RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 79 registros para a palavra: Citado

PROJETO MAIS IRRIGAÇÃO: BAIXIO DE IRECÊ E SALITRE NÃO FORAM LICITADOS

No final do ano passado, postamos uma coluna na qual fazíamos referencia ao Programa “Mais Irrigação”, com definição de datas das licitações das PPPs- Parcerias  Público-Privadas, com o propósito de concluir, dentre outras, as obras dos projetos de irrigação Baixio de Irecê e Salitre, ambos localizado na Bahias, com área total de aproximadamente 75 mil hectares. Todos sabemos que esses 2 projetos e o da Fiol são os mais estratégicos para impulsionar e desconcentrar  o desenvolvimento  do agronegócio baiano, bem como, no caso da Fiol, do setor mineral também. Todos estão bastante atrasados em sua execução.

Quanto às datas do processo licitatório, o  “Mais Irrigação” fixou os meses de fevereiro e abril  de 2013 para o lançamento do edital de ‘Exploração Agrícola” do Baixio e do Salitre, respectivamente;  e abril e junho de 2013,  o edital de “Infraestrutura e Operação” para o Baixio e o Salitre, respectivamente. Ambos os editais não saíram no prazo estipulado no referido programa, lançado com muita pompa. Como as obras já estão com cronogramas bastante atrasados, o sinal vermelho deve estar ligado entre os baianos.

As informações disponíveis dão conta da elaboração, no momento, dos “termos de referência”, documento que balizará os termos de futuro edital.  Porém, não há prazo previsto de conclusão dos aludidos “termos”  e muito menos do lançamento dos desejados editais das PPPs. A pergunta que fica inevitavelmente é:  será que as “obras” das licitações desses importantes projetos para a economia baiana vão ser incluídas no universo nada lisonjeiro  daquelas com  constantes adiamentos? Com a palavra o Ministério da Integração e o Governo Federal. ..

Carnê do IPTU 2013 pode ser solicitado pela internet

O contribuinte municipal a partir desse ano conta com formas mais facilitadas para pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). A Secretaria da Receita Municipal está disponibilizando também, a 2ª Via de Carnê  online, que pode ser solicitada pelo site da Prefeitura de Petrolina. Acessando pelo site www.petrolina.pe.gov.br, o link IPTU online 2013 e seguindo os passos indicados, é possível gerar carnê de impressão do imposto.

A Secretaria da Receita Municipal pede para que se o contribuinte tenha em mãos o carnê do IPTU referente a 2011 ou 2012, a fim de facilitar ainda mais impressão do imposto deste ano. Caso não possua o documento, deve informar seu o endereço, CPF ou Inscrição Municipal do proprietário do imóvel.  É válido ressaltar que informando esses mesmos dados, o contribuinte pode solicitar o carnê pelo email iptu2013@petrolina.pe.gov.br...

Vendedores Ambulantes de Petrolina vão ser capacitados

 

Os cuidados com a alimentação têm sido uma preocupação constante na vida dos brasileiros. Quando se trata de comer fora de casa, a atenção precisa ser redobrada.  Nesse contexto, vendedores ambulantes de Petrolina vão poder participar de capacitação, a partir de agora, com cursos de Manipulação de Produtos e Higiene, integrado ao curso de Gestão de Negócios.  A iniciativa é resultado de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Sebrae.

Serão formadas turmas com no máximo 30 alunos, funcionando em dois turnos – manhã e tarde. A capacitação terá carga horária de 12h, ministrados em três dias. As aulas vão iniciar na próxima segunda-feira (4), no Centro de Convenções de Petrolina, nos horários de 8h às 12h e das 13h às 17h. Ao final da capacitação, o ambulante vai receber o certificado de participação e o selo de autorização da prefeitura. A proposta é atender, ao longo do ano, mais de 600 ambulantes do município, dos quais 200 já estão cadastrados na Secretaria responsável...

EFEITO SUSPENSIVO SOLICITADO POR JOSEPH BANDEIRA É NEGADO PELO TRE

No mesmo dia em que teve os Embargos Declaratórios negados pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral o ex-prefeito e ex-deputado federal Joseph Bandeira (PT) deu entrada em Ação Cautelar com pedido de Efeito Suspensivo contra decisão proferida pelo Juízo da 47ª Zona Eleitoral Valécius Passos Beserra, que determinou o fechamento do Sistema de Candidaturas (CAND) sem a inclusão dos nomes dos dois primeiros requerentes na urna eletrônica. O Efeito Suspensivo também foi negado na última terça-feira, dia 25, conforme despacho do Juiz Relator Saulo Casali Bahia. Confira:

Despacho    ..

