RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2495 registros para a palavra: PERNAMBUCO

Espaço do Leitor: Pernambuco - A política da contramão!

Meus amigos de Pernambuco: Estamos hoje vivendo a política do contraditório. Eduardo Campos e seus apadrinhados políticos, como foi denominado de painho, vem mostrando assim, para todo o Brasil, que Pernambuco é governado por coronéis, ditadores, senhores de engenho, dos quais, semelhante nas novelas, só restam-nos a Sinhá Moça, porque "a lavoura da cana de açúcar, os escravos e o tronco já existem neste estado".

 
Pois bem, continuando este nosso desabafo, que graças ao meu bom Deus, através da internet, envio esse ato de repúdio, para todo Brasil. Vivendo e aprendendo, descobrimos que a política de Campos, não é exatamente correspondente aos 80% de votos que recebeu nas eleições de 2010, para Governador de Pernambuco. 
 
Assim, Campos desfruta de um cenário, praticamente deixado pelo seu antecessor, o Jarbas. Um estado com infraestrutura já toda preparada e montada, estabelecendo-se assim as bases injustas, para esta grande aprovação de Campos em Pernambuco.
 
Não tenho pressa em terminar este "Ato de Repúdio Público", e diante de todos vocês, amigos blogueiros, internautas, e viajantes da terceira dimensão, que é a internet, eu manifesto os meus pensamentos, sentimentos, frustrações, lamento por tudo aquilo que, fantasiosamente, foi construído para mim, pela propaganda e publicidade fortíssima do então Governador de Pernambuco e Sonhador Remoto à Presidência do Brasil, o Eduardo Campos. Aquele do sorriso Colgate!
 
Se as palavras deste artigo que escrevo, fosse tão rápidas, quanto a vontade de vomitar, de tudo que sinto agora, em relação a esse governo das ilusões,  que certamente, manifesto a todos quantos assim desejar e tiver algum interesse em ler, o meu ato de repúdio, então eu posso descansar em paz!
 
Mas, continuando nosso trajeto, rumo ao enfrentamento, sem médio e sem ódio, eu penso, por exemplo, como posso acreditar no nas promessas ditas na imprensa, pelo então Secretário de Agricultura de Pernambuco, o Sr. Ranilson Ramos, quando diz que trará milhões em investimentos na agricultura do meu estado, se nem uma pequena promessa, pelo qual prometeu que apoiaria a Febana (Feira da Banana), que aconteceu na cidade de Santa Maria, sem nenhum apoio ou recurso, nem da Secretaria de Agricultura e nem do Governo Campos. 
 
Uma feira tão importante para a região, quanto é a Fenagri em Petrolina PE.  Beneficiando ai, centenas de famílias do Projeto "Fujamos", digo Fulgêncio, na Agrovila 15 naquele município. Eu mesmo quem me encarreguei de fazer a Febana, com apoio dos amigos. Nem mesmo o Prefeito de Santa Maria, teve algum incentivo a esta tão grande e importante feira econômica, que gera conhecimento técnico, empregos, desenvolvimento regional para curto, médio e longo prazo.
 
Resta lamentar, isso é apenas um pequeno exemplo de que, se não cumpre uma promessa pequena, mas de valor inestimável para Pernambuco, tão pouco cumprirá promessas maiores, mirabolantes, extravagantes, enganadoras, ilusórias, como o anunciável investimento de 200 "milhones de reales", na agricultura "enferrujada" de Pernambuco, da qual, foi veiculada no dia 11/11/2011 nos blogs regionais.
 
É uma pena. 
 
Mesmo eu pernambucano, pequeno, mas tenho esta ferramenta, da qual, livremente, posto o meu ato de repúdio publicamente.
 
Ricardo Banana - Presidente do Partido Republicano Progressista Petrolina PE
..

Armando acompanha visita do presidente da CNI a Pernambuco

O presidente da CNI, Robson Andrade, visita Pernambuco nesta sexta-feira. (10.02). Acompanhado do presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, e do senador Armando Monteiro, ele participará de reunião com empresários locais para apresentar projetos de interesse do setor e avaliar o cenário econômico regional. O encontro está marcado para 10h30, na sede da Fiepe, em Santo Amaro (Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro – Auditório do 1º andar). ..

