RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 32 registros para a palavra: Diabetes

Tecnologia Cubana na área de diabetes será transferida para Saúde da Bahia

Um acordo de transferência de tecnologia de produção de medicamentos e gerenciamento de saúde  na área de diabetes mellitus foi alinhado entre representantes governamentais de Cuba e o Secretário Estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, em visita oficial àquele país, nesta terça-feira (03).

De acordo com o Secretário Fábio Vilas-Boas, o Governo de Cuba desenvolveu um dos mais bem sucedidos projetos de controle do diabetes e de suas complicações, que incluem amputações e cegueira, em todo o mundo...

INSTITUTO DE OLHOS REALIZA 2º MUTIRÃO DO DIABETES NESTE SÁBADO, DIA 16, EM PETROLINA

O Instituto de Olhos Vale do São Francisco realizará, no próximo sábado, dia 16, a partir das 7h, o 2º Mutirão do Diabetes, na Unidade do River Shopping, quando serão atendidos 600 pacientes diabéticos, de forma completamente gratuita. Serão realizados exames de fundo de olho para diagnóstico de retinopatia diabética e tratamento com laser de fundo de olho.

Não serão atendidos, nesse dia, pacientes com demais diagnósticos ou prescrição de óculos. Para garantir o atendimento, o agendamento poderá ser feito pelo call center (87) 3024-9400 e no dia do atendimento o paciente deverá comparecer com seus documentos pessoais e 1 kg de qualquer alimento não perecível...

Sancionada lei que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes

Foi sancionada na ultima semana a Lei 13.895/19, que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética. A norma teve origem no Projeto de Lei 6754/13, aprovado pela Câmara dos Deputados em outubro. A lei estabelece prevê a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente os níveis glicêmicos e de controlá-los.

O artigo que determinava a oferta de exames de glicemia capilar ou outros de fácil realização e leitura imediata nas unidades de saúde foi vetado. O governo argumentou que o dispositivo criava uma despesa obrigatória ao Poder Público sem indicar a fonte de custeio e o impacto orçamentário e financeiro da medida até 2021...

O Dia Nacional de Diabetes acontece em 14 de novembro

O Dia Nacional de Diabetes não é mais comemorado no dia 27 de junho. Desde o ano passado (2018), que o Ministério da Saúde ratificou que o dia seria comemorado no mesmo dia do mundial, que acontece no dia 14 de novembro. Portanto, o Dia Nacional e o Dia Mundial de Diabetes são comemorados no dia 14 de novembro.

Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problema da Diabetes. ..

Extrato da casca de jabuticaba combate pré-diabetes

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), com apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), constatou que o extrato da casca da jabuticaba,  uma fruta nativa da Mata Atlântica, foi capaz de combater o pré-diabetes e o aumento do acúmulo de gordura no fígado em camundongos envelhecidos.

Esses animais foram escolhidos porque o envelhecimento está diretamente associado à redução da capacidade metabólica e alterações do metabolismo hepático, glicídico e lipídico. Durante o envelhecimento há uma deficiência de controle do nível de glicose no sangue, um aumento da deposição de triglicerídeos no fígado e desequilíbrio hormonal...

Profissionais da rede municipal de saúde iniciam capacitação sobre Diabetes

Com objetivo de melhorar ainda mais o atendimento de pacientes com diabetes, doença que atinge grande parte da população mundial, os profissionais da rede de Atenção Básica de Juazeiro estão participando da Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes, que teve início nesta terça-feira (17) e segue até quinta-feira, (19), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O curso é uma iniciativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) e conta com o apoio da Secretaria da Saúde do município.

A endocrinologista Iraci Oliveira ressalta que 90% da população mundial possui Diabetes e que apesar da doença também atingir crianças e adolescentes, o maior índice de diagnóstico no mundo é do tipo 2, que é mais comum em pessoas acima de 40 anos. “Existem vários fatores para esse número alarmante. Um deles é a urbanização associada ao estilo de vida das pessoas, entre eles o sedentarismo acoplado ao erro alimentar. Se não cuidarmos do paciente, teremos uma quantidade ainda maior de diabéticos no futuro”, frisa...

Profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro participam de capacitação sobre diabetes

Entre os dias 17 e 19 de julho as equipes de saúde da família, que atuam na Rede de Atenção Básica de Juazeiro, participam da Capacitação do Cuidado e Educação em Diabetes. A iniciativa é do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia - CEDEBA, com o auxílio da Secretaria da Saúde do município, que estará encaminhando os profissionais da rede para participar do curso, que acontece no auditório 1 e 2, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) em Juazeiro.

A capacitação vai ser ministrada por profissionais da área da saúde do Estado da Bahia que irão abordar o conceito de diabetes, como realizar o diagnóstico e metas do tratamento da doença.  Além disso, o curso conta com orientação nutricional em diabetes. Os participantes também ampliarão ainda mais o conhecimento sobre mapas de glicemia, interpretação de resultados e possíveis intervenções...

Univasf promove nesta quinta-feira (21) encontro que discute diabetes

Nesta quinta-feira, 21, a Univasf irá promover um encontro a respeito da Diabetes. Às 16 horas, no Auditório da Biblioteca da Universidade, em Petrolina, haverá a exibição do documentário “A diabetes”, resultado de um Projeto de Extensão. Além do documentário, serão promovidas diversas ações de saúde, como um momento de alongamento, realizado por um educador físico, palestra do coordenador do projeto e, ainda, o relato de experiência de um participante e, por fim, um coffee break para celebrar o evento. 

De acordo com o professor doutor David Neri, o documentário “A Diabetes” fala sobre a vida de oito pessoas com diabetes, cada uma em um grau diferente da doença. Alguns perderam a visão, outros perderam membro, uns que cuidam-se melhor que outros. “Ele vai falar sobre os diferentes aspectos da vida de um diabético. Além dos oito diabéticos, também teremos oito profissionais, como educador físico, psicólogo, cardiologista, endócrino entre outros que vão abordar os cuidados necessários com a diabetes”, disse David. ..

Delegação do Haiti virá conhecer o modelo de assistência à diabetes da Sesab

Com o objetivo de conhecer as políticas e as experiências na prevenção e assistência às doenças não transmissíveis na rede pública, incluindo a diabetes, chega ao Brasil na próxima segunda-feira, dia 11, uma delegação do Haiti. Integram a delegação a diretora da Promoção da Saúde e Proteção do Meio Ambiente, Jocelyne Pierre Louis; representante do gabinete da ministra da Saúde, Maurice Daguilh; a responsável pela formação dos Residentes de Cirurgia, Tamara Georges Descastro; a diretora da Fundação Haitiana de Diabetes de Doenças Cardiovasculares, Nancy Charles Larco, e os consultores da Fundação, Stanley Jeromec e Lucile Chaves.

Ainda na segunda-feira, dia 11, às 9 horas, a delegação do Haiti será recebida pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Em seguida, dará início a uma programação que será estenderá até o dia 13, quarta-feira, no Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), onde será recebida pela diretora da unidade, a endocrinologista Reine Chaves, que falará sobre a rede de atenção ao diabetes na Bahia e como está estruturado o Cedeba...

II mutirão de olho no diabetes será realizado em Petrolina

Será realizado em Petrolina no sábado (25), o II Mutirão “De Olho no Diabetes”. A ação começa às 8hs e  pretende alertar os cuidados, prevenir as complicações e tratar alterações oculares causadas pela doença.

A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado no mês de Novembro...

Cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo, alerta OMS

No Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 8% das mulheres - ou 205 milhões - vivem com diabetes em todo o mundo. O tema da campanha deste ano é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”, que tem como foco promover o acesso a medicamentos e tecnologias essenciais para todas as mulheres com diabetes e com risco da doença, além de levar informações qualificadas para que elas fortaleçam sua capacidade de prevenir o diabetes tipo 2.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes, Márcio Krakauer, o diabetes afeta a mulher em vários aspectos, o principal deles é o gestacional. Além disso, as mulheres passam pela menopausa, que é um momento em que a doença precisa ter um controle diferenciado. Elas também estimulam os homens a cuidar da própria saúde...

SUS vai distribuir insulina mais moderna a crianças e adolescentes com diabetes

A partir do começo de 2018, unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) distribuirão doses de insulina análoga, um medicamento mais moderno e de efeito mais rápido, a 100 mil crianças com diabetes mellitus do tipo 1. A substância será armazenada em uma embalagem em formato de caneta, o que deverá facilitar o manuseio durante a aplicação, o reúso do recipiente e seu transporte. O anúncio foi feito pelo governo federal.

Em um primeiro ciclo, o medicamento será fornecido a crianças e jovens entre 10 e 14 anos, faixa etária em que a doença se manifesta de maneira mais intensa e necessita de uma resposta corpórea mais imediata. Se não tratada, a diabetes mellitus do tipo 1 pode causar danos irreversíveis ao sistema neurológico e dificuldade de aprendizagem. Os pacientes poderão obter o medicamento em postos de saúde e unidades da Farmácia Popular...

“É possível controlar o diabetes através da alimentação e hábitos de vida saudáveis”, garante nutricionista da UPAE/IMIP de Petrolina

Esta semana, a Federação Internacional do Diabetes divulgou que um em cada dois adultos que possui a doença não tem conhecimento da sua condição e não toma os devidos cuidados. O alerta chega no mês mundialmente dedicado ao diabetes, cuja campanha deste ano ressalta a importância do rastreamento, diagnóstico precoce, tratamento e prevenção, com o objetivo de reduzir o risco de complicações mais sérias.

Dados da Federação apontam que a doença está crescendo em todo o mundo e a previsão para 2040 é de que exista um adulto diabético para cada dez adultos no planeta. A boa notícia é que os números também mostram que 70% dos casos tipo 2 (quando o organismo é resistente à insulina ou a produz de forma insuficiente) podem ser prevenidos por meio da adoção de hábitos mais saudáveis...

Juazeirense Luiz Galvão luta contra a diabetes e necessita de ajuda

Luiz Galvão, o autor dos sucessos dos Novos Baianos como “Acabou chorare”, “Preta Pretinha”, “Besta é tu”, entre outros, precisa de ajuda. O compositor do grupo, que nos anos 70 era formado por Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, entre outros, está com diabetes e necessita de dinheiro para bancar seu tratamento. Aos 78 anos, Luiz não pode mais voltar para Salvador, onde morava, e precisa viver com a mulher, Janete Galvão, em um apartamento alugado na capital paulista. Segundo Janete, a troca de endereço se fez necessária diante do quadro de saúde do marido.

O estado de Luiz piorou quando o compositor esteve em novembro no ano passado em São Paulo para lançar o livro que escreveu “Novos Baianos: A história do grupo que mudou a MPB” (336 páginas, Editora Lazuli, R$ 39,90). Segundo Janete, nessa época, a doença teve um pico que o levou ao hospital. “Após a internação, seu estado de saúde piorou e passou a exigir mais cuidados. A diabetes hoje está até controlada. Os efeitos colaterais da doença é que exigem um acompanhamento grande”, conta a mulher de Luiz, que está casada com ele há 32 anos com quem tem três filhos...

Profissionais da UPAE e HDM alertam para o perigo do Diabetes

 
Uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o diabetes atinge nove milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. No Dia 14 de novembro é o Dia Nacional do Diabetes, criado com intuito de alertar a população para o diagnostico, tratamento e prevenção da doença. Profissionais do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (PE), ambos gestão IMIP, falam sobre o assunto.
 
