RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 996 registros para a palavra: Senhor do Bonfim

Policia Militar implanta ouvidoria em Senhor do Bonfim

A Polícia Militar de Senhor de Bonfim com apoio do Serviço de Atendimento ao Cidadão implantou nesta segunda-feira (30), um módulo de atendimento ao público, denominado “Ouvidoria Comunitária”.

A iniciativa do comandante do 6° BPM Coronel Augusto César Salgado segue a expansão da ouvidoria na Polícia Militar por intermédio da diretriz da Ouvidoria Geral do Estado, cujo objetivo é descentralizar o serviço de ouvidoria para agilizar o trâmite dos processos e potencializar a qualidade das respostas. O evento contou com a presença de várias autoridades: Comandante da Policia Militar, Augusto Cezar Salgado; Prefeito Municipal, Paulo Machado; Vice – Prefeito, Aurélio Soares e de vários secretários municipais...

Paulo Souto propõe construção de hospital em Senhor do Bonfim

“A maior estrutura de saúde de Senhor do Bonfim é a estrada para Juazeiro”, disse o advogado Josemar Santana, cujas palavras foram ratificadas pela comerciária Jeane Borges. “Faltam médicos no hospital, que não oferece a estrutura adequada para atender a população de Senhor do Bonfim e região. Eu mesmo já fui vítima dos péssimos serviços prestados por esse hospital. Se quisermos ser atendidos, temos que ir para Juazeiro”. 

A calamidade do serviço público de saúde também foi destacada pelo líder político Dr. Correia. ”O nosso hospital regional precisa ser estadualizado. Ele acumula uma dívida hoje de R$ 20 milhões, o que inviabiliza a sua expansão”. Para o líder político, essa é uma prova de que Senhor do Bonfim está esquecida pelos governos federal e estadual. “O presidente, o governador e o prefeito são do PT, mas isso não contribuiu em nada para melhorar a vida da população. Paulo Souto, que já fez muito pela nossa região, vai fazer muito mais quando voltar ao governo”...

Misael recebe apoio de lideranças em Senhor do Bonfim

O candidato a deputado estadual Misael Aguilar está recendo o apoio de fortes lideranças de Senhor do Bonfim. Num encontro organizado pela comissão, tendo a frente o comunicador Romildo Pomponet, a comissão declarou como prioridade a campanha do deputado, que segundo eles, conhecem a fundo muito mais a realidade sócio-econômica-cultural do município do que muitos outros candidatos. Misael marca uma nova etapa na política de Senhor do Bonfim, quando foi convidado por um grupo independente a representar os bonfinenses na Assembleia Legislativa da Bahia. 

Lideres comunitários, presidentes de associações, comerciantes, agricultores, ex-vereadores, nomes expressivos na política bonfinense se disseram impressionados com a participação de Misael no debate, que aconteceu no dia 15 de agosto, promovido pela rádio Rainha FM de Senhor do Bonfim. No debate estavam os candidatos a deputado estadual Misael Aguilar, Carlos Gaban, Carlinhos Capoeira, Aroldo Pinto, Luciano Simões e Gustavo Miranda. Durante o debate Misael pode demonstrar todo o seu conhecimento sobre o território municipal, e externou suas afinidades com a cidade, adquiridas quando ainda era criança, com o seu pai Misinha, que desde sempre teve grandes relações de amizade e contatos comerciais.  Também com seu pai, Misael aprendeu a participar todos os anos da Festa do Motorista em Bonfim.

“Quero contribuir para apresentar propostas ao Governo do Estado em benefício dos munícipes, mediante as necessidades apresentadas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras. Política se faz com ações políticas em prol da coletividade”, declara Misael ao grupo que escolheu o candidato para representar o município. ..

PREFEITO DE SENHOR DO BONFIM PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE PAVIMENTOS DA UNIVASF

Os prefeitos Paulo Machado de Senhor do Bonfim e Argileu de Andorinha, estiveram ao lado de Isaac de Juazeiro e Júlio Lóssio de Petrolina, recepcionando o presidente Lula que nesta terça-feira (17), promoveu a inauguração de novos pavimentos da UNIVASF, incluindo um imponente prédio administrativo, no Campus de Petrolina. ..

CAPS-AD DE SENHOR DO BONFIM EXPÕE ARTE DE DEPENDENTES QUÍMICOS

 

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps-AD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, promoveu quinta-feira, 12, em sua sede, no bairro Maristas, uma exposição de artes verdadeiramente singular.

