RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 396 registros para a palavra: INCENDIO

Rui alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada

O governador Rui Costa sobrevoou na manhã desta terça-feira (17) as áreas incendiadas na Chapada Diamantina para acompanhar in loco as ações de combate ao fogo, que têm sido realizadas há mais de 20 dias em trechos afetados pelas chamas. O incêndio florestal, que chegou a atingir dois mil hectares de mata, está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa, envolvendo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.

"Pude presenciar o esforço gigantesco de todos os envolvidos. São pontos isolados de incêndio, o que dificulta no transporte de pessoas e água, mas o incêndio está controlado. Temos uma estrutura poderosa para o combate do fogo e vamos continuar lutando pela extinção do mesmo", afirmou Rui.

Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo. Diante da suspeita de um incêndio criminoso, o governador anunciou que irá aprofundar as investigações com a Polícia Civil. "Vou falar com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para enviar agentes da Polícia Civil para investigarmos a fundo esses incêndios. Eles acontecem todo ano, mas os dois maiores focos do incêndio aconteceram à margem da BA -242 e tem indícios de que foram provocados intencionalmente, e isso não pode acontecer".

No último sábado (14), o governador determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à Chapada Diamantina para que ambos identificassem as medidas de emergência necessárias à solução definitiva do problema no território. Segundo Spengler, mesmo após dias de enfrentamento, a situação ainda é crítica, mas as equipes de combate ao fogo, trabalhando de maneira integrada, têm obtido bons resultados a cada dia.

"Quando falamos de incêndio florestal, a situação é sempre crítica. Temos que estar atentos para não deixar o fogo se espalhar. Mas da maneira que estamos reduzindo as áreas de chamas, acredito que o incêndio seja extinto em poucos dias", enfatizou o secretário.

Combate ao fogo

..

Rui Costa vai sobrevoar a Chapada Diamantina e debater ações de combate aos incêndios

O governador baiano Rui Costa (PT) vai fazer um sobrevoou nas áreas afetadas pelo fogo na Chapada Diamantina nesta terça-feira (17). O chefe do Executivo chegará por volta das 8h acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler e do comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles.

Após o sobrevoou, Rui Costa se encontrará com oito prefeitos dos municípios atingidos pelas chamas. Atualmente, existem combates em áreas como o Vale do Lacrau (Ibicoara), Morro do Pai Inácio (na divisa entre Lençóis e Palmeiras), Morro Branco (Vale do Capão, em Palmeiras), Guiné e Três Barras (Mucugê). São cinco localidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), que registram focos de incêndios nesta segunda-feira (16). O foco mais antigo é o de Ibicoara, iniciado há 15 dias e está próximo ao Campo Redondo – atualmente consome a região do Vale do Lacrau. O mais recente é o da proximidade do povoado de Guiné, que começou na noite do domingo (15). Fora do Parque há focos em Seabra (Serra da Cotreia) e Iraquara, em área do Marimbus...

Estado intensifica apoio no combate aos incêndios no Parque Nacional da Chapada

Diante da incidência dos focos de calor e a propagação dos incêndios florestais registrados, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com isso, são intensificadas as atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo não tem poupado esforços para ajudar no combate aos incêndios florestais tanto na região da Chapada quanto no oeste. “Já temos em campo técnicos do Inema, além de 43 brigadistas e voluntários do Prevfogo e ICMBio, e 42 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região”.

A ação envolve ainda o trabalho de quatro peritos. Além disso, são utilizados dois helicópteros com ‘Bambi Bucket’ - equipamento para despejar água sobre incêndios florestais -, dois aviões Air Tractor, três carros tracionados (4x4), três vans e um ônibus, informou o secretário. ..

75ª CIPM SALVA IDOSA CADEIRANTE DE INCÊNDIO E COMBATE AS CHAMAS

Na tarde de quinta-feira (29), o CICOM (Centro integrado de Comunicação) recebeu várias chamadas de populares que diziam estar havendo um incêndio numa casa de construção improvisada no Bairro Dom Thomaz. O fogo se alastrava muito rapidamente por haver muita madeira na sua construção, e as informações eram de que uma idosa cadeirante estava sozinha no interior da residência.

Ao ouvirem o alerta através do rádio da central, policiais da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar/Juazeiro, se voluntariaram em colaborar com o resgate da senhora e consequentemente com a extinção do fogo. Chegando ao local, os policiais resgataram a deficiente e com apoio de populares contiveram as chamas, antes mesmo da chegada dos Bombeiros...

