RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 13 registros para a palavra: Escolas de Tempo Integral

Projeto desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral de Petrolina abre portas para futuros empreendedores

O empreendedorismo é uma atividade que, além de promover o crescimento individual, afeta positivamente a economia de um país. Nesse sentido, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, se preocupa em motivar os estudantes, para práticas empreendedoras, a fim de transformá-los em futuros geradores do próprio negócio. Através do programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, implantado nas Escolas Municipais de Educação Integral como disciplina eletiva, os alunos da São Domingos Sávio, Juarez Clemente Canejo, Anézio Leão e Monsenhor Bernardino realizaram, no último sábado (18), a culminância do projeto.

Foram realizadas Feiras de Empreendedorismo, onde as instituições de ensino levaram stands com produtos e serviços diversos e, sobretudo ideias inovadoras, que foram oferecidas aos clientes com muita criatividade e entusiasmo. As atividades envolveram mais de 1200 alunos do 1º ao 9º ano das escolas de tempo Integral, que elaboraram projetos de desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a apresentação do resultado. A ação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem a parceria da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, e visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade, o espírito inovador, tecnológico e empreendedor...

Pernambuco terá mais 70 escolas na modalidade integral a partir de 2022

O governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (24), a expansão da rede de escolas em tempo integral em Pernambuco para o ano letivo 2022. Serão mais 70 Escolas de Referência em Ensino Médio e Ensino Fundamental e Médio (Erem e Erefem), 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (Eref), e mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETE), sendo seis Erem já existentes que serão transformadas em ETE, e cinco escolas que estão em construção.

Segundo o governo estadual, quase 75% das vagas no ensino médio, em Pernambuco, são em tempo integral. Com relação ao ensino técnico, Pernambuco também ganha o reforço de mais 11 ETEs, subindo para 61 no total...

Deputado Zó comemora resultado da licitação para reforma de três escolas de tempo integral em Juazeiro

O deputado estadual Zó celebrou o resultado da licitação realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação, que vai promover a reforma de três unidades escolares em Juazeiro, no valor de cerca de R$17 milhões em investimentos para melhorar ainda mais a infraestrutura da área.

As reformas  partem de uma demanda apresentada pelo Núcleo Territorial de Educação(NTE10) ao deputado Zó, que prontamente solicitou ao Governador Rui Costa e ao secretário Jerônimo Rodrigues, que demonstraram sensibilidade e autorizaram a realização das obras. As unidades contempladas neste momento são os Colégios Agostinho Muniz, Alfredo Viana e Rui Barbosa...

Petrolina reforça higienização e orientações nas Escolas de Tempo Integral de Petrolina

De modo a atender as recomendações do protocolo de biossegurança elaborado para o retorno das aulas presenciais, iniciadas gradualmente no dia 9 de agosto, estão sendo feitas ações de combate ao novo coronavírus nas quatro Escolas de Tempo Integral do município.

A Prefeitura de Petrolina, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem intensificado os serviços de higienização nas unidades que juntas estão recebendo, no sistema de revezamento, 983 alunos atualmente...

Petrolina registra 75% de adesão dos alunos das Escolas de Tempo Integral na volta às aulas

Expectativa, emoção e uma rotina cercada por cuidados, marcaram nesta segunda-feira (9), o retorno gradual das aulas presenciais nas quatro Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Petrolina. As unidades Monsenhor Bernardino, Juarez Canejo, Anésio Leão e São Domingos Sávio, estavam cheias de cor e de novidades para receber os estudantes que não escondiam a alegria de voltar às Instituições de Ensino.

Com muita responsabilidade e segurança, as escolas recepcionaram os alunos preparadas com toda estrutura e equipamentos de proteção individual necessários, seguindo os protocolos sanitários para o enfrentamento da pandemia...

Retorno das aulas presenciais em escolas de tempo integral de Petrolina é adiado após atraso em processo da merenda escolar.

O retorno das aulas presenciais nas escolas de tempo integral da rede municipal de Petrolina, que estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira (2), foi adiado por mais uma semana. Em nota, a secretaria de Educação do município explicou que o motivo é um atraso no processo licitatório da merenda escolar.

"Entendendo a importância da alimentação para os estudantes, a secretaria manterá o restante do calendário até o momento, desde que o processo seja devidamente finalizado até o próximo dia 9, quando retornam às aulas presenciais as turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano", informou a pasta, que complementou ainda que as aulas foram adiadas por, pelo meno, uma semana...

Sindsemp participa da revisão da lei de escolas de tempo integral de Petrolina

O Sindicato os Servidores Públicos Municipais de Petrolina (Sindsemp), participou nesta segunda-feira (24), da discussão da elaboração do projeto de lei, que deverá alterar  a Lei 3.108/2018, que versa sobre Programa Municipal de Educação – ProMEI.

Já  foi realizada a escuta da equipe escolar em todas escolas integrais onde cada uma enviou suas sugestões. A etapa desta segunda-feira foi a discussão entre órgãos e setores da Secretaria de Educação do Município, Conselho do Fundeb, Associação dos Profissionais da Educação de Petrolina e Sindsemp...

Prefeitura de Petrolina seleciona professores para escolas de tempo integral

Os professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Petrolina que tenham interesse em integrar a equipe de profissionais do Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI), devem ficar atentos. É que a prefeitura lançou, na última semana, o edital para seleção interna para o quadro de magistério.  Em 2019, a atual gestão abraçou o desafio de ampliar o número de escolas de Tempo Integral no município, o que não acontecia há mais de 10 anos, saltando de uma para três unidades com uma metodologia inovadora na região. 

