Foram encontrados 1018 registros para a palavra: PESQUISA

79 pesquisadores da Univasf figuram em ranking de cientistas mais citados do mundo

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) possui 79 pesquisadores entre os cientistas mais citados do mundo, de acordo com o ranking AD Scientific Index 2024, sistema de classificação baseado no desempenho individual e no impacto de suas produções. O índice internacional leva em consideração citações no Google Acadêmico e trabalhos realizados pelos cientistas nos últimos seis anos. Os professores da Univasf são destaques nas áreas de Antropologia, Ecologia, Engenharias, Farmácia, Educação Física, Medicina, Zootecnia, entre outras.

O AD Scientific Index utiliza nove indicadores, dentre eles o h-index, que considera o número de citações recebidas pelas publicações, e o i10, que rastreia os artigos com dez ou mais citações. Em 2024, o Índice Científico AD analisou 23.189 instituições de todo o mundo. Das instituições analisadas, 2.064 são da América Latina e 578 do Brasil, com um total de 43.178 cientistas brasileiros citados. De acordo com a classificação de Instituições deste ano, a Univasf está posicionada em 140º lugar no Brasil e ocupa a 310ª posição entre as universidades da América Latina...

Docentes da Univasf são contemplados com bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Cinco docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram aprovados na Chamada Nº 9/2023, de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O principal objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. Os docentes foram aprovados na modalidade de Produtividade em Pesquisa (PQ) do edital, entre eles um foi aprovado para o “Nível A”, categoria mais alta de bolsa, e os outros quatro, na categoria “Nível E”...

Ministério da Saúde retoma maior pesquisa sobre Covid no Brasil. Juazeiro integra relação de pesquisados

Desde esta segunda-feira (11), pesquisadores a serviço do Ministério da Saúde deram início à coleta de dados para uma nova fase do maior estudo epidemiológico sobre a Covid-19 no Brasil.

A ser realizado em 133 municípios de todo o país, o Epicovid 2.0 é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e encomendado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel)...

Mais uma pesquisa constata queda e pior resultado na aprovação de Lula desde início do terceiro mandato

Depois das pesquisas Genial/Quaest e Atlas Intel, nesta sexta-feira (8) foi a vez do Instituto Ipec confirmar a semana de más notícias para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à avaliação do seu governo. Assim como os outros dois institutos, o IPEC verificou uma queda tanto na avaliação do governo como na visão pessoal sobre o presidente.

A pesquisa Ipec, cujas entrevistas foram feitas entre os dias 1º e 5 de março, constatou que a avaliação do governo Lula caiu dos 38% apurados no levantamento de dezembro para 33% neste mais recente, uma queda de cinco pontos. Os entrevistados que disseram avaliar o governo como “regular” foram 33%, e os que marcaram “ruim ou péssimo” foram 32% (aumento de dois pontos em relação à última pesquisa). 

O levantamento revela que o governo federal atingiu neste mês de março a sua pior avaliação desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. A primeira pesquisa Ipec que mediu a aprovação do governo, realizada no início de março do ano passado, mostrava um percentual de 41% de “ótimo ou bom” e 24% de menções “ruim ou péssimo”. 

Apesar de a desaprovação do presidente ter aumentado dois pontos (passando de 43% para 45%), os que aprovam Lula ainda estão em patamar superior. A aprovação do presidente Lula caiu de 51% da pesquisa de dezembro de 2023 para 49% nesta mais recente. 

Em comparação com os resultados da pesquisa realizada em março do ano passado, a queda na aprovação do presidente Lula é ainda maior. Lula tinha naquele momento 57% de aprovação e 35% de desaprovação, uma diferença de 22 pontos percentuais. Um ano depois, a diferença entre os que aprovam e os que desaprovam o trabalho do presidente é de apenas quatro pontos percentuais. 

Segundo o site G1, a queda na avaliação positiva do governo Lula registrada pelo Ipec teve os principais recuos nos seguintes grupos: Quem declara ter votado em Lula em 2022 (de 69% para 61%); moradores do Nordeste (de 52% para 43%); moradores do Sudeste (de 37% para 30%); quem tem renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (de 51% para 39%); autodeclarados pretos e pardos (de 43% para 35%); mulheres (de 40% para 33%); aqueles que têm ensino médio (de 33% para 26%).

Ainda de acordo com o instituto, a avaliação negativa do presidente se destaca entre: quem declara ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022 (63%); quem tem renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos (45%); quem vive na região Sul (42%); evangélicos (41%).

