RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 28437 registros para a palavra: Juazeiro

Juazeiro promove Semana do Idoso

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS), através do programa Melhor Idade, realiza a partir desta quinta-feira (23) a Semana do Idoso. A programação acontecerá no Lar São Vicente de Paula, no Auditório do Colégio Modelo, e finalizará com uma missa na Igreja São Vicente. Também são parceiros do projeto o Lions, Rotary Clube de Juazeiro, e Revalle.

Como entretenimento estão previstas apresentações artísticas, Banda da Polícia Militar, palestra sobre saúde do idoso com o Dr. Érico Wanderley, e direitos da pessoa idosa, com a promotora Andréa Ariadne, além de entrega de brindes e lanches...

Prefeitura promove dia voltado à fruticultura irrigada em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro juntamente com o Instituto da Fruta – Vale do São Francisco e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais irão realizar na próxima quinta-feira (23) em Juazeiro, solenidade de abertura do Inicio da Colheita da Uva – Safra 2010 e reunião técnica com os produtores do Vale do São Francisco. Com o tema “Reestruturação Financeira da Fruticultura do Vale do São Francisco”, o evento contará com a presença do Prefeito Municipal, Isaac Carvalho; do Secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira; do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles; do Presidente em exercício do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Ferraro; além de outros representantes governamentais. 

Confira a programação: ..

PAULO SOUTO PROMOVE CARREATA EM JUAZEIRO

O candidato ao governo estadual pela coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB), Paulo Souto fez carreata nas cidades de Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas pela manhã acompanhado do candidato a vice Nilo Coelho e dos postulantes ao Senado Aleluia e José Ronaldo.

No final da tarde, Paulo Souto chegou a Juazeiro na companhia de toda chapa majoritária e foi recepcionado pelo deputado federal e candidato a reeleição Jorge Khoury, pelo candidato a deputado estadual Wank Medrado, pelo ex-vice prefeito Amilton Ferreira e lideranças comunitárias...

mulher é assassinada por ex-marido em Juazeiro

Na noite da terça-feira, em Juazeiro, no bairro Piranga, uma mulher de 22 anos foi assassinada pelo ex-companheiro. Gilberto Gil do Nascimento, de 36 anos, abordou Bruna Jaqueline dos Santos quando ela ia para a escola. De acordo com a polícia civil os dois tiveram uma discussão pois Gilberto não aceitava a separação do casal, que teria acontecido há quatro dias. Gilberto disparou três tiros contra a jovem com quem foi casado por quatro anos. Ele ainda tentou fugir, mas foi amarrado e agredido por pessoas que passavam pelo local. (Ibahia) ..

Prefeitura, estudantes e comunidade em ação conjunta contra a dengue no interior de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde e Educação, continuam desenvolvendo atividades de combate a dengue, tanto na sede como no interior. Nesta quinta-feira (23), a ação vai chamar atenção da comunidade do Mandacaru. Durante a manhã e a tarde, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, os agentes do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom) e a Equipe de Saúde da Família (ESF) estarão desenvolvendo trabalho educativo no Centro Social do Mandacaru, com apresentação da peça teatral “Chapeuzinho Vermelho contra a dengue” e outras atividades de sensibilização. As orientações seguem durante a noite, das 18h às 21h, na Escola Piloto do distrito com debates, exibições de vídeos e rodas de conversas.
 
“Queremos manter o clima de tranqüilidade na cidade, que está longe de uma epidemia desde 2009, bem diferente da situação vivida nos anos anteriores. Vários alertas já foram realizados e continuarão sendo feitos em escolas para o público estudantil e em associações para adultos. Não vamos cansar de dizer para as pessoas que a dengue mata e apenas alguns cuidados tanto com a própria casa como a dos vizinhos podem eliminar a possibilidade de criação de larvas do mosquito em água limpa ou parada. A prefeitura prima por uma saúde mais saudável em Juazeiro”, frisou a supervisora de distrito, Ana Patrícia de Araújo.
 