Mais um incêndio na Orla de Petrolina

Na tarde desta quarta-feira (21) foi registrado mais um caso de incêndio na Orla de Petrolina. As equipes do Corpo de Bombeiros de Petrolina ainda estão no local tentando apagar as chamas. No mês de setembro 20 casos de incêndios foram registrados pelo Corpo de Bombeiros de Petrolina, sendo a Orla da cidade um dos locais mais afetados...

Decretada situação de emergência em 51 municípios com áreas atingidas por incêndios florestais

O governador Rui Costa assinou na quinta-feira (1º) decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.

Para o decreto foram levadas em conta situações como "fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais".

A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, "colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida", como assinala o decreto.

Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

..

Segundo Bombeiros, mais de 20 incêndios neste mês em Petrolina

Foto registrada do último incêndio na Orla de Petrolina

O Corpo de Bombeiros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já registrou apenas neste mês de setembro, mais de 20 incêndios em vegetação no município. A principal área de incidência das chamas tem sido a vegetação nativa da Orla, localizada na Zona Central da cidade...

Incêndio na Orla de Petrolina

A reportagem do Blog Geraldo José acaba de flagrar neste momento focos de incêndio na Orla de Petrolina, nas próximidades do Iate Clube. As equipes do Corpo de Bombeiros já estão se deslocando até o local. Há duas semanas o Blog registrou também um caso de incêndio em Petrolina. Aguarde mais informações!..

URGENTE: INCÊNDIO NA ORLA DE PETROLINA

Grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrolina em ação na noite desta quinta-feira (17), um incêndio de grandes proporções começou por volta das 22 e 15h, na Orla 2, exatamente onde estão acampados alguns moradores de rua.

O sinistro começou no matagal por trás da Igreja Shalon e se estendeu até imediações do Restaurante Barretus. Vários membros do Corpo de Bombeiros de Petrolina trabalham para debelar as chamas...

INCÊNDIO DESTRÓI ÔNIBUS DO HEMASF, ANTIGO BANCO DE SANGUE DE JUAZEIRO

Corpo de Bombeiros de Juazeiro em ação na manhã desta quinta-feira (27) com a finalidade de apagar incêndio que destruiu micro-ônibus do HEMASF – Instituto de Hematologia do São Francisco, antigo Banco de Sangue de Juazeiro, na rua Ulisses Guimarães, bairro Lomanto Junior...

Princípio de incêndio é registrado no Hospital Aristides Maltez, em Salvador

Um princípio de incêndio foi registrado no Hospital Aristides Maltes, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (21). De acordo com as informações da polícia, parte de uma palmeira caiu sobre um transformador de energia, o que causou o curto-circuito.

Segundo a polícia, o incêndio começou a ser debelado pela brigada do hospital, por volta das 14h, o que foi finalizado com o Corpo de Bombeiros por volta das 15h30. A unidade de saúde fica na Avenida Dom João VI, em Brotas. ..

INCÊNDIO NO RESIDENCIAL BRISA DA SERRA

Informações que acabam de chegar ao Blog dão conta de que na manhã desta quinta-feira (02), foi registrado um incêndio numa das casas do programa federal Minha Casa Minha Vida, Quadra J, bloco 03, do Residencial Brisa da Serra.

Dois vídeos que foram enviados à nossa redação mostram o início do sinistro e a contenção do fogo por parte da ação rápida do 9° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar). Não houve feridos, mas o fato despertou a ação de vários curiosos. Veja os vídeos:..

URGENTE: INCÊNDIO NA ILHA DO FOGO.

Informações que acabam de chegar ao blog pelos leitores dão conta de que neste momento está ocorrendo um incêndio de grandes proporções na Ilha do Fogo, do lado de Juazeiro.

O sinistro começou por volta das 17 e 40h, e não se sabe ainda se foi provocado (intencional) ou um acidente, tendo em vista que o espaço está sem administração desde o dia 22 de maio, quando o Exército desocupou o local que deve ficar sob responsabilidade das Prefeitura de Petrolina. Só não se sabe a partir de quando...

