RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 30699 registros para a palavra: Juazeiro

Juazeiro recebe I Caminhada da Criança Solidária

A ASSESPA - Associação das Escolas Particulares de Juazeiro, realiza nesse ano de 2010 a sua I Caminhada da Criança Solidária. ‘’Solidariedade é uma palavra mágica, capaz de unir pessoas de raças, credos e classes sociais diversas em prol de causas maiores e nobres, que transcendem as diferenças de qualquer espécie. Ela, a solidariedade, nos torna melhores porque nos ensina a compartilhar não só nossos bens materiais, mas, sobretudo, o amor, o afeto e o cuidado com nossos semelhantes”, argumenta a comissão organizadora. Partindo desses princípios  as escola particulares se uniram e realizarão essa caminhada com todas as crianças das escolas particulares associadas e comunidade em geral, visando incentivar o exercício da solidariedade,  despertando nas criança e comunidade em geral o espírito solidário .

Essa caminhada se  realizará nessa quinta-feira, dia 28/10, às 7:30 hs com saída da praça José Caxias, próximo a TV São Francisco, percorrendo as principais ruas da cidade com destino à praça da Bandeira. No decorrer da caminhada haverá a participação dos bonecos gigantes da Turma do Amiguinho oriundos da cidade de Feira de Santana e um Trio Elétrico abrilhantando o evento que será concluído com a distribuição de brinquedos doados pelas crianças. Toda a comunidade é convidada a vestir a camisa da solidariedade.
  ..

Campanha do segundo turno esquenta em Juazeiro: Hora de descer do muro

Geraldo,

Ainda que sem a presença dos candidatos, que preferem neste segundo turno fazer campanha nos grandes centros, em Juazeiro a mobilização dos partidários de Serra e Dilma enche as ruas de carros de som, militantes distribuindo panfletos, placas e bandeiras...

Campanha Pró-Dilma segue forte em Juazeiro

 
A campanha Pró-Dilma 13 segue a todo vapor em Juazeiro/BA. Os partidos que compõem a base aliada no município, além de lideranças do Partido dos Trabalhadores, continuam trabalhando ao lado do Prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) para cumprir toda a agenda de campanha para eleger a candidata a presidência Dilma Roussef(PT) e manter a continuidade do projeto político do presidente Lula.
 
No final da tarde de ontem (25) a militância realizou “adesivaço” em prol da candidata Dilma no semáforo da Rua da 28. Uma das lideranças presentes era o deputado estadual Pedro Alcântara que, junto com o Prefeito Isaac, adesivava carros e pedia votos. Logo em seguida todos se dirigiram ao bairro Pedra do Lord, quando saíram em carreata e buzinaço pelo bairro citado, além do Palmares e Kidé.
 
Na manhã de hoje (26), a agenda de campanha foi na entrada do Mercado do Produtor, maior entreposto comercial do Nordeste. Desde as cinco horas da manhã, o Prefeito Isaac e a militância de apoio a Dilma 13 panfletava e adesivava carros, motos e carroças.
..

Juazeiro Futsal Clube conquista o bicampeonato baiano

O Juazeiro Futsal Clube manteve o favoritismo e conquistou o bicampeonato baiano da caregoria sub20, derrotando a equipe da AABB na finalíssima, realizada em Salvador no último sábado (23). O título foi alcançado com uma campanha perfeita do time comandado por Josiel Brandão, que venceu todas as oito partidas que disputou, sendo 04 em casa e 04 fora, marcando 44 gols e sofrendo 15, com o ala direita Alan ficando na vice-artilharia pelos 11 gols assinalados...

PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO LICITAÇÃO DO ANEL VIÁRIO DE JUAZEIRO

..

Maternidade de Juazeiro realiza primeiro parto na água

 

A Maternidade Municipal de Juazeiro (Clise) realizou no último dia 22 de outubro, o primeiro parto na água, mais um serviço que está sendo oferecido para as gestantes da unidade. Segundo o diretor médico da Maternidade, Álvaro Pacheco, o parto na água está sendo uma novidade implantada pela atual gestão. “Até então, nenhuma maternidade pública e nem particular oferecia o serviço na cidade”, informou.
 
