RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 118 registros para a palavra: Paraíba

Senador da paraíba deve mesmo assumir o Ministério da Integração Nacional

De acordo com informações do Blog do Camarotti, em Brasília, o senador Paraibano Vital do Rego deve mesmo assumir o comando do Ministério da Integração Nacional, só que em Janeiro, quando acontece uma reforma ministerial. Até lá o comando da pasta fica com o interino Francisco Teixeira, que assumiu a pasta por indicação de Fernando Bezerra Coelho.

"Em conversa ontem com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o nome de consenso do partido para ocupar o Ministério da Integração Nacional é o do senador Vital do Rego (PMDB-PB). Renan disse que Vital tinha o apoio das bancadas da Câmara e do Senado. Dilma aprovou o nome de Vital e ressaltou que era importante o partido ter unidade na indicação. E sinalizou que a mudança deveria ser feita na reforma ministerial prevista para acontecer na virada do ano. Até lá, fica no comando do ministério Francisco Teixeira, que era secretário de Recursos Hídricos", relatou Camarotti...

Projeto São Francisco: seminários encerram ciclo de capacitações de Educação em Saúde no Ceará, na Paraíba e em Pernambuco

O Ministério da Integração Nacional, por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, oferecerá nos dias 17, 18 e 20 de setembro, em Cajazeiras (PB), Brejo Santo (CE) e Salgueiro (PE), respectivamente, Seminários Estaduais de Educação em Saúde. As atividades marcam o encerramento do ciclo de capacitações da Proposta Integrada de Educação em Saúde, desenvolvida junto aos agentes de saúde, de combate de endemias e às lideranças comunitárias dos 17 municípios da área de influência do empreendimento. As oficinas já qualificaram cerca de 700 multiplicadores.

Os seminários objetivam criar um espaço favorável à reflexão e ao diálogo, permitindo a troca de experiências e vivências educativas nas comunidades atendidas. Nos eventos, serão apresentadas as "Agendas de Prioridades de Educação e Saúde", construídas pelos participantes durante o processo de formação de multiplicadores. Ao longo dessas capacitações, foram identificados os principais problemas relacionados ao tema nos municípios, bem como medidas e novas ações que poderão ser implantadas, visando à promoção da saúde da população. Capacitações - O cronograma de capacitações na área de educação em saúde teve início em fevereiro de 2013. Em cada um dos 17 municípios, foram realizadas quatro oficinas, as quais abordaram temas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, saneamento ambiental e doenças relacionadas à água e efeitos danosos dos agrotóxicos...

Equipe Malhas da Lei prende em Petrolina homicida foragido da justiça da Paraíba

A Equipe Malhas da Lei de Petrolina prendeu terça-feira (20), Assis Fernando da Silva de 46 anos, acusado de homicídio foragido da Justiça da Paraíba, há 24 anos. O acusado que desde 2003 residia em Petrolina, foi preso no bairro João de Deus, zona oeste da cidade.

De acordo  com dados constantes nos autos do processo judicial, Assis é acusado de ter assassinado Sebastião Alves Feitosa e tentado matar sua própria filha Maria Lima Alves Feitosa a golpes de faca. O crime teria sido motivado por uma discussão entre as vítimas e a mulher do acusado no ano de 1989, na cidade de Monteiro-PB...

Equipe de Futebol de Cinco de Petrolina participa de Campeonato Regional na Paraíba

De 01 a 07 de julho a equipe de Futebol de Cinco da Associação de Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) participará do Campeonato Nordeste de Futebol de Cinco, em Campina Grande (PB). O time estará representando o Estado de Pernambuco na competição.

“A Prefeitura de Petrolina está dando todo o apoio para a Seleção de Cinco, pois entendemos que o esporte devolve a alegria para os deficientes e se transforma em um grande incentivo para a vida dessas pessoas” frisa a secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade...

Morre na Paraíba compositor de Luiz Gonzaga, Frei Marcelino

*Por Ney Vital-Jornalista

Morreu sábado (8), aos 79 anos, o ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, o frei Marcelino de Santana. Frei Marcelino estava internado desde o dia 2, no Hospital Napoleão Laureano, por conta de um câncer de próstata.