Usuários de álcool e drogas que recebem tratamento no centro de recuperação apresentaram à sociedade bonfinense trabalhos artísticos feitos com materiais reciclados, tecido, tnt e gesso. “Tudo que está aí é de nossa autoria” – disse em tom de elogio um dos ex-dependentes. Eles fazem parte de um grupo de moças e rapazes de variadas idades que se esforça para sair do mundo dos entorpecentes e encontram no Caps cuidados e orientações necessárias e especiais. Fazer um trabalho discreto e resguardar a identidade dos pacientes é uma das regras dessa instituição governamental...

PROERD FORMA MAIS UMA TURMA EM SENHOR DO BONFIM

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 12, no Centro Cultural Caeciliano de Carvalho, a solenidade de formatura da 13ª turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Senhor do Bonfim. O programa é desenvolvido pela Policia Militar da Bahia com objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de se manterem afastadas das drogas.

Na região de Senhor do Bonfim, o PROERD é desenvolvido pelo 6ª Batalhão Comandado pelo Tenente Coronel Augusto César Salgado. A solenidade contou com apresença do prefeito Paulo Machado e várias autoridades municipais...

Prefeito de Senhor do Bonfim promove o lançamento de obras em ato público

Cultivando a linha de constante diálogo entre o governo e os munícipes, o prefeito Paulo Machado vai ao Calçadão, na tarde desta segunda-feira (dia 19), ocasião em que anunciará em ato público o início de um elenco de 20 construções abrangente aos distritos e sede municipal de Senhor do Bonfim.

Ao se convencer de que os detalhes legais e financeiros de um bloco de 11 convênios estavam prontos para o início de obras, o prefeito tomou a decisão de emitir Ordens de Serviço e registrar publicamente o fato. “Eu me sinto feliz de estar levando escola, creche, pavimentação e lazer para comunidades pouco visitadas por esses benefícios sociais, que é o caso do Alto da Maravilha, da Várzea do Mulato, do Caçador, da Barbosa Santos; como é a situação de várias comunidades rurais que agora terão abastecimento de água e de várias ruas que terão também agora uma infraestrutura mais aconchegante e confortável”, declarou no momento da deliberação.

O contentamento do gestor remete ao esforço de repetidas viagens e contatos com ministérios e secretarias de estado para confirmar convênios e garantir contrapartidas da Prefeitura. Tudo havia de ser dentro dos prazos de lei do ano eleitoral...

Incra conclui relatório técnico que beneficia 828 famílias do Território Quilombola de Tijuaçu em Senhor do Bonfim

O Território Quilombola de Tijuaçu é o maior em número de famílias, na Bahia, de acordo com o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra/BA. Numa área delimitada de 8,4 mil hectares residem 828 famílias remanescentes de quilombos de 14 comunidades. O território está inserido entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antonio Gonçalves, situados a 450 quilômetros de Salvador.

 “O RTID consolida nosso território. Estamos muito felizes”, ressalta o coordenador do Conselho Regional de Senhor do Bonfim e Norte da Bahia, Valmir dos Santos. Para celebrar a conquista, as famílias quilombolas se reunirão no domingo (18), das 10h às 14h, na comunidade de Tijuaçu quando o Incra/BA entregará uma cópia do RTID. A documentação foi publicada nos diários oficiais da União (DOU) e do Estado (DOE), entre os dias 1º e 5 de Julho.

 A publicação do RTID significa o cumprimento da etapa mais complexa para a titulação de um território quilombola. O RTID de Tijuaçu, por exemplo, começou a ser formulado em 2007 e foi concluído neste ano. A documentação reúne mapas e memorial descritivo com informações que demonstram as histórias das comunidades que compõem o território, considerando a ancestralidade, a tradição, a organização socioeconômica e os aspectos antropológicos, ambientais, fundiário e geográfico...

Jovem é detido por porte ilegal de arma de fogo em Senhor do Bonfim

Informações do Comando de Policiamento Regional Norte, dão conta de que nesta terça-feira dia 13, por volta das 00h10, na Av. do Contorno, cidade de Senhor do Bonfim, foi preso por porte ilegal de arma de fogo, o jovem DARLON EVANGELISTA FERNANDES, 21 anos.

O acusado foi ao Posto Cidade abastecer o veículo Gol, cor preta, quatro portas, placa policial JMN 2934 Sr. do Bonfim-BA, e não pagou ao frentista que ligou para a central da PM. Em seguida foi deslocada uma guarnição da CETO que encontrou o veículo trafegando nas proximidades da Praça Nova do Congresso. O condutor ao avistar a viatura evadiu-se em alta velocidade, sendo alcançado e abordado na Av. do Contorno.