Polícia deflagra operações e apreende armas, drogas e máquinas caça-níqueis no sertão de Pernambuco

As polícias civil e militar deflagraram na madrugada desta sexta-feira (27), duas operações conjuntas no sertão do estado. As operações que contaram com um efetivo total de 80 policiais, aconteceram simultaneamente em Petrolina e Ouricuri, tiveram por objetivo o cumprimento de mandados de busca e  apreensão, resultando  com a prisão de quatro pessoas, apreensão de dois  revólveres, 400g de cocaína, além de quatro máquinas caça-níqueis.

Operação FOGO..

Governo de Pernambuco vai distribuir 10 mil caprinos e ovinos

Os pecuaristas de Cabrobó foram os primeiros em Pernambuco a receberem informações, sobre um novo programa de incentivo a caprinovinocultura, que será lançado pelo governo do estado. O anuncio foi feito durante o Seminário Sobre Produção e Comercialização de Carne Leite e Pele, promovido pelo Sindicato Rural de Cabrobó. A boa nova veio logo na abertura do evento e foi revelada pelo assessor do Secretario de Agricultura Ranilson Ramos o Engenheiro Agrônomo Ebis Dias Santos.Segundo Santos a Secretaria vai lançar em breve um espécie de “Programa de Melhoramento Genético” dos rebanhos de caprinos e ovinos do estado.

“São 10 mil matrizes que serão distribuídas para 200 associações de produtores, principalmente do sertão. Vamos oferecer ainda 520 reprodutores. Serão 50 matrizes por associação. Essas matrizes não voltarão para o estado, enquanto forem nascendo ás primeiras crias, elas serão multiplicadas e redistribuídas entre os associados. Cada associado deve receber 10 matrizes, e não precisarão devolver e sim terão o compromisso de na primeira cria repassar 5 matrizes para outro produtor associado e assim vão se multiplicando” explicou...

No Congresso, Bezerra volta a dizer que verbas a Pernambuco tiveram apoio de Dilma e se diz vítima de ataques

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, voltou a afirmar, na tarde desta quinta-feira (12) durante depoimento na Comissão Representativa do Congresso Nacional, que a decisão de liberar mais de 90% dos recursos do ministério nas ações de prevenção de desastres no Estado de origem dele, Pernambuco, teve o apoio da presidente Dilma Rousseff. O ministro também disse que é vítima de campanha contra ele e seu partido, o PSB.

“[O ministério] tomou esta decisão em estudo que foi feito não só pelo ministério, dentro do âmbito do Gepac (Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento), mas também com anuência e aprovação do Ministério do Planejamento, Casa Civil e da presidente da República”, afirmou. “O que se quer nessa campanha é atacar não só minha imagem, mas do meu partido. Sei relevar os ataques, sei aceitar as críticas, isso faz parte da democracia, mas é preciso também não atacar e não denegrir a imagem das pessoas”, completou. De acordo com o ministro, a campanha tem motivação eleitoreira, uma vez que ele é pré-candidato à Prefeitura de Recife...

Pernambuco pegou carona em crédito emergencial para enchentes

A construção de barragens em Pernambuco - obras que inflaram os gastos do Ministério da Integração Nacional no Estado do ministro Fernando Bezerra Coelho - pegou carona numa autorização extraordinária de gastos destinada a combater os efeitos das enchentes nas Regiões Sudeste e Sul. As obras milionárias em Pernambuco nem sequer haviam sido autorizadas pela lei orçamentária de 2011, mas consumiram quase 90% dos pagamentos feitos no programa de prevenção de desastres.

Questionada, a equipe da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que coube ao Ministério da Integração definir o destino dos gastos extraordinários anunciados em meio aos efeitos da tragédia da região serrana do Rio de Janeiro, no início do ano passado...

Foragido da justiça de Goiás é preso em operação integrada no sertão de Pernambuco

Na madrugada desta terça-feira (3), após cerco policial realizado na Aldeia Cajueiro na Ilha da Assunção, policiais civis e militares efetuaram a prisão de Antônio Francisco da Silva, de 39 anos conhecido por Antônio Caburé ou ainda Antonio Simão. Ele que estava foragido da justiça do estado de Goiás desde 2001 pelo crime de tráfico de drogas, foi localizado na reserva indígena Truká, onde estava escondido a cerca de uma semana.

