Foram encontrados 915 registros para a palavra: 2018

Bahia sedia maior evento de educação do mundo em 2018

O empenho baiano para reforçar a educação como elemento transformador da sociedade e as características multiculturais da Bahia credenciaram o estado a sediar o 19º Encontro Internacional Virtual Educa 2018, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Para isto, um memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (28), pelo governador Rui Costa, em reunião com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e secretários de Estado da Bahia. Rui determinou que fosse criado imediatamente um comitê executivo, para os preparativos. Durante o evento, que pela primeira vez reunirá países fora do eixo América Latina – Península Ibérica, adotando proporção mundial, será elaborada a Carta de Salvador para a Educação no Século 21. 

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o evento é uma oportunidade interessante não apenas para experimentar e trocar experiências, mas também para a Bahia apresentar para o mundo o que construiu de inovação e transformação. “Durante o evento, vamos contar com experiências do mundo inteiro, mas principalmente com experiências já vivenciadas aqui, por meio da inovação, da mudança pedagógica, e principalmente do envolvimento de professores, servidores, estudantes e do papel do Governo do Estado, que tem priorizado a educação para transformar a sociedade”.

Para Pinheiro, a Educação Multicultural é um dos pilares do evento, elemento no qual a Bahia se destaca. “Será a primeira edição do Virtual Educa com a participação de todos os continentes. Até então, tem sido um evento restrito apenas aos países latino-americanos, com a participação dos países ibéricos. Agora, a ideia é esse multiculturalismo, com a participação intensa da África, trazendo parte da nossa raiz. E o evento será às vésperas do São João, ou seja, vamos também mostrar para o mundo também uma das maiores festas populares do ponto de vista de uma produção cultural. Nada mais justo do que associar o Virtual Educa no São João para que essa diversidade cultural possa ser apresentada para o resto do mundo”. 

Para o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Antón, a Bahia é um espaço único de multiculturalismo e de cooperação Sul-Sul. “No mundo em que vivemos, após aprovados os objetivos de desenvolvimento sustentável, em 2015, cremos que a Bahia é um espaço onde se pode discutir sobre isso, com a cooperação Sul-Sul, e de alguma maneira se estabelecer quais são as pautas para a educação no século 21, em uma sociedade que cada vez está se complicando mais. É preciso voltar às raízes, e ver de que maneira esta educação tem que ser inclusiva e para o desenvolvimento de toda a população do País”. Ele destacou que o Virtual Educa é o encontro mais importante da educação mundial, no qual são realizadas cerca de 500 apresentações, voltadas para diversos públicos, professores, legisladores, ministros, e outras autoridades. 

O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, disse que, partir de agora, a Bahia tem participação e papel fundamental em todos os eventos menores do Virtual Educa. “Teremos uns três ou quatro eventos menores nos Estados Unidos, na Colômbia, em outros países, onde haverá a participação das autoridades baianas. É um evento baseado em tecnologia da informação. Não há como falar em mudança na educação sem abordar a tecnologia da informação. São cinco dias de eventos, sendo três de intensas palestras e vários eventos em paralelo, um dia de abertura e outro de encerramento”. Em 2017, o Virtual Educa será realizado em Bogotá, na Colômbia. ..

AMMPLA: Petrolina terá representante na Câmara Temática do Trânsito, Educação e Cidadania no biênio 2017/2018

O agente de trânsito, Jilmar Barros, terá mais dois anos 2017/2018, como membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, em Brasília.

A participação efetiva do agente de Trânsito, atual coordenador de Fiscalização e Educação de Trânsito, Jilmar Barros, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Contran-Conselho Nacional de Trânsito, em discussões e busca por soluções para a segurança do trânsito resultaram na conquista da vaga em BrasÍlia. Esta é a segunda vez na história que a prefeitura de Petrolina será representada.

Para o biênio 2017/2018, além de Jilmar Barros foi nomeado o agente Alexandre Bezerra de Oliveira, como suplente.  A próxima reunião acontecerá em Brasilia dia 09 de dezembro.



