RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2495 registros para a palavra: PERNAMBUCO

Lossio pode assumir comando estadual do PMDB em Pernambuco

Em recente entrevista, o vice-prefeito eleito de Petrolina, Guilherme Coelho, questionado sobre uma possível indicação de Júlio Lóssio para concorrer ao governo do estado, pelo PMDB, não descartou a possibilidade. Guilherme disse que a lembrança do nome de Lossio já demonstra o quanto ele está prestigiado na legenda.

A notícia, que parecia pouco provável, começa a ganhar corpo e pode até se confirmar. Hoje (20) em Recife, pelo que se anuncia na imprensa da capital pernambucana, Júlio pode dar o primeiro passo para consolidar sua liderança e ocupar a presidência do PMDB no estado...

Convivência com a sêca tem reforço em Pernambuco: Ministro da Integração cumpre meta de entrega de cisternas

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu, durante agenda neste final de semana, na zona rural de Petrolina, que antes do final do ano, realizará  a entrega de mais 2 mil cisternas no semiárido de Pernambuco, cumprindo a meta de atingir o número de 20 mil unidades entregues em 2012. O Ministro esteve na zona rural de Petrolina PE, onde visitou famílias que foram beneficiadas com a entrega e instalação de cisternas pelo programa federal que coordena, o “Água Para Todos”. Segundo informou, até agora, já foram entregues mais de 18 mil cisternas de polietileno, garantindo reforço na infra estrutura para convivência com a seca, em 29 municípios do sertão pernambucano.

Dona Maria Natalícia Gomes, moradora do Sítio Favela, distrito de Boa Vista em Petrolina, recebeu o Ministro com satisfação e fez questão de mostrar a cisterna que recebeu, pronta para uso. “ Agora é só bombear aqui que tenho água”, disse tirando água de sua cisterna e finalizou, declarando que “Isso faz muita diferença na vida da gente. É como dizem: água é vida. E isso é verdade”. O Ministro adiantou que o Programa vai além, pois até março do próximo ano,  deverá completar a marca de 26.870 cisternas do “Água para Todos” instaladas no estado, numa ação que traz melhores condições de vida, para cerca de 130 mil pernambucanos, que tem nova rotina a partir do equipamento destinado para armazenar água na própria  residência.

Fernando Bezerra esteve ainda na propriedade do Sr Gilson, morador do sítio Baraúna, também no interior de Petrolina. A casa do agricultor foi beneficiada com cisterna de placa que tem sido entregue a milhares de sertanejos pelo Governo Federal. A ação é feita através do programa de formação e mobilização social para convivência com o semiárido: um milhão de cisternas, conforme explicou o ministro...

Pernambuco lança programa de alimentação animal à base de cana

A fim de evitar a morte de animais em função da seca, o governador do estado, Eduardo Campos, junto aos órgãos de classe dos canavieiros, lança em São Bento do Una, nesta quarta-feira (5), o programa de apoio aos pecuaristas. O governo vai oferecer ração animal à base de cana de açúcar durante quatro meses. A iniciativa contou com o apoio da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do (Sindicape).

A cadeia produtiva de leite pernambucana amarga perdas significativas em função da maior estiagem dos últimos 40 anos. “Diante da situação, o setor canavieiro decidiu atender o governo na venda de parte de sua produção para alimentar animais que sofrem e morrem no Agreste e Sertão”, conta o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima. O dirigente informa que serão fornecidas 120 mil toneladas de cana no período de duração do programa estadual. ..

FACAPE promove a II Escola Regional de informática de Pernambuco

Identificando a necessidade de uma maior interação entre as instituições de Ensino Superior do estado de Pernambuco, e de um local para o debate de temas relevantes da área que estejam em evidência no país e no exterior, a Faculdade de ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software (INES), a UNIVASF e IF-Sertão construíram uma parceria para a realização de um projeto para atender a essas necessidades. Promovendo nos dias 05 e 06 de dezembro, a II Escola Regional de Informática de Pernambuco (ERI-PE).