A pesquisa do Instituto Ipec apurou também que aumentam a distância entre os que não confiam e os que confiam no trabalho do presidente Lula. Segundo os resultados, 51% não confiam em Lula, e 45% dizem confiar no presidente (uma diferença que subiu para 6%, contra apenas 2% na pesquisa de dezembro). 

O Ipec entrevistou 2 mil pessoas para realizar o seu mais recente levantamento. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. ..

Pesquisa: 62% dos evangélicos desaprovam governo Lula

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação do trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 62%. Enquanto isso, 35% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho que o presidente está fazendo.

O levantamento ouviu eleitores de 120 municípios, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro neste recorte é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos...

'É preciso investir para que o rádio exerça o papel social de chegar a locais ainda “desertos” de informações", diz pesquisadora

O desafio de integrar o Norte do Brasil em meio às dificuldades de infraestrutura pode ainda ter o rádio como aliado de desenvolvimento e de combate a desigualdades. Essa foi uma das avaliações de três pesquisadores em comunicação que participaram de uma transmissão ao vivo sobre o assunto 

O evento com o tema Rádio Nacional da Amazônia, presente e futuro: Desafios da radiodifusão pública na região Norte foi promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)...

Somente 20% das mulheres brasileiras conhecem bem a Lei Maria da Penha

Apenas duas em cada dez mulheres se sentem bem informadas em relação à Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher e foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.

Os dados fazem parte da 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher, realizada pelo Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV) e o Instituto DataSenado, ambos do Senado...

Pesquisa valida vacina contra verminose de caprinos e ovinos no Brasil

Uma vacina capaz de ajudar o criador de caprinos e ovinos a controlar a verminose, principal problema sanitário desses rebanhos no Brasil, foi validada pela Embrapa em animais da região Nordeste e apresentou um nível de eficácia entre 80% e 90% nos ovinos, e entre 60% e 70% nos caprinos.

A vacina, desenvolvida por pesquisadores do Moredun Research Institute (Escócia), é uma medida preventiva e não impede a infecção, mas aumenta a resposta do animal contra o verme hematófago (que se alimenta de sangue) H. contortus...

Pesquisadores criticam comparação de número de igrejas e escolas

Pesquisadores consideram relativo o fato de o Brasil ter mais estabelecimentos religiosos que escolas e hospitais e questionam comparações feitas com base nesses dados, que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início deste mês.

O levantamento, que faz parte do Censo 2022, apresenta um mapeamento de 111,1 milhões de estabelecimentos no território brasileiro. Destes, 579,8 mil são relativos a finalidades religiosas, independentemente de qual seja a crença. Isso inclui igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros, por exemplo...

Pesquisadora aponta que 99% da produção exportada de uva de mesa no Brasil é produzida no Semiárido

Ao imaginar uma produção de uva e vinho, visualizamos parreiras em lugares com climas mais amenos, como no sul do Brasil e em regiões da Itália. Mas esse imaginário vem sendo rompido há alguns anos com a exemplar produção da viticultura no Vale do Rio São Francisco, em meio ao Sertão e ao clima Semiárido. Nos supermercados brasileiros está cada vez mais comum encontrar vinhos, sucos de uva e o fruto in natura produzidos em meio à Caatinga.

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, Patrícia Coelho de Souza Leão, relembra que a cultura da uva na região teve início ainda na década de 1960, em iniciativas já comerciais, como a da empresa Cinzano, na produção de conhaque, em Petrolândia (PE). A cultura depois se espalhou para Petrolina e região, muitas vezes apoiada por iniciativas da Igreja Católica, que instalou uma coleção de variedades de uva por lá...

Setur faz pesquisa sobre perfil do turista que participa do Carnaval da Bahia

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realiza durante o Carnaval uma pesquisa de caracterização e avaliação dos serviços com os visitantes que escolheram a Bahia como destino para a festa.

O objetivo é identificar o perfil do turista, saber o que ele pensa sobre os equipamentos utilizados e planejar ações futuras da secretaria. Os dados estão sendo coletados em Salvador, Lençóis, Porto Seguro, Camaçari (Arembepe e Guarajuba) e Mata de São João (Praia do Forte)...

Pesquisadoras do HU-Univasf e da Rede Ebserh contribuem no avanço da ciência no Brasil

Destacar as conquistas femininas e o reconhecimento enquanto produtoras do conhecimento científico! Esse é o ponto alto do dia 11 de fevereiro, quando celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída em 2015 pelas Nações Unidas.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conta com o protagonismo de inúmeras mulheres nos 41 hospitais integrados à estatal, que impulsionam seus estudos e transformam a realidade a sua volta. Por isso, de forma ainda mais especial, vamos celebrá-las conhecendo um pouco da trajetória de quatro representantes da Rede pelo país!..

