Foram encontrados 1007 registros para a palavra: Univasf

Debate sobre criação artística será realizado hoje (21) na Univasf

Com o objetivo de promover discussões acerca da produção artística em Artes Visuais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover o “Fala de Artista”. O primeiro debate será realizado hoje (21), a partir das 16h, no Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais (LAPDAVIS), localizado no bloco de Artes Visuais do Campus Juazeiro (BA). A ação é realizada por meio do projeto de extensão Desenho e Arte Contemporânea: da universidade à comunidade. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O professor de Desenho do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Edson Macalini, e o desenhista Iehoshua Iahueh, irão participar deste primeiro debate. Os convidados irão abordar seus processos de criação, apresentar suas produções e discutir o papel delas no contexto social em que estão inseridas. Durante o evento, o público participante poderá fazer questionamentos para promover um diálogo sobre a arte, desde o processo criativo. 

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Colegiado de Artes Visuais, Flávia Pedrosa Vasconcelos, a proposta é inspirada em um ciclo semelhante de debates, que ocorreu entre 2003 e 2004, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, em Fortaleza (CE). “O objetivo principal é disponibilizar conceitos e contextualizar a produção artística em Artes Visuais ao público em geral, para trazer um diálogo mais abrangente entre produção artística local e população”, explica. 

O Fala de Artista irá promover mais dois debates, no próximo mês. No dia 5 de outubro, irão participar os artistas Douglas Cândido e Lizandra Martins, e no dia 26 de outubro, Carina Lacerda e Fredson Pereira. Todos irão debater sobre seus trabalhos, o processo de criação e a produção artística da região.  ..

Parceria científica de Codevasf e Univasf deverá resultar em tecnologia para tratamento de água

Parceria da 6ª superintendência regional da Codevasf com a Universidade Federal do Vale  do São Francisco (Univasf) poderá culminar com o desenvolvimento de uma tecnologia social  de baixo custo e de fácil manejo destinada ao tratamento de água em comunidades rurais  difusas. Trata-se de um coagulante a base de polímero natural que já é usado por  instituições de cooperação internacional em países da África e da Ásia.

Os estudos e experimentos da Codevasf e Univasf começaram no ano passado no âmbito da  coordenação, em Juazeiro, do programa federal de universalização do acesso a água em  comunidades rurais difusas. “Decidi procurar a professora Sylvia Paes, do Colegiado do  Curso de Engenharia Civil, e então unimos esforços no sentido de desenvolver um projeto  de pesquisa a fim de aferir a eficiência do produto”, afirma Joselito Menezes, da Codevasf em  Juazeiro...

Início do semestre letivo 2016.2 da Univasf será marcado por vasta programação

Duas solenidades serão realizadas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na próxima semana, pela abertura do novo semestre letivo. Na segunda-feira (19), uma Aula Magna irá marcar o início das atividades acadêmicas do semestre 2016.2. E na terça-feira (20), haverá a Aula Inaugural do curso de Antropologia, a mais nova graduação da Univasf. As duas cerimônias acontecerão no auditório do Campus São Raimundo Nonato (PI) e serão transmitidas ao vivo pela TV Caatinga

Os eventos contarão com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e dos pró-reitores de Ensino, Monica Tomé; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; de Extensão, Lucia Marisy; e de Assistência Estudantil, Márcia Medeiros. A participação nas cerimônias é aberta a toda a comunidade. 

A solenidade de abertura terá início a partir das 18h da segunda-feira (19) com uma apresentação cultural da Orquestra Mirim Acordes do Campestre, composta por crianças e adolescentes, que apresentará um repertório de canções nordestinas. Logo depois, às 19h, será realizada a Aula Magna, com palestra da arqueóloga e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon. 

Na terça-feira (20), às 9h, será ministrada a Aula Inaugural do curso de Antropologia pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Guilherme Sá. O novo curso da Univasf receberá, no próximo semestre letivo, sua primeira turma com 40 estudantes selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. 

Recepção aos calouros - Para dar as boas-vindas aos novos estudantes da Univasf, apresentar os setores da Universidade e favorecer a integração dos alunos à comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) irá realizar a Recepção aos Calouros. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de setembro nos campi Centro, em Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI), conforme as datas e informações disponíveis no cronograma abaixo. 