Pedido de registro do PT de Juazeiro é um dos 3 solicitados na Bahia ao TSE, para o cargo de prefeito até o momento, segunda (2)

Em que pese o prazo exímio para fim do prazo de registros de candidaturas para o pleito 2012, até as 21:45 desta segunda feira (02) apenas três candidaturas a prefeito na Bahia haviam solicitado pedido de registro, segundo o site do próprio TSE, sendo uma delas a do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira.

Segundo o site do TSE, até este momento,(21:45) três vice–prefeitos (incluindo Josimeire Pinheiro, do PT) e 65 candidatos a vereador (destes 32 de Juazeiro, do PT) pediram registro em todo o estado...

Agricultores do Vale do São Francisco serão capacitados

Cerca de dois mil agricultores do Vale do São Francisco participarão do curso Práticas Tecnológicas e Gerenciais nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), em Petrolina e Lagoa Grande. As atividades, realizadas dentro das ações do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, serão focadas nas culturas da manga, uva, acerola, coco e goiaba.

“Está prevista a realização de 65 turmas, cada uma com 30 integrantes que assistirão a 60 horas/aula, ministrados por 60 profissionais, entre engenheiros, agrônomos e técnicos agrícolas”, destaca o coordenador do Chapéu de Palha no Estado, Celso Almir. As informações técnicas são baseadas em dado da Embrapa Semiárido...

PMS SÃO CAPACITADOS PARA IDENTIFICAR E COMBATER CRIMES AMBIENTAIS NA BAHIA

 

Durante dois meses, 17 policiais militares foram capacitados em diferentes biomas e receberam orientações sobre danos ambientais no 1º Curso de Policiamento Ambiental, promovido pela Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).

Os PM’s que participaram o curso são das cidades de Juazeiro, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador, e realizaram atividades que envolveram manejo de animais silvestres, noções de sobrevivência em diferentes biomas do estado e noções de cartografia e fiscalização do meio ambiente...

Enfermeiros do HDM são capacitados para realizar procedimento inédito na região

 
Enfermeiros pediatras do Hospital Dom Malan participaram no último final de semana de um treinamento pioneiro na região. Os profissionais foram capacitados a aplicar cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em bebês que precisam da utilização de cateteres para a aplicação de antibióticos, hidratação ou alimentação. Anteriormente esse tipo de aplicação se dava por meio de cateteres colocados em veias mais profundas, geralmente utilizadas as da região do pescoço da criança e feitos apenas por médicos. Com a aplicação do PICC, são utilizadas veias dos braços para a aplicação do cateter. Podendo ser realizado pela equipe de enfermagem.
 
“A principal diferença está na diminuição dos riscos e complicações para os pacientes. Eles (pacientes) podem ficar com esse tipo de cateter até o final do tratamento, com melhor qualidade de vida sem se expor a suturas”, explicou a enfermeira Simone Pires Cavalcanti da unidade Neonatal do IMIP Recife uma das ministradoras do curso, juntamente com outras duas profissionais do IMIP.
 
Durante o curso os enfermeiros  tiveram aulas teóricas e práticas. Com essa capacitação, o Hospital Dom Malan passa a ser o único hospital da região de Petrolina a realizar a aplicação desse tipo de cateter.  “Esse é um momento muito importante e estamos com a equipe motivada para isso e inclusive já foram realizados dois procedimentos por PICC, feitos por nossos enfermeiros”, concluiu a Priscylla Macêdo, coordenadora de enfermagem do HDM.
..

Criadores de caprinos e ovinos de Curaçá são capacitados pela EBDA

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos rebanhos de caprinos e ovinos da região de Curaçá, o Centro de Treinamento dos Agricultores Familiares do Território São Francisco (Centrecapri), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá, realiza entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Distrito de Riacho Seco, curso teórico e prático de capacitação de Manejos Alimentar, Sanitário e Reprodutivo.

A caprinovicultura é a atividade de maior expressão da região, com mais de 263 mil animais, distribuídos, aproximadamente, entre oito mil agricultores familiares. De acordo com o chefe do Centrecapri e coordenador da capacitação, Fernando Moura, apesar da tradição nessa atividade, o manejo com animais ainda é muito precário. ..