Para receber assistência na Unidade de Atendimento Especializado de Petrolina (UPAE), pacientes oriundos dos municípios de  Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó, precisam ser encaminhados pela VIII Gerencia Regional de Saúde de Pernambuco. "Aqui na UPAE  atendemos uma média  de 600 usuários por mês na especialidade de endocrinologia que é responsável por tratar a doença", cita o coordenador médico, Etiel Lins.
 
“O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. É caracterizado pela deficiência de insulina , uma proteína  produzida  no pâncreas e é responsável por levar a glicose para células. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo”, complementa o médico.
 
"A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC e infarto", diz Etiel. O Hospital Dom Malan é responsável por assistência Materno/Infantil para 53 municípios da Rede Pernambuco/Bahia. A criança que possui a doença deve ter o acompanhamento de um endocrinologista, pediatra, nutricionista, educador físico, entre outros profissionais.
 
A nutricionista da Unidade, Carol Castro, ressalta que o plano alimentar da criança com diabetes deve ser feito por uma nutricionista e deve atender às necessidades individuais de calorias e nutrientes para garantir melhor controle da glicemia sem afetar seu o crescimento e desenvolvimento.
 
"A orientação deverá respeitar os horários, quantidades e qualidade dos alimentos, em combinação com o tratamento se for o caso. Deve-se priorizar alimentos ricos em fibras e não processados, como frutas e verduras. Proibir a criança de certos alimentos poderá levá-la a rejeição total da dieta", explica. É muito importante também o controle do peso, realizar exames periódicos, seguir bem a orientação nutricional. "Para os pais, aprender a ler rótulos é um passo muito importante, pois precisam saber o que estão oferecendo para seus filhos. O exercício físico é muito importante para a criança portadora de diabetes, pois ajuda a diminuir a glicemia sanguínea e torna a ação da insulina mais eficiente, porém não esquecer de monitorar a glicemia antes e depois", finaliza Carol.
 
Tipos mais comuns de diabetes
 
O tipo 1 é conhecido também como insulinodependente. Estes pacientes necessitam de aplicação de injeções diárias de insulina, pois o seu corpo já não produz mais insulina ou a produção é insuficiente. No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina normalmente, porém o corpo se torna resistente à ação do hormônio e as taxas de açúcar no sangue se elevam. Esse tipo da doença atinge aproximadamente 90% dos diabéticos e é um mal silencioso. 
..

Secretaria de saúde de Petrolina já esta disponibilizando a distribuição das fitas de diabetes

Fortalecendo os cuidados básicos a saúde das pessoas e promovendo atenção e assistência humanizada as famílias de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) restabeleceu o fornecimento das fitas glicosimétricas no município.

O fornecimento dos insumos continua sendo a AME Policlínica de Petrolina, das 8 ás 16 horas, as pessoas que já são cadastradas devem apresentar sempre a carteira de identificação do diabético, as que ainda não tem cadastro, mas tem prescrição médica para aferir rotineiramente a diabetes, devem procurar a assistência farmacêutica na própria Secretaria de saúde e efetuar o seu cadastro, para ter acesso as fitas...

14 de novembro: Dia Mundial da Diabetes. O que você sabe sobre essa doença?


Hoje, o assunto é Diabete. Você sabe quais são as causas? Os sintomas? Os prejuízos à saúde? Você sabia que, se não for tratada corretamente, tal doença pode até ser fatal?

Para início de conversa, o diabete é uma doença que decorre da ausência de insulina e/ou de defeito na sua ação, o que leva a um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas, o que é insulina? Insulina é um hormônio, produzido pelo pâncreas, que promove a redução da glicemia, pois faz com que o açúcar penetre nas células e seja utilizado da forma correta - como fonte de energia. A falta ou má absorção da insulina cria uma situação favorável ao diabete.  ..

