RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2203 registros para a palavra: Pernambuco

Durante seminário do Programa ‘Todos Por Pernambuco’ Lossio cobra ramal da Transnordestina para Petrolina

Ao lado do Governador Eduardo Campos (PSB) durante o Seminário ´Todos por Pernambuco´ o prefeito Julio Lossio (PMDB) cobrou do governo do Estado investimentos no fortalecimento da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE), que é composta pelas cidades pernambucanas Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó e as cidades baianas Casa Nova, Sobradinho, Juazeiro e Curaçá. Juntos, esses municipios possuem um Produto Interno Bruto no valor de R$5,17 bilhões.  

Lossio também destacou o Programa Nova Semente, que está revolucionando a educação infantil de Petrolina, inaugurando uma creche por semana. Além de ressaltar a parceria com o programa Alfa e Beto que muito tem contribuído com a alfabetização das crianças do município. “Para alfabetizar as crianças do Nova semente estamos com o programa Alfa e Beto. Já temos mais de 75% das crianças alfabetizadas ainda no 1º ano. Queremos uma sociedade onde nossos filhos possam ter acesso ao que há de melhor nas nossas universidades, coisa que ainda não acontece, mas eu tenho certeza que de mãos dadas vamos conseguir”, informou. ..

Maratona do governador de Pernambuco no Sertão inclui seminários, inaugurações e anúncio de obras

O governador Eduardo Campos inicia hoje (17/03), a sua maratona pelo Sertão do Estado para dar início à segunda edição do programa Todos por Pernambuco e também cumprir uma agenda paralela de inaugurações de obras e assinaturas de Ordem de Serviço e convênios em cinco municípios. Todo o secretariado estadual está envolvido na programação. Petrolina será o ponto de início da caravana. Eduardo chega à cidade às 8h30 da manhã desta quinta-feira (17/03). Às 9h, ele abre o seminário do Todos por Pernambuco e depois circula pelas seis salas temáticas. À tarde, o governador preside a reunião plenária do programa e, no final do dia, visita a escola estadual Gercino Coelho que passa por uma reforma no valor de R$ 1,7 milhão.

Na sexta-feira, ainda em Petrolina, o governador vai inaugurar a pavimentação das estradas vicinais do Projeto Pontal, que prevê a implantação de infraestrutura hidráulica para irrigar 7.862 hectares. Serão inaugurados os acessos à Uruais (aproximadamente 20 km), à Fazenda Timbaúba (7,5 Km) e às Vilas N3 e N5. Obras realizadas com recursos do Governo do Estado. Em seguida, Eduardo segue para os municípios vizinhos de Dormentes e Santa Filomena para entregar uma Escola de Referência e a pavimentação da estrada Santa Cruz da Baixa Verde/Santa Filomena, respectivamente. Às 14h30, o governador abre a reunião plenária do Todos por Pernambuco em Araripina e às 19h assina a Ordem de Serviço para a construção de uma Escola Técnica Estadual no município.

Após dormir em Araripina, Eduardo segue no sábado para Salgueiro às 07h da manhã. Chegando lá, visita as salas temáticas do Todos por Pernambuco. Às 14h, ele assina o convênio para ampliação e reforma do estádio municipal Cornélio de Barros e às 14h30 abre a plenária do Todos por Pernambuco. O seu retorno para Recife está marcado para as 19h.

O PROGRAMA – A edição 2011 dos seminários do Todos Por Pernambuco contará com seis salas temáticas, com capacidade para 50 pessoas, para discutir as principais áreas de gestão - saúde, segurança, educação e cultura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, desenvolvimento social e infraestrutura. Os seminários serão abertos às 8h com o credenciamento dos participantes. Meia hora depois acontecerá a abertura oficial do evento. Às 9h serão divididas as seis salas temáticas. Às 13h, haverá uma pausa nas discussões para o almoço e às 14h30 começa a reunião plenária, cujo encerramento está previsto para 18h.