Em todos os campi, a recepção terá início com a acolhida do programa Sentindo na Pele, da Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI). O evento seguirá com a apresentação dos programas de Monitoria e Tutoria e das atividades da CPEI, pela Proen. Representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e do Sistema Integrado de Biblioteca (Sibi) também farão uma explanação sobre as atribuições desenvolvidas por seus respectivos setores. Durante o evento, ainda será realizada apresentação dos estudantes veteranos e atividades culturais. 

Haverá ônibus circulando entre os campi Petrolina Centro e Ciências Agrárias para o transporte dos estudantes ao Complexo Multieventos do Campus Juazeiro (BA), no dia 20 de setembro, com saída às 7h30 e retorno às 12h. Para os calouros do Campus Juazeiro (BA), também haverá transporte para o auditório da Biblioteca do Campus Petrolina (PE), no dia 23 de setembro, às 18h, com retorno às 22h. 

Cronograma
19/09 – Campus São Raimundo Nonato (PI), às 14h, para as turmas dos cursos de Antropologia e Ciências da Natureza; 
20/09 - Campus Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos, às 8h30, para as turmas dos cursos diurnos dos Campi Petrolina Centro, Ciências Agrárias (CCA) e Juazeiro (BA); 
21/09 - Campus Paulo Afonso (BA), às 14h; 
22/09 – Campus Senhor do Bonfim (BA), às 18h30; 
23/09 – Campus Petrolina Centro, no auditório da Biblioteca, às 18h30, para as turmas dos cursos noturnos dos Campi Petrolina Centro e Juazeiro (BA). ..

Reitor garante a Marcos Palmeira que UNIVASF pode se instalar em Remanso

O Reitor da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino, em uma longa e cordial conversa com o candidato a prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B), na tarde desta segunda-feira (12/09), garantiu que a expansão da Universidade "depende de articulação e vontade política do gestor municipal".

Explicando as dificuldades existentes, a burocracia necessária e as exigências do MEC, Tolentino diz que a UNIVASF está aberta ao diálogo e ao entendimento: "A proposta da UNIVASF é atender ao Vale do São Francisco e oferecer cursos que atendam à demanda da região. Estamos dispostos a estudar, discutir e acolher todos os pleitos"...

CHARLES LEÃO DEBATE TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E ROBÓTICA COM PROFESSORES DE ENGENHARIA DA UNIVASF

O candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS), foi recebido nesta segunda-feira (12), pelos professores Valdner Daízio Ramos (Administração), José de Castro (Eng. Mecânica), Braurilo Gonçalves (Eng. da Computação) e  Ricardo Argenton (Eng. da Computação) da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, para conhecer a proposta da Fundação Instituto de Tecnologia e Ciência do Vale do São Francisco - FUTEC, que foi recém criada na busca de aprimorar o conhecimento tecnológico, e dar suporte aos jovens de Juazeiro, através  influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nos empreendimentos humanos.

“A Univasf tem um potencial extraordinário, que pode possibilitar, através das Engenharias, grandes projetos para essa região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, para empreendimentos. Ensinar empreendedorismo é muito mais que uma disciplina, isso mexe com as famílias e com a cidade.  Graças ao projeto, estaremos criando um corpo digital, que futuramente pode ser um centro de referência tecnológica para empresas, a economia, a sociedade, a infraestrutura, o meio ambiente e a gestão pública. Ficamos muito felizes com a vinda do candidato Charles Leão, e seu interesse pelo desenvolvimento tecnológico para Juazeiro.” comentou o professor doutor Braurilo Gonçalves do curso de Engenharia da Computação...

Cursos de graduação da Univasf recebem estrelas no Guia do Estudante

Onze cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) obtiveram destaque na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) este ano e receberam estrelas da publicação, que anualmente analisa cursos de graduação de todo o país. O curso de Licenciatura em Educação Física da Univasf recebeu cinco estrelas, a classificação máxima, e outros dez cursos da instituição obtiveram três estrelas. Este resultado irá constar do GE Profissões Vestibular 2017.