O evento acontecerá na Facape e visa atender às recomendações do Plano Nacional de Educação e à Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Realizando a divulgação de atividades de pesquisa, o incentivo do espírito de pesquisa de vanguarda entre discentes, docentes e profissionais de tecnologia da informação, o acesso a novas tendências tecnológicas e ao intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior da região, através de palestras e minicursos.

Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição no site da ERI-PE e será cobrado um valor simbólico com 1kg de alimento não perecível pela inscrição. Já para os minicursos, serão cobrados 1kg de alimento por minicurso. A coordenadora do evento, professora doutora Dinani Amorim, salienta a limitação de vagas na ERI-PE, orientando os interessados a realizarem a inscrição com antecedência.
..

Pernambuco: Convocatória para o Carnaval 2013 abre inscrições nesta sexta-feira (30/11)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) enviou nota ao Blog informando que, a partir desta sexta-feria (30/11), estão abertas as inscrições para habilitação de propostas de atividades artísticas e culturais que deverão compor a programação do Carnaval de 2013 do Governo do Estado, a ser executado pelos dois órgãos.

A finalidade prioritária é promover as apresentações de artistas, bandas, orquestras e agremiações carnavalescas nas quatro macrorregiões de Pernambuco (Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão). As inscrições deverão ser realizadas no período de 30 de novembro a 19 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 17h, na recepção da sede da Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife/PE (CEP: 50050-000) ou via correio, no mesmo período (por encomenda normal ou Sedex). 

O edital da convocatória pode ser acessado aqui e o anexo dos formulários de inscrição está à disposição aqui. Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (81) 3184.3000. ..

FACAPE promove a II Escola Regional de informática de Pernambuco

Identificando a necessidade de uma maior interação entre as instituições de Ensino Superior do estado de Pernambuco, e de um local para o debate de temas relevantes da área que estejam em evidência no país e no exterior, a Faculdade de ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software (INES), a UNIVASF e IF-Sertão construíram uma parceria para a realização de um projeto para atender a essas necessidades. Promovendo nos dias 05 e 06 de dezembro, a II Escola Regional de Informática de Pernambuco (ERI-PE).

O evento acontecerá na Facape e visa atender às recomendações do Plano Nacional de Educação e à Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Realizando a divulgação de atividades de pesquisa, o  incentivo do espírito de pesquisa de vanguarda entre discentes, docentes e profissionais de tecnologia da informação, o acesso a novas tendências tecnológicas e ao intercâmbio entre as  Instituições  de  Ensino  Superior  da  região, através de palestras e minicursos...

Governo do Estado lança o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura

Com o objetivo de fortalecer a produção literária pernambucana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), lança o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura. A iniciativa, que prevê contemplar todas as macrorregiões, atende a uma demanda da classe por um prêmio de âmbito estadual. Podem concorrer livros dos gêneros poema, conto e romance e serão premiadas as melhores obras de cada região (RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão), além do melhor livro inédito de Pernambuco. Segundo Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE / Fundarpe, a ideia é garantir que cada região deixe transparecer sua vocação. “Há diversas dicções vibrando em cada canto do estado, algumas regiões têm uma poesia mais consolidada, outras uma prosa marcante, por exemplo. Esse prêmio é, sem dúvida, uma conquista para os escritores”, afirma.  

As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de novembro e 30 de janeiro, pessoalmente na CEPE (Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife) ou pelos Correios (via Sedex), e os concorrentes devem enviar 4 cópias de sua obra, formatadas de acordo com as regras presentes no edital. A seleção será feita entre 31 de janeiro e 14 de abril, quando devem ser anunciados os 5 vencedores, entre os quais, 1 deles receberá o prêmio de R$ 20 mil (livro inédito) e os outros 4 receberão R$ 5 mil (por região).