O objetivo do Ciclo de Atividades de Combate à Dengue é continuar esclarecendo a população sobre as diversas formas de se prevenir da doença, além de oferecer mais qualidade de vida. A ação é contínua e pretende atingir todas as localidades e bairros do município. No último mês de agosto, os profissionais de saúde promoveram a luta contra a doença nos projetos Curaçá: Nh1, Nh2 e Nh3, região de Itamotinga. De acordo com dados do setor de Agravos e Vigilância Epidemiológica de Juazeiro, neste ano (2010), até o momento foram notificados 213 casos da dengue e 103 confirmados. ..

Secretaria de Saúde da Bahia inaugura serviços em Juazeiro

O governo Wagner inaugura nesta quinta-feira (23), às 9 horas, o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro e às 10:30h, assina contrato com a Pró-Matre para fazer cirurgia cardíaca e hemodinâmica pelo SUS. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, é a quinta região na Bahia neste governo a oferecer à população esse tipo de procedimento para tratamento cardíaco, "antes de Wagner não tinha isso", disse ele.

O Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro terá uma equipe de dezesseis pessoas constituída por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicóloga, assistente social, entre outros, a equipe atenderá em dois turnos diariamente. ..

Tubulação para implantação de emissários chega a Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (20), tubos que farão parte da implantação dos emissários para a obra de esgotamento sanitário da cidade. O material foi adquirido através de licitação na modalidade ‘pregão’ e possui 500 mm de diâmetro, sendo 300kg o peso de cada um deles. Foram entregues aproximadamente 7 km de tubulação e nos próximos dias mais tubos vão chegar à cidade. 

 “A tubulação que já chegou são para emissários por gravidade e os tubos que ainda serão entregues são para emissários pressurizados, isto é, que trabalham por pressão. No sistema de esgotamento sanitário, os emissários levam todas as contribuições de esgoto das estações elevatórias para a estação de tratamento”, esclareceu o diretor de engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos (Seihasp), Alberto Gaspar. ..

Encontro sobre extensão rural na Codevasf em Juazeiro

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro estará realizando na segunda-feira, dia 27 de setembro, o II Encontro Interno de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). O evento, que começa às oito da manhã no auditório da superintendência, no bairro de Piranga, vai reunir técnicos da Codevasf e das empresas contratadas que atuam na área de extensão rural nos perímetros irrigados da região.

A promoção é da Unidade de Apoio a Produção da Gerência Regional de Irrigação (GRI/UAP). Entre os objetivos estão os de integrar as equipes, discutir as dificuldades enfrentadas e os resultados obtidos e sistematizar os serviços de ATER. Participam as empresas Plantec, Projetec, JM e o consórcio Plena/Projetec, co-responsável pela administração do Projeto Salitre...

PROFESSOR RUI CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL PELO PC DO B VISITA JUAZEIRO E REGIÃO

No último final de semana, o candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Rui Oliveira, conhecido como professor Rui, esteve na região norte do Estado em plena campanha. Coordenador-geral licenciado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia-APLB-Sindicato, professor Rui acumula mais de 15 anos de luta a favor da educação de qualidade e por melhores condições de estrutura e salários aos profissionais do setor.

Além de professor da rede estadual de ensino, Rui também está licenciado dos cargos de conselheiro federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb; e da coordenação estadual da Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação para qualificação na formação acadêmica de professores. ..

PAULO SOUTO PROMOVE CARREATA NESTA QUARTA-FEIRA, EM JUAZEIRO

A coligação “A Bahia Merece Mais” (DEM/PSDB) se prepara para a reta final, rumo ao segundo turno. O comando da campanha se reuniu com as 100 mais expressivas lideranças do interior, na tarde desta segunda-feira (20/09), na residência do candidato a vice Nilo Coelho, em Salvador. A definição de estratégia para a última quinzena da campanha e o reforço da mobilização no interior estiveram na pauta do encontro, que contou com a participação do candidato a governador Paulo Souto (DEM), dos postulantes ao Senado Federal, Aleluia (DEM) e José Ronaldo (DEM) e dos deputados federais ACM Neto (DEM) e João Almeida (PSDB).