Administração, Agronomia, Arqueologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia da Computação, Medicina Veterinária e Zootecnia receberam três estrelas dos avaliadores da publicação e irão figurar nesta edição do GE ao lado dos outros cursos ofertados pela Univasf. A nova edição do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, estará disponível nas bancas a partir de 14 de outubro. 

Para o coordenador do Colegiado de Educação Física, José Fernando Morais, o bom desempenho na avaliação da publicação mostra que o curso está indo no caminho certo na formação de futuros professores. “Conseguimos construir um bom corpo docente, com todos dando a sua contribuição para que chegássemos a esse resultado. A Univasf contribuiu muito para essa nota oferecendo para o curso uma boa estrutura”, afirma. 

A avaliação do Guia do Estudante é realizada por meio de formulários com informações específicas preenchidas pela coordenação dos cursos e enviadas à Editora Abril. A partir das respostas do formulário, um grupo de 6.864 especialistas de outras instituições de ensino do Brasil avaliam as informações sobre o curso, contidas no formulário, e atribuem notas: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e "prefiro não opinar" (em que é buscada uma nova nota). As estrelas que cada curso recebe resultam da média das notas recebidas. Desde 2008, os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.

O formulário contém informações sobre a qualificação do corpo docente, projetos de pesquisa, projetos de extensão, envolvimento de alunos de graduação em iniciação científica, infraestrutura dos laboratórios, condições de funcionamento das salas de aula, além da participação dos estudantes em intercâmbios no exterior e participação de docentes no mercado de trabalho. O Guia do Estudante é publicado anualmente com informações e referências que visam auxiliar os estudantes na escolha dos cursos e instituições de ensino superior. A Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante tem mais de 20 anos. ..

Univasf abre seleção para um estagiário da área de web design

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de um estagiário para atuar na Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Podem participar da seleção, preferencialmente, estudantes de Artes Visuais, Engenharia de Computação ou Ciência da Computação, ou de qualquer graduação, desde que o candidato tenha experiência em desenvolvimento em web-design. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 25 de setembro. 

Os interessados devem ter cumprido no mínimo 30% dos créditos do curso. Para se inscrever, é necessário enviar a ficha de inscrição (disponível no Edital N° 2/2016, no link abaixo), currículo atualizado, portfólio (produção gráfica e/ou web design), carta de intenção, comprovante de matrícula do semestre 2016.1 e histórico curricular de graduação atualizado. 

O processo seletivo será composto por análise curricular e de portfólio, carta de intenção e entrevista, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro. A vigência do estágio será de um ano e o estagiário receberá bolsa mensal de R$364,00 além do auxílio transporte de R$132,00. 

Cronograma: 
Inscrição: até 25 de setembro
Análise de currículo e portfólio: 26 e 27 de setembro
Divulgação de local e horários da entrevista: 27 de setembro
Resultado final: 4 de outubro
Convocação do estudante: 5 de outubro 
  ..

Projeto para obtenção de energia fotovoltaica é desenvolvido em pesquisa da Univasf

A ideia de utilizar a energia solar da região para contribuir com a geração de energia hidrelétrica no país levou um professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a criar um projeto de sistema de flutuadores de baixo custo de placas solares. O objetivo é utilizar barcos catamarãs, equipados com placas solares para obter mais geração de energia no reservatório do Lago de Sobradinho (BA), independentemente do nível da água. O primeiro teste foi realizado no último dia 22 de agosto, em Juazeiro (BA), e apresentou resultados positivos. 

O projeto é desenvolvido pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando Pequeno de Oliveira, coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Univasf. A equipe conta com o apoio de José Jacinto Freire Albuquerque Junior e José Fotius, mestrandos em Ciência dos Materiais, e Jéferson Guimarães, estudante de Iniciação Científica. 

O primeiro teste foi realizado nas águas do rio São Francisco, com um ensaio de estabilidade do sistema de flutuadores de células solares. De acordo com o professor Oliveira, foram obtidos resultados positivos. “O teste foi realizado com um barco catamarã, produzido pela Universidade, com uma célula solar comercial e observamos que o sistema apresentou ótima estabilidade”, afirma. 

Na próxima etapa, o experimento deverá ser realizado na barragem de Sobradinho. “Nós iremos finalizar o circuito de transmissão, que irá captar os dados da célula solar e transmitir automaticamente para o celular”, explica. Como o sistema suporta duas células solares, a equipe pretende produzir o sistema em larga escala com o apoio da iniciativa privada. 