Além do prêmio em dinheiro, todas as obras serão publicadas pela CEPE, ampliando a política editorial do Estado. Os vencedores ainda desenvolverão, ao menos, uma atividade de formação de público leitor (oficina, palestra, curso ou outra) dentro das ações desenvolvidas pela Secult-PE, buscando assim uma maneira de tornar mais conhecida as obras vencedoras e ainda garantir uma contrapartida social dando continuidade ao prêmio. “Percebemos que não faz sentido, enquanto política pública de cultura, oferecer essa premiação sem que ela se converta em estratégia de formação de leitores, sem os quais a literatura perde seu sentido de ser”, acrescenta Wellington de Melo. O edital encontra-se disponível nos sites www.fundarpe.pe.gov.br e www.cepe.com.br. Mais informações pelos telefones: 3184.3166 ou 3183.2700..

Odacy sugere Lula senador de Pernambuco

Em pronunciamento nesta terça-feira, dia 27 de novembro, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, aproveitou para repercutir as declarações do marqueteiro petista, João Santana, que defendeu o nome de Lula para o Governo de São Paulo em 2014. Segundo o deputado, a sua vontade mesmo era ver o ex-presidente da República disputando a campanha majoritária por Pernambuco, seu estado natal.

O parlamentar defendeu o nome de Lula para a candidatura a senador pelo seu Estado de origem. Odacy ressaltou que os pernambucanos misturam os sentimentos de admiração e gratidão pelo ex-metalúrgico que se tornou presidente do Brasil e mudou a realidade do povo nordestino...

Odacy defende políticas permanentes de combate à seca em Pernambuco

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, tem sido um dos porta-vozes na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) das famílias que sofrem com a seca no Sertão do estado e que tem levado sofrimento também a outros estados nordestinos. Além de falar constantemente da tribuna da Alepe sobre a situação de calamidade que passa a região, Odacy tem atuado através do seu mandato, apresentando indicações e requerimentos para viabilizar medidas que se juntem as ações já adotadas pelo governo estadual e federal em defesa da população atingida pela estiagem. 

Foi de autoria de Odacy, a indicação apresentada em abril deste ano na Assembléia Legislativa solicitando ao governador Eduardo Campos a criação de um programa Chapéu de Palha voltado para os produtores que estão em situação de calamidade no semiárido por conta da estiagem, uma das maiores dos últimos 40 anos. Mostrando-se sensível a situação, o governador lançou dia 18 de outubro o Chapéu de Palha Estiagem em Salgueiro, no Sertão Central, beneficiando mais de 180 mil famílias...

OPERAÇÃO DIVISA CAPTURA FORAGIDOS DA JUSTIÇA DE SÃO PAULO E DE PERNAMBUCO EM CURAÇÁ

Ontem, dia 25, durante a Operação Divisa Segura, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá, após constatar elementos homiziados na cidade, foram levantados pelo serviço de inteligência a existência de mandados de prisão em aberto nos Estados de São Paulo e Pernambuco, para o que foi solicitado apoio dos policiais do serviço de inteligência da 7ª CIPM/Santa Maria da Boa vista-PE. Na operação foram presos Joaquim Alexandre dos Santos e Valmir Ferreira de Souza, em desfavor deles havia mandados de prisão por homicídios ocorridos nos Estados de São Paulo-SP e Pernambuco, respectivamente, sendo o primeiro apresentado à Delegacia de Policia Civil em Curaçá e o segundo recambiado para a Delegacia de Policia Civil em Santa Maria da Boa Vista-PE, para adoção das medidas cabíveis. Dentre as providencias resultantes da Operação o comando da 45ª CIPM comunicará ao Estado de São Paulo para as providencias cabíveis. ..

TCE denuncia farra das diárias nas Câmaras de Vereadores de Pernambuco, incluindo, Petrolina.

Se formos ao pé da letra, diárias de viagens significam ajuda de custo para cobrir gastos com alimentação, estadia e locomoção das pessoas que estão fora do local de trabalho. Mas para muitas câmaras de vereadores, essa verba pública, que em tese deveria ser rigorosamente fiscalizada, tem os mais variados fins, inclusive o de virar complementação salarial e até custear diversão. Dados do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), revelaram que os vereadores pernambucanos não tiveram o menor pudor em “usar e a abusar” das diárias de viagens. Somente em 2011 eles consumiram dos cofres públicos a “bagatela” de R$ 8,1 milhões. O gasto total das casas legislativas, incluindo todos os gastos, no mesmo período, foi de R$ 227 milhões.