200 voluntários são capacitados para as eleições dos membros conselheiros de Petrolina

Durante toda esta semana, de segunda (16) a sexta-feira (20), 200 voluntários que irão trabalhar nas eleições para membros conselheiros do Conselho Tutelar de Petrolina, no próximo dia 29 de maio, foram capacitados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Petrolina, para atuarem como presidentes, mesários e secretários nas sessões eleitorais do município. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) é responsável pela realização da eleição do Conselho Tutelar, sob a fiscalização do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Dez candidatos concorrem às eleições para membros conselheiros, que fazem parte da última etapa do processo seletivo. Serão selecionados cinco conselheiros titulares.

De acordo com a Presidente do CMDDCA, Adnair Viana, todo o processo seletivo para membros conselheiros está sendo realizado de forma transparente e com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A seleção está ocorrendo com lisura. Esta é a primeira vez que o município está realizando eleições com consulta à população, com provas objetivas, entrega de documentação e avaliação psicológica dos candidatos, que fizeram parte das demais etapas da seleção”, destacou...

Petrolina: Prefeito entrega certificados a jovens capacitados pela Secretaria de Segurança Cidadã

Dia passado (16), o prefeito Julio Lossio entregou os certificados aos jovens que participaram da formação da primeira turma do curso de Segurança Cidadã, realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina. O Curso de Segurança Cidadã foi oferecido para os contemplados do Programa Primeiro Emprego, que cumpriam medidas socioeducativas. O curso iniciou no dia 21 de fevereiro, com uma carga horária de 56h/aulas e orientação sobre Relações Interpessoais, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cidadania, Noções de Combate a Incêndio, Ordem Unida e Civismo e Defesa Civil. As aulas foram ministradas por membros da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Esportes. “Esses jovens aproveitaram essa oportunidade para mudar o rumo de suas histórias, tornaram-se cidadãos conscientes e, agora, atuarão juntos na orientação e combate à violência na sociedade”, declarou o prefeito Julio Lossio.

Para o coronel Daniel Ferreira, Secretário de Segurança Cidadã, o programa é um instrumento no combate à violência e ao uso de drogas entres os jovens do município. “Nós os preparamos para serem um grupo de apoio de segurança cidadã, auxiliando na correção de outros jovens que estejam cometendo algum delito, usando drogas ou depredando o patrimônio público", destacou. Os sete jovens, a partir de hoje (17), estarão atuando junto com os Guardas Municipais no Parque Josepha Coelho, realizando orientações junto aos usuários do Parque Municipal. Cada integrante do programa recebe uma ajuda de custo no valor de R$ 255, atuando numa carga horária de 4h/diárias. ..

Profissionais do Nova Semente serão capacitados na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (28), profissionais que estarão trabalhando nas próximas unidade Novas unidade do Nova Semente, serão capacitados. O curso acontecerá na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE e iniciará às 8h. Serão capacitadas cerca de 200 profissionais, entre professores-pedagogas e cuidadoras que atuarão nas próximas 10 novas creches.

De acordo com uma das coordenadoras do programa, Adeilda Barbosa, essa capacitação será direcionada apenas aos profissionais que atuam com crianças dos 6 meses aos 3 anos. “A formação beneficiará as crianças, que se estudarão até o maternal. Para os alunos de 4 a 6 anos, a capacitação acontecerá posteriormente, pois os métodos utilizados  serão baseados no programa Alfa e Beto, pois eles estão em fase de pré-alfabetização”, afirmou.

O objetivo do curso, é uma continuação do trabalho que vinha sendo desenvolvido desde a inauguração da primeira unidade do Nova Semente, trabalhando as atividades pedagógicas com as crianças, visando estimular o desenvolvimento do aluno.
A Secretária de Educação de Petrolina, Célia Regina afirma que as capacitações acontecerão periodicamente, com o intuito de dar continuidade ao trabalho importante, que o programa vem  desenvolvendo para as futuras gerações de Petrolina. “Estamos trabalhando na capacitação desses profissionais, para que os pais possam ter ainda mais confiança no trabalho realizado por essas profissionais, e os filhos possam se sentir em casa. A expectativa de voltar com os trabalhos é bastante positiva. É muito gratificante fazer parte de um programa que é um orgulho para a população do município”, declarou, emocionada. ..