Frei Marcelino é o compositor do baião "Meu Padrim", em 1960, tornando-se a primeira gravação de Luiz Gonzaga com o tema Frei Damião. A gravação é de disco 78 rpm e foi digitalizado em CD selo Revivendo em 2007. Detalhe: A música "Meu Padrim" contem um protesto, critica social.

Frei Marcelino foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e fez campanha para o ex-presidente Lula no Sertão do estado.
 
O religioso foi deputado estadual de 1974 a 1978, período em que chegou a ocupar a 2ª Vice-Presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele também foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público da ALPB, em 1978.
 
Francisco Muniz de Medeiros era professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha, onde foi vigário da paróquia local por mais de 20 anos. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação. ..

Campeão Paraibano já está em Juazeiro para enfrentar Juazeirense

Apronto marcou preparatvos do Botafogo antes de embarcar para juazeiro

 ..

Chuvas em Recife complicam saida do vôo com delegação do Botafogo da Paraíba

 
As fortes chuvas que cairam nesta tarde em Recife atrasaram em algumas horas a saída do voo que traria a equipe do Botafogo-PB para a cidade de Petrolina. A delegação do Botafogo, que joga nesta quarta-feira em Juazeiro, contra a Juazeirense,  tinha previsão de voo para as 14h, mas o tempo ruim não permitiu a decolagem da aeronave e o voo foi adiado para às 16h.
 
Para complicar ainda mais a viagem, de acordo com informações do site oficial do Botafogo "o avião que levaria a equipe teve problemas na decolagem em São Paulo e o grupo foi levado pela companhia aérea para um hotel do Recife."

De acordo com as informações o time deve sair em alguns minutos de recife e a delegação deve desembarcar por volta das 22h em Petrolina.
..

Primeira-dama da Paraíba, baiana de Senhor do Bonfim e formada em Juazeiro, causa frisson e vira alvo de auditoria

Pâmela Bório, 29, diz que incomoda. Miss Bahia em 2008 e apresentadora de TV, a mulher do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), 52, considera-se invejada por sua "beleza, carreira bem-sucedida, família estruturada, vida acadêmica e contatos importantes". Nesses dois anos como primeira-dama, causou frisson nas redes sociais ao posar com uma bolsa de grife francesa, bater boca com políticos e, em especial, quando exibiu na internet um novíssimo jogo de lingeries. "Presente para mim, mas quem curte é o maridão", escreveu à época, junto com a foto das peças íntimas.

Nos últimos dias, porém, o frisson em torno de Pâmela não veio de imagens e declarações na internet, mas de uma auditoria do Tribunal de Contas da Paraíba sobre gastos na residência oficial do governo, a Granja Santana. De acordo com o documento, Pâmela encomendou sem licitação produtos de cama e banho e acessórios para um quarto de bebê. Pediu orçamentos às lojas e priorizou seu gosto pessoal, em vez do menor preço, diz o relatório...

10 candidatos disputam 10 vagas em cidade da Paraíba. Em Petrolina e Juazeiro aproximadamente 600 disputam 40 vagas.

Bem diferente de Juazeiro e Petrolina, onde aproximadamente 300 candidatos em cada município concorrem para vereador na eleição de outubro, na cidade de São Domingos do Pombal, na Paraíba, a disputa é bem menos concorrida e apenas 10 candidatos disputam as 10 vagas disponíveis na Câmara Municipal. Com a menor relação candidato-vaga, apenas um, dos dez que pleiteiam a vereança, deve ficar de fora. Outro fato curioso é que todos os candidatos concorrem pela mesma coligação uma vez que apenas uma chapa majoritária conseguiu registro na justiça eleitoral.

Enquanto em Petrolina e Juazeiro a disputa acirrada obriga muitos candidatos a vereador gastar mais do que o planejado, em São Domingos do Pombal, alguns candidatos ainda não chegaram a gastar R$ 100. O salário também é bem diferenciado e lá está previsto, com aumento que está na pauta de votação da câmara, uma remuneração de R$ 2.765. 600 candidatos disputam as 40 cadeiras em Juazeiro e Petrolina. São 21 vagas em Juazeiro e 19 em Petrolina...