A definição da eleição para o governo estadual no segundo turno era uma certeza entre todos os presentes. Aleluia, com base em pesquisas internas, apresentou números de crescimento da chapa majoritária democrata na Região Metropolitana de Salvador. “Só precisamos continuar trabalhando de forma intensa, principalmente no interior para começar uma nova história com Paulo Souto no segundo turno”, disse. O tucano João Almeida afirmou que as pesquisas que estão sendo divulgadas não refletem o sentimento das pessoas nas ruas de toda a Bahia. Para ACM Neto, o índice de indecisos ainda é muito alto. “Sem falar no voto silencioso, que só vai aparecer na urna”, observou. Já a prefeita Nenca, de Araci, comentou que muita gente não está declarando o voto por medo.

A investidade no interior começa por Juazeiro nesta quarta-feira (22), quando o candidato a governador Paulo Souto e sua comitiva, realizarão carreata a partir das 15 horas. A concentração e saída será do bairro Itaberaba, ao lado do Atacadão...

JORGE SOLLA PREMIA AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS DE JUAZEIRO POR BAIXA INFESTAÇÃO DA DENGUE NA CIDADE

Para incentivar profissionais que atuam no controle da dengue, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, regulamentou este ano o decreto governamental que instituiu o prêmio Edno Batista Rebouças, a ser entregue aos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que se destacarem no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O prêmio, que tem o objetivo de estimular os agentes a participar de atividades integradas que visem o alcance das metas para o controle da dengue, consiste no valor de um salário mínimo vigente, para cada um dos ACS e ACE dos municípios que atenderem aos critérios estabelecidos na portaria que regulamenta o prêmio. Os critérios para a concessão do prêmio são a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE, a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1% e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas...

Juazeiro vacina contra pólio até esta quarta (22)

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, continua sendo promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) até esta quarta-feira (22). Até o momento já foram imunizadas 16,7 mil crianças, o que significa uma cobertura de 73,89%. A meta é vacinar 95% das crianças com idade entre 0 a menos de 5 anos, aproximadamente 21,5 mil crianças.
 
A vacina continua disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, sendo que na sede, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 13h. Segundo informações do Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, provocada por vírus. Pode ocorrer em forma de infecção aparente e provocar sequelas permanentes, como paralisia, além de levar a morte. A única forma de prevenção é a vacina, que tem eficácia de 90%. ..

Juazeiro realiza 1º Fórum Comunitário do Unicef

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), realizam no próximo dia 29, o 1º Fórum Comunitário do Unicef. O evento tem como objetivo discutir com a comunidade as ações que estão sendo implementadas em Juazeiro, que está concorrendo à aprovação do Selo Unicef, edição 2009-2012. 

O Fórum acontecerá no auditório da UNEB, das 8 às 13h, e contará com a participação de lideranças locais, representantes de sindicatos, de igrejas, de associações de bairro, grupos culturais, lideranças quilombolas, indígenas, e sociedade civil. A expectativa por parte da coordenação é de que haja uma grande participação da comunidade para tornar o debate enriquecedor. Também participará do encontro a coordenadora do Unicef na Bahia, Vilma Cabral. 

A iniciativa é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes nos municípios. Nesta primeira edição, o público presente será convidado a contribuir para a elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das meninas e dos meninos...

POLICIAIS CIVIS NÃO NOMEADOS REATIVAM BLOG EM JUAZEIRO

Policiais civis e escrivães de Juazeiro que ainda não foram nomeados pelo governo do Estado reativaram o blog que enceta campanha em favor desta convocação. O veículo porta voz da categoria conta com apoio dos policiais que já foram nomeados. Ontem (19), membros da Associação Nomeação Já realizaram manifesto em frente a TV Aratu, em Salvador, quando da chegada do governador Wagner para o debate organizado pela emissora. Sexta-feira (17), alguns membros estiveram reunidos com o ex-prefeito e suplente de deputado federal Joseph Bandeira solicitando apoio em favor da campanha. ..