Serão ofertadas 16 vagas para professores de Ensino Fundamental I e II. A seleção tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada a depender da necessidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE). O processo seletivo será dividido em duas etapas: análise de currículo e prova escrita, de caráter seletivo e eliminatório. Um dos critérios da seleção é que o educador tenha disponibilidade para o regime de dedicação integral com carga horária de 200 horas mensais, correspondente à jornada de trabalho de 40 horas semanais...

Prefeitura de Petrolina realiza terceira formação para gestores das Escolas de Tempo Integral

 
Após cinco meses de atividades e vivências em sala de aula, a Prefeitura de Petrolina promoveu o terceiro encontro de gestores das Escolas de Tempo Integral do município. O momento ocorrido nesta segunda (15) e terça-feira (16) na Secretaria de Educação foi intitulado de ProMEI Café, que é o Programa Municipal de Educação Integral, e oportunizou o compartilhamento das experiências e metodologias  aplicadas em sala de aula por cada unidade nesse período.

A formação tem o acompanhamento do Instituto de Correspondência pela Educação (ICE).  A secretária executiva do ProMEI, professora Francis Teonília de Carvalho Medrado explica que a proposta é compartilhar as experiências vividas. “Essa equipe está podendo discutir e transferir experiências. Experiências essas que estão dando certo, que fazem com que a equipe escolar, não só os professores, mas todos os funcionários da escola trabalhem a pedagogia da presença, vejam no aluno um protagonista, encontre nele o potencial que nem ele e nem a família antes conhecia e que agora com a implantação as escolas de tempo integral a agente já consegue enxergar”, expõe Francis Teonília.

 A secretária ainda relata que as mudanças na vida dessas crianças não ficam apenas na escola, mas na família também. “Posso afirmar que mais de 90% das crianças que chegam hoje as nossas escolas sentem prazer. Temos testemunho de pais que relatam as mudanças de comportamento dos filhos em casa. A criança sai da escola como multiplicadora de boas práticas, de boas ações, de responsabilidade. Então, isso é uma construção inversa que permitiu trazermos os pais para dentro da escola também”, salienta a professora. 

Outro ponto importante desse momento de formação foi a participação dos alunos protagonistas dessas unidades, estudantes do 1º ao 7º ano que puderam mostrar o que aprenderam nesses cinco meses sobre responsabilidades e deveres de um líder. Eles foram acompanhados também por jovens líderes de escolas públicas da capital pernambucana, que aplicaram a didática do projeto Escola da Escolha também do Instituto de Correspondência pela Educação...

Prefeitura de Petrolina seleciona professores para escolas de tempo integral

A Prefeitura de Petrolina está implantando o Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI).  Já em 2019, duas novas escolas funcionarão em tempo integral. Diante da novidade, a Secretaria de Educação (SEDU) divulgou edital para seleção de professores. 

O documento estabelece normas relativas à realização de processo interno, que tem por finalidade selecionar, dentre os efetivos, a equipe de professores que vai atuar, especificamente, nas escolas Anézio Leão, na Vila Eduardo, na nova escola Monsenhor Bernadino, na Vila Eulália, e na São Domingos Sávio, no bairro Gercino Coelho, as primeiras do novo programa.  ..

Prefeitura de Petrolina busca apoio do Governo do Estado para implantação de escolas de tempo integral

Em Recife, onde participa do 17º Fórum da Undime, a secretária Municipal de Educação de Petrolina, Maéve Melo, também cumpre agenda de visitas e reuniões com a gestão administrativa estadual. Nesta semana, a gestora teve uma reunião com o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, e com o secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra.

Na pauta com o Frederico Amâncio, Maéve solicitou apoio na implantação das escolas de tempo integral para o 6º ao 9º anos, doação dos livros de correção de fluxo, municipalização e apoio na gestão na pactuação de metas. "Foi uma reunião muito proveitosa. Recebemos boas sinalizações do secretário e, tenho certeza, que vamos alcançar nossos objetivos Estamos trabalhando mesmo no tempo curto para resolver e aplicar muitas ações", pontuou.

Já com o secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, Maéve solicitou apoio técnico do Estado para a implantação das Escolas de Tempo Integral na rede municipal de Petrolina. "Essa é uma meta e um objetivo do governo do prefeito Miguel Coelho e estamos trabalhando na implantação", comentou...

Em convênio com o MEC, 36 escolas de Pernambuco adotam tempo integral

Em 2017, 38 escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco vão se transformar em instituições de educação em tempo integral. Desse total, 36 estão incluídas no Programa de Fomento à Implementação da Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ministro Mendonça Filho, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Na educação em tempo integral, as aulas das disciplinas regulares são ministradas em um turno e atividades extras – de esporte a reforço escolar – ocorrem na outra parte do dia, totalizando 45 horas semanais. São cerca de 7,8 mil vagas, todas com matrícula já aberta e ano letivo iniciado em 2017. A mudança começa pelo primeiro ano do ensino médio. Aqueles que já estudam no turno regular se formam no regime inicial. Para cada aluno dessas instituições (localizadas em 23 municípios), o Ministério da Educação vai repassar anualmente ao estado R$ 2 mil...

Eliana Calmon diz que a educação precisa de escolas de tempo integral

Patrocínio - Eleições 2014 - Blog do Geraldo José

“A educação no Brasil não precisa de novas leis. Já existem bons projetos e boas experiências para servir de referência e buscar melhores resultados”, afirma a candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB), ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça. A jurista tem reafirmado que somente a educação pode mudar realmente o País e que o investimento em escolas de tempo integral e políticas públicas que estimulem a permanência de crianças e jovens na rede de ensino são passos importantes para mudar o Brasil...