Incêndio em residencia deixa uma pessoa morta em Petrolina

Um incêndio ocorrido neste domingo (7), no residencial Monsenhor Bernardino, em Petrolina, deixou uma pessoa morta. O fogo atingiu o apartamento 1 do Bloco Barra Mansa. A vítima é um homem de 32 anos.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o homem estava no quarto quando o fogo começou. Ele não conseguiu sair do local e morreu carbonizado. A esposa e a filha do casal também estavam no apartamento, mas conseguiram sair a tempo e não sofreram nenhum ferimento...

Hospital Dom Malan/IMIP forma brigadistas de incêndio

Em um ambiente hospitalar a segurança é um dos fatores primordiais e os cuidados com a vida são extremamente necessários para que seja mantido um ambiente de bem-estar e credibilidade. Recentemente, o setor de Segurança do Trabalho do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou treinamentos com seus funcionários para formação de brigadista.

O objetivo do curso é capacitar os colaboradores para combaterem um princípio de incêndio e, caso ocorra uma situação de risco, ajudar a evacuar os pacientes com segurança. A capacitação teórica foi realizada no auditório do hospital e a parte prática na área externa, através de uma simulação de incêndio...

Casa fica destruída após incêndio provocado por jovem em Morro do Chapéu

 

Populares e um carro-pipa tentaram conter as chamas, mas sem sucesso..

Exigência de novo tipo de extintor de incêndio entrou em vigor dia 1º

A partir do dia 1º de janeiro, todos os carros, caminhões e ônibus do Brasil vão ter que carregar um tipo de extintor de incêndio capaz de combater o fogo em uma variedade maior de materiais. O extintor é o modelo ABC. Tem duração de cinco anos e não pode ser recarregado, ao contrário do que está sendo substituído, que é do tipo BC. "Diversos países do mundo adotaram o modelo e o Brasil também resolveu adotar. É um pouco mais caro, mas segurança não tem preço", afirma o coordenador do Detran da Bahia Luide Souza.

A diferença entre os dois extintores é que o mais novo, o ABC, consegue apagar completamente incêndios em partes do carro como o painel, os bancos, tapetes, o que tiver em madeira, papel. Já o outro, mais antigo, não tem a mesma eficiência...

Urgente: Incêndio toma conta de beira de rio em Petrolina

A já desgastada mata ciliar do Rio São Francisco sofre mais uma agfressão na tarde desta segunda-feira (10), na Orla de Petrolina. Um incêndio de grande proporção atinge as margens do rio neste momento, na vizinha cidade. Os bombeiros já estão no local e ainda não foi confirmada a causa.

Mais informações ao longo da nossa programação.

Veja as fotos:..

Informativo: Pedido de viabilidade relativo a incêndios deverá ser feito direto ao Corpo de Bombeiros

A Secretaria de Fazenda do município de Juazeiro informa que a partir desta data, 10 de outubro de 2014, a análise dos Pedidos de Viabilidade, da parte que compete ao Corpo de Bombeiros, deixa de ser através do REGIN. Para os estabelecimentos em área acima de 100m² a solicitação deve ser feita  diretamente ao Corpo de Bombeiros através de requerimento próprio, disponível no site da Corporação, com a apresentação do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico.

Em conformidade com a Lei 12.929 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado da Bahia, as edificações com área construída inferior a 100m² ficam dispensadas de vistoria, com exceção de depósito de GLP e barracas de venda de fogos. Entretanto, tratando-se de lojas ou salas em galerias ou prédios, deverá ser apresentado o Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros Militar da galeria ou do prédio onde deverá funcionar o estabelecimento. "A partir de 1º de janeiro de 2015, todas as renovações ficarão sujeitas as exigências da lei", disse o secretário de Fazenda Raimundo Francisco...

SAAE: Funcionários participam de treinamento sobre como combater incêndios

Cerca de 50 funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro participaram terça-feira (07), de um treinamento sobre como combater incêndio. O curso, realizado pelo departamento de Segurança do Trabalho da autarquia tem como objetivo, treinar e capacitar os servidores para qualquer eventualidade que possa surgir no ambiente de trabalho em situações de incêndio.

O técnico em segurança do trabalho do SAAE, Josivaldo Nunes Barbosa, iniciou o curso explicando sobre a teoria do fogo, as classes de incêndio e métodos de extinção. “É muito importante que todos entendam todas as etapas do fogo e de que forma o mesmo se propaga. Com isso os funcionários saberão quais as providências que deverão ser tomadas, caso ocorra alguma casualidade”, explicou...