A operação que culminou com a prisão de Antônio Francisco da Silva foi uma ação integrada entre as equipes Malhas da Lei da 25ª  Área Integrada de Segurança (AIS-25) composta por policiais civis e militares, Núcleo de Inteligência do Sertão-3, Patrulha Rural e Grupo de Ações Táticas Itinerante (GATI) da 2ª CIPM em Cabrobó...

Ministério da Integração nega privilegiar Pernambuco no repasse de verba

O ministro Fernando Bezerra Coelho não respondeu sobre o privilégio a Pernambuco no repasse de verbas do programa de prevenção de acidentes. Já o secretário adjunto de Defesa Civil coronel Ivan Ramos disse: “não vamos entrar nesse mérito, mas há mais obras previstas no Estado”. “Não é um direcionamento político, é uma decisão de fazer obras que vão resolver a vida das pessoas no Estado”, completou.

Por meio de nota, o Ministério da Integração insiste em que a ONG Contas Abertas deveria ter considerado outros programas federais na contabilidade sobre gastos com prevenção de desastres, como ações de contenção de encostas e macrodrenagem, sob responsabilidade do Ministério das Cidades, além do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem parte de recursos destinados à alocação de famílias de áreas de risco.

Segundo o ministério, a transposição do São Francisco, de custo reestimado em R$ 6,9 bilhões, também deveria ser levada em conta: “A obra da transposição a rigor é uma grandiosa ação de prevenção à estiagem e à seca, desastres naturais classificados no nosso Código de Desastres”.

Para a pasta, 2011 teria sido o melhor ano de desembolso de recursos para prevenção de desastres, uma avaliação não ratificada por dados do Tesouro Nacional no programa com este nome. Fernando Bezerra destaca, no balanço de 2011, a integração de quase 3.000 municípios no cadastro da Defesa Civil, com “um mínimo”de organização dos sistemas locais, e a capacitação de técnicos. Até o início de março, o governo pretende propor mudanças na legislação urbana, para evitar a ocupação das áreas de risco, que começam a ser mapeadas em 251 cidades do País.

REZA - O ministro bate três vezes na madeira da mesa de seu gabinete. “Estamos muito mais preparados e um desastre como aqueles é caso raro”, disse, questionado sobre a eventualidade de um novo início de ano como o de 2011, quando centenas de pessoas morreram nas enchentes e deslizamentos de terra na região serrana do Rio. Na tarde de segunda-feira (2), sete sirenes já haviam tocado na região para a retirada de pessoas das áreas de risco. ..

Justiça suspende a licitação de tablets em Pernambuco

A Justiça determinou, no último sábado, a suspensão da maior licitação realizada em 2011 pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Além de paralisar o processo de compra de 156 mil tablets (computadores de mão), o desembargador José Carlos Patriota Malta determinou que a fase de tomada de preços seja retomada com a inclusão da empresa que impetrou mandado de segurança contra a secretaria.

O desembargador acatou as razões expostas pela Digibras Indústria do Brasil S.A. que considerou injustificada sua exclusão do processo licitatório. A empresa alega que ofereceu um tablet com a mesma configuração da vencedora, mas não teve sequer tempo de apresentar preço menor, por ter sido desabilitada do pregão eletrônico.

Quando a Secretaria de Educação de Pernambuco abriu edital para a compra dos tablets, centenas de empresas manifestaram interesse em concorrer. Dez foram habilitadas para disputar o pregão eletrônico, mas apenas duas (a fabricante e a distribuidora do mesmo produto) tiveram chance de apresentar seus preços. As demais foram excluídas do processo.

RECURSO - O secretário de Educação, Anderson Gomes, classificou como "normal" uma empresa excluída de uma licitação recorrer do resultado. Anderson Gomes asseverou que a secretaria irá entrar com recurso para derrubar a liminar que suspendeu a licitação.

Os 156 mil tablets serão distribuídos para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, dentro do Programa Aluno Conectado. A expectativa da Secretaria de Educação é que as primeiras unidades sejam entregues a partir de março do próximo ano.

(Com JC)..

Árvores de Natal feitas com garrafas pet enfeitam Perímetros Irrigados no Sertão de Pernambuco

 
Árvores natalinas sustentáveis, feitas de garrafas pet, deram brilho especial aos festejos neste último final de semana nos Perímetros Irrigados Brígida e Fulgêncio, que ficam nos municípios de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco, respectivamente. A construção das árvores é resultado das ações educativas sobre meio ambiente, realizadas pela área social da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do convênio firmado com a Chesf. Uma árvore também foi montada na sede do município de Orocó.
 