Advogado de Juazeiro solicita ao STF que Ficha Limpa não seja aplicada nas eleições deste ano

O destino da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que proíbe a candidatura de pessoas com condenações por órgãos colegiados de Justiça, deve ser definido na próxima quarta-feira. Esta é a data prevista para o julgamento do primeiro recurso ordinário questionando decisão da Justiça Eleitoral que barrou um candidato com base nas novas regras de inelegibilidade. Por conta disso, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com o apoio de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acertou uma programação para sensibilizar os ministros a ratificarem a constitucionalidade da lei.

O advogado de Juazeiro Luis Antonio Costa de Santana informou ao blog que enviou memoriais aos ministros defendendo que a mencionada lei não seja aplicada no pleito deste ano...

ROSALVO DO PSOL CONCEDE ENTREVISTAS ÀS RÁDIOS DE JUAZEIRO E PETROLINA

 
"Em que pese não ter os recursos financeiros necessário para investir na sua campanha, conto com a sensibilidade do povo e com Deus. "Eu acredito que já nessas eleições, vamos ter agumas boas surpresas", disse confiante o candidato a deputado federal Rosalvo Antonio do PSOL em entrevista quinta passada ao programa Cidade Repórter com a Jornalista Josélia Maria, na Rádio Cidade (Juazeiro).
 
Sexta-feira (17), Rosalvo participou de debate na Rádio Grande Rio AM com o apresentador Francisco José e fez caminhada no bairro José e Maria. No sábado recebeu amigos em sua residência e participou da posse da nova diretoria do RECANTO MADRE PAULINA.
 
"O futuro já está sendo desenhado pelo eleitorado e desta vez o resultado vai ser ao contrário do que os poderosos querem", afirmou Rosalvo acrescentando que no momento atual há muito mais consciência política, por parte do eleitorado, bem como o Ficha limpa e as campanhas de esclarecimento.
 
Ontem (19), ele visitou amigos na Agrovila Massangano e no Roçado. Hoje (20) será homenageado pelo Centro de Artes Ana das Carrancasem função das ações que desenvolve em favor da cultura local. O centro comemora dez anos de funcionamento. 
..

WAGNER REALIZA GRANDE CARREATA EM JUAZEIRO

 
 
As lideranças políticas de Sobradinho, Casa Nova e Juazeiro recepcionaram o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, na tarde deste sábado (18), que esteve acompanhado do candidato a vice Otto Alencar e dos postulantes ao Senado, Walter Pinheiro e Lídice da Mata.
 
Para o vereador Joaquim Francisco Sales, PRB de Sobradinho, a reforma do balneário possibilitará a Sobradinho se tornar um dos pólos turísticos do estado. Além de sediar uma das maiores usinas hidrelétricas do país, a economia do município baseia-se na pesca e na criação de caprinos e ovinos. A colônia de pescadores tem mil associados regulares.
 
Um dos pedidos mais insistentes da população de Sobradinho foi a reativação e reforma do Hospital administrado pela prefeitura e interditado há dois anos por não atender as normas da vigilância sanitária, “considero que o governo deve nos ajudar em três áreas essenciais, que são infraestrura, educação e saúde. Tenho certeza que Wagner vai continuar o bom trabalho feito pela região. Por causa dele já temos sete unidades do posto de Saúde da Família”; disse o prefeito da cidade de Sobradinho, Genilson Silva, PT. Ele pediu ainda ajuda ao governador para implantar uma extensão da Universidade do Estado da Bahia na cidade, principalmente o curso de Engenharia de Pesca.
 
Em Juazeiro, imensa carreata percorreu as ruas centrais e orla de Juazeiro, oportunidade em que o governador Wagner agradedceu o apoio do prefeito Isaac Carvalho, do ex-prefeito Joseph bandeira, da vice Maria Goréti, do deputado Roberto Carlos e outras lideranças locais.
..

