Foram encontrados 72 registros para a palavra: Inmet

Chuvas: Confira alerta amarelo para parte de Pernambuco e mais quatro estados do Nordeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para parte de Pernambuco e mais quatro estados do Nordeste. Com início na manhã desta terça-feira (24), o aviso é válido até as 10h da quarta (25).

O comunicado de acumulado de chuva, de "perigo potencial", indica precipitações na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano...

Inverno começa nesta sexta-feira no Hemisfério Sul; confira as previsões para o Nordeste

O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20) e termina em 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste.

“Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil”, diz o instituto...

O Inmet lança alertas: confira risco de chuvas intensas

Não há previsão de chuvas para Juazeiro e Petrolina nos próximos dias. Todavia o Inmet lançou alertas laranja sobre o risco de chuvas intensas.

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo...

INMET emite alerta reportando riscos de chuvas intensas; saiba quais são os municípios com áreas em alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de avisos meteorológicos, com riscos de Chuvas intensas, a partir desta segunda-feira (10), até esta terça-feira (11). Os avisos são para chuvas intensas, 
entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). 

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas...

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país

O mês de fevereiro começou com uma onda de calor que atinge áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende até a próxima quarta-feira (5). O Inmet emitiu os avisos amarelo e laranja, de perigo potencial e perigo, indicando temperaturas que podem chegar a 5°C acima da média climatológica.

O aviso laranja deixa em atenção boa parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste e o noroeste do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo alcança o oeste de Santa Catarina, a região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste gaúcho...

Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar

 

Co

..

Fritadeira ligada: 2024 foi o ano mais quente já registrado no Brasil, afirma Inmet

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil desde 1961, quando foi iniciada a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o órgão, a média de temperatura anual foi de 25,02°C. O desvio médio de temperatura foi de 0,79°C, considerando a série de 1991 a 2020. Os dados confirmam a tendência de que 2024 tomaria o lugar de 2023 como o ano mais quente do país. 

O comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária, órgão o qual o Inmet é vinculado, informa que foi verificada "uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos" nos desvios de temperaturas médias, “que pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais."..

Inmet descarta risco de ciclone-bomba no Sul do Brasil nesta terça-feira (12)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou nesta segunda-feira (11) que o ciclone-bomba, fenômeno que causa ventos fortes e chuvas intensas, não deve mais se formar na região Sul do Brasil.

Ao Metrópoles, o Inmet explicou que “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”...

Mais de 160 cidades da Bahia estão com alerta para onda de calor entre sexta e domingo (13)

Mais de 160 cidades da Bahia estão com alerta de onda de calor entre esta sexta-feira (11) e domingo (13). Barreiras, no oeste do estado, está na lista dos municípios mais quentes do Brasil nas últimas 24h, quando registrou 40,5ºC.

Em relação a onda de calor, a maioria dos municípios fica no norte, como Juazeiro e Miguel Calmon, e na região da Chapada Diamantina, como Mucugê, Lençóis e Morro do Chapéu. [Confira a relação completa ao final da matéria]..

Inmet emite alerta de baixa umidade para 170 cidades baianas; lista inclui Paulo Afonso

A Bahia tem 170 cidades em alerta de baixa umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os principais municípios afetados estão nas regiões do Centro-Sul baiano, Vale do São Francisco e Extremo Oeste. A lista inclui cidades como Paulo Afonso, Lençóis e Luís Eduardo Magalhães.

O aviso foi emitido na manhã desta terça-feira (8) e tem prazo para terminar às 20h. A previsão é que, neste período, a umidade relativa do ar varie entre 20% e 30%, sendo que o ideal é acima de 50%, conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde...

Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade do ar para 99 municípios baianos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na sexta-feira (13), um alerta amarelo de Perigo Potencial para baixa umidade do ar em 99 municípios do oeste da Bahia. O alerta é válido até as 21h deste sábado, 14 de setembro, e indica que a umidade relativa do ar na região deve variar entre 30% e 40%. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

O Inmet classifica os alertas para baixa umidade em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho), com as respectivas umidades relativas de 30% a 40%, 20% a 30% e 12% a 20%. Esses alertas visam alertar para riscos associados à baixa umidade, como incêndios e problemas respiratórios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60% para condições ideais de saúde...

