RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 13 registros para a palavra: Machismo

BA: Escolas estaduais terão Comitê de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo

As escolas estaduais terão o Comitê Multidisciplinar de Mobilização para o Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo. Esta é uma das medidas estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado,  no Diário Oficial do Estado, e que integra um conjunto de iniciativas adotadas pelo órgão para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a portaria dispõe sobre orientações para a aplicação da Lei Estadual nº 14.452, de 1° de fevereiro de 2022, que institui a Campanha de Empoderamento das Mulheres e Enfrentamento ao Machismo, na rede pública de ensino do Estado da Bahia, e dá outras providências...

Autores de violência contra mulheres assistem a palestras educativas para desconstrução do machismo

O Ministério Público estadual, em parceria com o Juízo da Vara Criminal de Ibotirama e a Polícia Militar, iniciou uma série de palestras com homens autores de violência contra as mulheres com o objetivo de contribuir para a ressocialização dos agressores e desconstrução do machismo. 

A palestra, que ocorreu nasexta-feira, foi ministrada pelos policiais militares da Ronda Maria da Penha, João Almeida Alves e Adriele Cidade Oliveira, e contou com a presença do promotor de Justiça Robert de Moura Carneiro e a juíza Iasmin Leão Barouh...

Poder Judiciário promove live sobre crime de perseguição e machismo estrutural

 "O novo crime de perseguição" e os "Os desafios do Judiciário diante do machismo estrutural" são os temas das palestras virtuais da XVIII Semana da Justiça pela Paz em Casa, que começa nesta segunda-feira (16)

Interessados em participar, podem acompanhar o evento através do canal do YouTube do PJBA...

Machismo, confinamento e desemprego favorecem feminicídio, diz Lia Zanotta

O ano começou com casos de violência contra a mulher. Em Juazeiro uma mulher foi morta a pedradas. Durante todo o ano passado, centenas de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha foram registradas. 

A pandemia, o desemprego e especialmente o fator histórico, são algumas das causas que podem explicar o aumento do número de casos de violência por questões de gênero, segundo a especialista em direitos das mulheres Lia Zanotta Machado. ..

Coletivo literário de escritoras do Vale do São Francisco lança videobook com poemas que refletem sobre o machismo

É com a missão de fomentar a participação das mulheres no cenário literário, fortalecer a produção regional e proporcionar o livre acesso às produções literárias, incluindo o público dos não leitores, que o coletivo "Vozes - Mulheres: além das margens", formado por seis mulheres escritoras e independentes da região do Vale do São Francisco, lança seu primeiro videobook. Bia Camélia, Hannah S. Lima, Milena Santos, Pók Ribeiro, Ruthe Maciel e Yasmin Rabelo dão voz ao coletivo.

O vídeobook "Vozes-Mulheres" é um projeto aprovado no Calendário das Artes 2020, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A 8ª edição estimulou a produção, criação e fruição das artes de forma totalmente virtual em virtude da pandemia da covid-19 e contemplou propostas de todas as linguagens artísticas geridas pela Funceb...

Espaço do Leitor: O machismo e a arrogância se fez presente na convenção do DEM de Juazeiro da Bahia: uma flor pútrida brotou da fala de Elmar Nascimento

O excelentíssimo senhor Deputado Federal Elmar Nascimento, fez uma fala de menosprezo a capacidade de Suzana Ramos, enquanto mulher, para governar o município de Juazeiro.

O deputado justificou e questionou: "Suzana é uma boa pessoa. É uma boa mãe. É uma pessoa, dona de casa exemplar. Mas será que é ela quem tem a capacidade de liderar o processo que Juazeiro precisa?..

Opinião: Machismo + ciúme = feminicídio

A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil. São 12 por dia. Na grande maioria dos casos, a experiência demonstra haver sempre um padrão: machismo, ciúme, rejeição e feminicídio.

Senão vejamos, por amostragem: Luiz Carlos, 34, um jovem executivo inteligente e bem apessoado, conhece Ana Paula, uma bela morena de 30 anos. Iniciaram um relacionamento e logo se apaixonam. Foram necessários apenas três meses de intenso affair para que Luiz botasse as unhas de fora...

Machismo: Fala de Renato Gaúcho é repudiada por coletivo feminista, após derrota

"Até uma mulher grávida faria gol no Grêmio", disse o técnico tricolor, Renato Gaúcho, depois da goleada por 5 a 0 sofrida para o Flamengo na última quarta-feira (23), na semifinal da Libertadores. Além de ficar de fora da decisão, a declaração que compara uma situação desfavorável com a gestação deu mais motivos para insatisfação de parte da torcida.