Ação integrada prende acusado de homicídio foragido da justiça da Paraíba

Numa ação integrada policiais civis e militares da 25ª Área Integrada de Segurança em Cabrobó, prenderam nesta sexta-feira (31), Fábio Wanderson Do Nascimento,  de 23 anos, conhecido por  Cabeção, ele foi preso no bairro Itaberaba na cidade de Juazeiro/BA, após o seu sogro  abordado em um veículo lotação na BR-428, próximo a Cabrobó, revelar aos policiais que Fábio Wanderson estaria  escondido na cidade baiana.

Neste sentido após a operação  Malhas Da Lei manter contato com a comarca de Souza/PB obtiveram o Mandado De Prisão em desfavor de Fábio Wanderson Do Nascimento e por determinação do Delegado Seccional de Cabrobó, Magno De Souza Neves em conjunto com o oficial de operações 2ª CIPM, foi designada uma equipe conjunta formada por policiais civis e militares que deslocaram-se até a cidade de Juazeiro/BA, onde efetuaram a prisão do acusado...

Banda paraibana lança CD em Juazeiro

Radicado em João Pessoa, muito embora tenha nascido em Carnaíba-PE, o compositor e proprietário da Banda Forró Chamegado, Boanerges Calado, esteve esta semana em Juazeiro, lançando no programa sertanejo dos radialistas Amilton Ferreira e Zeca Diabo, na Rádio Juazeiro, o terceiro CD do grupo gravado ao vivo em Recife.

Segundo Boanerges, o disco conta com sete músicas de sua autoria, algumas inéditas e outras de compositores consagrados a exemplo de Luiz Gonzaga, Erasmo Lins e Dorgival Dantas. “Todas forró pé de serra autêntico, sem duplo sentido”, ressaltou...

Transposição: Obras na Paraíba são remobilizadas

O estado da Paraíba poderá testemunhar a remobilização dos lotes de obras do Projeto São Francisco que já ocorre em outros trechos da obra. A partir de março, novas máquinas e trabalhadores chegarão para compor os trabalhos do lote 12 no Eixo Leste, que levará água para Monteiro (PB) e mais 71 municípios em 2014, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas na Paraíba. Em abril deste ano, 12 lotes de obra estarão em plena execução. “Todo o esforço do Ministério da Integração é para ver todas as frentes de obras funcionando, para cumprir o compromisso feito com a Presidenta Dilma e com o povo do Nordeste”, ressaltou o ministro Fernando Bezerra.

Os outros dois lotes de obra na Paraíba: o lote 14, com 460 trabalhadores e 32,2% de execução, possui várias frentes de serviço em atividades, sendo que em uma delas, no emboque do túnel Cuncas I, o serviço foi suspenso temporariamente em setembro do ano passado. “Estamos concluindo a perícia técnica que está sendo feita por técnicos da empresa IPT de São Paulo até o mês de abril”, explicou o ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho, nesta segunda-feira (27/2) na Paraíba, durante a palestra “Transposição do São Francisco: o que fazer quando a água chegar”. O contrato do lote 7 está em processo de rescisão...

Canudos recebeu palestra do escritor paraibano Ariano Suassuna

O Salão do Memorial Antônio Conselheiro recebeu na noite da última segunda-feira, 13, o escritor paraibano Ariano Suassuna que durante palestra chegou a proclamar "o grande homem para esse país, o Santo Antônio Conselheiro". Sobre o livro os Sertões de Euclydes da Cunha, Ariano Suassuna emitiu o seguinte comentário: “Eu as vezes tenho o atrevimento de mostrar os erros de Euclydes da Cunha, e discordo de algumas colocações dele. Ele saiu de lá do Sul, como repórter do jornal Estado de São Paulo e veio cheio de brilhos Republicanos contra Antônio Conselheiro e seus seguidores, dizendo que aqui estava o reduto da baderna e do fanatismo, e que a República é imortal. Mas quando ele chegou aqui e viu que a república estava cometendo um crime contra o povo brasileiro, ele logo passou para o lado do povo leal do Brasil, logo se rendendo, porém com um sentimento de ambiguidade”. 