Além do governador Eduardo Campos e do vice-governador João Lyra Neto, todos os secretários de Estado estarão envolvidos com o seminário. Até o final de abril, o Todos por Pernambuco passará por Petrolândia (Sertão de Itaparica), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Caruaru (Agreste Central), Garanhuns (Agreste Meridional), Goiana (Zona da Mata Norte) e Vitória do Santo Antão (Mata Sul), além do Recife. Essas cidades vão sediar as plenárias microrregionais com a participação de delegações dos municípios vizinhos.

..

PROGRAMA "TODOS POR PERNAMBUCO" COMEÇA EM PETROLINA

 

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (10) com os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão) e Tadeu Alencar (Casa Civil), o governador Eduardo Campos definiu a agenda de seminários do programa Todos por Pernambuco. Petrolina dia 17 de março, Araripina dia 18 e Salgueiro dia 19, serão as primeiras cidades visitadas pela caravana do Governo do Estado, que vai levar informações sobre o andamento das ações em cada microrregião e ouvir da sociedade a indicação de prioridades administrativas para compor o planejamento estadual para os próximos quatro anos...

Odacy Amorim será palestrante na 10ª Semana da Água do Sertão de Pernambuco

O deputado estadual Odacy Amorim (PSB) será um dos palestrantes da programação da Décima Semana da Água do Sertão de Pernambuco, que será promovida nesta quinta-feira, dia 3, das 9h às 11h30, no Balneário Dias Clube, em Santa Filomena. O evento é uma realização da organização não-governamental Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco responsável pelo convite ao deputado. 

Odacy vai falar sobre AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO DO ESTADO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. “Temos nos mantido presente junto aos movimentos sociais e vamos divulgar para os participantes do evento todas as ações do governo Eduardo Campos visando melhorar a vida do homem e da mulher do campo ligados à agricultura familiar. Uma dessas iniciativas do governador foi criar uma secretaria específica dentro da estrutura do governo para cuidar dessa parcela da população do nosso Estado”, disse o parlamentar. 

Os organizadores da Semana da Água em Santa Filomena aproveitarão a oportunidade e durante o encontro vão divulgar a programação da Terceira Feira de Caprinos e Ovinos e da Feira de Agricultura Familiar que acontecerão no município...

Assembléia de Pernambuco Instala comissão para acompanhar Transnordestina e Transposição do São Francisco

Com o início da nova legislatura, volta a funcionar na Assembleia a Comissão Especial que vai acompanhar a Transposição do Rio São Francisco e a construção da Ferrovia Transnordestina. O colegiado já esteve em funcionamento na Casa entre 2008 e 2010, e agora foi recriado por iniciativa do deputado Raimundo Pimentel, do PSB.

Na reunião, foram definidos os membros da Comissão. Raimundo Pimentel será presidente do grupo. Segundo o parlamentar, é necessário acompanhar as obras de perto, já que esses investimentos vão causar grande impacto econômico e social. O deputado acrescentou que também vai ser discutida a sustentabilidade do Semiárido, as potencialidades da região e as consequências para os municípios envolvidos quando as obras terminarem. //

O grupo decidiu que fará duas audiências públicas, uma com a presença do coordenador da Transnordestina, e a segunda com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Posteriormente, a Comissão também vai realizar visitas técnicas aos canteiros de obras.
Além de Pimentel, fazem parte do colegiado os deputados Ângelo Ferreira, Odacy Amorim e Claudiano Martins Filho, do PSB, e Sebastião Oliveira, do PR. Também participaram da reunião desta terça Rodrigo Novaes, do PTC, Isabel Cristina e Manoel Santos, do PT, e Júlio Cavalcanti, do PTB. ..

SEDEST lança o primeiro Cinema Acessível no estado de Pernambuco

As luzes se apagam, a plateia está com os olhos vendados: o longa-metragem inicia. As cenas são audiodescritas. Com o filme Central do Brasil (1998), do diretor Walter Sales, foi lançado na quinta-feira (24), a primeira sessão do “Cinema Acessível”,  no auditório do Sest/Senat. A iniciativa é destinada às pessoas com necessidades especiais, especialmente, para deficientes visuais e é aberta ao público, que recebeu uma máscara no início da sessão.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia Carvalho, o “Cinema Acessível” é uma forma de inclusão social. “Uma das prioridades da gestão Julio Lossio é a inclusão social para as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de assistir um filme audiodescrito, como os deficientes visuais. Através das parcerias, pudemos levar filmes nacionais e incentivar a cultura”, destacou. ..

