RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 166 registros para a palavra: 8 anos

IF Sertão-PE promove Mesa Redonda sobre 108 anos de Ouricuri

O campus Ouricuri do IF SERTÃO-PE realiza nesta quinta-feira, 12 de maio, Mesa Redonda tematizando os 108 anos do município de Ouricuri. O evento acontece a partir das 10 horas e tem como debatedores o professor de história do campus Fábio Porto e o secretário de Cultura do Município Léssio Santos. O professor de Sociologia do campus Azamor Coelho Guedes será o mediador.

O debate será voltado para alunos, professores do Instituto e das escolas do município, além de ter como público-alvo a sociedade civil organizada da região. Participam também o diretor geral da Instituição, professor Adalberto Pinheiro, e a diretora de ensino, Maria das Neves de Almeida. Além da Mesa Redonda, o professor de música, também do campus Ouricuri, Eric Barreto, e o músico local Elmo Oliveira farão apresentações. O aniversário do Município de Ouricuri acontece no sábado, dia 14 de maio e o campus do IF Sertão-PE participa das festividades em diversos eventos...

Promotoria argentina pede 8 anos de prisão para Menem

O ex-presidente e atual senador argentino Carlos Menem pode ser condenado a até oito anos de prisão caso o Tribunal Oral Penal Econômico Número 3 aceite o pedido da promotoria, que o considera responsável por uma "associação ilícita" que protagonizou o maior caso de contrabando de canhões, fuzis, foguetes antitanques e munições da história da Argentina.

Em fevereiro, quando o julgamento for retomado após o recesso de verão, Menem terá de sentar no banco dos réus para prestar depoimento. Trata-se da primeira vez que um ex-presidente eleito democraticamente é submetido a um julgamento oral e público na Argentina. Caso o tribunal o condene, será necessário emitir um pedido especial ao Senado para que seja suspensa a imunidade parlamentar do político. Se os senadores não acatarem o pedido, Menem poderia ir à prisão a partir de 2014, quando acaba seu mandato...

Conselho quer fim da reprovação de crianças até 8 anos

Novas diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) recomendam que os três primeiros anos do ensino fundamental, que abrangem crianças de 6 a 8 anos, sejam feitos em um ciclo, sem reprovação. As regras foram publicadas hoje no Diário Oficial.

Discutida ao longo dos últimos anos, a proposta já é colocada em prática por algumas cidades e Estados, como Minas Gerais e São Paulo. “Estudos mostram que essa iniciativa pode trazer ótimos resultados”, afirma a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O principal deles seria evitar que crianças que apresentam um baixo desempenho no primeiro ano se sintam desestimuladas. “A experiência mostra que as maiores taxas de abandono escolar ocorrem entre alunos que repetiram nos primeiros anos de escola”, completa.

Para críticos da proposta, a medida seria uma forma de mascarar o problema de má qualidade de ensino. O relator do processo no CNE, o conselheiro Cesar Callegari, diz que o propósito da medida é proteger o estudante. “A todas as crianças é dado o direito de estar alfabetizada aos 8 anos. Muitos alunos apresentam diferenças no ritmo do aprendizado, mas, até o 3.º ano, todos têm condições de ler e escrever”, diz.

Em uma escola de qualidade ruim, o problema poderia ser revelado antes do terceiro ano. “Não é para o aluno ficar solto. A ideia é que seja feita uma série de avaliações. Qualquer problema no desenvolvimento do aluno poderia ser captado”, afirma Callegari. De acordo com o conselheiro, o MEC está definindo quais são as expectativas de aprendizagem para cada etapa, para que em cada ciclo o aluno seja acompanhado.

“As avaliações deverão ser feitas sobretudo em procedimentos de observação, registros de atividades”, diz Maria do Pilar. A secretária de Educação Básica argumenta ainda que a avaliação da escola não é feita por meio dos índices de repetência. As escolas têm autonomia para adotar ou não as diretrizes publicadas hoje. Maria do Pilar salienta que mesmo as escolas que preferirem manter o regime seriado serão recomendadas a manter os três anos num bloco pedagógico. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

..

Sento-sé completa hoje 178 anos de emancipação política

Emancipado em 06 de Julho de 1832, por decreto imperial, o município de Sento-Sé completa nesta terça feira, 06/07, 178 anos de emancipação político administrativa. Em seus primórdios foi um aldeamento indígena da tribo Centoce, da qual originou o nome Sento-Sé. Seus primeiros habitantes construíram uma capela vinculada à igreja de Santo Antonio da Jacobina, onde os jesuítas realizavam anualmente, missas, batizados, casamentos e trabalhavam a civilização dos povos.

Por volta de 1911, o arraial foi elevado à categoria de vila. Por divergências políticas a vila mudou de nome duas vezes, para vila Manoel Vitorino e depois para vila de Almeida. Em 1930, a vila foi elevada a categoria de cidade e com o nome de origem Sento-Sé. Seu primeiro prefeito foi Antonio Nunes Sento-Sé, (Tonhá), em 1942. Em 1976, a população foi relocada para a nova Sento-Sé, localizada a 80 km ao oeste do município, em decorrência da construção e enchimento da barragem de Sobradinho...

Depois de 48 anos, Chile volta a vencer na Copa: 1 a 0 sobre Honduras

Em 2002 e 2006, o povo chileno assistiu à Copa do Mundo com um vazio no peito, já que não foi representado no Mundial. Nesta quarta-feira, os jogadores da seleção resgataram este sentimento tão importante para quem gosta de futebol. Foram além. Relembraram, e fizeram outros tantos sentirem pela primeira vez, o quanto é bom comemorar uma vitória na competição. No Mbombela Stadium, em Nelspruit, o Chile derrotou Honduras por 1 a 0, na primeira rodada do Grupo H. Foi o mesmo placar do último triunfo em Copas, contra a Iugoslávia, em 1962, quando sediou o evento. Até a estreia na Áfica do Sul, foram seis empates e sete derrotas. O atacante Beausejour, autor do gol, foi eleito o melhor da partida. Com o resultado, a seleção chilena lidera a chave com três pontos. Na próxima segunda-feira, enfrenta a Suíça, em Porto Elizabeth, às 16h de Brasília (11h no horário sul-africano). Gol: Beausejour, aos 34 do primeiro tempo. ..

Ivete Sangalo comemora hoje 38 anos

Nesta quinta-feira (27), Ivete Sangalo, considerada hoje a maior artista popular do país,  comemora 38 anos. A cantora, recebe como homenagem, o Carnaval de Juazeiro neste ano e amanhã, ela com certeza vai brilhar na avenida. ..