Pesquisa avalia os impactos econômicos para agricultores que possuem uma barragem instalada em suas propriedades no Semiárido

Estudo conduzido pela Embrapa Solos (RJ) avaliou os impactos econômicos para agricultores que possuem uma barragem subterrânea instalada em suas propriedades no Semiárido brasileiro. Levando em conta o período de 18 anos analisado, entre 2006 e 2023, foi verificado um incremento anual médio de 375 Kg na produção, que gerou uma renda excedente de R$ 7.361,10 para os adotantes da tecnologia social em relação aos agricultores que não a possuem em suas terras.  

Já o estudo de avaliação de impactos econômicos, sociais, ambientais e institucionais da barragem subterrânea realizado pela Embrapa há muitos anos, e cujos resultados são apresentados anualmente no seu Balanço Social, apontou que a relação dos Benefícios e Custos (B/C) em 2023 foi de 2,27, o que significa que cada R$ 1,00 investido pela Empresa nessa tecnologia social gerou um retorno R$ 2,27 para a sociedade...

Governo Lula tem 42,7% de aprovação, diz pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Trabalho

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo instituto MDA e encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, apresentou um percentual de 42,7% de avaliação positiva do governo Lula (PT), nos quesitos ótimo e bom, enquanto a soma de ruim e péssimo foi de 27,9%.

Avaliação positiva se manteve estável em relação à rodada anterior, de setembro do ano passado, quando 40,6% consideravam o governo ótimo ou bom...

Ouvidoria do Hospital Dom Malan faz pesquisa diária de satisfação junto aos pacientes

A Ouvidoria do Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), é um canal de contato da população com a gestão da unidade.  São realizados em média 20 atendimentos por mês no setor, tanto presencialmente, como por e-mail, por telefone e pelo Ouvidor SUS de Pernambuco.

O setor é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados. É uma ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social dentro da unidade hospitalar e para além dela, já que o HDM é um hospital da rede pública de saúde de Pernambuco, parte do SUS...

Procon de Juazeiro realiza pesquisa de preços de material escolar

Com o início do ano e a proximidade de volta às aulas, o Procon de Juazeiro, órgão vinculado à Prefeitura Municipal, realizou uma pesquisa de preços dos materiais escolares. Mais de 280 itens que compõem a lista de materiais de escolas integraram a pesquisa, a exemplo de cadernos, lápis, mochilas, estojos, canetas, entre outros. A proposta da pesquisa de preços do Procon é orientar os pais na hora da compra do material escolar.

De acordo com o coordenador executivo do Procon de Juazeiro, Carlos Macedo, a pesquisa foi realizada no dia 9 deste mês e a equipe do órgão percorreu cinco estabelecimentos. "A pesquisa serve para ajudar os pais na hora da compra destes materiais, dando parâmetros para que eles possam economizar, comprando nos locais com preço melhor. É importante que os pais façam pesquisa em vários estabelecimentos, na internet e planejamento para a compra", explicou Carlos Macedo. A lista completa da pesquisa em anexo...

Pesquisa aponta favoritismo de Bruno Reis em Salvador

O atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com grande possibilidade de vencer as eleições municipais de 2024 já no primeiro turno.

Pelo menos, é isso que mostra a primeira rodada de pesquisas do Instituto AtlasIntel, divulgada no domingo, 31 de dezembro...

Bastidores: Rejeição de caciques e falta de votos para os novatos marcam o início do ano eleitoral em Juazeiro

O ano eleitoral de 2024, com eleições municipais marcadas para outubro, deve acentuar as discussões políticas em todos os municípios brasileiros.

Em Juazeiro não será diferente e o ano começa com pelo menos umas dez pré-candidaturas postas no cenário, boa parte delas, a maioria, aguardando um carinho do governador Jerônimo Rodrigues e do Presidente Lula, bem avaliados como apoiadores numa eleição no município...

Artigo de pesquisadores da Univasf sobre Doença de Parkinson é publicado pela revista Scientific Reports, da Nature

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sobre predição de discinesia em pacientes com Doença de Parkinson (DP) foi publicado este mês pela revista Scientific Reports, da Nature, uma das mais prestigiosas do mundo.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde Biológicas (PPGCSB) pelo egresso Denisson Augusto Bastos Leal, em sua dissertação de mestrado...

Repercute o clarão visto no céu em diversas cidades da Bahia e pesquisadores apontam queda dos restos de foguete chinês

Vídeos feitos pela equipe da REDEGN e por moradores do residencial Baraúna que compartilharam com nossa redação, mostram a passagem de objetos não identificados, possivelmente "meteoros" no céu em Juazeiro nesta sexta-feira (22).

O assunto continua sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais...