf estão testando, no momento, a energia gerada pelas células bacterianas quando acopladas a um resistor. Ao conectá-las a um resistor de 1.000 ohms, eles obtiveram uma tensão de 53 milivolts, ainda considerada pequena. Mas a pesquisa, que está no início, será desenvolvida até dezembro de 2016. Parte do estudo será realizada no MIT, com a colaboração do professor Timothy Swager. A ideia é utilizar os eletrodos de grafeno, produzidos por ele, em substituição aos de carbono que estão sendo utilizados aqui. O objetivo é verificar se há incremento na energia gerada. “Estamos confiantes de que até o final da pesquisa teremos bons resultados a apresentar”, afirma Oliveira. ..

Revista Inglesa publica pesquisa realizada por profissionais do HDM

 
Mais um profissional do Hospital Dom Malan em Petrolina (Gestão IMIP) se destacou pela produção de um trabalho cientifico. Desta vez a Coordenadora do Setor de Imagem do HDM, Carolina Prado Diniz, publicou um trabalho na conceituada revista inglesa Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine. O trabalho foi realizado com a coautoria do ginecologista e superintendente do HDM, Marcelo Marques e os professores da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, Edward Araújo Junior, Cristina Guazelli e Antônio Moron.
 
A pesquisa, com o título de Avaliação Ultrassonográfica e Dopplervelocimétrica do útero no Puerpério após o parto Transpélvico descreveu as características ultrassonográficas morfológicas e biométricas do útero e a dopplervelocimetria das artérias uterinas, comparando suas mudanças no puerpério inicial e durante o segundo mês pós-parto, e analisou a influência da paridade nesses parâmetros.
 
As pacientes realizavam uma ultrassonografia após 24 horas do parto e retornavam após 40 dias para outra avaliação. "Através da ultrassonografia foi possível medir o útero, observar sua morfologia, verificar sua vascularização através da dopplervelocimetria e comparar estas características entre mulheres com um ou mais filhos", explicou a médica.
 
Além do reconhecimento no meio científico internacional, a pesquisa tem um importante papel na área de imagem. "A importância da realização deste trabalho, não só para a região, mas para a área de ultrassonografia, foi à obtenção de mais dados sobre as características ultrassonográficas normais do útero durante o pós-parto e se existiam diferenças na involução uterina entre mulheres com um ou mais filhos", finalizou Carolina Prado.?
..

Prefeito de Petrolina emite carta à imprensa e questiona pesquisa realizada pelo Instituto EXATTA

O Prefeito e Candidato a reeleição em Petrolina Julio Lossio enviou email ao blog sobre pesquisa realizada pelo Instituto EXATTA encomendada pela Folha de Pernambuco. Confira:

Carta aberta à imprensa de Pernambuco..