O sistema completo, conforme Oliveira, deverá ter a dimensão de 30 campos de futebol. O sistema poderá gerar energia elétrica complementar ao sistema hidrelétrico, que depende inteiramente do nível de água dos reservatórios. Segundo o professor, o índice de geração de energia das placas solares poderá, inclusive, superar a energia gerada pelo sistema hidrelétrico. 

“Como temos muita luz do sol todos os dias, com um bom nível de água, poderemos gerar duas vezes mais energia com baixo custo, através do sistema solar com a energia fotovoltaica. Com o baixo nível da água, poderemos suprir a necessidade, sem que haja consequência no aumento da conta de energia”, diz Oliveira. ..

Concurso público para professor efetivo da Univasf oferece 29 vagas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para Concurso Público de Professor da Carreira de Magistério Superior. Estão disponíveis 29 vagas para diversos cursos da Univasf, ofertados nos campi da instituição nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As inscrições permanecerão abertas até 19 de setembro e são realizadas exclusivamente através do site de Concursos da Univasf. 

Poderão participar do certame, candidatos que tenham graduação, além de especialização ou titulação em nível de mestrado ou doutorado nas áreas exigidas pelo Edital N° 21/2016. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 100 e R$ 200, conforme regime de trabalho e formação acadêmica. A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até as 17h desta segunda-feira (5), conforme requerimento disponível na página de Concursos da Univasf. 

As vagas ofertadas são para as classes Auxiliar, Assistente A e Adjunto A, nível I, com regime de trabalho de 20 horas e Dedicação Exclusiva (DE), que varia de acordo com o perfil das vagas. O vencimento básico é de R$ 2.129,80 para regime de trabalho de 20 horas e de R$ 4.234,77 para DE, acrescidos da retribuição por titulação, conforme quadro da remuneração, disponível no edital. 

O concurso será composto por prova escrita, prova de aptidão didática, prova de defesa de memorial e prova de títulos. O cronograma com as datas e os horários previstos para as provas, que devem acontecer entre novembro e dezembro, está disponível no edital. As provas poderão ser realizadas nos Campi Petrolina Centro (PE) e/ou Juazeiro (BA) da Univasf. Os horários e locais exatos serão divulgados a partir de 11 de novembro pelo site de Concursos. Outras informações estão disponíveis no Edital N° 21/2016, no link abaixo. 

Áreas de conhecimento: 
Arqueologia Pré-Histórica, Bioarqueologia e Topografia 
Atendimento ao Paciente Crítico e Saúde do Adulto e do Idoso
Cirurgia Geral
Didática da Educação Física, Educação Física Escolar, Estágio Curricular Obrigatório-Licenciatura
Dinâmicas Sócio-Espaciais e Políticas Educacionais
Engenharia Agrícola
Engenharia Financeira
Ensino de Artes Visuais
Ensino de Química ou Ciências da Natureza
Ginecologia e Obstetrícia
Matemática
Medicina de Família e Comunidade 
Nanobiotecnologia e Química de Biomoléculas
Pediatria 
Pneumologia 
Semiologia 
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem 
Sistemas de Energia

 Edital N° 21/2016 - Concurso Professor Efetivo
..

Univasf oferta 720 vagas em cursos de graduação a distância

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), está com inscrições abertas, até 5 de setembro, para o processo seletivo para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Ciências Biológicas e Bacharelado em Administração Pública. Os cursos serão ofertados na modalidade a distância e são oferecidas 720 vagas. 

A inscrição custa R$ 80,00 e deve ser realizada exclusivamente pelo site da SEaD. Podem participar do processo seletivo, candidatos que concluíram o Ensino Médio. São ofertadas 210 vagas para Administração Pública, 210 para Licenciatura em Ciências Biológicas e 300 para Licenciatura em Pedagogia, distribuídas entre os polos presenciais localizados na Bahia (Capim Grosso, Campo Formoso, Irecê, Itaberaba, Jaguarari, Juazeiro e Paulo Afonso) e em Pernambuco (Ouricuri, Palmares e Petrolina). 