CVC inaugura loja no River Shopping. A unidade é a 10ª da rede em Pernambuco

A CVC inaugurou, na noite da última sexta-feira (18), a 10ª loja da rede do estado no River Shopping de Petrolina. Sob o comando do empresário Jorge Rocha, a loja de 48m² é a primeira agência de turismo de grande porte a comercializar passagens e pacotes turísticos para os moradores da Região do Vale do São Francisco. Petrolina é atendida pelas companhias aéreas Gol, Avianca e TAM, com voos diários para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Há 39 anos, a CVC atua na realização do sonho de viagem de muitos brasileiros. Com a maior diversidade de roteiros e serviços turísticos do mercado brasileiro, a agência atende a diferentes perfis de gostos e bolsos: os roteiros da CVC são oferecidos em tabelas com mais de 12 meses de antecedência, o que permite ao turista escolher sua viagem de forma
antecipada.

São mais de 100 destinos operados no mundo inteiro, por meio de 770 pacotes nacionais e internacionais em viagens aéreas, terrestres e marítimas. Presente em todo o Brasil, nos 27 Estados federativos, a CVC possui hoje a maior rede de distribuição de produtos turísticos do país. É constituída por mais de 500 lojas exclusivas e oito mil agências de viagens credenciadas. ..

Dia Especial da Cultura da Mangueira no Perímetro Irrigado Fulgêncio, Sertão de Pernambuco

Produtores de manga do Perímetro Irrigado Fulgêncio, integrante do Sistema Itaparica, participam do Dia Especial da Cultura da Mangueira, nesta quarta-feira (9), das 8h30 às 12h. A programação acontece na zona rural, no Setor 29, Quadra 02, Lote 15, próximo à Agrovila 40, no Perímetro Irrigado Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista (PE), sertão do Estado, distante a 123 km de Petrolina (PE) e a 610 km da capital.

O evento é realizado pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do convênio firmado com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com o objetivo de informar aos produtores as tecnologias desenvolvidas para cultura da manga, principalmente sobre as principais atividades desenvolvidas no período entre safra...

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE PERNAMBUCO VISITA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE SEMENTES

O Secretario de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco Ranilson Ramos, fará visita ao lado do Governador Eduardo Campos e do Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho à Unidade de Beneficiamento de Sementes de Petrolina. A visita será logo mais às 09:00 horas. A unidade pertence ao IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco. 

UBS - UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE SEMENTES (PETROLINA)

Investimento: R$ 1,1 milhão, proveniente de recursos do estado de Pernambuco; Área construída: 2,4 mil metros quadrados; Capacidade de armazenamento: 3 mil toneladas de sementes; Capacidade de beneficiamento: de 8 a 10 toneladas de sementes por dia; Distribuição: 3 mil toneladas de sementes de milho e de feijão beneficiando até 150 mil famílias da Zona da Mata ao Sertão...

Petrolinense vence Copa Pernambuco de marcha atlética

O atleta Hiago Garcia venceu pela segunda vez consecutiva a Copa Pernambuco de marcha atlética. O evento aconteceu na tarde do último sábado (29), na avenida dos Reitores da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade universitária e contou com a participação de atletas de três equipes.

Único representante do Projeto Atletismo Campeão, Hiago venceu a prova da categoria menores com a marca de 53min 55seg e 32dec. Ao final da disputa, o treinador Abraão Nascimento e Hiago Garcia conversaram bastante sobre o planejamento da temporada.

A participação do atleta nessa competição serviu como preparação para a Copa brasil de marcha atlética que será realizada no final de fevereiro em Barueri-SP e que definirá a equipe brasileira que disputará a copa Panamericana de marcha atlética em Sabaneta, na Colômbia, em março...