JORGE KHOURY AVALIA POSITIVAMENTE DEBATE DA RÁDIO JUAZEIRO

O deputado federal e candidato a reeleição Jorge Khoury (DEM) avaliou o debate da Rádio Juazeiro realizado neste sexta-feira (17) como positivo, principalmente pelo respeito mútuo entre os candidatos e as propostas apresentadas “Nós devemos ter representantes de alto nível, que não nos envergonhem, que trabalhem. Não sou de fazer inimigos e sim de fazer aliados, mas na hora de defender os interesses da minha terra sou contra a tudo e a todos. Gostaria de voltar à Câmara Federal com a bancada de Juazeiro para trabalhar pelos interesses da nossa terra e pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, disse Jorge Khoury.  ..

Agricultores familiares são homologados no Programa de Aquisição de Alimentos em Juazeiro

Dando continuidade as discussões referentes à implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em Juazeiro foi realizada nesta sexta-feira (17), no auditório da OAB, reunião para homologação dos primeiros agricultores familiares que integrarão ao programa. Na ocasião 26 produtores estiveram presentes, bem como o secretário de Agricultura, Agnaldo Meira, técnicos da SEADRUMA, representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), EBDA, ADAB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.

Durante o encontro os agricultores puderam tirar suas dúvidas a respeito da implantação do PAA, e como será a atuação dos mesmos no programa. “Acredito que teremos um estimulo maior para trabalhar, iremos melhorar a nossa renda, valorizando os nossos produtos”, observou o agricultor familiar, José Bezerra.  O teto anual restrito para o município limita-se a 60 agricultores inseridos no programa, sendo que o valor comercial máximo para cada produtor é de R$ 4.500 / ano. Os 26 agricultores apresentaram uma proposta dos produtos que irão oferecer ao PAA, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - A, B ou A/C; e cópia do RG e CPF...

Hospital Regional de Juazeiro dá posse a novos voluntários

Os novos voluntários do Hospital Regional de Juazeiro- gestão IMIP Hospitalar-  foram empossados nesta quinta-feira(16). Eles ouviram da superintendência do hospital a apresentação da instituição IMIP/HRJ e sua missão na região. A superintendente Graça Carvalho falou também de como o serviço de voluntariado é importante para a instituição. “O voluntário tem um apoio fundamental no acolhimento e na humanização do serviço prestado ao usuário do hospital e à sua família”, disse ela que ainda ressaltou que o trabalho do voluntário não substitui o apoio psicológico também oferecido no hospital. “Eles (voluntários) oferecem um conforto emocional e espiritual que acaba por auxiliar o trabalho de nossa equipe técnica”, concluiu.

Foram selecionadas 30 pessoas que se juntaram aos 10 antigos voluntários que já atuavam no hospital. Eles se dividirão em quatro equipes e atuarão em todos os setores, prestando solidariedade aos pacientes e seus familiares.  Ontem eles receberam os crachás de identificação, o fardamento e participaram de dinâmica de grupo. Foi depois de ter sido visitada por voluntários, que a dona de casa Gisélia Lopes se interessou em também se tornar um. “Eu passei 60 dias com um filho internado num hospital de Goiás e lá eu recebia várias visitas dos voluntários. Me apaixonei pelo trabalho e quando soube que no Hospital Regional estava havendo seleção eu decidi vir e vestir essa camisa”, declarou.  

Assim que soube, pela imprensa, que o HRJ estava selecionando voluntários, a aposentada Carmélia Barreto disse que decidiu ingressar na equipe e trabalhar para o “bem do próximo”. “É uma oportunidade de ajudar a quem precisa”, falou. Segundo a coordenadora do voluntariado do HRJ, Luciana Lino, esse trabalho contribui para a melhora da auto-estima dos pacientes. “Eles não se sentem mais sós, recebem carinho, atenção e afeto”, afirmou.

Apesar dos novos 30 voluntários, a seleção para o serviço continua. No próximo dia 16 de outubro haverá uma nova triagem e ainda esse mês de Setembro, o serviço de voluntariado do HRJ contará com a novidade da criação de um coral formado tanto por voluntários quanto por funcionários do hospital.  O grupo deverá se apresentar em eventos do hospital e também fora dele. ..