Os candidatos deverão concorrer por uma das seguintes modalidades: reserva de vagas (cotas para egressos de escola pública), professores efetivos da rede pública (se o curso for Licenciatura) e Ampla Concorrência, de acordo com os seis grupos disponíveis no Edital Nº 1/2016 . No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um único polo de apoio presencial, onde o curso de interesse é ofertado. 

O processo seletivo é composto por uma prova de redação, que será realizada no dia 25 de setembro, das 9h às 12h, no local indicado no cartão de inscrição do candidato. A lista de confirmação do local será divulgada no dia 13 setembro no site da Sead. O resultado final será divulgado no dia 18 de outubro e as matrículas serão realizadas entre os dias 25 e 28 de outubro em cada polo presencial. 

Os três cursos são ofertados no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação da SEaD, e terão duração de quatro anos. A metodologia envolve atividades a distância e presencias. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis na página da SEaD. 

Cronograma: 
Inscrições: até 5 de setembro
Divulgação do local de prova: 13 de setembro
Prova: 25 de setembro
Resultado final: 18 de outubro
Matrícula: 25 a 28 de outubro 
Início das aulas: 7 de novembro..

Projeto Escola Verde da Univasf realizará debate com candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA)

Para discutir as propostas relacionadas aos temas Educação e Meio Ambiente com os candidatos à prefeitura de Juazeiro (BA), o Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá um debate na próxima terça-feira (30). O evento será realizado a partir das 8h, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro. Destinado a professores, estudantes, gestores, ambientalistas e demais interessados no tema, o evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa. O debate será transmitido ao vivo pela TV Caatinga. 

Participarão do debate, os candidatos Charles Leão (PPS), Joseph Bandeira (SD), Marcio Feitosa (PRP) e Paulo Bonfim (PC do B). Todos responderão a perguntas realizadas por representantes de instituições das áreas de ensino, agropecuária, coleta seletiva, de catadores de materiais recicláveis, entre outras presentes. A mediação será realizada pelo jornalista Carlos Britto. 

O debate ocorrerá em seis blocos: abertura e formação de mesa; apresentação dos candidatos; perguntas da mesa e de instituições presentes; perguntas entre os candidatos; considerações finais dos candidatos e assinatura pelos candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no município, caso seja eleito. 

Para o coordenador do PEV e professor do Colegiado de Ciências Sociais, Paulo Ramos, o evento é uma oportunidade de comprometer os candidatos com o desenvolvimento de políticas públicas ambientais e o cumprimento da Lei da Educação Ambiental. “Também será um espaço para discutir ideias sobre o tema, em um bom nível, de forma que a Universidade cumpra seu papel de promover o debate de ideias”, destaca.  ..

Escolha de representantes da comunidade externa e do corpo discente para Conselhos Superiores da Univasf acontecerá hoje (26)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Coordenação de Apoio aos Conselhos Superiores, divulgou os nomes dos candidatos inscritos para compor o Conselho Universitário (Conuni) e o Conselho de Curadores como representantes da comunidade externa e do corpo discente, respectivamente. A escolha dos representantes para composição dos dois conselhos será realizada amanhã (26), durante Reunião Ordinária do Conuni, a ser realizada a partir das 14h, na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). 

Os representantes discentes irão compor o Conselho de Curadores no período 2016/2017. Há dois estudantes inscritos. Serão escolhidos o membro titular e o suplente. E para compor o Conselho Universitário há um inscrito. Será escolhido o representante titular, que irá representar a comunidade externa no Conuni no período 2016/2018. Estão disponíveis nos links abaixo os candidatos inscritos para compor os dois Conselhos.

 Inscrições Conselho de Curadores
 Inscrições Conselho Universitário
..

I Congresso Nacional de Fotografia do Vale do São Francisco será realizado na Univasf

Fortalecer a discussão da produção fotográfica contemporânea nas suas diversas vertentes é um dos objetivos do I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco, que será realizado de 15 a 17 de setembro. Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é organizado pelo Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Ateliê de Artes da Universidade, no Campus Juazeiro (BA). 