Gestores do município de Feira Nova serão capacitados pela Usina de projetos de Petrolina

A Usina de Projetos, departamento criado pela Prefeitura de Petrolina que reúne uma equipe de técnicos, servidores, estudantes, engenheiros, arquitetos e topógrafos, vem chamando a atenção de outros municípios nordestinos. Depois de representantes da Prefeitura da cidade sergipana, Canindé do São Francisco, o prefeito de Feira Nova, Nicodemos Ferreira de Barros (PSB) solicitou uma visita técnica para que uma equipe da Prefeitura conheça o trabalho da Usina. A visita, agendada para janeiro de 2011, contará com a presença dos secretários de Educação, Adjailson Santos, de Assistência Social, Fabio Alexandre e de Administração e Finanças, Ivan Felipe. Na ocasião os gestores  de Feira Nova, cidade do agreste pernambucano que fica a 75 km de Recife, receberão uma capacitação sobre a obtenção de verbas, cadastramento e acompanhamento de projetos no sistema SINCONV.

Para a gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, o departamento que foi idealizado pelo prefeito Julio Lossio (PMDB), se tornou um exemplo para outros municípios porque utiliza as tecnologias disponíveis para melhorar a comunicação com Secretarias Estaduais e com os Ministérios. “A Usina de Projetos representa um diferencial na Prefeitura de Petrolina, que hoje vem recebendo elogios por parte de autoridades do Brasil todo e servindo como um laboratório para outras prefeituras, que buscam utilizar o modelo implantado aqui”, explicou. Ainda de acordo com Marlize Mainardes, através da Usina de Projetos, a Prefeitura conseguiu alavancar  um grande volume de recursos que serão utilizados em várias obras previstas para 2011. “Serão obras voltadas para a melhoria da qualidade de vida, infraestrutura, esportes, educação, social, lazer e segurança”, concluiu. ..

Profissionais do HDM são capacitados em assistência obstétrica

Enfermeiros e médicos do Hospital Dom Malan/gestão IMIP hospitalar em Petrolina participaram no último mês de novembro na cidade de Maceió (AL), de um curso de suporte avançado de vida obstétrica, oferecido por um dos mais conceituados programas educacionais voltados aos profissionais que atuam em assistência obstétrica no Brasil e no mundo: O Advanced Life Support in Obstetrics-ALSO, administrado mundialmente pela American Academy of Family Physician(AAFP).

O curso durou dois dias e apresentou a profissionais dos estados da Amazônia Legal e do Nordeste, dentre outras coisas, noções sobre complicações clínicas da gravidez, hemorragia no pós parto, trabalho de parto pré maturo e assistência obstétrica segura. O Ministério da Saúde escolheu os hospitais que participariam do curso e, em Pernambuco, apenas profissionais do hospital Agamenon Magalhães em Recife e do HDM/IMIP em Petrolina, foram selecionados. “Para nós foi uma experiência muito importante, porque lidamos com o alto risco diariamente e quanto mais nos capacitarmos a lidar com o nascimento de crianças em partos complicados, melhor será o resultado de nosso trabalho”, relatou a enfermeira chefe do setor de triagem do Hospital Dom Malan, Cecília Carvalho. Além dela, outros oito profissionais que atuam na sala de parto e maternidade do HDM, participaram do curso. “Nós recebermos conhecimento e também nos habilitamos a capacitar outros profissionais. Assim, podemos repassar aquilo que aprendemos”, concluiu Cecília...

Enfermeiros e internos do HRJ são capacitados para combater infecções em feridas

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Regional de Juazeiro/Gestão IMIP promoveu na manhã desta quarta-feira (3) mais uma sessão de clínica multidisciplinar com o objetivo de capacitar enfermeiros e estudantes internos do Hospital.

O tema da capacitação foi: “Cuidados e curativos em úlceras por pressão e ostomia”, que levou ao conhecimento dos participantes, noções de como tratar feridas e úlceras por pressão e como evitar infecções ao paciente. Para a enfermeira responsável pela palestra, Daniela Nunes é  importante que tanto enfermeiros quanto estudantes internos do HRJ passem por capacitação para conhecer os tipos de feridas e como acontecem as cicatrizações. Além disso, a palestrante instruiu os participantes a lidar com pacientes que passaram por colostomia (procedimento cirúrgico onde se faz uma abertura no abdome para a drenagem fecal provenientes do intestino grosso). “Esses pacientes são diferenciados porque a vida deles passa ater algumas limitações a partir do procedimento cirúrgico. Eles precisam ser bem acompanhados, pois a abertura feita no abdome precisa ser muito bem cuidada para evitar infecção”, falou.