As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Cada Câmara Temática é composta por pessoas representantes de órgãos e entidades de trânsito da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito, além de especialistas, representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados com o trânsito.

"Vamos dar continuidade ao trabalho através desse canal que tem o objetivo de aprimorar as atividades que hoje são desenvolvidas para melhorar o trânsito em todas as cidades brasileiras. Queremos nortear nossas ações e campanhas para um trânsito mais seguro. Para isso buscaremos parcerias e somaremos forças com os demais parceiros e membros que fazerm parte da Câmara", finalizou Jilmar Barros...

Danilo Cabral defende candidatura do PSB para Presidência em 2018

Um dos nomes do PSB na Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral (PE) defende que o partido lance candidatura própria à Presidência da República em 2018. O PSB foi a terceira legenda que mais recebeu votos em todo Brasil – elegeu 418 prefeitos – e se consolida como uma alternativa de esquerda diante da crise político-econômica que vive o País.

"A defesa da candidatura própria, além da afirmação política do partido e de uma alternativa para o Brasil, nos protege de 'ataques políticos especulativos' que nos diminui", afirma Danilo Cabral. Para o deputado, ou o PSB se impõe como uma força política ou será tratado como "puxadinho" político de forças conservadoras. "Rejeitamos ser e nunca fomos puxadinho do PT. Não é admissível sermos agora puxadinho do PSDB/PMDB", frisa...

PT deve lançar Wagner, Cardozo, Padilha e Berzoini à Câmara Federal em 2018

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve lançar alguns nomes do partido, considerados fortes, à Câmara Federal em 2018. Os ex-ministros Jaques Wagner (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça e Advocacia-Geral da União), Alexandre Padilha (Saúde) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) são os "figurões" cotados a concorrer ao posto de deputado, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. O ex-prefeitode São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também é cotado como opção. A intenção é eleger uma bancada mínima para garantir influência política e repasses mais gordos do fundo partidário. Por outro lado, petistas também começam a defender que se abandone uma bandeira histórica do partido na reforma política, o voto em lista fechada, por medo de o eleitor se recusar a votar na legenda. ..

Bahia: Caldeirão eleitoral já ferve rumo a 2018

Em vários momentos, a curta campanha eleitoral municipal deste ano foi um “aperitivo” para a disputa do maior cargo do estado, o de governador, que se realiza daqui a dois anos. As duas principais lideranças políticas da Bahia, o prefeito ACM Neto (DEM), que concorreu à reeleição em Salvador, e o governador Rui Costa (PT), compararam suas gestões na propaganda do horário eleitoral e trocaram farpas sobre pontos fracos e fortes dos seus governos. A disputa se estendeu aos municípios do interior, porque Neto participou de vários eventos de candidatos dos partidos que o apoiam, para se contrapor aos candidatos da base do governador  Rui Costa.

A própria eleição de prefeito em Vitória da Conquista, único município onde será realizado segundo turno, é novamente uma disputa de um candidato – Herzem Gusmão (PMDB) – que representa o grupo de Neto  contra um nome apoiado por Rui – Zé Raimundo (PT)...

SUZANA RAMOS JÁ APOSTA NAS ELEIÇÕES DE 2018 E PRETENDE SER CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL

A vereadora Susana Ramos, que foi candidata a vice-prefeita de Juazeiro na última eleição na chapa do delegado Charles Leão, também foi uma das convidadas do Programa Geraldo José desta sexta-feira (07).

Charles Leão e Suzana tiveram 23 mil votos no pleito e segundo a vereadora toda a campanha foi feita de forma transparente. “A nossa campanha foi tranquila, sem ofensas. Não me arrependo de nada. Juazeiro tinha várias opções e se escolheu Paulo espero que ele faça um bom governo. Foi a primeira vez que participei de uma chapa majoritária e eu vou continuar na política”, afirmou Suzana...