Para a dona de casa, Cláudia da Conceição Batista, a primeira experiência foi aprovada. “Muita coisa mudou por aqui. Tive meu primeiro filho em 2008 e não recebi tantos cuidados como hoje. Tive um parto mais tranqüilo, sem muita dor e acompanhada dos familiares. Até minha recuperação está sendo mais rápida e estou mais relaxada. Adorei. Não tenho do que reclamar, pois as mudanças estão visíveis e para melhor”, frisou.
 
De acordo com Álvaro, para fazer o parto na água a gestante precisa passar antes por uma avaliação clínica, além do seu perfil psicológico, que é analisado. “O parto na água oferece vantagens tanto para a mãe como para o bebê. Ajuda a aliviar a dor, sem precisar tomar medicamentos e protege o bebê, já que a mãe não vai precisar tomar remédios, transmitindo melhor os nutrientes para o filho. O bebê também nasce em ambiente mais agradável, dentro da água morna e com mais conforto”, explicou. 
 
Além do parto na água, o paciente ainda recebe um total atendimento humanizado. “A gestante desde a chegada a unidade fica ao lado de alguém da família. A orientação é que a paciente passe pela triagem, para saber se vai ficar em observação ou não, trabalho de parto e na hora do parto acompanhada pelos entes queridos, como forma de tranqulizar a mãe. Com o parto humanizado, onde é permitida a presença de um familiar durante o procedimento, o afeto é estimulado e o acolhimento necessário dado para ambos”, completou o diretor médico.
 
Para qualificar ainda mais o atendimento, a Maternidade possibilita ainda o alojamento conjunto, em que o bebê sadio fica junto da mãe logo após o nascimento. O objetivo é estimular o aleitamento materno, bem como orientá-la sobre a sua saúde e a do recém-nascido. ..

POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO PRENDE SUSPEITO DE ASSALTO A BANCOS

Policiais da delegacia de Polícia Federal em Juazeiro cumpriram, na última sexta-feira, 22, o mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da Comarca de Capim Grosso/BA, contra Carlos Torres dos Santos, conhecido como “CEBOLA”. Ele é suspeito de participar do roubo à agência do Banco do Brasil na cidade de Capim Grosso, em fevereiro deste ano e era um dos foragidos mais procurados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia. 

“CEBOLA” foi preso por volta das 12:30, no estacionamento do River Shopping em Petrolina e após ser ouvido pela autoridade de Polícia Federal foi encaminhado para a Cadeia Pública de Capim Grosso/BA, onde permanecerá à disposição da Justiça...

Juazeiro realiza em novembro a 10ª Feira da Amizade

A Diocese de Juazeiro irá promover de 05 a 07 de Novembro, a 10 ª Feira da Amizade. Como nas outras nove edições anteriores, a feira irá proporcionar aos visitantes mostras musicais, comidas e bebidas típicas, brincadeiras infantis além do tradicional "Boi no rolete".

A organização do evento faz um convite à todas as familias diocesanas, principalmente da cidade de Juazeiro, como também da vizinha cidade de Petrolina...

Juazeiro: DEM e PSDB se mobilizam em busca de aumentar votação de Serra

Reunidos sábado pela manhã na Sociedade Apolo Juazeirense duas centenas de simpatizantes da candidatura de José Serra ouviram declarações de incentivo e conclamações de empenho na campanha. O refrão mais repetido foi: “Vamos ganhar estas eleições”.

Para o Deputado João Almeida, PSDB, que é líder do partido na Câmara e não conseguiu reeleger-se “não por falta de votos, mas por arrogância de meu partido, que não coligou-se”, as pesquisas “são mentirosas”: “No sul e sudeste Serra está em situação confortável e há a real possibilidade de ganhar as eleições” – disse, aplaudido, pelo entusiasmado grupo de simpatizantes...

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO EM JUAZEIRO

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

Pelo terceiro ano o evento acontece em Juazeiro, mais uma vez abrindo o VALE CURTAS – Festival Nacional de Curtas-Metragens do Vale do São Francisco que se encontra na sua quarta edição. O Dia Internacional da Animação será exibido dia 28/11 no Centro de Cultura João Gilberto às 19:30h, com entrada franca...

Censo IBGE 2010 está muito atrasado em Juazeiro

 
Caro Geraldo,
 
É preocupante os números do Censo em Juazeiro. A data limite para finalização da coleta é dia 31 de Outubro. No entanto a cidade baiana só tem 70% dos 75 mil domicílios ocupados recenseados até o momento. 
 