A palestra mostrou os objetivos dos curativos, os tipos de feridas, como se dá a cicatrização, como se avaliar as lesões na pele e por fim, como tratar pacientes de colostomia. As sessões multidisciplinares acontecem semanalmente sob direção da Coordenação de Ensino e Pesquisa do HRJ.
  ..

Mototaxistas de Salgueiro são capacitados em curso de direção

Com o propósito de garantir a segurança dos usuários que utilizam o serviço de Mototaxi e Motofrete em Salgueiro, foi realizado no último dia 23, o curso de pilotagem para os profissionais motociclistas.  A capacitação foi ministrada pelo grupo aliança motos em parceria com o SIMPROSAL (Sindicato dos Motociclistas Profissionais, moto taxistas, motofrentistas, motoboys e condutores de motos, motonetas e triciclos da cidade Salgueiro- Pernambuco).

Cinqüenta e quatro trabalhadores filiados assistiram aulas práticas e teóricas, que versaram sobre Inspeção Preventiva Veicular, Estratégias de Condução, Postura Básica, Técnicas de Frenagem, Pilotagem Defensiva, entre outras...

Profissionais do HRJ são capacitados em toxicologia

Médicos,enfermeiros,farmacêuticos e técnicos em enfermagem que fazem parte do corpo clínico do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) participaram nesta quarta-feira (29) de uma capacitação em toxicologia ministrada pela equipe técnica do Centro de Informações Antiveneno (Ciave) da Secretaria de Saúde do Estado. O treinamento Aconteceu durante todo o dia e abrangeu cerca de 80 profissionais de nível superior e técnico que receberam informações sobre urgências toxicológicas e prevenção e controle de intoxicações exógenas.

Um dos palestrantes, o médico toxicologista Daniel Santos Rebouças, falou sobre como diagnosticar intoxicações agudas e quais os procedimentos ideais para o tratamento. “Oferecemos esse tipo de capacitação aos profissionais da área de saúde porque na maioria das faculdades e cursos da área, não há uma matéria regular sobre toxicologia. Como são muito comuns acidentes envolvendo picadas de animais peçonhentos ou pessoas que tentam o suicídio usando medicamentos ou até mesmo crianças que ingerem remédios acidentalmente, os profissionais precisam estar treinados para atender esse tipo de demanda”, explicou Daniel...

Profissionais do Cerest, Dires e Vigilância Sanitária da região são capacitados

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador encerra nesta quarta-feira (28/07), a capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador direcionada para a equipe técnica do Cerest, técnicos das Dires de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim e da Vigilância Sanitária das microrregiões destes municípios.

O objetivo da capacitação - que está acontecendo na 15º Dires, com aulas teóricas e práticas, através de visitação às empresas da cidade - é qualificar o desenvolvimento das ações de vigilância em Saúde do Trabalhador, em nível regional. O curso está sendo ministrado pelo coordenador de Vigilância de Ambiente e Processo de Trabalho do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador – CESAT, situado em Salvador. ..

Jovens rurais da região de Cruz das Almas são capacitados

Constituído exclusivamente de agricultores familiares, o povoado de Piaba, localizado no município Cruz das Almas, tem como principal base econômica a exploração de laranja e limão. Isso estimulou a Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) preparar, por meio do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti), uma intensa programação para os filhos dos produtores rurais da região.

Dando seguimento ao Programa de Formação Continuada dos Jovens Rurais será realizada na segunda-feira (12), a terceira etapa do Curso sobre a Cultura dos Citros com o temaDoenças dos citros e o seu controle, que abordará as doenças fúngicas, bacterianas e viróticas. “O programa tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego e proporcionar melhores condições de vida aos jovens rurais. Tivemos a preocupação de respeitar o calendário escolar, ministrando os cursos a cada 15 dias”, afirmou o chefe do Centrefruti, Valmir Pereira.

Para o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo Jorge Raimundo Silva Silveira, qualificar profissionalmente, capacitar e formar jovens para fortalecer a economia do povoado de Piaba são os principais objetivos do projeto. “Nessa terceira etapa vamos nos concentrar em ensinar o controle das pragas e doenças dos citros a estes jovens”, declarou o instrutor...