DEPUTADO ZÓ ANTECIPA PROJETO PARA ELEGER ISAAC CARVALHO DEPUTADO FEDERAL EM 2018

Antes da coletiva de imprensa concedida nesta segunda-feira (03), no Grande Hotel de Juazeiro pelo prefeito eleito, Paulo Bomfim (PCdoB), o Deputado Estadual, Crisóstomo Lima, (Zó do PCdoB), confirmou o projeto do partido para 2018 com apoio de municípios do Norte da Bahia com objetivo de eleger o atual prefeito Isaac Carvalho para a Câmara Federal.

“Política se faz olhando grande e o nosso projeto é este. O PCdoB além de Juazeiro elegeu mais quatro prefeitos na região, além de alguns vice-prefeitos, vereadores e diversos prefeitos em aliança com outros partidos. Para 2018 vamos lançar um candidato a deputado federal, a nossa cidade não pode ficar limitada a dois deputados estaduais”, anunciou o parlamentar...

Brasil vence a Colômbia por 2 a 1 pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2018

O Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 e fechou a oitava rodada das eliminatórias da Copa do Mundo 2018 com 15 pontos. Os gols do Brasil foram marcados por Miranda e Neymar, e Marquinhos fez contra o único da Colômbia. Foi a segunda vitória seguida após o início do trabalho do técnico Tite, que também levou o Brasil à vitória por 3 a 0 sobre o Equador na estreia. Nas próximas duas rodadas, a seleção enfrenta a Bolívia em 7 de outubro, em casa, e viaja para encarar a Venezuela no dia 11.

Os dois primeiros jogos de Tite no comando da equipe serviram para mostrar que o Brasil tem time para chegar à Copa do Mundo de 2018. Se antes, com Dunga, a vaga parecia ameaçada, o novo treinador tratou de afastar rapidamente essa ideia. O desespero dos brasileiros se justificava. No seis jogos anteriores nas eliminatórias, a seleção havia feito apenas 9 pontos dos 18 possíveis. Estava na sexta posição, fora da zona de classificação, e o futebol apresentado deixava dúvidas sobre o futuro. Em duas partidas, porém, tudo mudou. A meta da nova comissão técnica era conquistar 4 pontos na soma dos duelos contra o então líder Equador, em Quito, e a Colômbia, em Manaus. As vitórias e os 6 pontos não só de a seleção com 15, um atrás do líder Uruguai, como tiram um peso das costas dos jogadores para as próximas rodadas...

Aliados articulam para lançar candidatura de Wagner para governo em 2018

Articulações internas no Partido dos Trabalhadores podem levar a incertezas sobre o nome que disputará a eleição estadual em 2018. Um movimento que partiu do interior e já chegou à capital quer lançar o ex-governador Jaques Wagner para buscar um novo mandato, ao invés de uma eventual tentativa de reeleição de Rui Costa. Alguns dos principais aliados da sigla no estado se queixam que Rui não aprendeu a negociar politicamente, o que tem desagradado até mesmo caciques de outros partidos da base aliada. Uma das situações que incomodaram a base foi a nomeação do senador Walter Pinheiro (sem partido) para a secretaria de Educação, pouco tempo após sua saída do PT - o incômodo não chegou a ser público, porém diversos petistas reclamaram nos bastidores do movimento político do governador.

Os "escorregões" de Rui na articulação política foram externados, inclusive, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PSL), que reclamou do tom adotado pelo chefe do Executivo baiano nas relações com parlamentares - e depois acabou voltando atrás da crítica. Se por um lado Rui aparece como bom administrador e mau negociador, Wagner tem a seu favor a boa avaliação de seus dois mandatos e o seu reconhecimento como bom articulador político – questão, inclusive, que o alçou a ministro-chefe da Casa Civil da ex-presidente Dilma Rousseff...