Os recursos gastos pelas câmaras de vereadores do estado estão disponibilizados no Portal do Cidadão do TCE. Os valores das diárias computadas vão de janeiro a outubro de 2011. No ranking das mais perdulárias, a Câmara de Ipojuca aparece como campeã. Os nove vereadores e seus assessores consumiram muito mais em diárias do que a própria prefeitura do município, que tem uma estrutura bem maior para manter. Dos R$ 12,8 milhões das despesas gerais da Câmara de Ipojuca, R$ 1,1 milhão foi destinado exclusivamente para pagamento de diárias. Já o Executivo municipal gastou de janeiro a maio do mesmo ano R$ 20 mil em diárias. Segundo o coordenador de Controle Externo do TCE, Rômulo Lins, os demais meses não estão disponibilizados por falta de dados fornecidos pelo Executivo municipal, mas indicam uma tendência de gasto bem menor...

Lojas de Pernambuco podem ser obrigadas a cumprir prazos de entrega de mercadorias

O número de queixas de consumidores em relação a atrasos no serviço de entrega de mercadorias oferecido pelos estabelecimentos comerciais do Estado vem crescendo nos últimos anos. As lojas de móveis e eletrodomésticos são as campeãs no número de reclamações. Com o objetivo de garantir o respeito aos direitos dos consumidores, o deputado Júlio Cavalcanti (PTB) apresentou Projeto de Lei que obriga as lojas a fixarem, no ato da compra, a data e o turno para entrega do produto. O projeto já foi aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) e enviado para assinatura do governador Eduardo Campos, que tem o prazo de 30 dias para decretar a lei.

O foco principal da proposta é não omitir informações ao consumidor, evitando transtornos e aborrecimentos para todos os envolvidos, cliente e fornecedor. “O data e o turno para entrega fica a critério da loja. A nossa preocupação é que o prazo seja cumprido”, explica o deputado Júlio Cavalcanti. Caso o tempo determinado pela loja não seja cumprido, o responsável receberá uma advertência e, havendo reincidência, uma multa que poderá variar entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. Vale lembrar que a Lei vale para compras presenciais, ou seja, aquelas efetuadas pessoalmente pelo consumidor nas lojas com sede física em Pernambuco. A norma não abrange as compras pela internet...

Grupos de idosos de Petrolina são acompanhados por estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco

Aferição de pressão, orientação e dinâmica, além do acompanhamento à saúde dos idosos compõem as atividades dos alunos do 5º Período de Enfermagem da Universidade de Pernambuco – UPE que realizam algumas aulas práticas da disciplina ‘Enfermagem em Saúde do Idoso’, com os integrantes dos Centros de Convivência de Idosos (CCI) Mimi Cruz, Vó Pulú e os grupos situados nos bairros Rio Corrente, Quati, Cohab IV e Vila Mocó mantidos pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – Sedest.

A parceria entre a Universidade e a Sedest iniciou no mês de maio e tem o objetivo de proporcionar aos alunos da disciplina a prática dentro da disciplina Saúde do Idoso. Os alunos são orientados pelas professoras Flávia Emília Fernandes e Pryscilla Helena Sobral e as atividades seguirão até o dia 23 de novembro. No primeiro semestre, os idosos dos grupos situados nas comunidades do Alto da Boa Vista e no CRAS do Idalino Bezerra participaram de palestras e orientação dentro das disciplinas de 'Perioperatório', 'Saúde Coletiva II' e 'Saúde Mental', ministradas pelos alunos do 6º Período do curso de Enfermagem...

Pernambuco: Decretos de Emergência serão publicados para mais 180 dias

 
A publicação de um novo decreto de emergência para os municípios afetados pela estiagem prolongada foi um dos assuntos discutidos na tarde desta segunda-feira (15) durante a XXIª Reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento da Estiagem - Operação Seca, na sede do IPA.  
 
