RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 14 registros para a palavra: vacina BCG

Secretaria de Saúde de Petrolina reforça importância da vacina BCG contra as formas graves da turbeculose

As vacinas são muito importantes, elas são as primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer. Por isso, neste mês de Julho é comemorado "O dia da Vacina BCG", e a Prefeitura de Petrolina reforça a importância dessa vacina, que é considerada um dos imunizantes mais importantes para o recém-nascido. Com dose única, a imunização costuma deixar a famosa 'marquinha' no braço direito, ela deve ser administrada o mais precoce possível, de preferência ainda na maternidade.

O imuno protege contra as formas mais graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. Caso não seja realizado na marternidade, o município disponibiliza quatro unidades básicas de saúde com o imunizante. As crianças com até quatro anos de idade devem receber a dose...

Por orientação do Ministério da Saúde, vacina BCG passa a ser disponibilizada em UBSs de referência em Juazeiro

A vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, passará a ser disponibilizada para a população em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência em Juazeiro. A mudança segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) devido à disponibilidade limitada do imunizante em todo o país.

Para tornar a vacina BCG o mais acessível possível, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) montou um cronograma em que a vacina será aplicada em duas unidades por distrito sanitário na zona urbana. ..

Juazeiro recebe remessa de vacina BCG, mas quantidade não é suficiente para atender demanda, diz Sesau

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro recebeu nesta segunda-feira (6), uma remessa de vacina BCG, que protege contra a tuberculose. O município estava no aguardo de novo lote da vacina por parte do governo do estado.

Juazeiro recebeu cerca de 2 mil doses, as quais já estão sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também na Maternidade de Juazeiro. Porém, segundo a Sesau, o município aguarda nova remessa da referida vacina para conseguir atender a demanda...

Após desabastecimento de vacina BCG em cidades baianas, Ministério da Saúde rebate Sesab e nega atraso

Desde o final do mês de outubro, diversos municípios baianos registraram a falta da vacina BCG, aplicada em recém-nascidos. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o desabastecimento dos imunizantes é resultado do atraso no cronograma de entrega do Ministério da Saúde, que nega a situação.

Em nota, a Sesab afirma que a Coordenação Estadual de Imunização solicitou o envio de novas remessas ao órgão federal, mas não obteve informações sobre o prazo de recebimento. O órgão ainda disse que há uma previsão de recebimento de nova doses de BCG para esta semana...

Secretaria de Saúde de Juazeiro destaca a importância da vacina BCG nos primeiros dias de vida dos bebês

A vacina BCG, uma das primeiras proteções que o bebê recebe ao nascer, protege contra formas graves de tuberculose. Ela é conhecida pela famosa “marquinha” que deixa no braço da maioria das crianças e deve ser administrada nos primeiros dias do nascimento da criança, de forma precoce.

Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro alerta para a importância do imunizante...

Seminário internacional celebra 100 anos da vacina BCG

Símbolo do avanço na prevenção da tuberculose, a vacina BCG está completando 100 anos em 2021. Para destacar a importância da vacina criada por Albert Calmette e Camille Guérin nas políticas de imunização a nível mundial no século XX, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e a Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidad Católica de Chile promoverão o seminário internacional Sociedade, política e ciência: O centenário da vacina BCG (1921-2021), entre os dias 8 e 9 de julho.

Transmitido online, por meio da plataforma Zoom, o evento contará com as conferências de Diego Armus (Swarthmore College), Luiz Roberto Castello Branco (Fundação Ataulpho de Paiva) e Margareth Dalcolmo (Fiocruz)...

Para otimizar atendimento, Prefeitura de Petrolina amplia locais de aplicação da vacina BCG

A Prefeitura de Petrolina ampliou os locais de aplicação da vacina BCG, que é obrigatória para os recém-nascidos e protege contra a tuberculose. A intenção é otimizar o atendimento a esse público.

A partir de agora, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e Ricardo Soares, na Cohab Massangano, a Dr. Gaudêncio no bairro Jardim Amazonas também passará a ofertar o serviço. ..

Para otimizar atendimento, prefeitura altera dia de aplicação da vacina BCG na Cohab Massangano

A Prefeitura de Petrolina informa que a aplicação da vacina BCG, obrigatória para os recém-nascidos e que previne a tuberculose, continua centralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e Ricardo Soares, na Cohab Massangano.

A partir da segunda semana do mês de março, a vacinação na UBS Ricardo Soares – que ocorre até o momento às segundas-feiras - vai mudar de dia, passando a ser administrada às sextas-feiras, durante todo o expediente da unidade. Na UBS Bernardino Campos Coelho o serviço continua sendo ofertado às quartas-feiras, também durante todo o dia...