Cada árvore de Natal mede sete metros de altura e reutilizou cerca de 4 mil garrafas pet. É o segundo ano consecutivo que a equipe de Ater monta a árvore no Perímetro Irrigado Brígida, em parceria com a comunidade, Prefeitura de Orocó e Escola Municipal Estanislau Bione. “Este ano levamos a ideia para sede do município de Orocó e o Perímetro Irrigado Fulgêncio que possuem árvores ecológicas com o mesmo tamanho e modelo iguais ao do Perímetro Irrigado Brígida”, explica a assistente social, Marleide Moura, da Ater, que orientou a construção das árvores.Ainda de acordo com a equipe de Ater, além de celebrar o Natal é também uma oportunidade de chamar a atenção dos moradores sobre o trabalho realizado nas Agrovilas sobre a problemática do lixo doméstico nos Perímetros Públicos de Irrigação e nos municípios, apresentando para as pessoas que é possível reduzir  e reutilizar embalagens.

Perímetro Irrigado Fulgêncio- A decoração de Natal ficou por conta da Associação Arte União que além da construção da árvore feita com material reciclado, também confeccionou um presépio com fibra e palha de bananeira que estão expostos na Agrovila 22 da localidade e fazem parte dos festejos do 1º Natal Luz do Perímetro Irrigado Fulgêncio que vai até o dia 31 de dezembro.O evento é uma realização da Associação Arte União, Departamento de Cultura da Assistência Técnica e Extensão Rural e da comunidade, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE) e se propõe a ser uma oportunidade para os artistas locais mostrarem seu trabalho e se confraternizarem com a comunidade.

 Na programação terá queima de fogos, feira de artesanato e praça de alimentação com cardápio natalino de comidas típicas. As apresentações vão ficar por conta da banda de Pífano Raça Negra, coral natalino da Agrovila 22, representação teatral sobre o nascimento de Jesus, show musical com Iranildo e Gisele Escarlet, roda de capoeira, apresentação do grupo de dança Hip-hop na veia, Invasion At Trail, grupo de danças Carimbó, reisado do Quilombo de Sarué, samba de roda do grupo de meninas da Escola Asa Branca, além de caminhada do vaqueiro, roda de aboio, toadas, repentes e versos, noite de vaquejada e exibição de filmes.
..

Deputados de PE recebem auxílio-moradia dos anos 90

 

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) começou a pagar auxílio-moradia retroativa a políticos que exerceram mandato de deputado estadual entre 1994 e 1997. Os pagamentos, que variam de R$ 5,4 mil a R$ 354 mil e serão divididos em até 36 parcelas, começaram em setembro, mas só agora vieram a público e também beneficiou quem tem residência no Recife. A seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) questiona o benefício...

CARTA DE REPÚDIO À SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO

(Estagio de férias para estudantes de Medicinas em Hospitais do Interior do Estado)

No último dia 07/12/11, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco lançou, através da Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco, um edital de concurso para estágio de férias em hospitais do interior do estado. Os hospitais em questão estão localizados nos municípios de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Palmares e Vitória de Santo Antão. Tal estágio era voltado para estudantes de Medicina que durante o período de 2012.1 estivessem cursando do 7º ao 10º período da graduação.

Entretanto, uma série de acontecimentos desse processo seletivo cursou com prejuízo aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, localizada no Sertão do Estado, prejudicando a possibilidade de participação desses no referido concurso...

ESPAÇO DO LEITOR: PIB - BAHIA X PERNAMBUCO - A GUERRA DA PROPAGANDA E DA VERDADE

O então Secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, (hoje ministro) Fernando Bezerra Coelho, em uma palestra no auditório do SESI em Petrolina fez comparativos da evolução do crescimento do seu estado, fazendo parâmetros com a Bahia. Uma propaganda no diário oficial de Pernambuco exagerava: “vamos passar a Bahia".

Pernambuco, há décadas vem apostando tudo em "Suape" e Petrolina...

Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu

Dentro das comemorações do 99º aniversário de Luiz Gonzaga, o Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu, no Sertão do Araripe. O consagrado festival que celebra as manifestações culturais do estado valorizando as identidades locais e regionais, vai contar com uma extensa programação entre os dias 12 a 18 de dezembro.O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Prefeitura de Exu e ONG Parque Aza Branca.

