Foram encontrados 17 registros para a palavra: Ministro da Agricultura

Ministro da Agricultura negocia mais R$ 500 milhões para seguro rural

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (6) que negocia com a equipe econômica mais R$ 500 milhões para o programa de subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

A declaração foi dada durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. ..

“A solução para os problemas do semiárido é irrigação” diz Guilherme Coelho ao ministro da Agricultura

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumpriu agenda em Petrolina – PE, sábado (18). A programação de visitas, que incluiu a Embrapa e o perímetro irrigado, foi planejada pelo assessor especial do Governo de Pernambuco e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.

Foi a primeira visita do ministro à região, ele veio conhecer, a convite do secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum e de Guilherme Coelho, mais profundamente o contexto de produção do semiárido e o desenvolvimento econômico e social proporcionado pela fruticultura irrigada...

No Vale do São Francisco, Ministro da Agricultura fala em desburocratizar para aumentar a competitividade da fruticultura baiana 

As demandas da cadeia produtiva da fruticultura do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, foram discutidas, nesta sexta-feira, dia 15/9, durante encontro com produtores e autoridades realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O evento, que lotou o auditório do Colégio Estadual de Casa Nova, contou com a participação do secretário da Seagri, Wallison Tum, e do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

De acordo com o secretário Tum, essa foi a primeira vez que um ministro de estado esteve no município de Casa Nova, que é, ao lado de Juazeiro, o maior produtor de frutas da Bahia e lidera quando o assunto é o rebanho de caprinos e ovinos. "O ministro Fávaro veio até o norte da Bahia ouvir as demandas dos produtores da região, o que inclui melhorias nas estradas para escoamento da produção, melhores alternativas para logística de exportação, ampliação da oferta de crédito e do número de auditores do Mapa lotados na região", resumiu o secretário. ..

Ministro da Agricultura cumpre agenda no Vale do São Francisco nesta sexta-feira (15/9)

O município de Casa Nova, na região norte da Bahia, recebe, hoje, pela primeira vez em sua história, a visita de um ministro de Estado.

Acompanhado pelo secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, o titular do Ministério da Agricultura, Carlos Fávaro, cumpre agenda na cidade, onde participa de um encontro com pequenos e médios produtores de frutas e criadores de caprinos e ovinos do Vale do São Francisco. ..

Ministro da Agricultura cumpre agenda no Vale do São Francisco nesta sexta-feira (15/9)

Na próxima sexta-feira, dia 15/9, o município de Casa Nova, na região norte da Bahia, recebe, pela primeira vez em sua história, a visita de um ministro de estado.

Acompanhado pelo secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, o titular do Ministério da Agricultura, Carlos Fávaro, cumpre agenda na cidade, onde participa de um encontro com pequenos e médios produtores de frutas e criadores de caprinos e ovinos do Vale do São Francisco...

Morre o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

Morreu nesta quinta-feira (29) o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Ele estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte.

Além de ex-ministro, Paolinelli também foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e indicado ao Nobel da Paz...

Futuro ministro da Agricultura deve superar o difícil diálogo com o agronegócio

A escolha dos ministros para cuidar dos assuntos ligados à produção agrícola e de proteína animal pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apenas o passo inicial de um logo processo de "desbolsonarização" de um setor que, hoje, responde pela maior parte do fluxo de comércio do Brasil com o restante do mundo. O nome do futuro ministro da Agricultura e Pecuária é aguardado com ansiedade pelos empresários, mas o grupo da transição que cuidou do assunto já traçou o perfil de quem deve ocupar a pasta: alguém capaz de reunir apoio no Congresso, ter ligações profundas com o agronegócio e ter disposição para pacificar o campo.

Cotado para assumir o cargo, o produtor rural e deputado federal Neri Geller (PP-MT) — que ocupou o Ministério da Agricultura, em 2014, com a presidente Dilma Rousseff —, aposta que o governo Lula vencerá as resistências, mas aponta a causa da radicalização e antipatia com o presidente eleito: questões laterais tomaram o lugar daquelas que realmente deveriam ter precedência para o agroempresário...