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, coordenador do Comitê, explicou que os decretos tem prazo de seis meses e que os do Sertão expiram no próximo dia 30 de outubro. "Vamos agilizar a entrega da documentação necessária a ser enviada à Codecipe que por sua vez encaminhará a solicitação ao Governo Federal para a publicação do estado de emergência para mais 180 dias, garantindo dessa forma que as ações emergenciais continuem atendendo a população atingida pela estigem", disse Ramos.
 
O Comitê também aprovou a publicação ainda esta semana de um Grupo de Trabalho (GT) para agilizar a entregra de caixas d´águas e filtros a comunidades remotas que não tem onde armazenar água. O GT será composto por por representantes do IPA, da Secretaria de Saúde, da Casa Civil/Defesa Civil, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável(CMDRS), além de um representante das prefeituras municipais.
..

DA INTERNET PARA OS PALCOS: Sátira de novela Global vira tema de peça teatral no interior do Pernambuco!

 ..

Sertão do Araripe se prepara para receber o Encontro Estadual da ASA Pernambuco

Trajetórias de lutas e resistências para efetivação da cidadania no Semiárido pernambucano. Este é o tema do Encontro Estadual da Articulação no Semiárido de Pernambuco (ASA-PE), que começa terça-feira (09/10) e seguirá até quinta-feira (11/10), no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, Sertão do Araripe. O objetivo do encontro é avaliar a caminhada da Articulação Estadual, a partir das  experiências de convivência, contribuindo para a consolidação das políticas de convivência com o Semiárido pernambucano. Segundo a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, o encontro também cumpre o papel de preparar a delegação de Pernambuco que participará do VIII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

“Esse momento é muito importante na nossa caminhada enquanto ASA-PE, já que o encontro também se propõe a avaliar as ações de convivência com o Semiárido à luz das experiências dos agricultores e agricultoras. A ideia é garantir uma boa discussão considerando os eixos centrais do VIII EnconASA, que é a reafirmação da história que a ASA vem construindo no Semiárido na luta pela efetivação da cidadania”, destaca Neilda. Além de agricultores e agricultoras familiares, lideranças políticas e sindicais, representantes das organizações da ASA-PE, do Governo do Estado, do poder público local e de movimentos sociais estarão reunidos durante os três dias de encontro. No primeiro dia (09) a programação está prevista para começar a partir das 14h. Na ocasião os participantes poderão debater sobre as grandes secas no Semiárido, e as ações estruturantes e emergenciais para convivência com região.

Na quarta-feira (10) acontecerão dois carrosséis de experiências simultaneamente, onde serão apresentadas e discutidas experiências bem sucedidas no campo da agroecologia, segurança alimentar, sementes, educação contextualizada, política de Assistência Técnica (Ater), economia solidária, comunicação e sistematização de experiências e formas de financiamento: créditos e fundos solidários. Ainda na quarta-feira, haverá uma mesa composta por representantes da ASA-PE e ASA Brasil, que irão discutir sobre os acúmulos, avanços, desafios e perspectivas da articulação para os próximos anos...

PTB fortalecido nas eleições em Pernambuco

Após liderar o processo político que culminou com a viabilização da candidatura do prefeito eleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), o PTB de Pernambuco fez um balanço parcial das eleições com resultados extremamente positivos. O partido elegeu 25 prefeitos e 16 vice-prefeitos. Além disso, contabiliza cerca de 15 prefeitos eleitos por outras legendas, mas que fazem parte do grupo político do senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB.

O PTB obteve vitórias importantes em municípios das mais diversas regiões do Estado, a exemplo de Igarassu e Itamaracá, na Metropolitana do Recife; Goiana, que será um novo polo industrial em Pernambuco, e Nazaré da Mata, na Mata Norte; Rio Formoso, na Mata Sul; Garanhuns, Gravatá, São Caetano, Brejo da Madre de Deus e João Alfredo, no Agreste; Arcoverde, Tabira e Exu, no Sertão...