Nos seis dias de shows, a festa abrirá espaço para apresentações de nomes conhecidos da música regional, como os forrozeiros Flávio Leandro e Adelmário Coelho, o Coral de Aboios de Serrita, além da prata da casa, a exemplo de Fua Carvalho. A edição 2011 da festa vai ocupar dois importantes espaços da cidade: a Praça de Eventos e o Parque Aza Branca, onde serão montados os palcos Canta Luiz Gonzaga e Viva Gonzagão.“Montamos uma grade com uma programação variada, com destaque para Dominguinhos, reconhecido como herdeiro de Luiz Gonzaga. Procuramos valorizar os talentos locais”, pontua Beto Rezende, coordenador do festival. Esta iniciativa é o pontapé para as comemorações do centenário do Rei do Baião no próximo ano. ..

Governo de Pernambuco envia representantes para acompanhar trabalhos após tragédia

Representantes do governo de Pernambuco acompanham os trabalhos em torno do acidente que matou 33 pernambucanos e deixou 13 feridos neste sábado (3), na BR-116, próximo ao município de Brejões, no sudoeste baiano. Desembarcaram em Jequié, município que recebeu os corpos e atendeu as vítimas, alguns secretários estaduais, além da direção do Instituto Médico Legal (IML) e representantes da Polícia Militar de Pernambuco. “Já entramos em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia e sabemos, por exemplo, que há três feridos internados no Hospital Prado Valadares em estado grave e vamos tentar, ainda hoje, fazer o traslado deles para o Recife”, disse o secretário da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, em entrevista ao G1. O governo pernambucano também determinou o envio de equipes de assistentes sociais, bombeiros e de um caminhão refrigerado do IML para realizar o transporte dos corpos. O ônibus levava cortadores de cana-de-açúcar do Mato Grosso do Sul para a cidade de Buíque, no Agreste pernambucano, quando se envolveu no acidente. ..

CÂMARA TÉCNICA APROVA AQUISIÇÃO DE SEIS IMÓVEIS RURAIS EM PERNAMBUCO

A câmara técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável aprovou na tarde desta segunda (21/11), a aquisição pelo Governo de Pernambuco, de 06 propriedades rurais para instalação de novas unidades produtivas da agricultura familiar. A reunião foi coordenada pelo Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, que também preside as reuniões da Câmara Técnica, e aprovou as aquisições das fazendas Saco da Serra, Cachoeira de Baixo e Faquinha (todas em Cabrobó), Lagoa do Velho (Santa Maria da B. Vista), Mirim do Vale (Tacaimbó) e Santa Fátima (Vitória de Santo Antão).  

As aquisições serão referendadas na próxima reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável. Serão utilizados recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, coordenado no Estado pelo Iterpe - Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco. 90 famílias serão beneficiadas, com a aquisição de 1.207 hectares. “O crédito fundiário é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda no campo. Como ação complementar da reforma agrária, possibilita às famílias mais carentes uma alternativa produtiva, com inclusão social e resgate de cidadania” avaliou Getúlio Gondim, Presidente do Iterpe...

Convênio de R$ 259 milhões vai beneficiar 26 municípios de Pernambuco

Vinte e seis município de Pernambuco serão beneficiados com obras de abastecimento d’água, saneamento e infraestrutura urbana. Os investimentos somam R$ 259,3 milhões. Os contratos para a realização da obra foram assinados nesta sexta-feira (25), pelo governo do Estado, Eduardo Campos, e pelo superintende da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Nery. A contrapartida do Governo Estado é de R$ 23 milhões.

As ações fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). De acordo com o Governo do Estado, a maior parte dos recursos será para obras da Compesa. A empresa receberá R$ 170 milhões para adequar e ampliar o sistema de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e das redes coletora, além da perfuração de poços (ver detalhamento das ações no anexo). As obras beneficiarão os municípios de Camaragibe, Paulista, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Recife (Região Metropolitana), Goiana e Arcoverde.