Segundo a estimativa do IBGE, Juazeiro teria 243.896 habitantes em 2009. Porém a cidade pode chegar a ter mais de 265 mil residentes nesse ano, o fato é que diante de tudo isso apenas 186.777 pessoas foram recenseadas. A minha preocupação é que não dê tempo de finalizar todo o município até a data oficial.
 
Outro fator em questão é que dentre todas as cidades com mais 100 mil habitantes, Juazeiro é mais atrasada na coleta. Triste fato, porque o Brasil inteiro não vai esperar só por Juazeiro, apesar da nossa grande importância.
 
Inúmeras prefeituras estão preocupadas com o Censo, e investem na divulgação, apelam para as pessoas responderem e atenderem os recenseadores. Até transporte estão oferecendo para que os representantes do IBGE cheguem aos locais de difícil acesso e realizem o trabalho. Infelizmente isso não é perceptível por aqui.
 
Peço para que a PMJ e a população colaborem com a realização do Censo. Juazeiro só tem a ganhar com a revelação desses números. Vai chegar mais dinheiro na cidade por parte do FPM, mais investimentos na saúde, na educação, planejamento do futuro, maior representatividade política, mais investimentos privados, maior destaque no cenário nacional com o crescimento demográfico e entre muitos outros benefícios. 
 
Por favor ajudem nesse trabalho tão importante, respondam ao Censo corretamente e não fujam de suas residenciais. Pelo bem da cidade vamos construir uma realidade melhor. Caso não estejam em casa marquem uma visita, o IBGE vai em qualquer residência em um horário propício e fará em pouco tempo o levantamento dos dados.
 
Não trabalho no Censo 2010, mas como integrante dessa bela cidade, me sinto na obrigação de fazer o alerta e ajudar em todos os sentidos nossa querida Juazeiro.   
 
Harisson Souza - Estudante de Ciências Sociais - Univasf/BA
..

Reunião em Juazeiro discute Semana de Conciliação

Uma reunião de trabalho com o objetivo de expor o planejamento para a Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 22 de novembro e 3 de dezembro, movimentou, esta semana a comarca de Juazeiro. O encontro foi realizado no Salão do Júri do Fórum da comarca e reuniu magistrados e supervisores das unidades localizadas na região. O servidor Pedro Vivas, integrante da Comissão Permanente de Planejamento e Execução do Movimento pela Conciliação (COPPEMC), fez uma apresentação dos objetivos e expectativas referentes ao período.

Segundo o juiz titular da 2ª Vara Cível de Juazeiro e também coordenador do Pólo de Juazeiro, Cristiano Queiroz, a exposição da COPPEMC mostrou aos magistrados as estratégias que o Tribunal está adotando para alcançar números expressivos durante a Semana Nacional de Conciliação. "Todos os magistrados que fazem parte do nosso polo estão empenhados para contribuir de forma real o número de processo acumulados nas unidades e oferecermos para a população um serviço mais célere", afirmou.

Ainda segundo o juiz, a reunião sobre a Semana de Conciliação foi marcada para aproveitar a presença, em Juazeiro, dos magistrados da região. Todos estavam na comarca para participar do encontro promovido pela Associação de Magistrados da Bahia (AMAB). Ao final do evento, os magistrados assistiram a uma palestra sobre a Nova Lei do Divórcio, ministrada pelo advogado José Antônio Cezar Santos. A presidente da AMAB, juíza Nartir Dantas Weber, e a juíza Maria de Lourdes Medauar também compareceram ao evento. ..

ISAAC COMANDA ATO POLÍTICO PRÓ-DILMA EM JUAZEIRO

O prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB) está levando a sério a orientação da coordenação da campanha de Dilma Rouseef de elevar para 70% a votação da candidata petista no Estado. Foi o que declarou o presidente da legenda, Jonas Paulo quarta-feira em Juazeiro. Ontem (23), Isaac participou de mais um ato em favor da candidatura de Dilma, no centro da cidade.

Acompanhado do deputado estadual Pedro Alcântara (PR) e de vários correligionários, Isaac comandou na Avenida Adolfo Viana adesivaço e panfletagem pró-Dilma...