O PT vai se acomodar e tentará ‘livrar pescoço’ até 2018, avalia historiador

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) informou, pouco após a decisão do Senado desta quarta-feira (31), que ingressaria com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter o impeachment. Mesmo assim, para o historiador político Carlos Zacarias, o Partido dos Trabalhadores “vai se acomodar” por saber que é “absolutamente improvável” que consigam reverter o processo. “O PT sabe que não vai reverter isso, mas será como uma última cartada. O que devia ter feito, não fez. Agora eles vão tentar livrar o pescoço para mobilizar para 2018”, avaliou. Para o historiador, contudo, isso só será possível caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantenha como opção na próxima disputa eleitoral. “Lula ainda não foi condenado. Alguns setores farão pressão para ele ser condenado, porque se ele vier, vem com condições de ganhar. Não falo ganhar com certeza, mas com condições de igualdade para ganhar”, sugeriu.

Zacarias explicou que o PT foi parte fundamental de um processo que levou ao impeachment. O analista político acredita que a crise do país começou a mostrar sinais em 2013, quando houve as manifestações que tomaram todos os estados. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) apontam que, naquele ano, houve 2050 greves no Brasil – maior número desde o início da série histórica, que começou em 1978. O segundo ano com mais paralisações foi 1989, com 1962 casos. “Ali o Brasil não enfrentava a crise. A taxa de desemprego estava abaixo de 5%, não havia Lava Jato, a inflação estava controlada. Se você liga uma coisa à outra, vai ver que foram as expectativas frustradas que convergiram para a necessidade de luta. Não foram expectativas por pequenas melhorias, mas por grandes melhorias. Mas depois de dez anos do PT no governo, veio a Copa das Confederações, com estádios de primeiro mundo e escolas e hospitais de país subdesenvolvido. A paciência com o lulismo acabou ali”, definiu...

Aleluia: Democratas vai se tornar o maior partido da Bahia em 2018

"O Democrata vai sair mais forte das eleições de 2016 e poderá se tornar o maior partido da Bahia em 2018", afirmou o presidente estadual da legenda, o deputado federal José Carlos Aleluias, na abertura do Encontro de Pré-Candidatos a Prefeitos, na noite da última sexta-feira (17), no Hotel Real Classic, em Salvador. O objetivo é que as vitórias municipais pavimentem o sucesso em 2018, quando estará em disputa o governo estadual.

Na avaliação de Aleluia, o partido está renovado com maior participação de jovens e mulheres, e em crescente expansão pela Bahia, onde já tem diretórios em 360 municípios. "Nas eleições passadas, tivemos dificuldades pela falta de estrutura do partido no estado. Mas hoje a situação é outra. Vamos às urnas municipais com mais de 100 candidatos a prefeitos e outros 150 a vice em alianças com aliados"...

Juazeirense assume seção da Justiça Federal na Bahia para biênio 2016-2018

Os juízes federais Cláudia Oliveira da Costa Tourinho Scarpa e Dirley da Cunha Júnior foram designados pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador Hilton Queiroz, para dirigir a Seção Judiciária da Bahia para o biênio 2016-2018. Os juízes assumirão o posto no dia 1º de junho deste ano. A juíza federal Cláudia Tourinho Scarpa entrou em exercício como juíza federal titular da 4ª Vara da Seção Judiciária da Bahia em fevereiro de 2014. Ela ingressou na magistratura em 1998. Já atuou no Distrito Federal, e no Acre. Cláudia Tourinho Scarpa também já substituiu dois desembargadores no TRF-1. Foi coordenadora dos Juizados Especiais Federais na Seccional da Bahia em 2008/2009 e 2012/2014. Já o juiz Dirley da Cunha Júnior, titular da 5ª Vara, é mestre em Direito Econômico pela UFBA e doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP. É professor adjunto nível III da UFBA nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito, onde leciona Direito Constitucional, Direitos Humanos e Teoria da Constituição; é professor adjunto da Faculdade Baiana de Direito nos Cursos de Graduação e Pós- -Graduação, onde ensina Direito Constitucional e Jurisdição Constitucional; é professor adjunto nível IV da UCSAL e do Curso de Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania. Já foi promotor de Justiça na Bahia e procurador da República. Para as Subseções Judiciárias da Bahia foram indicados a diretores os magistrados: Igor Matos Araújo (Alagoinhas); Gabriela Silva Macedo (Barreiras), Danila Gonçalves de Almeida (Bom Jesus da Lapa); Rafael Ianner Silva (Campo Formoso); Alex Schramm de Rocha (Eunápolis), Eudóxio Cêspedes Paes (Feira de Santana); Filipe Aquino de Oliveira (Guanambi); Lincoln Pinheiro Costa (Ilhéus); Gilberto Pimentel Gomes Junior (Irecê); Pedro Alberto Pereira Calmon Holliday (Itabuna); Karine Costa Carlos Rhem da Silva (Jequié); Andréa Márcia Vieira de Almeida (Juazeiro); João Paulo Pirôpo de Abreu (Paulo Afonso); Guilherme Bacelar Patrício de Assis (Teixeira de Freitas); João Batista de Castro Júnior (Vitória da Conquista). ..