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE PERNAMBUCO VISITA INSTALAÇÕES DA ENOTECA DE LAGOA GRANDE

O Secretário de Agricultura de Pernambuco Ranilson Ramos e comitiva foram recepcionados sexta-feira (28) pela equipe da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande. As autoridades foram recebidas pelo secretário de governo Jorge Garziera e alguns secretários, vereadores e antigos políticos.

O objetivo da visita foi conhecer as futuras instalaçõesda enoteca que se encontra em fase final e oportunizar investimentos do governo do estado para o enriquecimento do turismo na cidade. Vale ressaltar que este será o primeiro museu público que contará a história do vinho e que promete, entre outras coisas, aquecer o enoturismo na região. Localizado na estrada do distrito de Vermelhos, a 13 km da sede, o museu já está em fase final de construção.

O prefeito de Santa Maria da Boa Vista Leandro Duarte e vice Bruno Medrado também prestigiaram o evento em Lagoa Grande.  Na oportunidade o vice prefeito de Santa Maria falou sobre a importância da conclusão da enoteca. “Sem sombra de duvida Lagoa Grande e todo sub médio vale do São Francisco serão agraciados por esse novo modelo de turismo. Não mediremos esforços junto com a prefeita Rose Garziera em fazermos parcerias entre Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande”, disse Bruno Medrado.  ..

Usina Nuclear: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas estão na disputa

Quatro localizações já foram definidas pela Eletronuclear com possibilidades para receber a implantação de uma das usinas projetadas para o Nordeste. A certeza até agora - que será esclarecida até junho deste ano - é a utilização das águas do Rio São Francisco para resfriamento das turbinas. Os quatro Estados nordestinos foram selecionados exatamente porque se localizam na região do Rio, podendo ficar em qualquer um deles, dependendo de análises técnicas complementares.

Embora nem se saiba quando as obras serão iniciadas, o que dependerá muito da concessão de licenças ambientais, a usina deverá ficar pronta para operar em 2030, segundo o planejamento da Eletrobrás. Durante o 2º Seminário Nacional de Energia Nuclear, o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro e o coordenador do escritório da estatal no Nordeste, Carlos Henrique Mariz, confirmaram o cronograma que prevê investimentos de US$ 3 bilhões.

Ministro das Minas e Energia,Edson Lobão, com o presidente da Eletronuclear..

POLICIAIS DA BAHIA E PERNAMBUCO ERRADICAM PLANTIO DE MACONHA EM CASA NOVA

 

Membro do efetivo da 2ª seção do 5º BPM e uma viatura da equipe CIPE-Caatinga se deslocaram ontem (15) até a cidade de Casa Nova-BA, onde havia denúncia de que o acusado Salomão Francisco de Araújo, 57 anos, cultivava um plantio de maconha na Fazenda Descoberta. Ao chegarem à residência do imputado foi encontrada uma espingarda marca CBC 651 nº 375100, sendo que logo depois, Salomão conduziu os policiais até o plantio de maconha de sua propriedade.

No plantio os policiais foram recebidos a bala e foi detido Lenibergue da Silva, 35 anos, ferido na perna esquerda durante o confronto sendo socorrido ao hospital Pró-Matre em Juazeiro, o qual ficou sob custódia da PM-BA.  Salomão foi conduzido à delegacia em Casa Nova. Foram erradicados 2.400 pés de maconha e dois outros elementos conseguiram fugir pela caatinga...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE 273 KG DE QUEIJO EM JUAZEIRO ORIUNDOS DE PERNAMBUCO

Segundo informações do fiscal da Vigilância Sanitária Gildivan Coelho, em uma das fiscalizações de rotina aqui na cidade de Juazeiro, o órgão efetuou a apreensão de 273 kg de queijo sem procedência verificável ou oriundos do Estado de Pernambuco num bairro da zona leste da cidade.

“É sabido que a barreira sanitária instalada na Ponte Presidente Dutra impede, ou deveria impedir a entrada desse tipo de produto, de origem animal, vindo de uma zona que não é considerada livre da febre aftosa”, justificou Gildivan...