Inmet alerta para baixa umidade em cidades do Sertão e Sertão do São Francisco

Em Pernambuco, e norte da Bahia, cidades do Sertão e do Sertão do São Francisco estão em alerta para potencial de baixa umidade. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e começa a valer a partir das 11h00 desta sexta-feira (13). É o terceiro alerta sobre baixa umidade do Inmet nesta semana. Petrolina e Juazeiro estão na lista.

Segundo o instituto, a umidade relativa do ar terá variação entre 30% e 20%, havendo baixo risco de incêndio florestais, além de perigos para a saúde. ..

Inmet emite alerta laranja de baixa umidade para 16 estados e o DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados e no Distrito Federal. O instituto também registra alerta amarelo - de perigo potencial - para baixa umidade em três estados: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo. 

Com umidade relativa do ar variando entre 12% e 20%, os estados com alerta laranja são:..

Inmet emite alerta de vendaval, de perigo potencial, para Bahia e Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de vendaval para Pernambuco e mais sete estados. Segundo o alerta, válido até as 18h desta sexta-feira (30), o grau de severidade do fenômeno é de perigo potencial.

Em Pernambuco, o vendaval deve atingir parte da Região Metropolitana do Recife, além das Zonas da Mata, Sertão e Agreste. Também podem ser afetados os estados da Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. ..

Alerta de vendaval continua nesta quarta-feira para Petrolina e Juazeiro, diz INMET

O alerta de vendaval para as regiões do Sertão Pernambucano e  Norte Baiano continuam nesta quarta-feira (28). Confira:

” Aviso de: Vendaval
Grau de severidade: Perigo Potencial
Início: 28/08/2024 08h00min
Fim: 30/08/2024 18h00min..

Umidade do ar: 91% das estações meteorológicas do Inmet apontam nível inadequado para a saúde humana

Em meio à onda de incêndios que atinge diferentes pontos do país, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no último domingo apontam que, de um total de 453 estações meteorológicas do órgão espalhadas pelo Brasil, 416 (ou 91% do total) registraram níveis médios de umidade relativa do ar abaixo de 60%, patamar a partir do qual a medição já não é considerada adequada para a saúde humana.

O índice significa o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total que poderia existir, na temperatura apresentada...

PREVISÃO DO TEMPO: terça-feira (20) com alerta para baixa umidade na Bahia

Nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no extremo oeste, centro norte e centro sul baiano, atingindo cidades como Barra, Correntina e Guanambi.

O dia começa com chuvas isoladas na metropolitana de Salvador, Serrinha, Alagoinhas, Entre Rios, Jequié, Valença e Ilhéus-Itabuna. Durante a tarde, as chuvas são uma possibilidade nessas regiões...

Inmet alerta para onda de calor que chega ao país nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje (16) alerta sobre uma onda de calor que vai durar até a próxima segunda-feira (19) em várias regiões do país.

A temperatura poderá subir até 5º C no período de 2 a 3 dias, podendo provocar leve risco à saúde da população...

Inmet alerta para vendaval em mais de 100 cidades baianas; Juazeiro está na relação

Uma parte do estado da Bahia está na região de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para vendaval nesta quarta-feira (17). Segundo o instituto, a velocidade dos ventos pode variar entre 40 km/h e 60 km/h.

Ao todo, 114 cidades baianas estão dentro da área de alerta. ..

INMET emitiu um comunicado de vendaval para alguns estados da região Nordeste

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um comunicado de vendaval para alguns estados da região Nordeste do país. Em Pernambuco, o aviso é válido para as regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata. De acordo com o instituto, são esperados ventos de 40 a 60km/h, com baixo risco de queda de galhos e árvores para a quarta-feira (17), entre a 0h às 21h.

Ainda de acordo com o INMET, em caso de rajadas de ventos a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, por conta do risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propagandas. Segundo a publicação feita na terça-feira (16), o grau de severidade é considerado como perigo potencial...