Secretaria de Saúde de Juazeiro informa população sobre desabastecimento da vacina BCG no município

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, esclarece que, conforme Nota Informativa nº 15/2019 – DEIDT/SVS/MS, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados um quantitativo de apenas 68% da cota mensal da vacina BCG, prevista para o mês de julho. A situação se deve ao fato de que alguns lotes da vacina aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS.

As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Entretanto, há alguns meses o quantitativo não vem sendo fornecido em virtude do desabastecimento nacional...

Estoque de vacina BCG começa a ser normalizado nas unidades de saúde de Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro está abastecendo, de forma gradativa, as unidades de saúde com doses da vacina BCG, que estavam sendo racionadas desde julho do ano passado em todo o país por problemas com a empresa fabricante do produto.  De acordo com o setor de Imunização, 2 mil doses foram entregues ao município.

A coordenadora do setor de Imunização do município, Renata Moreira, explica que mesmo com a falta da vacina, a secretaria adotou estratégia para que não faltasse no município. "Apenas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom José Rodrigues e Angari tinham a vacina, mas na Maternidade Municipal todos os recém-nascidos já saem imunizados com a dose única da BCG. Felizmente, a situação está normalizando e voltamos a disponibilizar a vacina na rede de atenção básica", explicou Renata...

Secretaria de Saúde de Juazeiro adota estratégia para evitar perdas de doses da vacina BCG

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que está oferecendo todas as sextas-feiras, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, as vacinas BCG para a população, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Dom José Rodrigues e Angari.

A Secretaria de Saúde informa que o desabastecimento de vacinas – BCG ocorre em nível nacional, e não apenas no município. Isto se deve às dificuldades enfrentadas atualmente pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI) do Ministério da Saúde, em atender às demandas de distribuição de materiais imunobiológicos para as Secretarias Estaduais de Saúde, que por sua vez são responsáveis por fazer a distribuição das doses aos municípios...

Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre a falta da vacina BCG nos Postos de Saúde

Na manhã de hoje (03) a redação do Blog Geraldo José publicou uma denuncia feita pelo vereador de Juazeiro, José Carlos Medeiros (PV), sobre a falta da vacina BCG nos postos de saúde de Juazeiro. A  Secretaria de Saúde do município, através de uma nota, informou ao Blog que a mesma está aguardando o fornecimento da vacina BCG pelo Ministério da Saúde.

Na nota diz ainda que houve um problema no laboratório que produz a vacina e isso acarretou problemas na distribuição da vacina. A previsão é de que até o final de junho o Ministério reestabeleça  a distribuição da vacina em todo país...

Postos de Saúde de Juazeiro estão sem fornecer vacina BCG à população, afirma vereador

Durante participação ao programa Geraldo José, desta terça-feira (02), o vereador José Carlos Medeiros (PV) fez mais uma denúncia contra o governo municipal de Juazeiro. Segundo Medeiros, os postos de saúde do município estão sem fornecer a vacina BCG à população. A dose da vacina é dada aos recém-nascidos para prevenir a tuberculose.

O edil frisou ainda que irá acionar o Ministério Público Federal mais uma vez contra a prefeitura Municipal de Juazeiro. “Eu vou levar o caso para o Ministério Público de novo, porque isso é um crime contra nossas crianças. É mais um absurdo que acontece na saúde de Juazeiro. As pessoas tem nos procurado, são moradores, funcionários relatando o assunto. Eu acredito que um dia o Ministério Público vai fazer sua parte de fiscalização”, ressaltou Medeiros. O vereador disse ainda que “ a saúde de Juazeiro está sendo esquartejada para depois ser enterrada”, finalizou...

Diretoria de Vigilância em Saúde de Petrolina irá distribuir 1.150 doses da vacina BCG

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Petrolina recebeu esta semana 1.150 doses da vacina BCG, que serão distribuídas nas 10 unidades AME de Petrolina e no Hospital Dom Malan (HDM). A partir de terça-feira, 14, a população já terá acesso as vacinas. Somente na Unidade Básica de Saúde Yolanda Rabelo, que fica na Praça do Galo, já tem o imunizante disponível.

Tendo em vista que o Brasil vem sofrendo uma queda no estoque dessa vacina, devido à redução na fabricação, a partir de agora havérá dias específicos nessas Unidades de Saúde para aplicação da vacina que tem validade de apenas 6 horas após aberta. A população poderá se dirigir a partir do dia 14 às 10 Unidades AME's ou a Unidade Básica de Saúde Yolanda Rabelo, localizada na Praça do Galo - Centro, para agendar o dia da vacina. ..