O Coletivo Elis Vive, grupo feminista de torcedoras do Grêmio, repudiou a analogia do técnico. "Foi totalmente machista. A fala dele coloca a mulher grávida em uma posição de inferioridade, e não é a primeira vez que técnicos usam mulheres para fazer esse tipo de comparação", disse à reportagem Patrícia Ferreira, 42, porta-voz do coletivo que leva o nome da cantora gaúcha e gremista Elis Regina...

SEDES promove roda de conversa sobre atuação da jornalista e questões do machismo na profissão

Para discutir a atuação da jornalista, a Diretoria da Mulher, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Colegiado de Jornalismo em Multimeios e o Departamento de Ciências Humanas promovem nesta segunda (19) uma roda de conversa para discutir a atuação da jornalista e as questões do machismo na profissão, às 16h30, no Auditório Multímidia do Dch.

A atividade faz parte da programação alusiva ao mês de março, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher. A ação é também uma promoção da União Brasileira das Mulheres (UBM)...

Lei determina multa de R$ 2 mil para quem assediar mulheres em Fortaleza

Quem ofender, assediar, intimidar ou constranger uma mulher, seja com palavras, gestos ou comportamentos, vai pagar uma multa de R$ 2 mil em Fortaleza, no Ceará. A Câmara Municipal aprovou, um projeto de lei que assegura a dignidade, a liberdade e a livre circulação das pedestres a fim de protegê-las dos abusos sofridos em lugares públicos e privados no estado.
 
O texto do projeto explica quais atitudes e comportamentos se encaixam na determinação. O termo "palavras" se relaciona a proferimentos verbais, ou seja, comentários abusivos, insinuações, sons e expressões de cunho sexista alusivas ao corpo, ao ato sexual ou a uma situação sexual humilhante contra outra ou outras pessoas.

Como "gestos", entende-se como "atos não verbais, que reproduzam gestuais obscenos, formas fálicas, insinuações de atos de natureza sexual" e, por fim, "comportamentos", que são "abordagens intimidadoras, exibicionismo, masturbação e contato corporal nas vítimas"."..

Univasf: União da Juventude Socialista promoverá encontro LGBTI

A União da Juventude Socialista (UJS), União de Estudantes da Bahia (UEB) e a Nacional LGBT realizarão neste sábado (23) o 1º Encontro LGBTI da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), às 14h, no Anfiteatro do campus de Juazeiro.

Com o tema ‘Construindo Politicas Públicas para a Comunidade LGBTI na Universidade’, o evento tem como objetivo iniciar uma agenda coletiva de construção de uma universidade que compreenda a sua diversidade e pluralidade, superando cotidianamente o machismo como cultura e opressão...

Racismo e xenofobia são crimes e não brincadeiras, afirma vereador sobre ataque a torcedora do Bahia

Uma imagem repugnante de racismo se espalhou por grupos de WhatsApp na última semana: uma montagem com a foto de duas torcedoras negras do Bahia acima de outra com cinco torcedoras brancas do Grêmio, com a legenda “Ainda tem gente que acha que time é tudo igual”. Edna Matos, a torcedora do Bahia que aparece ao lado da filha nas arquibancadas da Fonte Nova, tomou conhecimento do fato e denunciou o crime. Segundo ela, as torcedoras gremistas também foram vítimas de discriminação. “A montagem contém três preconceitos: racial, regional e o machismo.”

Edna Matos é diretora do Instituto Federal da Bahia, em Santo Antônio de Jesus (BA), torcedora do Esporte Clube Bahia, e sua filha, Dandara Zunduri Matos, mestranda em estudos africanos no Instituto Universitário de Lisboa,  tiveram a sua privacidade e direito à imagem violados. ..

Burcas, nova música do grupo P1 Rappers , discute o machismo na sociedade

Uma das discussões mais polêmicas da sociedade atual, o machismo, ganha um toque de arte e de musicalidade em mais um trabalho do grupo P1 Rappers. Burcas, a nova single do P1, expõe situações cotidianas e problematiza a condição de "ser mulher" em uma sociedade ainda machista, pois assim como retrata o rap, "É complicado ser mulher em um mundo arquitetado, onde a sina do destino é pensada por machos".

"Burcas" desestabiliza, inquieta e ironiza. Convida não apenas as mulheres, mas os homens a pensarem sobre atitudes rotineiras, às vezes não percebidas como atitudes machistas, que foram construídas culturalmente e problematizadas pelo P1, que tem um único objetivo:..