Artigo - Brasil: referência mundial de produção sustentável no agronegócio

O Brasil, assim como o resto do mundo, participa, entre os dias 8 e 16 de novembro, em Sharm El-Sheik, no Egito, da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, popularmente conhecida como COP 27.

A maneira como o planeta se comporta no campo da produção de alimentos representa ponto importantíssimo no esforço de todas as nações para controlar o quadro atual de aumento de temperatura da Terra...

Ministro da Agricultura participa de evento em Juazeiro e fala sobre o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, veio a Juazeiro nesta quinta-feira (20) e participou do evento "Agronordeste, perspectivas e resultados para o Semiárido. O encontro ocorreu no auditório do  Centro de Excelência  em Fruticultura/Senar e teve a participação de órgãos vinculados à pasta e instituições parceiras do programa como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil.

O Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, visando o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida...

Juazeiro receberá visita do Ministro da Agricultura, Marcos Montes, na quinta-feira (20)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participa na próxima quinta-feira (20), em Juazeiro (BA) e Irecê (BA), do evento "Agronordeste: resultados e perspectivas para o Semiárido". 

O evento tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Banco do Nordeste (BNB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). ..

Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anuncia boas perspectivas para o agronegócio brasileiro 

O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, deixou os produtores rurais e lideranças cooperativistas do Vale do São Francisco mais animados na quinta-feira (19). Durante uma palestra realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina – PE, o engenheiro agrônomo e atual coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, falou do cenário global, das mudanças climáticas e da capacidade produtiva do país que tem pela frente a difícil missão de atender a demanda de alimentos do mundo nos próximos anos.

Bastante à vontade e apresentando dados atualizados - o agronegócio nacional representa 21% do PIB, 42% das exportações e gera 20% dos empregos -, Rodrigues começou afirmando que o segmento produz com qualidade e de forma sustentável. "Reunimos três condições básicas: terras disponíveis, tecnologia e gente disposta a fazer mais e melhor", ressaltou...

EX-MINISTRO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, ROBERTO RODRIGUES REALIZA PALESTRA EM PETROLINA-PE NO PRÓXIMO DIA 19

“Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mundo deverá aumentar a sua capacidade de produção de alimentos em cerca de 20% pra atender à demanda global. Nosso país será responsável por gerar boa parte destes alimentos e a sociedade começa a entender o papel do agronegócio no desenvolvimento econômico e social do Brasil”. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que vem à Petrolina - PE no próximo dia 19 falar sobre o tema ‘Perspectivas do agronegócio brasileiro’. 

A palestra, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, vai movimentar a Fundação Nilo Coelho (ao lado da Igreja Matriz) a partir das 19h e para participar basta efetuar a inscrição pelo aplicativo Sescoop/PE, disponível para IOS e Android e levar 2 quilos de alimento não perecível. ..

Deputado Kaio Maniçoba tem pleito atendido pelo Ministro da Agricultura

O deputado federal Kaio maniçoba (PMDB) comemora conquista de pleito junto ao Ministro da Agricultura, Blairo Borges Maggi que solicita a instalação de um ponto para a realização de cadastro para que o pequeno agricultor possa adquirir o milho subsidiado da Conab em Floresta. “Esse é um pleito antigo nosso e aproveito para agradecer ao Governo Federal pela sensibilidade que tem tido com o nosso povo do Sertão”, enfatiza Maniçoba. Já começa nesta segunda-feira (3) o cadastramento que será das 8h às 14h, no Centro de Atividades Econômicas (CAE), localizado ao lado do Mercado Público do município. Todos os documentos precisam ter o nome do agricultor que receberá o milho. ..