Na palestra de 50 minutos, Ariano mostrou e até cantou uma parte de uma música do cantor e compositor Fábio Paes, e se emocionou ao falar do Conselheiro, finalizando a fala com um viva Santo Antônio Conselheiro. Suassuna é autor de diversos livros, dentre eles o clássico nacional do teatro brasileiro 'O Auto da Compadecida'. Sua obra mais conhecida já foi montada por diversos grupos teatrais de todo país além de ter sido adaptada para a televisão e para o cinema. Ariano Suassuna, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1990, foi um dos fundadores do Movimento Armorial, nos anos 1970. O movimento tem como objetivo criar arte erudita a partir de elementos da cultura popular do nordeste brasileiro...

Polícia Civil de Pernambuco e Paraíba realizam operação conjunta e prendem homem por assalto a banco com explosões de caixas eletrônicos

Foi preso ontem no inicio da tarde (01), Jansen Eduardo Alves, de 25 anos. Ele foi preso por força de mandado de prisão expedido pela Comarca de Campina Grande, pela prática de assalto a bancos com explosão de caixas eletrônicos no estado da Paraíba. O acusado foi preso numa operação integrada por Policiais Civis da 25ª Delegacia Seccional de Cabrobó e Polícia Civil da Paraíba.

A operação que foi coordenada pelo Delegado Seccional de Cabrobó, Moary Drumond Pimenta, localizou o acusado que havia fixado domicílio na cidade de Santa Maria da Boa Vista onde foi preso e em seguida apresentado na Delegacia Plantonista de Cabrobó, sendo recambiado pela equipe policial para o Estado da Paraíba...

Força Nacional é acionada pelo governador da Paraíba

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta terça-feira o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para a Paraíba, após pedido feito pelo governador do estado, Ricardo Coutinho. Os policiais embarcam nesta quarta-feira (2) para João Pessoa. 

As tropas federais ficarão no estado até o término da greve dos cerca de 15 mil servidores da segurança pública paraibana. A paralisação atinge policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e agentes penitenciários do estado. O efetivo da Força Nacional enviado ao estado não será divulgado por questões de segurança...

RICARDO COUTINHO (PSB) É ELEITO NA PARAÍBA

Na Paraíba, com 99,94% das urnas apuradas, Ricardo Coutinho (PSB) está eleito para o governo do Estado com 53,70% dos votos. Zé Maranhão, do PMDB, está com 46,30% dos votos válidos. ..

PARAÍBA: VEREADOR PRESO COM R$ 4 MIL NA CUECA

Devido à recorrência da prática, esconder dinheiro na cueca virou clichê. Mas alguns corruptos desatentos enchem a virilha de notas sob a crença de que passarão despercebidos. Foi o caso do vereador Gilmar Nogueira, da cidade de Desterro (PB), preso na cidade de Cacimbas com R$ 4.020 dentro da cueca. A Polícia Federal parou o vereador dentro de seu carro, por volta das 23h da última sexta-feira (29), e encontrou com ele uma lista com quatro laudas com os nomes de alguns eleitores que receberiam dinheiro pelo voto em favor do candidato a governador da Paraíba pelo PMDB, José Maranhão. Com a lista, obviamente havia dinheiro. Bastou uma rápida revista para encontrar a quantia nas intimidades de Nogueira, que ainda tentou oferecer o que tinha aos policiais para sair ileso. O vereador carregava um papel com os cálculos com quantos votos pretendia comprar (um total de 212) ao valor de R$ 20. Mas os federais negaram – era dinheiro sujo. O vereador foi preso por compra de voto e tentativa de corrupção. Informações do Terra.

..

PARAÍBA DÁ EXEMPLO E BARRA “FICHAS SUJAS” PARA CARGOS DE CONFIANÇA OU COMISSIONADOS

A Assembléia Legislativa da Paraíba dá exemplo aos demais estados brasileiros e sai na frente com a aprovação de projeto de lei que proíbe a contratação de pessoas consideradas “fichas sujas” para cargos de confiança ou comissionados, no âmbito dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, dependendo, agora, para virar lei, da sanção do governador paraibano.

A iniciativa de barrar “fichas sujas” para cargos de confiança ou comissionados partiu de deputados estaduais do estado de Santa Catarina, exemplo que foi seguido imediatamente pela Câmara de Vereadores de Blumenau. No entanto, esses projetos continuam em tramitação naquelas casas legislativas, porque o período eleitoral tem afastado deputados e vereadores em busca de votos para as suas próprias campanhas ou de candidatos que apóiam...