WALTER PINHEIRO PARTICIPA DE CAMINHADA PRÓ-DILMA EM JUAZEIRO

O senador eleito Walter Pinheiro participou sexta-feira (22) de uma caminhada em favor da candidatura da presidenciável petista Dilma Rousseff, em Juazeiro. Pinheiro contou com a companhia do deputado estadual Pedro Alcântara, do deputado reeleito Roberto Carlos, do deputado federal Joseph Bandeira, do prefeito Isaac Carvalho e alguns vereadores.

A concentração ocorreu na Avenida Adolfo Viana e posteriormente a caminhada seguiu pela Avenida Flaviano Guimarães até a Vila Jacaré. Foi anunciada a presença da senadora eleita Lídice da Mata do PSB, que não compareceu devido a compromissos em outras regiões...

Vereadores de Juazeiro aprovam gratificação salarial para agentes de trânsito

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou esta semana o Projeto de Lei nº 2.722/2010, de autoria do Executivo, que estrutura Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET), para os agentes de trânsito do município e dá outras providências. Na Ordem do Dia, também foram aprovados dois Projetos de Lei, de autoria do edil José Carlos Medeiros (PV), o de nº 2.723/2010, que obriga empresas públicas e privadas, a destinarem papéis prontos para descarte, a processo de reciclagem, e o de nº 2.724/2010, que dispõe sobre a doação de sobras de materiais de construção, a famílias carentes. ..

COELBA ESCLARECE FALTA DE ENERGIA NO CENTRO DE JUAZEIRO

A direção da empresa Coelba enviou nota esclarecendo a falta de energia esta semana no entorno da Praça da Misericórdia, centro de Juazeiro. Diz a nota:

Com relação as reclamações veiculadas sobre a falta de energia na Praça da Misericórdia, em Juazeiro, informamos: ..

Agricultores de Juazeiro recebem cartão do programa Garantia Safra

Foi com muita alegria que os agricultores contemplados no programa Garantia Safra receberam na manhã desta sexta-feira (22), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, os cartões do programa que irá garantir a retirada das quatro parcelas de R$ 150,00 referentes à safra 2009/2010. Mais de 750 pessoas inscritas que perderam sua safra serão contemplados com um total de R$ 600,00. Durante toda manhã foram distribuídos 489 cartões do programa, sendo que os demais produtores, em torno de 350 já receberam a quantia – adicionada a programas sociais como o bolsa família. Os valores poderão ser sacados na Caixa Econômica Federal ou lotéricas.
 
O secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira, falou do sucesso do programa. “É a primeira vez que o município é beneficiado com o garantia safra, os agricultores cadastrados que plantaram milho e feijão e obtiveram a perda de mais 50% estão recebendo o cartão para sacarem o seguro. Já fizemos a adesão para o próximo plano 2010/2011 e a cada ano, o número de agricultores aumenta consideravelmente. Essa é uma reivindicação antiga dos agricultores e dos movimentos sociais, uma conquista muito importante em que o nível de produtividade do nosso município só tende a crescer com o programa”, observou Agnaldo.
 
O Programa implantado em Juazeiro abrange o ‘Safra Verão’ e garante o plantio de culturas como milho e feijão. Para o prefeito Isaac Carvalho, esse é um feito de grande importância para o município. “É uma ajuda de custo que contribui para a sobrevivência dos agricultores. Esse ano, quase 800 pessoas foram beneficiadas, e para o próximo ano mais de mil pessoas já foram cadastradas. Essa é uma ação do governo Lula, com apoio do governador Jaques Wagner, trazida para o nosso município. O secretário Agnaldo Meira juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EBDA, estão empenhados, procurando cadastrar o maior número de agricultores para potencializar cada vez mais a nossa agricultura de sequeiro”, observou.
  ..

Andarilho é encontrado na BA 210 entre Juazeiro e Sobradinho

Na última segunda-feira (18/10), por  volta das 16h:00 horas, o Abrigo Pedras Preciosas do município de Sobradinho recebeu a visita de um morador daquela cidade o qual levou um senhor aparentando 60 a 70 anos que foi encontrado caminhando na BA 210 entre Juazeiro e Sobradinho. Ele foi conduzido posteriormente à cidade em um ônibus da Joafra.