Todos os interessados no tema podem se inscrever, por meio de formulário online, disponível no site do congresso. Para os que desejam participar dos workshops, é importante fazer a inscrição antecipadamente para garantir a vaga. Em breve, serão disponibilizadas no site as informações sobre os materiais necessários para a participação de alguns workshops. No dia do evento, às 16h, haverá inscrições para a programação geral e oficinas com vagas remanescentes. As inscrições são gratuitas. Cada inscrito terá direito a participar de um workshop, além de todas as atividades do evento. 

Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples ou trabalho completo, conforme as normas de submissão, disponíveis no site do evento. A inscrição dos trabalhos será realizada até o dia 10 de setembro, exclusivamente, no site. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de setembro, aos autores dos trabalhos aceitos, através de e-mail. ..

Univasf divulga 3ª convocação da Lista de Espera do Sisu 2016

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou, por meio da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), a 3ª convocação da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação presenciais. Nesta relação de convocados, estão candidatos aos cursos de Ecologia e Engenharia Elétrica. Todos os convocados devem comparecer à 3ª Reunião de Chamada Pública, pessoalmente ou por meio de procuração, que será realizada na próxima quinta-feira (25), a partir das 10h (horário local). 

Os convocados devem comparecer com no mínimo uma hora de antecedência aos locais da reunião. Os candidatos convocados para o curso de Engenharia Elétrica participarão da reunião na sala da SRCA, no 1º Andar do Prédio Administrativo da Reitoria, no Campus Centro, em Petrolina (PE), localizado na Av. José de Sá Maniçoba, S/N. A reunião com os convocados para o curso de Ecologia será realizada na sala do SIC no Campus Senhor do Bonfim, situado à R. Tomaz Guimarães, S/N, Condomínio Aeroporto, no bairro Santos Dumont, em Senhor do Bonfim (BA).

A participação na Reunião de Chamada Pública é obrigatória para que o candidato garanta o seu direito de permanecer concorrendo às vagas remanescentes. Aqueles que mesmo sendo convocados não comparecerem à reunião do seu curso perderão esse direito. Os candidatos presentes às reuniões serão classificados por ordem decrescente de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas ou que não haja mais candidatos aptos. 

Os candidatos convocados para os grupos L1 e L2 (renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita) devem preencher o questionário socioeconômico, através do endereço eletrônico do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) e postar os documentos comprobatórios até as 16h do dia 26 de agosto. Consulte Nota Oficial da SRCA sobre o procedimento. 

Todas as informações referentes ao PS-ICG 2016 estão disponíveis no Portal do Processo Seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da SRCA: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: [email protected].  ..

MPF/BA requer anulação de liminar que determina retirada imediata de posseiros de terreno doado pela CHESF à UNIVASF

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) requereu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região nesta quinta-feira (18) a anulação da liminar que determina a retirada de posseiros de um terreno em Paulo Afonso. A área foi doada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no município. Segundo o MPF, há irregularidades na decisão que determina a retirada dos posseiros do local, o que está previsto para a próxima segunda-feira (22). O órgão público diz que a ação correta não deveria ser reintegração de posse, já que a Univasf nunca possuiu a área. A instituição passou a ser proprietária legal da área em outubro de 2015. Por outro lado, a posse da área pelos ocupantes é antiga, de modo que eles não poderiam ser retirados sem antes serem ouvidos em audiência.

O MPF também denuncia a ausência do órgão no processo. "O Novo Código de Processo Civil diz expressamente que é obrigatória sua intimação em casos de litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana. No entanto, em momento algum o órgão foi acionado, tendo sido informado apenas nesta semana por um agente público que participaria da desocupação", diz o texto da nota do MPF-BA enviado à imprensa. Caso o pedido de anulação da liminar não seja atendido, o MPF requereu que a liminar seja cumprida apenas depois dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 18 de setembro. "Conforme pontuado pela Polícia Rodoviária Federal, uma ação de reintegração de posse requer efetivos de policiais, bombeiros, tropas de choque e ambulâncias que não estão disponíveis, por estarem convocadas para os Jogos", diz o órgão no recurso ..

Odacy refirma seu compromisso com a educação e o meio ambiente em Petrolina durante debate promovido por projeto ambiental da Univasf

Candidato a prefeito pela Coligação Petrolina do Povo e dos Sonhos de Isabel Cristina (PT-PC do B-PMN e PMB), o deputado estadual Odacy Amorim, do PT, mostrou suas propostas voltadas para a educação e o meio ambiente durante o primeiro debate da sua caminhada de volta à Prefeitura, realizado pelo Projeto Escola Verde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), campus Petrolina.