Secretariado de Pernambuco tem 51% de aumento salarial

Reajuste é aprovado na reunião da Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia

Os secretários estaduais de Pernambuco terão aumento salarial de 51% a partir deste mês, quando passam a receber R$ 10.570,00. O salário anterior era de R$ 7 mil e estava congelado há oito anos, desde janeiro de 2003. Também se beneficiam do aumento 3.054 ocupantes de cargos comissionados e 7.640 servidores em funções gratificadas. O impacto financeiro na folha salarial é de R$ 6,9 milhões mensais. Aprovado hoje pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), o aumento não foi extensivo aos salários do governador reeleito Eduardo Campos (PSB) e do seu vice João Lyra (PDT), que passam a ganhar menos que seus auxiliares. O governador preferiu manter a sua remuneração de R$ 9,6 mil – também em vigor há oito anos – para evitar ter que se explicar sobre reajuste salarial. O vice ganha R$ 8,9 mil. Campos explicou que o cargo de governador tem benefícios indiretos, enquanto os secretários não possuem as mesmas vantagens. O mesmo projeto do Executivo aprovou a criação de 200 funções gratificadas para servidores de carreira que vão trabalhar nas duas secretarias criadas nesta segunda gestão do socialista: a do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a Secretaria Extraordinária da Copa 2014. Com as duas novas pastas, Pernambuco passa a contar com 30 secretarias. O salário médio dos servidores públicos cresceu 128,69% nos últimos oito anos, de acordo com o governo. O projeto do Executivo optou, no entanto, por conceder o reajuste de 51% – porcentual de aumento do servidor público na primeira gestão de Campos, de 2007 a 2010. Amanhã, o governador sanciona a lei aprovada pela Alepe. (Agência Estado)..

Gasolina é mais vantajosa em Pernambuco

Os preços da gasolina seguem mais competitivos que os do etanol na maioria dos estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pela Agência Estado, referentes à semana passada. O álcool é competitivo nos postos de combustíveis de apenas seis estados brasileiros e em 20, além do Distrito Federal, o uso da gasolina é mais vantajoso.

No Ceará é economicamente indiferente o uso de um ou outro. A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina, ou seja, o motorista tem vantagem econômica com o preço do combustível de cana até esse porcentual do valor cobrado nos postos pelo derivado de petróleo.

O etanol só é competitivo em relação à gasolina nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Goiás tem a maior competitividade para o etanol no Brasil, de acordo com os preços levantados pela ANP, com o preço médio do hidratado em 62,96% do cobrado pela gasolina. Em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, a proporção está em 68,14%, bem próxima à paridade com a gasolina. ..

Chuvas devem chegar ao Sertão de Pernambuco nos próximos 15 dias

 

A equipe do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe) apresentou as previsões climáticas para 90 dias no estado de Pernambuco. Nos próximo 15 dias poderão ocorrer chuvas causadas pelo fenômeno La Niña, especialmente nas regiões do Araripe e do Sertão do São Francisco. De acordo com técnicos do Lamepe (foto), algumas regiões do Estado estão passando pelo chamado fenômeno transientes, que causa chuva passageiras.

..

Petrolina: Toli inaugura primeira loja no interior do estado de Pernambuco

O River Shopping está com uma novidade que deve agradar em cheio as mulheres que buscam uma moda mais versátil a preços atraentes. Essa novidade, de portas abertas no Shopping do Vale desde o último fim de semana, responde pelo nome de Toli. A loja, na qual foram investidos R$ 400 mil, é quarta aberta em Pernambuco e a primeira a funcionar fora da capital Recife, graças ao trabalho do empresário João Carlos Valente. Conta com uma área de 48 m². 

Criada em 1992 pelo empresário Amauri Fonseca, em pouco tempo a marca Toli foi conquistando seu espaço no mercado nacional de moda feminina. Em 18 anos de existência, consolidou-se no disputado mercado fast fashion por meio de estratégia de crescimento que une design avançado a preços compatíveis. A grife está presente em 16 cidades, somando um total de 26 lojas que dispõem de estrutura moderna, ambiente agradável e atendimento diferenciado. ..