O andarilho disse que o seu nome era Mariano Caetano e morava na Fazenda Barauna Pesqueira-Pe de onde saiu há dois anos. Ele não tem documentos, mas informiou que tem cinco irmãos, entre eles três mulheres, Celina, Neuza e Mirocha, e os homens Cícero e Migão. Ele alega que não tem filhos nem é casado e levava apenas um saco com roupas sujas. Ele saciou a fome e a sede graças ao bom acolhimento no Abrigo Pedras Preciosas...

Prefeitura de Juazeiro fortalece ações contra a dengue

Em continuação ao trabalho de enfrentamento da dengue em Juazeiro, a Secretaria de Saúde através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), promove na próxima semana várias atividades educativas tanto na sede como no interior da cidade. No dia 25 de outubro, de forma animada, os profissionais apresentarão a peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue”, na Creche Sementes do Amanhã, no povoado de Barrinha do Cambão, situado no projeto Mandacaru, às 8h30, para um público infantil com idade entre 4 e 10 anos.
 
A ação prossegue no dia 27 de outubro, na Escola Municipal Manoel Gomes, localizada também no projeto Mandacaru, às 8h30. A peça vai ser direcionada ainda para crianças e adolescentes da Creche Natália Rodrigues, convidados para fazer parte do evento. Na próxima sexta (29), a equipe estará na Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Coréia, durante a manhã, às 9h e a tarde, às 15h, apresentando a peça “Valores para a Vida”. ..

Rio São Francisco é tema de seminário realizado em Juazeiro

A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA realizou nesta quinta-feira (21), no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Juazeiro, seminário alusivo ao mês de aniversário do Rio São Francisco. O evento que teve como objetivo promover discussões e reflexões em torno da preservação do rio, reuniu dezenas de estudantes, representantes de instituições e sociedade organizada.

Com o tema “Rio São Francisco – 509 anos: Rio e Povo, Ameaças e Vida”, o encontro foi iniciado com a explanação de Dr.º Iêdo Bezerra Sá, engenheiro florestal da Embrapa Semiárido, sobre a degradação e conservação das margens do submédio do rio. “Através do trabalho desenvolvido por nós, observamos sérios problemas que afligem a Bacia do Rio São Francisco, um dos mais graves é o ambiental, como a desertificação, o desmatamento indiscriminado, a poluição, e isso requer uma série de ações emergenciais como a eliminação total da carga de esgoto, a recomposição da mata ciliar e a efetivação das políticas do APP – Área de Preservação Permanente. Uma solução para parte dos problemas é o ZEE - Zoneamento Ecológico Econômico da Bacia do Rio São Francisco, um instrumento de gestão que setoriza políticas públicas de acordo com as necessidades de cada região”, informou. 
 
O engenheiro florestal também falou da necessidade da outorga d’água, “é preciso pagar pela água consumida, pois além de gerar renda para a região, essa ação educa a população para o uso sem desperdício”, disse Iêdo. A promotora Luciana Khoury que durante o encontro, foi responsável pela palestra sobre fiscalização preventiva integrada, falou da responsabilidade de todos na defesa do rio. “Os bens ambientais são pertencentes a toda coletividade, por esse motivo precisamos ter um maior cuidado, ficando ciente que a responsabilidade não é apenas dos poderes públicos e instituições, mas de todos os cidadãos brasileiros. O desenvolvimento ambiental acontece a longo prazo, não vamos proteger para hoje, e sim para sempre, esse é o nosso dever ético de compromisso com o meio ambiente”, destacou, informando que proteção ambiental não se resume em proteger apenas o ambiente natural, mas sim proteger a cultura, as crenças e os povos ribeirinhos em geral.
 
Após o seu discurso a promotora exibiu um vídeo sobre o Programa de Fiscalização Preventiva Integrada, que tem o objetivo de fiscalizar, com o apoio de diversos órgãos ambientais, as irregularidades ocorridas na Bacia do São Francisco. As equipes do programa monitoram os acordos feitos com infratores e evitam que novas degradações aconteçam.  Na mira da fiscalização estão, comumente, ações voltadas para o uso irregular da água, desmatamento, extração mineral irregular, derramamento de óleo e transporte ilegal de madeira, entre outros.
 
Ao final do evento o público presente foi agraciado com a belíssima apresentação musical dos cantores regionais, José de Arimatéia (professor Ari) e Manassés...