Diabetes gestacional: Médica do HDM/IMIP esclarece principais dúvidas sobre a doença

A diabetes é uma doença que vem crescendo e se tornando o centro de diversos estudos na medicina. O tema chama a atenção de profissionais e carece de esclarecimentos para a população. A ginecologista e obstetra, Fabíola Leite Nunes, do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), discorre sobre o assunto e fala sobre prevenção, tratamento e manifestação da diabetes durante a gestação. Para a médica, a presença da diabetes na gravidez muitas vezes, limita-se a um determinado período da gestação, porém podendo acontecer antes ou permanecer após o parto.
 
“Na gestante, geralmente a doença é assintomática. A mãe frequentemente não sente nada. Algumas mulheres podem sentir aumento da vontade de comer, da sede, da frequência urinária ou outros sintomas que também são comuns em uma gravidez de mulher sem diabetes. Por este motivo é muito importante que sejam feitos os exames que diagnosticam a diabetes durante o pré-natal”, explica Dra. Fabíola. Para a prevenção é importante que se tenha hábitos de vida saudáveis. Evitar comer excesso de açúcar, massas e gorduras, praticar exercícios físicos e ter alimentação rica em frutas e verduras.
“Na gestação, este cuidado com a dieta deve ser rigoroso, no intuito de evitar ganho excessivo de peso e doenças como a própria diabetes e hipertensão. A gravidez, por si só, já pode aumentar o risco de tais doenças ocorrerem”, pontua. “Além disso, a gestante diabética tem maior risco de desenvolver doenças como pré-eclampsia e complicações durante e após o parto (normal ou cesariana), como dificuldade de retirada do bebê e hemorragias. O bebê pode ter complicações como ganho excessivo de peso, que pode dificultar o parto, ganho insuficiente de peso, diminuição ou aumento do liquido amniótico, entre outras”, Complementa a médica.
..

Na semana que antecede o Dia Mundial do Diabetes, postos de saúde de Juazeiro promovem ações educativas

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza esta semana campanha de sensibilização e conscientização com várias atividades educativas e de orientação para prevenção, acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. A série de atividades inicia nesta segunda-feira, 11, e prossegue até próxima quinta, 14, durante os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, zona urbana, das 8h às 12h e das 14 às 17h e interior, das 8h às 13h.

O objetivo da iniciativa é evitar as complicações do pé diabético, que são ocasionadas devido aos problemas circulatórios, podendo com isso gerar infecções, lesões e contaminação por bactérias. Na ocasião, serão distribuídos panfletos informativos com dicas para que o usuário cuide melhor do seu pé e evite amputações. “É importante que todas as pessoas que tenham diabetes e seus familiares compareçam nos postos de saúde para receberem as devidas orientações. As Unidades Básicas estão aptas para realizar o diagnóstico e o tratamento, disponibilizando a medicação necessária. Lembrando que o acompanhamento com o médico, enfermeiro, dentista e demais integrantes da Equipe de Saúde da Família é muito importante para evitar problemas de saúde”, informou a apoiadora da atenção básica, Tatiane Malta...

Secretaria da Saúde de Juazeiro recebe doação de 1 mil tiras-teste para diabetes

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) recebeu nesta quarta-feira, 18, do Lions Clube de Juazeiro, a doação de 1 mil tiras-teste ACC-CHEK ACTIVE para pesquisa de diabetes. O material será utilizado em programas locais de prevenção da doença realizados regularmente pela prefeitura, beneficiando usuários diabéticos cadastrados na assistência farmacêutica. 

“A Secretaria da Saúde já dispõe de tiras-teste da marca On Call Plus, auxiliando no controle e tratamento de diabetes em mais de 100 pacientes cadastrados, mas esta ajuda vai contribuir com o trabalho já desenvolvido pela prefeitura em dez usuários cadastrados na assistência farmacêutica que utilizam outros aparelhos”, agradeceu a supervisora da Assistência Farmacêutica de Juazeiro, Amanda Bezerra Tenório. ..