Já a Secretaria de Cidades receberá R$ 84 milhões. O valor será destinado à construção de 1.078 moradias, à realização de três obras de urbanização, além da elaboração de 26 projetos de infraestrutura urbana e um de gestão de resíduos sólidos. As obras serão realizadas no bairro de Peixinhos, em Olinda; Campo Grande, no Recife e no município de São Vicente Ferrer. Ainda segundo o governo estadual, no pacote de ações também está prevista a elaboração de projetos de urbanização em 26 municípios. Os estudos serão realizados nas áreas de topografia, planejamento urbano, arquitetura, terraplenagem, contenção de encostas, drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário, plano de regularização fundiária, entre outros.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS – Abreu e Lima, Água Preta, Aliança, Barreiros, Bonito, Bezerros, Bom Conselho, Camaragibe, Catende, Escada, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Palmares, Petrolina, Recife, Ribeirão, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e Sirinhaém. ..

Dezenove presos no feriadão da Proclamação da República em Pernambuco

Ao longo do último final de semana, que incluiu o feriado da Proclamação da República (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 19 pessoas por variados motivos. Só por dirigir em estado de embriaguez alcoólica foram 12. As demais prisões foram efetuadas por cumprimento de mandados de prisão, dirigir sem CNH, suspeita de inautenticidade e, finalmente, por desobedecer ordem de parada e causar risco a usuários.

As prisões por embriaguez ocorreram nos municípios de Caruaru (5), Cabo de Santo Agostinho (2), Moreno (1), Gravatá (1), Petrolina (1), Jaboatão dos Guararapes (1) e Recife (1). Os etilômetros registraram teores que variaram de 0,37 a 1,36 mg/l. Eis os relatos das demais prisões: O motociclista Vandeildo de Carvalho Barros foi preso durante abordagem no quilômetro 92 da BR 423, em Garanhuns, por ter em seu desfavor, um Mandado de Prisão em aberto...

Prefeitura e Governo de Pernambuco firmam convênios para a execução de obras em Lagoa Grande

Em uma jornada de reuniões que durou três dias na capital pernambucana, a prefeita de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Rose Garziera (PR), conseguiu celebrar vários convênios com o Governo do Estado. A prefeita retornou ao município na última quinta-feira, dia 10, com uma pauta de reivindicações bastante recheada. Entre as ações a serem iniciadas em breve através dos convênios, está a complementação das pistas laterais do centro da cidade contemplando as BRs 122 que dar acesso ao distrito de Jutaí e 428 com destino ao Recife, beneficiando o bairro do Vasco. Também foram acordados pela prefeita, a agilização do projeto de construção da PE-555, mais conhecida como Estrada do Tomate ligando o distrito de Jutaí à comunidade de Açude Saco II, além da conclusão da Avenida Governador Miguel Arraes, principal via de acesso entre o bairro Morada Nova e o centro da cidade. 

O volume convênios no valor de R$ 200 mil será destinado à conclusão do estádio de futebol da cidade; outros R$ 85 mil para finalizar a obra da quadra esportiva do bairro do Vasco e reforma da quadra de Vermelhos; mais R$ 90 mil para construção de três novas salas de aulas na escola Helio Ferreira Maia, na sede, além da implantação nos próximos dias do programa Projovem Urbano, parceria entre o governo municipal e o estadual. De acordo com a prefeita Rose Garziera, são convênios importantes que darão uma maior celeridade nas ações do governo municipal, visto que são obras necessárias e essenciais para ampliar os serviços à população. Ela completa que a parceria com o governo estadual veio fortalecer o trabalho que a atual administração realiza desde o primeiro dia de governo. ..

XXI Conird vai debater Plano Diretor de Agricultura Irrigada para Pernambuco

Priorizar a concepção e elaboração de um plano diretor em agricultura irrigada para Pernambuco será um dos temas mais debatidos durante o XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, que será realizado entre os dias 20 e 25 deste mês no Sest/Senat , em Petrolina-PE. O tema da oficina, que tem como um dos coordenadores, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos foi baseado no Plano Diretor em Agricultura Irrigada de Minas Gerais, trabalho que também será apresentado na oportunidade pelo secretário adjunto da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Paulo Romano.

Segundo o secretário pernambucano, que inclusive tem raízes na região, o Governo do Estado já deu os primeiros passos visando a implementação do plano. “A Agricultura irrigada em Pernambuco, tem hoje um forte peso econômico e social, figurando inclusive como um dos maiores indutores do desenvolvimento no Estado. E Petrolina, enquanto representante maior de uma região que abriga 90% da nossa agricultura e responde pelo segundo PIB do agronegócio, realiza agora o XXI Conird que certamente será o grande fórum para esta e tantas outras importantes discussões”, previu Ranilson Ramos...