"Parabenizo os professores e estudantes do Projeto Escola Verde e fico feliz por ver que o que fizemos lá atrás, está tendo efeito atualmente em nossa cidade Falamos de propostas, buscando identificar naquilo que realizamos como deputado e prefeito", avaliou Odacy...

Candidatos a prefeito de Petrolina (PE) debateram sobre meio ambiente e educação ambiental na Univasf

Os cinco candidatos à prefeitura de Petrolina (PE) nas eleições municipais deste ano participaram, na manhã de hoje (18), de um debate promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento foi realizado no auditório da biblioteca, no Campus Petrolina Centro, com o objetivo de discutir as propostas para as áreas de educação ambiental e de meio ambiente. O debate teve a participação dos candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB), Marta Perpétua (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). 

Também estiveram presentes representantes dos movimentos sociais de diversas instituições e entidades da região, a exemplo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Com mediação do radialista Waldiney Passos, o debate foi dividido em blocos: abertura com formação da mesa, apresentação dos candidatos, perguntas de movimentos sociais, perguntas entre os candidatos e considerações finais. 

O candidato Adalberto Cavalcanti disse que sua proposta de governo para a área de meio ambiente está centrada no cuidado com o saneamento da cidade. “Minha principal proposta é cuidar do saneamento”, declarou. 

Para Ednaldo Lima, a educação ambiental será o principal, foco se eleito. “Vamos defender a continuação da educação ambiental nas escolas, e de uma ponte da educação ambiental nas escolas com a coleta seletiva, que nós vamos fortalecer cada vez mais”, disse. A candidata Marta Perpétua disse que irá incentivar a educação ambiental do município através de parcerias. “Vamos implementar uma educação ambiental continuada para os alunos da rede municipal e as comunidades, através de parcerias com universidades e escolas técnicas”, destacou. 

Miguel Coelho afirmou que pretende introduzir a educação ambiental nas escolas municipais e elaborar um plano de arborização para a cidade. “Uma das nossas principais bandeiras é a implantação do Parque do Povo, onde hoje é a rodoviária”, revelou. Já Odacy Amorim afirmou que a educação ambiental terá como foco a educação infantil. “No projeto Nova Semente, a gente assumiu o compromisso que a família de cada criança vai plantar uma árvore e a Prefeitura vai ter uma árvore com a placa com o nome da criança”, propôs. 

Na plateia do debate, o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Comarca), José Ivo dos Santos, foi um dos representantes de movimentos sociais que questionaram os candidatos durante o debate. Para ele, é importante que os candidatos apresentem propostas concretas em relação à questão ambiental em Petrolina. “Nós catadores sobrevivemos através da educação ambiental das pessoas, então queremos saber quais são as propostas dos candidatos em relação a esse tema para que as pessoas se conscientizem do nosso papel na sociedade”, comentou. 

O coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, destacou a relevância de realizar um debate com o foco específico em educação e meio ambiente. “Não existem eventos como esse, onde se discutem questões ambientais. Temos a participação dos candidatos e de movimentos sociais. Esperamos o compromisso deles para mudar as políticas ambientais da cidade”, frisou.  ..

Primeiro debate com candidatos a prefeito de Petrolina será realizado na Univasf nesta quinta-feira (18)

Será realizado nesta quinta-feira (18) o primeiro debate com os candidatos a prefeito de Petrolina (PE), promovido pelo Projeto Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O debate abordará a temática Educação e Meio Ambiente e acontecerá das 8h às 12h, no auditório da biblioteca, Campus Petrolina Centro. O debate é voltado especialmente para professores, estudantes, gestores e ambientalistas, mas também é aberto à comunidade externa. A programação será transmitida ao vivo pela TV Caatinga

Participarão os candidatos Adalberto Cavalcanti (PTB), Ednaldo Lima (PMDB), Marta Perpétua (PSOL), Miguel Coelho (PSB) e Odacy Amorim (PT). O mediador será o radialista Waldiney Passos. O debate será dividido em seis blocos: abertura e formação da mesa; apresentação dos candidatos; perguntas da mesa e de instituições presentes; perguntas entre os candidatos; considerações finais; e assinatura pelos candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no município, caso seja eleito. 