COMJUV elege nova diretoria para o biênio 2016/2018

O Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) realizou quarta-feira (5) mais uma reunião ordinária na Casa dos Conselhos, em Juazeiro. O encontro, que foi aberto ao público, deu posse aos seus novos membros, nove da sociedade civil e seis do poder público (sendo um representante do poder legislativo), e elegeu sua nova mesa diretora.

Representantes de movimentos sociais, entidades religiosas ligadas à juventude, setores educacionais, dentre outras organizações não governamentais, foram empossados e elegeram Bruna Barbosa, da União Brasileira de Mulheres (UBM), como presidente e Emanuel Alves, do Levante Popular da Juventude, como 1º secretário. A indicação do poder público para os cargos de vice-presidente e 2º secretário foram, respectivamente, Stallone Lima, da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), e Suzana Almeida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR)...

Ataques a Lula e Wagner mostram desespero da oposição com a eleição de 2018, diz Valmir

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) voltou a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil do atual governo Dilma, Jaques Wagner. Nesta quarta-feira (20), Assunção disse que "ambos estão sendo atacados por serem fortes nomes para o pleito de sucessão em 2018". De acordo com Valmir, a intenção dos partidos da oposição é criar um clima de terror para que a população seja ludibriada. "Querem atingir os dois homens mais fortes do PT para a sucessão de Dilma. Sou contra essa falta de responsabilidade de setores da sociedade que querem criar um clima de terror para enganar o povo e todos que acreditam no projeto do partido para o país. São articulações de políticos contrários ao crescimento do Brasil", salienta Assunção.

Ainda segundo Valmir, os dados da operação Lava Jato são levados ao pé da letra contra o PT, mas a situação envolvendo políticos de outros partidos são ligeiramente abafados. O parlamentar petista deu o exemplo do recente caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). "É complicado, estamos vivendo momentos difíceis com cerceamento de informações, e dados divulgados erroneamente para enganar os brasileiros. Teve até chargista que errou publicando Lula no lugar de FHC, em desenho do caso de propina para o tucano no valor de mais de U$ 100 milhões. O meio de comunicação que publicou pediu desculpas ao leitor pelo erro, mas ao Lula, que foi atingido, nem tocaram no nome", completa...

FMI estima que economia do Brasil só voltará a crescer em 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) não tem boas perspectivas para a economia brasileira. Segundo a atualização do relatório Panorama Econômico Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira (19), o Brasil deve retomar o crescimento apenas a partir de 2018. O documento indica retração de 3,8% do país no ano passado e prevê queda de 3,5% para este ano. Em 2017, a expectativa do FMI é de crescimento zero, antecedendo a melhora da economia no ano seguinte.

Na previsão de outubro, a estimativa era que o Brasil tivesse recessão de 3% em 2015 e de 1% em 2016. O Fundo também destacou que a queda brasileira é uma das responsáveis pela redução da expectativa de crescimento global. De acordo com o FMI, a economia mundial avançou 3,1% em 2015 e deve crescer 3,4% e 3,6% em 2016 e 2017, respectivamente. “Sobre a composição dos países, as revisões podem ser atribuídas principalmente ao Brasil, cuja recessão (causada pela incerteza política em meio ao rescaldo da ininterruptas investigações da Petrobras) está se demonstrando ser mais profunda e prolongada que o esperado”, afirma o documento...