Com o mesmo foi encontrado revólver marca Taurus, calibre 32 nº 452112, com seis cartuchos. No interior do veículo foram localizados um brucutu, um facão tramontina com aproximadamente 40 cm de lâmina, cinqüenta e seis Cds, R$ 40,00(quarenta Reais), quatorze unidades de creme dental e dois rolos de papel adesivo...

Juazeiro e Senhor do Bonfim participam de primeiras licitações para micro e pequenas empresas

O município de Juazeiro integra a rede de localidade onde ocorrerão licitações regionalizadas exclusivas para micro e pequenas empresas. Fornecedores de toda a região circunvizinha, incluindo Senhor do Bonfim, poderão participar dos três primeiros certames para produtos e serviços destinados a órgãos estaduais. Antes disso, os micro e pequenos empresários da região, vão participar nos dias 12 e 13 de julho, de um workshop sobre compras públicas realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com o Sebrae. O evento acontece na sede da Diretoria Regional de Educação (Direc) em Juazeiro.

Os empresários locais vão poder esclarecer dúvidas sobre o procedimento licitatório exclusivo para o segmento de micro e pequenos empresários. A medida tem como objetivo ampliar a realização das licitações no interior do Estado, fomentando a economia regional. Os editais dos primeiros certames já marcados para ocorrer dias 19 e 20 de julho de forma presencial em Juazeiro estão disponíveis para consulta no site www.comprasnet.ba.gov.br...

Gilberto Gil inaugura rua com seu nome em Senhor do Bonfim

 

O cantor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, inaugurou na quarta-feira (23) uma rua com seu nome em Senhor do Bonfim. Gil foi a principal atração do São João da cidade na quarta-feira. As imagens foram divulgadas pelo cantor em seu álbum de fotos digitais no flickr. Dentre as fotos, uma mostra a placa da solenidade, assinada por Paulo Batista Machado, prefeito da cidade. "Entregamos ao povo de Senhor do Bonfim a pavimentação e drenagem desta rua, inaugurada pelo próprio gênio da MPB, Gilberto Gil, no bairro Luís Eduardo Magalhães"...

Alto da Maravilha deu a largada no São João de Senhor do Bonfim

O circuito do São João nos bairros em Senhor do Bonfim começou pelo Alto da Maravilha na última quarta-feira, dia 02, com a presença do prefeito Paulo Machado. No palco, a noitada foi aberta por Big Raus interpretando músicas juninas do seu último DVD Bicho Maluco Beleza. Depois de 13 forrós incluindo Coronel Antonio Bento, Xodó (de Dominguinhos, cuja primeira gravação foi de Gilberto Gil), Viola, Pau de Arara, e A massa ele cantou Linha de sua autoria e a pedidos fez o bis.  O forró continuou a todo vapor, com Tony Silva e muita sanfona. Depois da sempre gostosa Atração Cultural, a banda Moleques do forró deu o recado final. E valeu. A banda de Tony acelerou xotes e baiões nordestinos do eterno Luiz Gonzaga, dialogou com o público e se despediu.

Programação 2010 nos BAIRROS..

Seminário sobre “Reforma Agrária e Discriminação de Terras Públicas” em Senhor do Bonfim

De 27 a 29 de maio, trabalhadores e trabalhadoras rurais de comunidades tradicionais e movimentos de luta pela terra, agentes pastorais e militantes sociais do centro-norte da Bahia, além de pesquisadores da questão agrária estarão reunidos no Centro Diocesano de Senhor do Bonfim para avaliar os caminhos da reforma agrária. O evento contará com a contribuição do professor titular de Geografia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP), Ariovaldo Umbelino, para conceituar um novo modelo de desconcentração da propriedade de terra, que ajude a superar a atual estagnação da reforma agrária na Bahia e no Brasil.

O fracasso da reforma agrária no Governo Lula: Desapropriações na região de Bonfim caem mais de 80% no governo Lula

Apesar das expectativas iniciais da sociedade civil e do discurso otimista oficial, o Governo Lula fracassou nas suas políticas de redistribuição de terras. O número de famílias assentadas no país caiu de 45 mil, em 2006, para 31 mil um ano depois e apenas 20 mil, em 2009, como revela Prof. Umbelino. Segundo o pesquisador, o II Plano Nacional de Reforma Agrária, que terminou em 2007, cumpriu apenas 29,6% da meta estabelecida de 550 mil novas famílias assentadas no país.