De acordo com o coordenador do PEV, o professor Paulo Ramos, o objetivo do debate é promover o comprometimento do futuro prefeito a realizar ações relacionadas ao Meio Ambiente e Educação Ambiental. “Existe a Lei N° 9.795, chamada Lei da Educação Ambiental, que infelizmente boa parte dos prefeitos e secretarias de educação não cumpre. Vamos tentar comprometer os candidatos a cumprirem essa lei”, destaca. ..

Evento com Ministro da Educação na Univasf tem manifestação de estudantes e professores

Na manhã hoje (15), era esperada a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, para solenidades de anúncio de liberação de recursos e visita às obras da Policlínica, localizada no Campus Sede e do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC/Univasf), na orla de Petrolina (PE). Sabendo da vinda do político, alunos e professores, fizeram uma aglomeração com finalidade de protesto, causando um tumulto no auditório da biblioteca do campus de Petrolina.

De acordo com informações colhidas por nossa redação, o ministro e sua equipe estariam adiando à chegada ao campus, mas os manifestantes não saíram do local, fazendo com que o evento fosse cancelado. Até o momento a assessoria de comunicação da instituição não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido...

Univasf e Sesc Petrolina promovem a exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo” e oficinas práticas

Demonstrar os diferentes aspectos da luz e sua relação com a história, a cultura e a sociedade. Esta é a proposta da exposição itinerante “Luz, do fogo ao átomo”, que estará em cartaz a partir desta terça-feira (16), no Hall do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Petrolina Centro. A mostra reúne seis experimentos científicos interativos, painéis e oficinas práticas. Para inaugurar a exposição, será realizada uma cerimônia de abertura, às 14h, no auditório da Biblioteca da Univasf. A mostra, que é organizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Petrolina em parceria com a Univasf, será realizada até o dia 16 de setembro, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Depois, seguirá para a cidade de Aracaju (SE).

Na mesa de abertura, estarão presentes o vice-reitor da Univasf Telio Nobre Leite; o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e coordenador do Espaço de Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf, Militão Figueredo; o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Roberto Bezerra da Silva e a coordenadora do evento e Supervisora Pedagógica do Sesc Petrolina, Maria Elisangela Magalhães.

Na ocasião, o professor Figueredo irá ministrar a palestra “A luz através do tempo”. De acordo com ele, será discutida a história da luz pela perspectiva do conhecimento atual, suas aplicações e perspectivas futuras. "Nos últimos 50 anos se obteve mais conhecimento sobre o universo do que em todo o período histórico anterior e, mesmo assim, ainda temos grandes mistérios para desvendar”, explica. Após a palestra, será realizado um coquetel de abertura com a participação do cantor Dalmo Funchal. 

Os participantes da mostra terão a oportunidade de conhecer truques que dão a ilusão de movimento e de se divertirem com experimentos que criam ilusão de óptica. Fazem parte da exposição alguns objetos como banco óptico, que ilustra o comportamento de um feixe de luz; zootropo, que cria pequenas animações; anamorfose, que ocorre quando uma imagem com aparência deformada se transforma em um desenho reconhecível; entre outros experimentos. Todos os objetos serão explicados de forma lúdica pelos mediadores da mostra. 

Durante os atendimentos das mediações, serão realizadas oficinas para estudantes de escolas públicas e privadas com o objetivo de desenvolver o acesso ao conhecimento científico. Os interessados devem realizar o agendamento de visitas previamente, por meio dos telefones (87) 3866-7463 e (87) 3866-7460. Serão atendidas até duas escolas e um total de até quatro turmas por dia. A mostra, que faz parte do projeto itinerante Sesc Ciência, ainda irá percorrer vários estados do Brasil. De acordo com o assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc e um dos idealizadores da mostra, Alexandre Lobato, o objetivo da exposição é ressaltar a importância da luz e promover conhecimento. “Ela é importante para o conhecimento científico e também para outras áreas como a arte, que há sempre a associação da luz”, destaca. ..