Prefeitura de Petrolina realiza o maior programa de regularização fundiária de Pernambuco

Ao longo da história, o estado de Pernambuco nunca presenciou um programa de regularização fundiária tão exitoso como o de Petrolina. Com o fim do drama das famílias do bairro José e Maria, que há mais de quatro décadas esperavam a regularização de seus lotes, a Prefeitura Municipal beneficia mais de sete mil famílias em diferentes locais do município. A regulamentação de 5.000 lotes referentes ao bairro, anunciada no último dia 26 pelo Prefeito de Petrolina, é a maior do Estado. Neste processo, a administração pública irá quitar a quantia ofertada e confirmada pelo Tribunal de Justiça, no valor de R$56,821,823,31 (Cinquenta e seis milhões, oitocentos e vinte e um mil, oitocentos e vinte e três reais e trinta e um centavos) referentes às áreas dos Loteamentos José e Maria, Dom Malan e Petrolina III (Cohab PE) com algumas limitações.

Com as ações do programa em outras áreas como o bairro Terra do Sul, que teve o projeto que autoriza a regularização dos terrenos sancionado em março deste ano, com o investimento de aproximadamente R$1,1 milhão, e os bairros Mandacaru, São Jorge, São Joaquim e Santa Luzia, já somam mais de 7.000 famílias beneficiadas com o programa. Esse avanço proporciona aos moradores dessas localidades a certeza de que nunca mais serão ameaçados com a retomada de seus lares...

Polícia civil prende suspeitos de latrocínio no sertão de Pernambuco

Policiais da equipe Malhas da Lei da 22ª Delegacia Seccional em Floresta, juntamente com o efetivo da Operação Reflorestar, prenderam neste final de semana quatro pessoas acusadas da prática de um latrocínio na cidade de Manari em 2011. Foram presos  Aline Lima Ramos dos santos, 23 anos,  Jonata de Oliveira Lima, 21, conhecido por  “zominho”,  Fernando de Oliveira Lima, de 29 ,  conhecido por  “veinho”, e Danilo de Oliveira Lima, 33 anos, conhecido como “chumgué”.

A equipe coordenada pelo delegado Jairo Marinho, cumpriram os quatro mandados de prisão, nas cidades de Paulo Afonso/BA e Poço Redondo/SE.De acordo com o delegado,  Jonatas, Fernando e Danilo são irmãos, já a pessoa de Aline é companheira de Jonatas. Fernando e Jonatas já se encontravam presos no Conjunto Penal de Paulo Afonso/BA por tentativa de Homicídio. Aline foi presa após fazer a visita ao seu companheiro no presídio e, Danilo estava escondido na casa do pai em Poço Redondo/SE e já se preparava para fugir para o estado de São Paulo. As prisões ocorreram em cumprimento aos Mandados de Prisão expedidos pela juíza da Comarca de Inajá-PE...

Produtores da Bahia participam de visita técnica em Pernambuco

Um grupo formado por seis técnicos e cinco agricultores do Perímetro Irrigado Glória, localizado no município de mesmo nome, no norte da Bahia, participaram de uma visita técnica à empresa Oficina Pollo Irrigação e Fundição, sediada na cidade pernambucana de Petrolina. Entre os objetivos da visita estavam o de possibilitar aos participantes um momento de reflexão e troca de experiências em torno da função de irrigante e das responsabilidades pelo uso racional da água, além de repassar um conhecimento mais detalhado do funcionamento do sistema de irrigação por aspersão, que é utilizado no perímetro.

A empresa Pollo detém a tecnologia de montagem e reciclagem de aspersores, e realiza frequentemente capacitações com agricultores interessados em adquirir esse conhecimento. Trabalho semelhante já foi realizado no Perímetro Irrigado Fulgêncio, localizado no município de Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Segundo um dos integrantes do grupo, o agricultor Gutemberg Dantas Lima, a visita foi bastante positiva: “Estou muito satisfeito, porque nos 20 anos que vivo no perímetro, pela primeira vez eu vi e aprendi como consertar um aspersor. Eu ainda não tinha visto a montagem de um”. A iniciativa do encontro entre os agricultores e o fabricante de equipamentos para irrigação foi dos profissionais que atuam junto ao escritório de apoio da Codevasf na cidade de Paulo Afonso (BA), e prestam serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no perímetro Glória...