Miguel Coelho e ministro da Agricultura assinam convênio para reforma de matadouro e aquisição de máquinas para zona rural

O ministro (em exercício) da Agricultura, Eumar Novacki, será recebido pelo prefeito Miguel Coelho em Petrolina, nesta terça (13), para anunciar um pacote de ações para o fortalecimento da produção rural no município sertanejo. Serão assinados convênios para a reforma do matadouro, fornecimento de 2 mil toneladas de milho aos agricultores da cidade, além da compra de máquinas para limpeza de barragens e manutenção de estradas. A assinatura para liberação dos recursos ocorrerá às 11h30, no prédio do matadouro público, no bairro do Jatobá. Antes disso, às 10h, o ministro visitará o Porto de Petrolina, onde fará a entrega simbólica do milho aos produtores.

Ao todo, o convênio disponibilizará R$ 2,2 milhões para o pacote de ações. Desse total, R$ 1 milhão será para reforma completa do matadouro público, que foi desativado em 2015. Serão recuperados equipamentos como câmara fria e caldeira. Ainda estão previstas a reforma dos currais, melhoria nas lagoas de estabilização, pintura completa, recuperação da parte hidráulica e elétrica e manutenção do bloco administrativo. As obras devem começar em setembro, após a conclusão do processo licitatório.

Outras duas boas notícias para os produtores rurais são a chegada de 2 mil toneladas de milho para consumo animal e o convênio para compra de máquinas para atuar no interior. Serão adquiridos uma pá mecânica, uma retroescavadeira é uma patrol através de investimento de R$ 1,2 milhão. Os equipamentos irão atuar na manutenção de estradas e limpeza de barreiros, aguadas entre outras estruturas de abastecimento hídrico. Já o milho será comercializado ao preço subsidiado de R$ 33,00 a saca de 60 Kg. Cerca de 400 agricultores estão inscritos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A Prefeitura de Petrolina entrará com uma contrapartida de R$ de 150 mil na logística (carrego e descarrego), desse material. O milho já começa a ser distribuído durante esta semana em especial nas comunidades mais afetadas pela longa estiagem dos últimos anos. ..

Ministro da Agricultura Blairo Maggi assume compromissos com produtores de frutas do Vale do São Francisco

A criação de um programa nacional permanente de combate às moscas-das-frutas, autorização de registro de produtos e quebra de barreiras tarifárias. Estas foram as principais demandas que os produtores de frutas do Vale do São Francisco apresentaram, terça-feira (22) em Petrolina - PE, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Durante encontro na Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) Blairo Maggi, que veio a região a convite do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e do deputado estadual e prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), se comprometeu com a categoria de analisar os pedidos, "caso a caso", a partir desta segunda-feira (28). "Não posso concordar com uma legislação que beneficie a indústria em detrimento dos interesses dos agricultores", disparou o ministro que é um dos maiores produtores e exportadores de soja do país...

Líderes da agricultura familiar em Petrolina pedem apoio de ministro da Agricultura

A diretoria do Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) conversou com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante sua visita a Petrolina nesta terça-feira (22). O tom do diálogo foi de reivindicação de demandas da categoria. Além disso, os líderes da entidade pediram apoio do ministro para a efetivação da assistência técnica aos pequenos agricultores do município.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, avisou que Maggi vai analisar a causa e assumiu  compromisso de dar uma resposta rápida para a categoria. "Toda a agricultura familiar está sem assistência técnica na nossa região e o ministro disse que vai dar atenção a essa questão, que para nós é muito importante", afirmou...

Ministro da Agricultura Blairo Maggi visita Petrolina na próxima terça-feira (22)

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, chega a Petrolina na próxima terça-feira (22) para ouvir as demandas dos produtores agrícolas e conhecer de perto o quadro da crise hídrica no Vale do São Francisco. O encontro acontece às 16h na Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) e vai contar com as presenças do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o deputado estadual e prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), idealizador da visita.

A comitiva do ministro Blairo Maggi - um dos maiores produtores e exportadores de soja do país chega ao aeroporto de Petrolina às 9h e segue para a zona rural do município, onde conhece o processo de industrialização de sucos de frutas na fazenda Timbaúba Agrícola...