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco-SINTEPE chega a Afrânio

 
Sexta-feira (10/12), mais uma sede do Sintepe foi inaugurada no Sertão do São Francisco. Afrânio é o mais novo município que passa a contar com a organização sindical desta entidade que está presente em todo o estado de Pernambuco. A cerimônia de inauguração foi condizida pela coordenadora geral do Sintepe em Afrânio Gilvanilde Souza e pela cooredandora Graça Macedo. Também participaram do ato a deputada estadual Isabel Cristina; os vereadores de Afrânio José Coelho, Evaldo Feitosa, Genilson Barbosa e Betinha; representates do Sintepe estadual, Dilson Macedo e Rosa Pedra Rica; a coordenadora do Sintepe em Petrolina, Cristina Costa; uma comissão de professores e representantes do STR de Afrânio. 
 
A presença do sindicato no município foi um anseio da categoria em busca de melhores condições de trabalho e direitos respeitados, no entanto, os trabalhadores encontram algumas dificuldades com a implantação do sindicato, uma delas é o entrave com relação a contribuição sindical, a qual ainda não é descontada em folha, como previsto em lei, pois a administração municipal oferece uma série de dificuldades. Com isso, os trabalhadores filiados ao partido contribuem com o sindicato através de boletos bancários.
 
Para Givalnilde Souza, o sindicato não está em Afrânio para promover politicagem, nem reforçar projetos que visem prejudicar a organização da categoria, "O Sintepe vem para Afrânio como uma ferramenta para fortalecer a nossa luta enquanto trabalhadores independente das gestões municipais, queremos a garantia de nossos direitos e da educação pública", declarou.
Com mais esta sede inaugurada em Afrânio a representação dos Trabalhadores em Educação nos municípios aumenta para sete cidades do Sertão do São Francisco, sendo elas: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Orocó e Dormentes.
..

Aleluia associa ida de fábrica da Fiat para Pernambuco a desprestígio de Wagner

“A instalação da nova fábrica da Fiat em Pernambuco revela que o presidente Lula é um ‘mui amigo’ do governador Jaques Wagner ou, então, que há muita falta de vontade para trabalhar no atual governo baiano”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ao ler, ontem (10/12), a matéria publicada no jornal “O Estado de São Paulo”, que noticia a instalação da segunda unidade brasileira da montadora italiana em Pernambuco. Primeiro relator do regime especial automotivo que foi alterado para beneficiar a instalação da Fiat em Pernambuco, o parlamentar democrata lembra que, em 1999, quando houve a manifestação do desinteresse da Ford em instalar sua nova fábrica no Rio Grande do Sul, a história foi bem diferente. “Ao lado do senador Antonio Carlos Magalhães e do governador César Borges, eu e toda a bancada do PFL baiano, na ocasião, nos esforçamos e conseguimos levar a Ford para a Bahia. Não foi nada fácil, mas fizemos prevalecer o interesse baiano”.

Agora, de acordo com Aleluia, o que se observa é uma grande omissão do atual governo baiano em tentar atrair um novo empreendimento industrial para fortalecer e consolidar o parque automotivo do estado. “Depois do fracasso na tentativa de atrair a Toyota, que foi para São Paulo, o governo parece ter jogado a toalha e ficado resignado diante do maior prestígio do governador pernambucano com Lula”, observa Aleluia. Para facilitar a implantação do empreendimento automotivo no estado nordestino, segundo a reportagem do jornal paulista, o presidente Lula, a pedido do governador pernambucano Eduardo Campos, fez uma alteração na medida provisória que prorrogou até 2020 o regime tributário especial para montadoras no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A alteração, de acordo com a matéria, foi sob medida para beneficiar a instalação da Fiat em Pernambuco. Não havendo no estado nenhuma montadora habilitada a usufruir dos benefícios fiscais, mas apenas indústrias de autopeças, a exemplo da baterias Moura e da fábrica de chicotes elétricos TCA, foi aberta uma janela, no período de 26 de novembro a 29 de dezembro deste ano, para que os benefícios das fornecedoras pudessem ser transferidos a montadoras. Para se habilitar ao regime especial, a Fiat está comprando a TCA...