Na Bahia, o cenário não é diferente. Nos 25 municípios que compõem a Diocese de Senhor do Bonfim, a média no número de desapropriações por ano antes do governo Lula era de cinco a sete. Esse ritmo diminuiu drasticamente nos últimos cinco anos: em todo esse período, apenas cinco fazendas foram desapropriadas pelo INCRA, ou seja, em média uma desapropriação por ano, que corresponde a uma queda de mais de 80% em relação ao período anterior.

Pesquisa inédita sobre a realidade fundiária de 18 assentamentos no centro-norte da Bahia será apresentada no Seminário

Para avaliar a situação dos 54 assentamentos de reforma agrária na região centro-norte da Bahia, que abrange os 47 municípios das Dioceses de Juazeiro, Bonfim e Ruy Barbosa, as equipes da CPT Bahia realizaram uma pesquisa em uma amostra de 18 deles. Foram escolhidos os três assentamentos mais antigos e os três mais recentes de cada Diocese e levantados dados referentes à organização, à produção e à qualidade de vida das famílias assentadas. A síntese deste levantamento será apresentada na tarde do primeiro dia do Seminário, no dia 27 de maio.
..

Juazeiro, Senhor do Bonfim e Cipó recebem "Diálogos Territoriais"

Ações do estado, políticas públicas e gestão participativa. Estes foram os principais pontos de discussão do evento Diálogos Territoriais, realizado sexta-feira (21), simultaneamente, nos Territórios Sertão do São Francisco (Juazeiro), Piemonte Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim) e Semiárido Nordeste II (Cipó). Os Diálogos Territoriais são seminários do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa), em parceria com a Coordenação Estadual de Territórios (CET) e apoiado pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Relações Institucionais (Serin).


Aproximadamente três mil pessoas já participaram dos 15 encontros, sendo que os anteriores ocorreram nos territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Irecê, Litoral Sul, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Itaparica, Piemonte da Diamantina, Médio Rio de Contas. Na próxima sexta (28), o evento será realizado nos territórios de Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte (Alagoinhas), Bacia do Paramirim (Macaúbas) e Sertão Produtivo (Caetité). O cronograma completo está disponível no site da Seplan e os encontros vão até o mês de junho, contemplando todos os 26 territórios...

Ex-prefeito de Senhor do Bonfim multado em R$ 67 mil por TCM

O ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Alberto Lopes Brasileiro, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em R$ 5 mil por ter declarado “deserto” pregão presencial, no valor de R$ 67 mil, para aquisição de equipamentos para parquinhos escolares e comprado sem licitação, no dia seguinte, de uma empresa por R$ 105 mil, 55,8% a mais do valor previsto, às vésperas do Natal de 2008. Cabe recurso da decisão. Em sessão realizada ontem, o TCM não acatou a defesa do ex-prefeito, que alegou “que os fabricantes desses produtos não têm interesse de participarem de licitações e que no caso somente os produtos são vendidos através de seus distribuidores autorizados, obrigando-se assim a Prefeitura a cotar preços perante três fornecedores desses produtos, incidindo sobre o preço de fábrica diversos tributos, além da margem de lucro, o que, sob sua ótica, justificaria a diferença entre o preço estimado no frustrado pregão presencial e o efetivamente contratado”. ..

Dois homens são presos com 3 quilos de cocaína em Senhor do Bonfim

A Polícia Federal de Juazeiro apreendeu 3 quilos de cocaína durante barreira montada, na madrugada desta quarta-feira, 19, no posto da Polícia Rodoviária Federal, localizado no município de Senhor do Bonfim. A droga estava escondida no para-lamas de um veículo GM Astra de cor branca e placas de Juazeiro, conduzido por Francisco das Chagas Silva, de 42 anos.

Segundo o delegado Carlos Moreira, chefe substituto da PF em Juazeiro, ele trazia a cocaína por terra vindo de Cuiabá, Mato Grosso, e ainda portava R$ 800 em notas falsas de R$ 50. Ainda segundo Moreira, Francisco receberia R$ 4 mil pelo transporte, que seria entregue ao dono da droga, Rones de Oliveira Costa, de 36 anos.

Francisco teria afirmado em depoimento que percorreu mais de 2 mil quilômetros entre Mato Grosso e o norte da Bahia, tendo passado por três barreiras policiais que não detectaram nenhuma irregularidade no veículo. “O carro será periciado pela Unidade Técnica da PF para constatar se há mais droga escondida”, ressalta o delegado...